As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem

As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem Stacy Schiff

Resenhas -

Crônicas Fantásticas 30/12/2020

Bruxas de Salém: histeria, mortes e uma nova realidade histórica
(Esta é uma resenha mais curtinha que faz parte de uma grande publicação dentro do nosso site. O link está no final do texto)

Por Thamirys Gênova

Ao longo do século XVI, a Inglaterra passou por várias mudanças políticas e religiosas. Essas mudanças caracterizam-se pelo crescente interesse dos ingleses nos territórios americanos e pela Reforma Anglicana, que provocou uma migração em massa de puritanos para a América do Norte. Imbuídos de uma fervorosa crença de que eram uma geração de pessoas que viveriam as promessas bíblicas no que chamavam de “Terra Prometida”.

A “nova vida” no entanto, além das promessas, trouxe consigo uma grande vigilância social e um sistema de julgamento de pecados bastante eficaz. Uma série de pessoas, em especial, mulheres, foram acusadas de bruxaria pelos mais diversos motivos. Como exemplo, algumas jovens puritanas participavam, eventualmente, de rituais folclóricos de adivinhação orientados por uma escrava de origem indiana para saberem quem seriam seus maridos.

Pesquisadores apontam que a histeria coletiva de Salém e a consequente caça às bruxas foi marcada por uma questão de gênero e como uma das últimas investidas formais da teocracia na Nova Inglaterra. Na cultura pop, as supostas bruxas de Salém são tratadas como espíritos amargurados e vingativos que atormentam vítimas contemporâneas.

A Interpretação sobre Salém
É importante reforçar que o episódio de Salém pode ser entendido tanto como uma continuidade dos processos inquisitórios europeus dos séculos XV e a XVI, quanto como uma estruturação de um sistema de vigilância da religião puritana na Nova Inglaterra. Do ponto de vista dos líderes religiosos e jurídicos envolvidos nos julgamentos, todos homens. As mulheres eram mais suscetíveis à corrupção do Diabo e nas forças do mal, de modo que qualquer comportamento delas era considerado suspeito.

Da suspeita, vinha o enquadramento num pecado-crime, e do pecado-crime, vinha a confissão, a culpa e todo um rito didático para silenciar mulheres numa terra marcada pelo fundamentalismo. Para conhecer mais sobre o episódio de Salém, vale conhecer As bruxas: Intriga, traição e histeria em Salem, da jornalista Stacy Schiff.

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/11/24/o-alvo-nas-costas/