Os Pequenos Homens Livres

Os Pequenos Homens Livres Terry Pratchett

Resenhas - Os Pequenos Homens Livres

1 | 2 | 3 | 4

Le 27/02/2024

A ideia do livro é incrível, mas em muitos momentos ficou bem confuso. Pode ser que outros leitores não achem isso, mas para mim a forma como os "Homens - Livres", também chamados de "Nec Mac Feegle", foi mostrada, me deixou confusa às vezes. Fora isso, é uma história diferente do que estamos acostumados a ver nos livros.

Tiffany, uma menina de 9 anos que vive em sua terra Natal, Giz, se depara com o sequestro do seu irmão por uma bruxa. À partir daí, ela não mede esforços para recuperá-lo. Sua única saída é seguir o rumo ao reino das fadas, onde terá de enfrentar a Rainha. Está, começa a dominar o mundo ao eliminar a barreira que separa a realidade dos sonhos.

Apesar de ser uma boa história, eu teria que ler novamente para dar um resumo melhor. Como disse antes, fiquei confusa em muitos momentos. As cenas dos "sonhos" foram as melhores, na minha opinião. Acho que se tivesse sido escrito de uma outra forma, todas as cenas seriam ótimas; pois a história como um todo é muito boa. As memórias dela com a avó, já falecida, também foram bem apresentadas.

Paula347 16/05/2023

Melhor bruxa
Só queria dizer que como eu já tinha lido Quando as bruxas viajam
Já conhecia alguns personagens
Juro que arrepiei quando elas apareceram
Eu amo demais
Amei TODAS elas
E eu amo os Nac Mac Fleegles na moral

CAMBARÃ 01/04/2023

Fantasia fraca
O universo não é muito bem criado até mesmo para a faixa etária do livro.
Até para os mais jovem o livro é fraquinho e muito infantil mesmo.

Stefany.Balbino 29/12/2022

Os pequenos homens CHATOS KKK
Me perdoem!!! Mais essa provavelmente foi a minha leitura mais chata e arrastada do ano.

Até agora não sei dizer o que rolou nessa história kkk lá no comecinho eu até estava achando legal e fofo até, mas depois que a Miss Tick (não lembro como escreve) sai de cena o livro de transforma num monte de descrições chatas de paisagens sem sentido, personagens maçantes e uma história sem pé nem cabeça que para mim não deu nenhum pouco certo.

Em certo momento eu até abandonei o livro, mas resolvi continuar já que tenho o livro 2 da série aqui em casa ??

Então já fica aqui a dica: Não comprem a continuação de um livro só pq ela está barata se você ainda não leu o primeiro kkk

Não recomendo nem um pouco. E olha que como leitora de fantasia eu abraço muita farofa de vários livros ??

Pedro P. R. 28/10/2022

simplesmente maravilhoso
Em Os Pequenos Homens Livres mergulhamos em mais uma obra escrita por um dos melhores autores de fantasia que existe. Terry Pratchett nos apresentou desta vez uma obra voltada para o público juvenil, mas que qualquer pessoa pode ler e gostar independente da idade.

Aqui, acompanhamos a historia de Tiffany Dolorida, uma criança que vive na fazendo de seus pais em Giz. Apesar de ser uma criança, Tiffany precisa cuidar de seu irmão mais novo, algo que desta.

Nossa protagonista sonha em se tornar uma bruxa, voar em uma vassoura e usar magia para resolver as coisas, mas enquanto não pode fazer nada disso, um estranho mundo se conecta ao seu, e seres monstruosos começam a invadir.

Assim Começa a jornada de Tiffany para proteger sua família tendo como aliados os pequeno homens livres, algo que posso descrever como una parodia de smurfs brigões, que adoram uma bebedeira e um bom roubo. E um sapo falante que conhece demais de assuntos jurídicos.

A serie de Tiffany possui dois livros publicados pela Bertrand onde somente o primeiro encontra-se disponível no kdp. Essa é uma leitura que indico para todos os amantes de fantasia e para aqueles que estão precisando dar uma boa risada

Tane 21/09/2022

Uma das melhores leituras de 2022!
?Em algum lugar, todas as histórias são reais, todas as canções são verdadeiras??

Os Pequenos Homens Livres conta a história de Tiffany, uma menina curiosa, esperta e que vê além do que lhe é mostrado, tem seu mundo balançado após se descobrir bruxa e derrotar uma criatura mágica com uma frigideira e um irmãozinho de isca.

Ao perceber que seu irmão foi sequestrado por uma terrível Rainha, Tiffany sai em uma aventura para resgatá-lo e impedir que os monstros adentrem seu mundo. Mas nossa jovem bruxinha não está só, ela conta com a ajuda de pequenos homens de linguajar absurdo, terrível medo de advogados e ótimos ladrões briguentos, os famosos Nac Mac Feegles.

Essa foi uma das melhores leituras de 2022! O autor consegue trabalhar muito bem discussões sociais importantes, como o papel da mulher na sociedade, como a mesma é chamada de bruxa ao se impor, pensar, ser diferente. Mas, afinal, o que é ser uma bruxa? Como muito bem questionado por nossa pequena bruxinha, onde estavam as provas de que bruxas eram realmente más?

Uma história reflexiva e sensível mas que não deixa de ser leve e bem humorada. Acompanhar Tiffany e sua mente criativa, foi uma jornada que me reservou um sentimento mágico e reconfortante de querer fazer parte dessa história.

Esse livro trouxe aquela essência dos contos de fada que já estava sentindo falta em minhas leituras, definitivamente um favorito!

