Sangue de Lobo

Helena Gomes

Resenhas - Sangue de Lobo

@APassional 05/12/2013

Sangue de Lobo * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Sangue de Lobo, escrito pelas brasileiras Helena Gomes e Rosana Rios, foi publicado pela Farol Literário em 2010. É um livro juvenil que une em sua trama dois elementos super interessantes: a licantropia e os distúrbios de personalidade, compondo uma história de lobisomem cheia de crimes, mistério, loucura e suspense.

Ana Cristina e Cristiana são amigas desde a infância e sempre se divertem jogando RPG com os amigos. O último jogo mestrado por Felipe envolvia lobisomens e uma cena de assassinato sinistra, mas precisou ser pausado porque as garotas fariam uma viagem de férias no dia seguinte, com a família de Ana.

No caminho para Passa Quatro - Minas Gerais - a família resolve almoçar num restaurante de beira de estrada. No local há um mini-museu e lá, Ana e Cris encontram um velho manuscrito encadernado em couro. Quando começam a ler a história registrada nele, se assustam com uma cena que revela o mesmo cenário de morte que "testemunharam" no jogo de RPG do dia anterior.

As amigas dão um jeito de pegar o manuscrito emprestado. A partir de então, acompanharemos as férias da dupla e, durante a leitura do manuscrito, viajaremos no tempo para 1908 e conheceremos a história de Hector, um jovem de 21 anos, olhos azuis e cabelos castanhos que se transforma em lobisomem nas noites de lua cheia.

A coisa começa a ficar assustadora quando Ana e Cris percebem que a história do manuscrito é ambientada na Fazenda Sete Outeiros, exatamente o local onde estão hospedadas, sendo que a Casa Grande foi transformada em Hotel Fazenda. Quando horríveis assassinatos começam a acontecer na cidade, utilizando o mesmo modus operandi dos crimes do manuscrito, a única maneira de entender o que está acontecendo é lendo tudo até o final, concordam?

Paralelamente a isso, o renomado escritor Daniel Lucas quer apenas dar continuidade às suas pesquisas e encontrar uma forma de reverter a maldição que carrega. Acredita que o manuscrito Coração Selvagem, escrito por W.Lucas em 1951 fora destruído, não sabe que a história de Hector caiu em mãos erradas e não pode imaginar que em breve irá se defrontar novamente com seu pior pesadelo.

Um homem buscando a cura para a licantropia.
Uma pessoa vingativa com dupla personalidade.
Outra pessoa pegando carona na maldade alheia.
Alguém aproveitando-se do caos em benefício próprio.

Vários crimes e coisas estranhas acontecendo...
Um bocado de gente investigando os inúmeros suspeitos!

Esse enredo é incrível, na primeira parte denominada "Hector", a narrativa se alterna entre presente e passado, várias perguntas são lançadas ao leitor, mas já temos algumas respostas no decorrer da leitura e podemos começar a montar o quebra-cabeças do que aconteceu. A segunda parte, denominada "Daniel", é totalmente ambientada no presente, onde muita coisa acontece ao mesmo tempo, são reflexos do passado e novas escolhas, formando um grande painel que o leitor vai decifrando aos poucos. A cada descoberta, surgem outras dúvidas, mas fiquem tranquilos porque TUDO será esclarecido até o final.

A ambientação da trama é bem elaborada, tanto os fatos do presente quanto os do passado acontecem no mesmo local, mas algumas coisas são semelhantes e outras mudaram ou envelheceram com o tempo, tanto em relação às paisagens e construções, quanto aos costumes, vestimentas e maneiras de falar e conseguimos perceber a diferença entre as cenas no tempo do Hector(1908) e no tempo do Daniel(2008).

Em relação aos personagens, meus preferidos foram Hector e Daniel em sua corajosa luta contra as forças que regem o caos de suas vidas. Alba, Cordélia e as bonecas de porcelana são sinistras e fascinantes, não direi mais nada sobre elas para não estragar as surpresas. Já Ana e Cris ficaram um pouco apagadas, as duas foram atropeladas pelo vigoroso enredo e por vários personagens secundários mais ativos e interessantes. Porém, elas mesmas reconheceram suas fraquezas, se esforçaram para mudar e amadureceram no decorrer da história.

