A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Giovanna.Tavares 12/09/2021minha estante
Eu e Ana Gabriela gostamos muito da sua resenha, achamos ela bem informativa, ajudando os leitores que ainda não leram o conto a entende-lo melhor. Também conseguimos aprender sobre o autor e sobre o realismo tanto no conto quanto na resenha. Além da pré abordagem aos personagens.

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu e a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, contem bastante informações sobre o conto e sobre o escritor. Confesso que entendi melhor o texto com a sua resenha do que com ele mesmo kkkk.

hta 22/10/2021

Conto incrível
Machado consegue trazer uma história envolvente em poucas páginas. Toda a tragédia nesse conto é muito envolvente?

Gabriela 19/03/2023

A Cartomante HQ ???
Não gostei , não entendi nada e o pouco que eu vim entender não fez sentido nenhum pro final que foi.
Quando eu entendia uma coisa não era oq tinha entendido , maior confusão ??????.
Mas pra não ficar sem nenhuma estrela vou dar 0.5 só pq eu entendi oque era A cartomante . ?

Renan GM 27/07/2020

Final chocante
Eu realmente não esperava pelo final.
É o segundo conto favorito de Machado de Assis por mim. Meu favorito é o Alienista...
Gabi 31/07/2020minha estante
O final é realmente chocante!

Renan GM 31/07/2020minha estante
E como!

Bargeri 15/09/2021

Resenha - Conto A Cartomante
Machado de Assis foi um jornalista, contista, cronista, poeta e um dos maiores representantes da literatura brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu dia 29 de setembro de 1908. É autor de diversas obras, como "Dom Casmurro", "Póstumas de Brás Cubas", entre muitas outras. As caraterísticas principais de seu trabalho são o humor e reflexão, frases irônicas e sugestivas e formalidade gramatical, além de estar muito ligado ao realismo que é a escola literária que analisa a realidade. Tem sua origem na França e chegou no Brasil logo após o Romantismo. Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social.
Como em um dos seus contos chamado " A Cartomante", que contém Rita, uma dama de trinta anos, formosa, tonta, graciosa, casada com Vilela e amante de Camilo, Vilela um homem burguês, que aos vinte e nove anos é casado com Rita, vive em uma casa em Botafogo e tem um escritório de advocacia, Camilo um funcionário público, com vinte e seis anos, amigo de infância de Vilela e amante de Rita, e a Cartomante uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena, magra e com olhos grandes, ela era como um oráculo para Rita e Camilo “verem” o futuro. A história fala sobre um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Onde Rita e Camilo são casados e vivem juntos em Botafogo, mas com o passar do tempo Rita se sente angustiada com a sua relação amorosa e resolve consultar, às escondidas, uma cartomante. Ela que era apaixonada pelo amigo de infância do seu marido Camilo, e ambos tinham uma relação oculta e se encontravam na Rua dos Barbonos. Porém o problema surge quando Camilo começa a receber cartas anônimas de alguém que revela saber da relação estreita deles, Camilo sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o afastamento do amigo. Preocupado e desesperado após receber um bilhete de Vilela convidando-o para um encontro em sua casa, ele vai a procura da cartomante, que o diz que nada dará errado e que Vilela nunca descobriria a traição. Ele assim fica mais calmo e vai encontrar o amigo em sua casa, mas acaba se surpreendendo.
Por fim é notável perceber que o casamento é baseado no financeiro e não no amor que, deveria unir o casal. Eles são ricos justamente por se apresentarem como seres não perfeitos, com atitudes boas e más, generosas e baixas. Não dá para dizer que no conto há um herói ou um vilão, pois todos carregam atitudes positivas e negativas.
Ana 15/09/2021minha estante
Bianca e eu, concordamos com a resenha crítica de vocês, que o amor pode até transcender a amizade, e pode até transcender o respeito um pelo outro e seus relacionamentos. Sim, todos acreditaram em alguém, mas no final, o medo, o desespero e a vergonha fizeram com que Vilela cometesse um crime terrível.

Elyene 05/10/2020

Ousamos acreditar
Curtinho, sem tantas emoções, com reflexões acerca das relações entre pessoas e suas crenças, a que ponto permitimos que elementos divinos ditem nossos passos. Seguindo o fluxo somos ludibriados e Machado foi ousado. Um bom conto.

Melissa.Luccas 24/03/2022

Li para a escola, gostei bastante. O final é muito bom. Personagens bem construídos apesar de ser uma história curta.

ana 05/03/2023

Um dos melhores contos do Machado!!
Um ótimo exemplo do realismo!Envolvente e com um plot twist que você fica ??

??

Ana 16/03/2023

"Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a filosofia"
Na listinha dos poucos livros de escola que eu realmente gostei, senti a emoção e o impacto na história.

Cintia 21/02/2022

A cartomante
Conto curto, mas com aquela pintada de surpresa que é a marca registrada de Machado. Apesar da linguagem rebuscada, é uma leitura rápida

Bruna.Braz 12/09/2021minha estante
Como disseram, o conto "A cartomante" foi publicado no Rio de Janeiro, nele estão presentes as principais características de Machado de Assis, e o principal tema das obras do realismo que é o adultério, uma obra pertencente à fase de maturidade do autor, estando presentes ideias realistas do momento, tom pessimista, ironia e riqueza em detalhes.
Comentário pertencente ao trio: Bruna, Camili e Ruan

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu a a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, tem bastante informação do conto e com ele nós conseguimos entender melhor a história :)

Laiz 10/02/2020

sempre tem um corno!!!! machado é assim: você piscou, alguém levou chifre

Bea 06/04/2022

Tive que ler por causa da escola...
E foi uma leitura boa. Estou chateada por ter que escrever a resenha toda de novo, já que deu um bug e acabei tirando o livro da minha estante.
Bom, foi uma leitura legal, e pude sentir muito medo. No final dei um pulo.