A cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Nayara's Version 11/06/2023

Esse final
?A cartomante? é um dos contos mais famosos do escritor Machado de Assis. Ele faz parte do livro Várias histórias (1896) e mostra um trágico desfecho para a relação extraconjugal entre os personagens Camilo e Rita.
o narrador machadiano evidencia a traição praticada por Camilo, o qual é amante da esposa de Vilela, um amigo de infância. É feita a análise psicológica desse amante descrente, que zomba de Rita quando ela procura uma cartomante, mas acaba buscando o conforto da adivinha quando desconfia de que Vilela planeja uma sangrenta vingança.

alicia 28/06/2022

ragazzo innamorato
Mais um conto que eu conheci na escola, que sabor delicioso. Amo muito essa história, lembro de ter feito um trabalho sobre essa obra de tanto que eu gostava, uma pena eu não ter mais uma cópia... mas Machado mandou muito nesse conto!!!!

Artemis24 22/03/2021

É o primeiro conto de Machado de Assis que leio e gostei bastante.
a história é intrigante, eu que tinha feito uma peça com o enredo, li realmente o conto agora. deveras o final, apesar de já saber, ainda me surpreendeu.

bibi 26/07/2022

A cartomante
alguns contos de machado de assis podem ser curtos,mas nas poucas linhas inúmeras mensagens e críticas sociais são passadas, e podemos nos divertir lendo um conto tão "simples"

Bea 06/04/2022

Tive que ler por causa da escola...
E foi uma leitura boa. Estou chateada por ter que escrever a resenha toda de novo, já que deu um bug e acabei tirando o livro da minha estante.
Bom, foi uma leitura legal, e pude sentir muito medo. No final dei um pulo.

Giovanna.Cidade 21/06/2021

Divertido demais
Eu passei por esse conto para um trabalho da escola. Ouvi por áudio book e, nossa! Machado é Machado.
Conseguiu me surpreender, foi trabalhando com a tensão e deixando o leitor ansioso junto com o protagonista. Guardo com carinho, ainda mais sendo o primeiro conto que li do Machado de Assis.

ana 05/03/2023

Um dos melhores contos do Machado!!
Um ótimo exemplo do realismo!Envolvente e com um plot twist que você fica ??

??

mille 04/08/2021

A escrita é muito boa, adoro Machado de Assis porque ele dá uma esperança e depois acaba com a gente

Bruna.Braz 12/09/2021minha estante
Como disseram, o conto "A cartomante" foi publicado no Rio de Janeiro, nele estão presentes as principais características de Machado de Assis, e o principal tema das obras do realismo que é o adultério, uma obra pertencente à fase de maturidade do autor, estando presentes ideias realistas do momento, tom pessimista, ironia e riqueza em detalhes.
Comentário pertencente ao trio: Bruna, Camili e Ruan

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu a a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, tem bastante informação do conto e com ele nós conseguimos entender melhor a história :)

Isa Romero 09/11/2021

Conto irônico, instigante e bem escrito
Esse conto fez jus ao nome de Machado, apesar de pequeno, consegue nos prender para saber logo o desfecho da história, gostei muito!

Uma Dose de Literatura 14/07/2022

Primeiro conto que leio do Machado e confesso que gostei demais, o final desse conto me deixou surpreso. O suspense do conto me deixou preso até o fim. ?
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

venus (taylors version) 21/09/2022

Curtinho, mas muito bom
Amo Machado de Assis. Acho que esse conto nos ensina muito sobre como o ser-humano tem essa necessidade de usar a fé como forma de nos acalmar, às vezes deixando a razão de lado. Um conto curtinho, com uma leitura um pouco maçante pra quem não gosta dos clássicos, mas com o toque especial de machado.

Renan GM 27/07/2020

Final chocante
Eu realmente não esperava pelo final.
É o segundo conto favorito de Machado de Assis por mim. Meu favorito é o Alienista...
Gabi 31/07/2020minha estante
O final é realmente chocante!

Renan GM 31/07/2020minha estante
E como!

Lutty1 08/06/2023

Mais um Triângulo Amoroso
Mais um triângulo amoroso de Machado de Assis. Rita, Vilela e Camilo. Escrita culta, vocabulário inacessível ao público infantojuvenil. Citações de Hamlet. A cartomante tem.papel aecundario por incrivel que pareca. Embora não goste de quadrinhos, precisei ler este. Não me decepcionei, mas  pretendo ler o livro, prefiro.