Sangue de Lobo tem o final fechado, com todos seus mistérios solucionados, mas torço para que um dia as autoras possam se reunir novamente e dar continuidade à história do Daniel numa nova fase, após todas as transformações pelas quais ele passou.

Beijos e uivos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 05/12/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/12/resenha-sangue-de-lobo.html

Dany 30/10/2013

Como parar de ler esse livro?
Ao ver o nome do livro pensei: "Deve ser uma daquelas histórias chatas sobre lobisomem", mas já nas primeiras páginas vi que seria um livro marcante. Apesar do nome a história não gira em torno somente do lobo, tem muitos outros fatos incríveis e até mesmo aterrorizantes, como as bonecas de porcelanas, Alba e Cordélia esses nomes nunca mais serão os mesmos. Quando todo aqueles assassinatos começam a acontecer, eu criei diversas especulações, chega o final e não cheguei nem perto. Outra coisa que achei interessante foi o romance, algo cativante entre Ana e Daniel/Hector.
E todo aquele ritual para que Daniel/Hector se livrasse do fator L, uma das minhas partes preferidas do livro, muito bem escrito e surpreendente.
Eu posso ler milhares de livros mas esse sempre será um dos meus favoritos, e queria muito que houvesse uma continuação, pois no final parece que coisas ainda podem acontecer.

Bia 26/10/2013

Sangue de Lobo ou Sangue de Leitor?
Sabe aquele livro que te prende desde a primeira linha? pois é, Sangue de Lobo é um desses e envolve tudo desde romance a ação e fantasia, muitos mistérios esperam as duas amigas Ana Cristina e Cristiana em Passa Quatro, as duas encontram um livro que contam a historia de um assassino serial e aparentemente alguém esta copiando essa história e pondo-a em ação, mas o que tem a ver Hector Cordélia e Beatrice três personagens do livro encontrado pelas duas Cris com o assassino serial de Passa Quatro? Yves e Merência é realmente quem pensam que são? Qual a relação entre Merência e o livro? Onde enfim entra o lobo da capa? As duas Cris estarão apaixonadas? E bonecas de porcelana poderão indicar vitimas do assassino serial de Passa Quatro?
Sim com esse livro você terá vários suspeitos e varias perguntas a serem respondidas de forma que quem acaba "sangrando" não é o lobo mas sim o leitor.
Helena Gomes e Rosana Rios fizeram um ótimo trabalho juntas e se vier a continuação que fica indicado no fim do livro tenho certeza que mais mistérios virão por ai.

Capricornizando 02/09/2013

Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom!

Bom, para começar, quando eu peguei este livro na biblioteca do colégio eu não esperava muito dele, afinal, só havia escolhido ele porque estava com pressa e ele estava na primeira fileira; o nome chamou minha atenção e o prólogo também, mesmo que não tenha gostado muito da capa.

Porém, ele me surpreendeu.

Sangue de Lobo é uma parceria entre Helena Gomes e Rosana Rios, o livro é dividido em duas partes, a de Hector e a de Daniel, que correspondem à mesma pessoa: Um lindo lobisomem inglês de olhos claros por quem desenvolvi uma paixonite aguda – pois é, tenho costume de cair de paixão por personagens literários.

A estória começa com um jogo de RPG, onde Felipe é o mestre, na aventura da vez ele descreve uma cena onde os jogadores entram em um quarto e encontram uma garota morta, ela usa um vestido branco, só que no peito ele esta manchado de sangue, pois o assassino enfiou um punhal em seu coração, porém isto não era tudo, a garota também tinha um véu sobre a cabeça e quando este foi removido os jogadores puderam ver os olhos arregalados e pior ainda, os lindos cabelos loiros da jovem haviam sido tosados. O jogo foi interrompido, e como Ana Cristina e Cristiana iriam viajar no final de semana eles decidiram por não continuar.

