A cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Joao.Victor 21/02/2018

Resumo A Cartomante
O livro A Cartomante de Machado de Assis se desenvolve entre três personagens: Vilela, Rita e Camilo, que acabam tendo de conviver em um triangulo amoroso. Todo o inicio da trama se da quando Rita vai a uma cartomante motivada pelo medo de possivelmente perder Camilo, todo esse medo partia da seu marido Vilela descobrir o caso que tinham. Todo esse triangulo amoroso se forma quando a mãe de Camilo vem a falecer, como grades amigos Rita e Vilela tentam confortar o parceiro, mas o conforto vindo de Rita acaba passando dos limites da amizade. Certo dia Vilela pede a Camilo que vá com urgência a sua casa, nervoso com a possibilidade de seu amigo ter descoberto a trama Camilo vai até a mesma cartomante de Rita que o acalma e pede que vá sem medo, partindo desse ponto Camilo fica mais tranquilo e vai ao encontro de seu amigo, chegando lá ele se depara com a imagem lamentável de sua amante morta e completamente ensaguentada no chão da sala, Vilela então aparece um tanto depois de surpresa e agarra Camilo pela gola lhe desferindo dois tiros a queima roupa. Finalizando um trama de forma trágica e com completo envolvimento entre o leito e a história ali contada.
OK

Ana Paula Paim 15/03/2018minha estante
Olá, Fernanda

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos somente aquilo que agrada aos nossos ouvidos????????

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Carlos.Eduardo 23/02/2018

Surpreenda-se
A cartomante é uma obra escrita por Machado de Assis. O livro retrata a vida de três personagens: Camilo, Rita e Vilela,ambos os personagens acabam se envolvendo em um triângulo amoroso. Machado de Assis mais uma vez consegue deixar suas histórias cheias de mistérios, revelações e mudanças de humor dos personagens.Quando os personagens se encontram percebemos que a história se transforma de uma maneira bastante drástica, quem lê os contos de Machado de Assis sabe que é quase impossível não se surpreender com sua história. Nesse conto os personagens só se mostram quem são e o que são capazes apenas no final da história,o personagen Vilela se mostrou ser uma pessoa bipolar (ele no início da história mantinha se calmo mais ao finalizar da história ele acabou se transformando e mostrando quem era . Essa é a magia de Machado de Assis te surpreender
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Olá, Carlos.

Machado é mesmo surpreendente! Amo a passagem: "Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos..." Essa passagem é tão própria da natureza humana, não é verdade?

Rodrigo Alcântara 20/02/2018

A Cartomante
É um conto com uma linguagem diferente e pouco atrasadas, dá pra ver isso na frase "Tu crês deveras nessa cousas?". O conto tem também alguns conflitos entre os personagens.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Apesar do vocabulário, original para o século XIX, arcaico para os nossos dias. Porém, quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais. O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. É um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços
E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços

Sophia.GonAalves 21/02/2018

A Cartomante
Gostei um pouco desse conto. Mas enfim a historia chega a ser legal, ela conta a historia de um triângulo amoroso entre Viela, Rita e Camilo, e claro que tambem tem a cartomante que era uma italiana morena e magra. Nesse conto Rita e Camilo tinham um caso, e Camilo sabia que ela era casada com o seu melhor amigo o Viela, sendo assim Rita visitou a cartomante que enganou ela sem saber.Depois que seu amigo voltou Camilo não foi mais te visitar por causa de Rita, um tempo depois ele vistou a cartomante que tambem enganou ele.Enfim a cartomante enganava todo mundo sem ninguém saber.
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Olá, Sophia

A Cartomante é mesmo surpreendente!! A Cartomante falava sempre o que as pessoas gostavam de ouvir. Esperta, não? Quando o li pela primeira vez, nossa fiquei pasma! Confesso que nessa primeira leitura, vi a situação de maneira supersticiosa e somente após outras leituras é que compreendi suas críticas e a exaltação ao cientificismo da época. Amo a passagem: "Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos..." Essa passagem é tão própria da natureza humana, não é verdade?

Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Quem é A cartomante? A protagonista. Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir? Continue sua leituras e reflexões! Abraços

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

OK

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Isaias.Barreto 23/02/2018

Resenha O cartomante
Um livro de Machado de Assis onde a historia gira em torno de um triangulo amoroso e traições no decorrer da historia. O livro tem uma linguagem diferente porem a historia é boa e interresante de se ler por causa de seu "drama" sobre o relacionamento dos personagens
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.

Bruno Roma 23/02/2018

" A Cartomante "
Em algum momento das nossas vidas, cremos no sobrenatural, seja por questões de espírito ou desconhecidas.Durante a leitura do conto, percebemos que Machado de Assis resgata no leitor esse sentimento, o que deixa a obra mais imprevisível e interessante de ler.

A história gira em torno de Vilela, sua esposa Rita e o amigo Camilo, tendo um romance adúltero como narrativa principal.A morte da mãe de Camilo faz a esposa e o amigo se aproximarem e se apaixonarem, e a partir daquele momento, conviverem com incertezas e medos que rodeiam esse amor proibido.

O autor se utiliza de varios meios para persuadir o leitor, como o uso de flashbacks, ironias e metáforas durante boa parte da história, que torna o conto interessante e envolvente, criando assim um " ar " de suspense que deixa o leitor fixado a historia.Além dessas características, Machado de Assis deixa em boa parte da história, pistas do desfecho, fazendo com que o leitor fique ainda mais desconfiado e ansioso para o misterioso final.

Machado de uma maneira inteligente, nos engana sem que se perceba, e esse apanhado de emoções e momentos imprevisíveis é o que torna o conto tão agradável e empolgante, fazendo-nos identificarmos algumas vezes com os personagens e situações vividas pelos mesmos.

No contexto geral, " A Cartomante " é um conto que vale apena ser lido, pois apresenta uma narrativa empolgante e imprevisível que nos faz rir, chorar e sempre querer mais, o que é algo muito difícil nos dias atuais.
ok

Ana Paula Paim 25/02/2018minha estante
Machado discute a superstição, a moral, a traição, a vida humana e nos deixa com a cabeça cheia de questões... A cartomante é um dos meus favoritos. Fico imaginando a cartomante, a tensão de Vilela e a plena confiança de Camilo após a consulta com a cartomante.Gosto muito da sutileza com que ele define a "humanidade" de Camilo: "Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé..." Quanta genialidade!! Não dá para não amar, Machado é Machado!! Abraços

Levi.Augusto 23/02/2018

Inusitado
É um livro interessante, pelo fato de que não termina com um final feliz, e faz termos realmente consciência do que é vida sem finais felizes.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Um dos meus contos favoritos. Sim, apresenta as marcas do Realismo e pessimismo Machadiano.