Felipe 16/08/2022

Humor adulto e coração de criança
Em "Os Pequenos Homens Livres" somos apresentados à protagonista Tiffany Dolorida, uma menina de nove anos com habilidades especiais que a colocam no caminho de tornar-se uma bruxa. Algumas dessas habilidades incluem: prestar atenção em tudo o que acontece (e ver o que realmente está acontecendo e não o que gostaria, ver através e ao redor das coisas),; usar a cabeça (os Pensamentos Melhores são os pensamentos que você pensa sobre a forma como você pensa e os Pensamentos Melhores Ainda são pensamentos que observam o mundo e se pensam quase sozinhos); ter confiança em si mesma, saber quem é, onde está e quando está; e ter sempre um pedaço de barbante, além de ter fascinação por enfiar o nariz onde não é chamada.
O irmãozinho de Tiffany é sequestrado pela rainha das fadas e nossa intrépida heroína parte ao resgate com sua prodigiosa mente de nove anos, grande poder de observação e de escutar o que está sendo dito de fato, um frigideira de ferro... E a ajuda dos pequenos homens livres, o clã Nac Mac Feegle.
As peculiaridades do clã são ótimas! Eles temem falar seus nomes para alguém fora do clã e temem a escrita, pois essas duas coisas podem dar poder sobre eles, especialmente quando usadas por advogados e policiais em documentos acusatórios e processos contra o clã, por atos como baderna, vagabundagem, brigas e embriaguez...
Eu gosto muito do tipo de humor utilizado por Terry Pratchett, então o livro conseguiu me divertir bastante e arrancar algumas gargalhadas em determinadas situações um tanto absurdas e nos diálogos bem feitos. As personagens são carismáticas e o apego por Tiffany e aos homenzinhos azuis de cabelos ruivos acontece rápido, e as personagens secundárias, como Miss Tick, dão um brilho especial à obra.
Uma aventura gostosa de acompanhar, com muito humor e ação, mas também algumas críticas ao cotidiano atual, zombando de certos estilos de vida e situações que muitos já presenciaram.
Recomendo a leitura a todos que gostam de uma boa aventura e de fantasia, de humor recheado de ironia e sarcasmo, e de uma protagonista esperta e corajosa.

Leo 10/08/2022

uma leitura maravilhosa
Eu adorei o livro, embora claramente a escrita tenha todo um cuidado de se adequar enquanto leitura para jovens leitores iniciantes, e eu tenha passado boa parte do tempo pensando que "a minha sobrinha de oito anos devia muito ler isso", a leitura não deixou de ser agradável e empolgante.
Impossível não terminar o livro sem se afeiçoar pela história aos moldes da "menina que não quer ser princesa e que não precisa de príncipe". A forma como são trazidos também a "vovó dolorida" e os "nac mac feegles" são excelentes.

wel - @nanquimcomleite 30/07/2022

Uma aventura fantástica
Minha primeira leitura do Terry Pratchett! Acredito que comecei bem. Essa aventura me lembrou alguns filmes clássicos dos anos 80, como "Labirinto: a magia do tempo" e "História sem fim" (cujo livro está na fila de leitura). E é impossível não lembrar, também, de Alice no país das maravilhas.

É um ótimo livro com momentos divertidos e de reflexão. A Tiffany Dolorida é uma personagem cativante. Seria interessante vê-la adaptada para as telonas. ????????

Nati 02/06/2022

Simplesmente Maravilhoso
Esse livro já tava a algum tempo guardado na minha estante, mas até então eu nunca de fato tinha parado pra lê-lo.
Depois de ter emprestado pra uma amiga e ela ter dito coisas positivas sobre ele, foi o que me despertou a atenção em começar a ler. E NOSSA, eu não me arrependi de ter começado em momento algum. A cada página que eu folheava eu me sentia ainda mais presa dentro da história, mais envolvida nas aventuras da Tiffany Dolorida, e me divertia cada vez mais com os Pequenos Homens Livres. Eu ri tanto com esse livro, foi tão bom de ler e acompanhar essa aventura. Realmente o livro é com certeza MUITO mais do que eu poderia imaginar, na minha particular opinião, ele é perfeito.

debC 14/03/2022

aaaaaaaa
Nunca sei oq colocar como título

Enfim, eu li 166 pág em uma noite e depois fiquei com ressaca, o livro em si é mt bom para se ler em um dia, leitura bem legal até a pag 230, mas depois dai é só ladeira pra baixo. Pq parece que o autor tava em uma brisa mt louca, n sei, mas tava uma doideira. Porém as últimas 10 pág, eu gostei, ficou com um gostinho de quero mais nesse final

venus 11/03/2022

Uma experiência avassaladora
Acompanhar a Tiffany foi maravilhoso! Eu tenho tanto para falar sobre esse livro que me faltam palavras. Tudo sobre ele é tão bom, a leitura fluida, os diálogos divertidos e os personagens que cativam a cada linha lida me marcaram sem sombra de dúvida. A Tiffany em especial. Eu particularmente não sei lidar com crianças (mesmo tendo crescido em volta de várias) mas esse criança extremamente criativa me conquistou em cada momento. Eu não tinha muitas expectativas sobre Os pequenos homens livres, mas ele conseguiu ser muito melhor que o esperado.

juliadocarmop 07/03/2022

"Como não amar uma garota que enfrenta monstros vorazes armada com nada mais que uma frigideira?"
? Publishers Weekly

Uma leitura que prende e te faz rir em vários momentos. Tem os melhores nomes, e isso não se pode negar. Uma história que envolve e te faz querer ler até o final. Gostei bastante.

Max. 05/02/2022

Ótimo livro
O livro é muito legal e interessante. O começo é um pouco confuso, pois fica mudando o foco entre personagens, mas depois tudo se encaixa dentro do contexto. Recomendo, não desista no começo!

1 | 2 | 3 | 4