Na viajem das duas Cris – que me lembrou de leve as duas Ingrids de Destino Transilvânia – a cidade de Passo Quatro em Minas Gerais, as garotas encontram um livro lançado a muito tempo atrás onde encontram a mesma estória, porém narrada por alguém que esteve lá e encontrou a pessoa que mais amava, morta em um quarto de pensão de São Paulo, no inicio do Século XX.

Bom, ai começa a estória de verdade. As garotas se hospedam em um hotel fazenda junto com a família de Ana; elas levam o livro com elas para terminar a leitura – já que no restaurante elas só leram o primeiro capítulo.

És que surge Daniel, inglês e escritor conhecido, mesmo tendo apenas pouco mais de vinte e três anos; Daniel é “neto” do autor do livro que as garotas leram.

Porém a morte da mulher amada de Hector não foi à única que ocorreu deste jeito, a verdade era que havia um assassino em série que vinha matando pessoas e logo depois raspava os cabelos da vitima. Acontece que vários anos depois os assassinatos voltam a acontecer, e mais uma vez Hector/Daniel é o principal suspeito. A primeira morte foi a de Lina, depois a de Tonho e por fim a de Ivy, um francês que veio ao Brasil com sua esposa.

Não entrarei em detalhes, mas você logo saberá sobre a família Albuquerque.
Bom, no sentido romance e mistério o livro foi perfeito, adorei a personalidade dos personagens e quase tive um treco quando o Daniel disse que a Ana merecia uns tapas, sério, isso foi incrível.

Quanto ao assassino, eu suspeitei de todo mundo, do pobre do Felipe que fico lá em São Paulo, á Merência, mesmo que ela fosse velha. A ideia de dois assassinos foi perfeita e o modo como às autoras confundiram nossas mentes também. No final eu tinha certeza que era a delegada ou a Amélie, sabia que a Alba era uma delas, e algumas coisas me levavam mais a uma do que a outra, e no final fui surpreendida.

Ah, outro fato é que as vitimas de Alba/Cordélia eram escolhidas pelo seu cabelo, não esta entendendo? Bom, Cordélia tinha uma coleção de bonecas – macabras - de porcelana, todas tinham cabelos bonitos, então, ela matava apenas as pessoas que tinham cabelos iguais aos de suas bonecas, logo após ela raspava a cabeça da boneca correspondente também.

E as bonecas me deram medo, sério, ainda mais com essa dupla personalidade da Alba, que eu ainda não sei se foi loucura - como a da mãe – ou uma possessão demoníaca, vai saber né!

A escrita é impecável, as descrições das cenas fizeram com que me sentisse lá, principalmente quando Ana é sequestrada. A última parte do livro é quando o Daniel tenta se livrar do fator L – o que faz com que ele se torne lobo – e tem a ajuda da Ana; a ideia dele te filtrar o sangue foi muito boa e as consequências – citadas no ultimo capítulo – também.

Teve alguns segundos que eu achei chato, mas a maior parte do livro foi incrível e ele com certeza está entre os meus favoritos.

site: http://capricornizando.blogspot.com.br/

Jaflety Pedro 26/08/2013

FATOR L
Esse livro chegou a me surpreender, esperava menos dele. No inicio pensei que se tratava daqueles inúmeros romances juvenis sem açúcar e sem graça (não que eu não goste de romances juvenis sem açúcar e sem graça), nos primeiros capítulos achei a leitura meio forçada, os nomes das duas personagens principais chegou a me confundir, aos poucos o livro foi me prendendo, a historia foi ficando mais interessante a cada novo elemento no seu enredo. As autoras foram bem longe do que se poderia esperar de um livro chamado “Sangue de lobo”, trazendo elementos de outros gêneros literários como, por exemplo, pitadas significativas de romance policial.
O livro é dividido em duas partes, na primeira parte o livro acontece em duas épocas diferentes, inicio do século e nos tempos atuais. Isso dá um dinamismo ao livro, torna ele mais interessante. A parte que relata os acontecimentos no inicio do século é tirada de um livro encontrado pelas personagens principais, esse livro mostra historia de sereis fantásticos e de um suposto serial killer. Curiosamente esta acontecendo na cidade de Passa Quatro assassinatos similares ao encontrado no livro misterioso. Em um livro que se chama “Sangue de Lobo” (e sim tem um lobisomem), não se esperaria, por exemplo, um serial killer e uma investigação criminal envolvendo policias corruptos. E isso faz com quer o livro saia de lugares comuns muitas vezes.
A segunda parte, já muda a narrativa ela não se alterna com duas narrativas diferentes como na primeira parte, mas em cada inicio de capitulo há uma citação sobre o folclore, deuses gregos, lendas, tais citações poderiam ter saído muito bem de qualquer livro que o Hector (personagem, escrito de folclore) tenha lançado. O livro te prende tanto que você acaba imaginando os próximos lances, tentando imaginar quem fez isso, quem fez aquilo.
Obviamente que o livro pra me teve alguns pontos negativos, mas é envolvente e surpreendente.
Segundo algumas fontes, Sangue de Lobo terá uma continuação. Espero que tenha mesmo.

