A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Janaina Edwiges 25/11/2020

A leitura de A cartomante nos permite fazer um trocadilho com um ditado bem famoso e questionar: há males que realmente vêm para o mal? Estou amando minha maratona de leitura dos contos de Machado de Assis, uma experiência tão enriquecedora! Recomendo a todos!
Pedrohenriqp 04/06/2022minha estante
Quais outros contos você indica? Adorei esse!

Janaina Edwiges 04/06/2022minha estante
Olá, Pedro! Os contos de Machado de Assis são excelentes! Dos que eu já li até o momento, amei Pai contra Mãe e O relógio de ouro. Outros que também gostei bastante foram: História de uma lágrima, A Igreja do Diabo, Mariana (tem dois com o mesmo título), Conto de escola, O caso da vara, O Enfermeiro, O pai.

paulaleblanc 10/12/2021

O feitiço se virou contra o feiticeiro
Confesso que sempre leio todas as obras do Machado umas 2/3 vezes parar entender.

Conto curtinho. Sempre reflito sobre o homem incrédulo que em um momento de desespero rendeu-se a qualquer palavra de acolhimento só para se sentir seguro
topilotstyles 10/12/2021minha estante
EU AMEI ESSE li ele na aula de portugues

Katia Rodrigues 24/02/2022

Amigo disfarçado, inimigo dobrado.
Machado é um excelente contador de histórias, né não?! Fico besta com a habilidade dele de manipular nossas expectativas com revelações inesperadas, assim como suavizar situações dramáticas com pinceladas de humor, além de conseguir esboçar, em poucas linhas, a identidade de um personagem:

"Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento: limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando."

Não é à toa que "A cartomante" destaca-se com louvor entre os vários contos do escritor.

Ig: @ingrisias
Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
Eu adoro esse conto.

Katia Rodrigues 02/03/2022minha estante
Bom demias, Carolina. Esse ," A igreja do diabo" e "O alienista" são impagáveis ??

Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
Os meus preferidos, tb! ???

Katia Rodrigues 02/03/2022minha estante
??

.Ju 08/04/2022

bem inesperado
Comecei a ler os livros de Machado de Assis por agora, então ainda estou me acostumando com sua narrativa e reviravoltas inesperadas. Gostei bastante desse conto, me impactou bastante.

Eu só esperava uma mensagem por trás do plot, após ler "a igreja do diabo" pensei que todas suas narrativas tivessem essa pegada.
Leitora Ana 08/04/2022minha estante
Esse foi uma surpresa pra mim também

.Ju 08/04/2022minha estante
o último parágrafo foi ?

Clara3322 28/04/2022minha estante
Hummm

Renata CCS 01/02/2013

Vilela, que amava Rita, que amava Camilo, que amava Rita...
A CARTOMANTE é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Rita é esposa de Vilela e vive um caso com Camilo, um amigo de infância do marido. A história começa com um diálogo entre Rita e Camilo, em novembro de 1869. Rita, uma mulher insegura e sonhadora, crê que uma cartomante recentemente consultada pode resolver os problemas e as angústias do casal (já que o que ela disse se assemelha muito com a realidade) e Camilo se nega a acreditar na cartomante e desaconselha Rita a acreditar e procurar essa mulher. Neste conto, a cartomante está caracterizada como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para qualquer pessoa, e assim ludibria os personagens principais. Já no fim do conto, quando estão prestes a serem desmascarados por Vilela, Camilo decide num momento de desespero procurar a cartomante, que o ilude com falsas promessas de felicidade, usando frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia. E assim se dá a sequência ao final trágico da história. Machado de Assis faz uma crítica a sociedade, com uma visão objetiva e pessimista da vida, e mostrando as contradições humanas através de seus personagens, ele nos envolve e surpreende. Machado de Assis é sempre uma leitura recomendada!

duda 16/04/2022

Uau, apenas UAU

Reviravoltas e melancolia, diferente do que esperei. Diferente não é ruim, é apenas... diferente.

Realmente nao tenho palavras para descrever o que li

Como minha professora de literatura diz:
? É O MACHADÃO!

thekmilla 09/06/2021

Conto favorito do Machado até agora.
Não dava nada pra esse conto quando comecei, já que não sou muito fã dos clássicos kkkkkkkk Ao longo do texto, diante dos últimos acontecimentos, já ficava imaginando o final, mas não dessa forma. Me surpreendi.
"Há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia"

Marcinhow 06/06/2021

Obra Prima
Sem sombra de duvidas, o meu conto favorito do nosso grande Machado de Assis.
Assim como de costume, Machado nos diz muito mais do que uma leitura desatenta pode oferecer, os detalhes entregam pontos que engrandecem a historia que nos está sendo contada. É pra ler e reler.

nat 13/07/2021

plot twist
recomendo só pelo plot twist do final que eU NAO TAVA ESPERANDO (e olha que eu conheço bem as obras dele, mas definitivamente não era isso que esperava)

Mateus.fariadc 07/03/2023

Machado de Assis, como sempre bastante crítico e sagaz, e com uma reviravolta que nos deixa atordoado no final.

GioMAS 27/07/2023

A essência de Machado de Assis em um único conto.
Figuras femininas contraditórias, fundamentais para o desenrolar da estória, de olhos tanto ou mais ambíguos que os de Capitu.

Infindáveis questionamentos. Personagens faliveis, nem bons, nem ruins, com densa contextualização apesar do número reduzido de páginas.

A arquitetura do Rio de Janeiro compondo ritmicamente a narrativa.

Mistério e ocultismo.

Adultério.

Narrador que compartilha as dúvidas e angústias dos personagens, sem estabelecer uma verdade imutável.

A condução perfeita de uma estória que, não fosse a capacidade literária do autor, poderia soar como simplória.

É isso, um conto cuja resenha tem a obrigação de - tentar - reproduzir seu dinamismo.

Gigio 05/06/2021

Brilhante
Todo o brilhantismo de Machado nesse que é um de seus contos mais conhecidos e aclamados. Trata de um amor proibido entre Camilo e a esposa de seu grande amigo Vilela.

Renata 12/06/2021

A cartomante
Um conto surpreendente.Apresenta uma reflexão sobre amizade,amor,traição,desconfiança e mistério.Um triângulo amoroso que através de cartas anônimas são descobertos e no decorrer do conto uma reviravolta com desfecho trágico.Gostei bastante e recomendo.