Cidadão do mundo: O legado de Sergio Vieira de Mello

Cidadão do mundo: O legado de Sergio Vieira de Mello Matias Spektor

Resenhas - Cidadão do mundo: O legado de Sergio Vieira de Mello

huntero 21/02/2022

Esclarecedor
Neste artigo, Matias Spektor parte da biografia O homem que queria salvar o mundo, de Samantha Power, para fazer uma reflexão sobre o legado de Sergio para as relações internacionais e os desafios que o brasileiro, morto em um atentado terrorista no Iraque em 2003, enfrentou quando serviu em missões da ONU.

Carol 12/08/2020

Não violência como caminho possível no pós guerra
Texto pequeno, de leitura rápida, que aborda o trabalho de um brasileiro na ONU. Pouco conhecido no Brasil, Sérgio Vieira de Mello foi uma figura importante dentro da organização, tentando diferentes caminhos de não violência para alcançar o mínimo de paz e organização em regiões que sofreram perdas (econômicas, sociais, políticas, etc.).

Vale a leitura.

Michel 23/01/2021

Breve resumo
De forma sucinta, o autor relata sobre a trajetória do brasileiro Sergio Vieira de Mello, membro da ONU morto num atentado terrorista no Iraque no ano de 2003.

Um bom resumo introdutório para quem não conhece a história do Sergio e a queira conhecer um pouco.

LuisfelipeBN 22/03/2023

Para abrir o apetite
Este ensaio do Matias Spektor pode ser lido como prefácio da biografia escrita por Samantha Power. Spektor demostra sinteticamente o intrincado jogo que Sérgio teve de jogar para estar presente, atuante e colocando seus ideais em prática no palco das Nações Unidas. Com certeza me abriu o apetite para começar a biografia.

@lucasmascarenhas 20/07/2021

Alerta a necessidade de intervenção humanitária para o combate de governos cujas lideranças caçam, torturam e matam os seus cidadãos ou qualquer tipo de violência política.

Rafito 15/06/2020

Apenas um ensaio
Fiquei um pouco decepcionado pois achava que haveria mais conteúdo. O texto é bem escrito e conta resumidamente sobre o Sérgio de Mello e sua atuação em grande conflitos nos mais variados países. Recomendo apenas pra quem não assistiu aos filme e documentário no Netflix (sim, são dois) ou não leu nenhuma biografia sobre ele.

Ana Rabelo 05/07/2020

Um breve resumo sobre Sérgio
Boa introdução sobre a carreira do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
Para quem gostou do ensaio, vale ler a biografia de Samantha Power, pois é muito mais elaborada.
Do autor, recomendo o ótimo 18 dias.

Ayrton Mascarenhas 23/03/2021

Livro ou prefácio?
Texto curto porém bom ao que se propõe. Um ótimo resumo da vida de um brasileiro e sua atuação na ONU. instiga o leitor a pesquisar mais sobre o sujeito.

carolmc_ 03/11/2020

Breve leitura
O livro conta de forma bastante resumida a trajetória do diplomata brasileiro Sergio Vieira de Melo, funcionário das ONU que atuou nos mais diversos conflitos com maestria.

Tatiana 13/01/2021

Breve biografia do diplomata brasileiro morto no Iraque
Sergio Vieira de Melo ficou mais conhecido no Brasil quando morreu, mas já era muito conhecido fora, no meio diplomático pelas sua atuação em missões de paz da ONU. Esse livro é uma breve biografía da carreira de Melo até o fatídico atentado terrorista que resultou em sua morte.

Nathan Oak 15/03/2021

Pragmática dos conflitos
O diplomata Sérgio Vieira de Melo foi figura eminente no cenário da geopolítica contemporânea. Em meio a conflitos sem jeito de paz, problemas que fugiam do alcance de qualquer que se atrevesse a propor resposta, com sua pragmática buscava conquistar espaço para negociação, tendo em mente o enorme impacto na população de desvalidos onde era descarregada toda a desgraça dos conflitos armados dos lugares onde atuou. Não amplamente conhecido no Brasil, Sérgio Vieira de Melo teve papel primordial na construção de um mundo um pouco menos ruim para muitos em várias partes do mundo.

Laura 05/07/2022

Introdução a Sergio Vieira de Mello
Baseado na biografia de Samantha Power, o breve ensaio nos faz ter ainda mais vontade de ler na integra a história de vida de um dos homens mais corajosos de nosso tempo.

Beni 08/01/2021

Suscinto
O livreto é bem curto, mas consegue dar uma boa visão dos feitos de um dos maiores diplomatas brasileiros do século XX. Com certeza a obra me instigou a conhecer mais sobre a vida e carreira do Sérgio Vieira

Sidney 19/12/2022

Boa introdução
Boa introdução sobre a vida de Sérgio Vieira de Mello. Pena que é curto, mas entendo que isso é a proposta. Fiquei com muita vontade de ler a biografia desse grande cidadão, praticamente desconhecido no Brasil.