(Luh) 05/07/2013

Sangue de lobo foi um dos melhores livros nacionais que já li. Apesar de conter um grande número de páginas,terminei de lê-lo em mais ou menos dois dias de tão viciante que foi essa leitura. A autora consegue nos envolver de tal forma com a história que não conseguimos parar de ler até chegar ao final.
Quem gosta de livros de mistérios e principalmente que envolvam criaturas místicas, não pode deixar de ler Sangue de Lobo!
Eu torço muito para que haja uma continuação da história, já que correm boatos de que isso possa vir a acontecer.
Adriano F. Zwierzykowski 29/04/2015minha estante
hummmm boloia

Tay 06/04/2013

Quando pensei em escrever essa resenha fiquei pensando em tudo que poderia dizer, mais percebi que não tinha palavras que expressassem tudo,sabe aquele livro que te prende e não te larga mesmo depois de você ter terminado? então.
Quando Ana Cristina e Cristiana vão para a pequena cidade de Passa Quatro não sabiam que a história que jogaram em RPG se tornaria real, uma série de assassinatos estão acontecendo na cidade e sempre uma boneca de porcelana parecida coma a vítima aparece. Depois conhecemos Hector/Daniel que é uma lobisomem por causa de uma maldição que perdeu sua amada Beatrice, ela foi assassinada brutalmente. Agora mulheres estão sendo morta da mesma forma de Beatrice e a única suspeita é uma mulher já morta.
Desde que comecei a ler o livor não conseguia largar, ele tem uma história que envolve o leitor,uma capa linda e a escrita é fácil e flui bem, os personagens foram bem elaborados e não deixam a desejar e o final é perfeito.
O livro está entre os três livros Nacionais que eu mais gostei de ler
Louquinha 10/04/2013minha estante
Amo esse livro li 5 vezes e quero ler tbm a sengumda edição

ever 24/01/2013

em sangue de lobo conta a historia de um jogo que os principais devem atrair muitas pessoas para seu bando e essas pessoas acabem virando lobos e algumas ate morrendo. teve uma parte que eu cheguei a perguntar a min mesmo se eu fazia parte do jogo ou era tudo ficção

Tainá Cruz 16/01/2013

Imposivel de se abandona
Quando comecei a ler sangue de lobo não pensei que iria me apaixonar pelo livro. Uma irressitivel historia de suspense, terror, misterio e claro romance que me levou a ler capitulo por capitulo.
Não é apenas um simples livro de misterio e terror adolecente, é mais que isso. O romance, o suspence e o terror em dozagens certas foi o grande acerto das autoras. Mais de 500 paginas de pura adrenalina.
Recomendo.

Lo 19/10/2012

Sangue de lobo
A tipo esse livro sinceramente, cara é perfeito,conta a história de Hector que é um jovem amaldiçoado pela Lua cheia, e de duas garotas que acabam se envolvendo nessa hitória.
o livro é muito bom, e em minha opinião o começo chama muita atenção.
Este livro é um daqueles livros em que não nos separamos até chegar a ultima pagina.Demorei apenas 4 dias para ler, pois a curiosidade de saber o que iria acontecer não me deixava separar do livro.
A historia do livro é muito bem produzida,pesquisada e apesar de extensa, com 518 paginas com um mistério e um romance arrebatador,tem em cada pagina um pouco de romance mistério e o sobrenatural...
Enfim recomendo a vocês que adoram um mistério e um romance.

