Death by Metal

Death by Metal Rino Gissi

Resenhas - Death By Metal

Vinicius.Dias 20/07/2020

Deixe o Metal Fluir!
O livro Death By Metal conta um pouco da história do seu líder Chuck Schuldiner e a trajetória de suas duas bandas: Death e Control Denied. Particularmente eu gostei, mas senti um pouco de falta de um maior aprofundamento na infância/adolescência, além de uma ênfase maior no ambiente familiar, e nas relações entre o Chuck e seus pais e irmãos. Acho que esses fatores são extremamente importantes em uma biografia pois são eles que definem o caráter e a essência de cada ser humano. Para se ter uma ideia, no capítulo 2 já estamos lendo sobre o primeiro lançamento do Death: Scream Bloody Gore.

Em relação a banda, acho que o escritor fez um trabalho minucioso de investigação quanto a sua história e as várias pessoas que passaram por ela. Deu um ótimo foco em relação ao pré-lançamento, resenha das músicas lançadas e ao pós-lançamento com turnês e seus desfechos para cada álbum da banda. Além disso o livro é todo ilustrado com folders de shows, imagens dos discos e fotos da banda. Isso engrandece muito a arte gráfica do mesmo.

Um cara que foi criticado no início de seu projeto por ser arrogante e autoritário, mas que com o passar do tempo foi adquirindo mais maturidade e reconhecimento pela sua criação. Tido como o pai do Death Metal, se não fosse essa arrogância/prepotência e a sua busca constante por evolução e por ser tratado como um artista sério, provavelmente a música extrema não seria da forma como é hoje. Ele tinha convicção, sabia onde queria chegar e nunca aceitou um não como resposta. Foi atrás do que queria e definiu os pilares do Metal extremo. Um verdadeiro guerreiro que sempre colocou a música acima de tudo!

Eu ouvi muito Death em minha vida, mas confesso que já havia um tempo que não escutava. Graças ao livro pude desempoeirar minha coleção e reviver esses clássicos únicos da banda!! Ele conseguiu trazer para seus álbuns complexidade, brutalidade, técnica e melodia na medida certa. Sem contar as suas letras, que começaram com um gore adolescente bobinho e evoluiu para verdadeiros poemas sobre a essência humana e suas transgressões.

Um livro para todo fã de Metal!!

Foi lançado pela Editora Estética Torta que vem lançando ótimos trabalhos relacionados a música e ao Metal. Vale a pena conferir em suas redes sociais e em seu site o que já está em catálogo e o que está por vir nos próximos meses! Tem coisa boa pra caramba!

Deixe o Metal Fluir!!

Danilo 13/07/2021

Que livro sensacional!

Livro em capa dura, páginas com a lateral preta e o interior branco, muitas fotos e trechos de músicas que para mim, ficaram muito bem encaixados.

Sem romantizar a figura do músico, o autor tenta contar a perspectiva de uma pessoa que amava o que fazia e, por vezes, atropelava o desejo de outras pessoas. O autor desconstrói também o movimento que se iniciou naquele momento contextualizando-o com a época.
A escrita parte da infância, o que motivou o músico a tocar guitarra, como ele montou uma banda e usa os títulos dos álbuns como capítulos para melhor contextualizar os momentos do músico e sua evolução musical.

Rodrigo509 25/11/2023

Existem muitas pessoas, que fazem qualquer coisa por dinheiro, ou bem material. E tem aquelas pessoas que fazem aquilo, em nome de um ideal. E essas pessoas se tornaram ícones. E uma delas atende pelo nome de Chuck Schuldiner.

Para muitos, um músico autoritário e violento. Para outros, uma pessoa amorosa e sentimental. Para os fãs da banda Death, ele é pioneiro de um estilo, que virou febre nos anos 90.

Esse é o foco do livro Death By Metal, escrito por Rino Gizzi, e lançado pela editora Estética Torta. Toda a trajetória da banda, do início musical do Chuck, as primeiras bandas, o início do Death, os discos, as formações (que são tantas!), até o final trágico, em 13 de Dezembro de 2001.

O livro é todo centrado no músico, incluindo depoimentos dos familiares e ex-companheiros, que conheceram e conviveram com Chuck.

Rafaella 31/10/2023

O legado de Chuck Schuldiner jamais será esquecido
Gostei bastante do livro apesar de ter sentido falta do autor se aprofundar mais na vida pessoal do Chuck.

É um livro obrigatório para fãs de Death Metal ou, como eu, fãs do Death em si.

A musicalidade de Chuck Schuldiner é atemporal. Sua obsessão pela música o tornou um dos maiores músicos de todos os tempos. Foi alvo de polêmicas ao longo da carreira, envolvendo sua personalidade autoritária e um tanto egoísta, mas me diz: quem não possui defeitos?

O livro traz interpretações sobre as composições dos sete álbuns de estúdio do Death e curiosidades sobre um cara comum: simpático com os fãs, obcecado por metal, com um senso de humor peculiar, exímio cozinheiro, que amava os animais e a vida; acho importante pontuar o amor que Chuck sentia pela vida e o temor à morte. O nome Death é extremo porque a banda é extrema, apenas isso.

A evolução dos álbuns é nítida. A partir de Leprosy, nota-se um desenvolvimento grandioso. Temos um Chuck mais velho, escrevendo letras pautadas na sociedade e também em seu lado pessoal introspectivo. Além de letras fodas, temos riffs melódios e técnicos, sempre mantendo a brutalidade do metal tão prezado pelo frontman do Death.

Um homem notável que faleceu em 2001, aos 34 anos, devido a um tumor cerebral.

A música de Chuck Schuldiner não possui data de validade. Obrigada, Chuck. Seus guturais me acalmam.