HelielmaK' 18/10/2012

Hector o caba Boy
tome Hector/Daniel.... vivia se fechando para o amor e foi ele que te liberto. Amei o livro.... tipo HelenaG' & RosanaR' tão de parabéens criaram um livro excelente tipo a historia é boa , e não é daquelas historias de um cara que é lobisomem e se apaixona no final, quer dizer tem um pouco disso mais tem mais. Um ponto estra é a psicopata serial matar e ainda corta os cabelos só poorq a irmã mais velha morreu careca' outra doida, que achava que as bonecas dela tirava onda dela. Ai cria bipersonalidade para matar.

Ana Carolina 18/09/2012

Sangue de Lobo
Um homem apaixonado, com um segredo sombrio e sua amada fora assassinada. Desse dia em diante ele se encarregou de descobrir o mistério que se tornou a morte da menina que ele amava e muitas outras que aconteceram da mesma forma. Seu nome era Hector.

Na verdade esses acontecimentos aconteceram no decorrer de uma história escrita por Daniel. Um homem que tem uma certa ligação com Hector.

Assassinos do passado. Crimes do presente.

Depois de muito tempo duas meninas, Ana Cristina e Cristiana, viajam para Passa Quatro. Lugar onde os assassinatos antigos e misteriosos ocorreram.Ana Cristina é uma garota rica que viaja com a família e com a amiga Cristiana. Em um dos lugares aos quais as meninas visitaram tinha um museu. Nesse museu as meninas encontraram um livro. Não só "um livro", mas o livro. O livro de Daniel.
Com esse livro em mãos as meninas se meterão em aventuras e mistérios que nunca poderiam imaginar.

E enquanto as meninas tentam resolver os mistérios do livro e discernir o que é realidade e o que é ficção elas se apaixonarão. E com os mistérios do livro, os assassinatos e a paixão tudo ficará mais colorido, porém mais complicado.
Por que agora as meninas terão de pensar em quem confiar. Pois o perigo pode estar mais próximo do que o esperado.

Gostei muito desse livro, pois além de falar sobre um assunto que me interesso ele mostra que coisas podem surgir de lugares inesperados. E que o amor pode superar muitas coisas.

Bea chan 15/08/2012

Fantabuloso
Assim que o vi no mostruário de novas aquisições da biblioteca, eu sabia que tinha que ler aquele livro. Foi um conjunto de fatores que me levou a aquilo: a capa sobrenatural, o título que já entregava o "mistério" (como eu fiquei feliz de estar enganada; pois esse não era o mistério principal) e aquela mini resenha sobre o livro na contra capa. Quando pude eu o retirei da biblioteca e li com a sanha de uma vampira ( - qqqqqqqqqq), como se o livro fosse sangue quente e fresco. Mal comecei a ler e tive uma surpresa incrível, as personagem principais jogavam RPG, que lindo *-*. A menininha fica com o lobo, novidade, mas a história é envolvente e você se sente andando por aquelas ruas históricas, pelo menos eu me senti. Talvez a única coisa um pouco ruim no livro seja a mudança rápida de cenário, a de tempo exatamente. Mas depois da segunda vez se torna fácil perceber a troca. A vilã é totalmente inesperada, cruel e tem distúrbios mentais, com absoluta certeza; mas é ótima, adorei ela! O fim é inesperado, além de que eu gostei muito de todos os personagens. Outro fato bacana sobre o livro, não apenas sobre o livro, é que é de uma autora brasileira, e mesmo não estando entre os mais vendidos, nem ouvir alguém comentar sobre ele eu afirmo que é mais interessante dos que os livros estrangeiros (em sua maioria) que falam de adolescentes que são criaturas sobrenaturais, ou tem algo relacionado a ele. Recomendo (:

karla 19/07/2012

sangue de lobo
adoreii esse livro é uma história cheias d mistérios amor engano e descoberta, uma historia maravilhosa que pretendo ler mas vezes
e aprende com esse livro que o amor supera tudo que não podemos deixar o medo nos abater por que quando é pra ser sera