Santos Casados

Santos Casados Ferdinand Holbock

Resenhas - Santos Casados

fabiola.chini 31/07/2020

Santos casados
No livro santo casados temos retratado às histórias e o exemplo de vida matrimonial de vários casais ,que colocaram Deus no centro das suas vidas
Construindo um matrimônio santo.
Recomendo a leitura, principalmente para que possamos perceber a importância do sacramento do matrimônio, tão desvalorizado na sociedade de hoje

Ir.Vivian.CMES 02/08/2020

Santos casados
Um livro muito bom com a história de mais de 200 Santos que foram casados, uma breve biografia da vida desses casais, que deixa um gostinho de quero mais, realmente maravilhoso ver que a santidade é possível para todos.

Cassia.Santos 05/11/2020

Choque de realidade: o amor despido de fantasias midiáticas
O livro traz muitas biografias de pessoas que alcançaram a santidade no matrimônio. Entre uma história e outra fica notável que o amor que existia entre casais de santos e beatos estão bem longe do amor idealizado na sociedade atual.

Diferente da atualidade na qual as pessoas veem o(a) parceiro(a) como alguém que pode ser substituído, a vida dos santos casados mostra que o casamento é, antes de tudo, comprometimento e aliança que não pode se quebrar.

Acredito que o livro é bom por desfazer a ideia de amor sem sacrifícios e total entrega. Diferente dos filmes de romances clichês, o livro traz as diversas facetas de um casamento: felicidade, filhos, lutas, provações, renúncias de si por amor ao próximo (no caso, seu/sua companheiro/a), traições, perdões e conversões.

Acredito que a parte mais lamentável do livro é o sofrimento de tantas mulheres santas em relação aos seus maridos. Muitas sofriam com a indiferença e a falta de carinho de seus maridos.

No entanto, apesar das dores, elas permaneceram firmes na fé e muitas conseguiram que seus maridos mudassem. Além disso, as mulheres sempre encontravam conforto em Jesus Cristo.

Acredito que seja um ótimo livro para dar um choque de amor na realidade (despido de fantasias românticas cinematográficas) nas pessoas, principalmente para aqueles/aquelas que buscam um matrimônio em Cristo, pois o amor verdadeiro é aquele que tudo suporta e tudo crê, ideia que perpassa todas as biografias dos santos casados no livro.

Ruth167 16/09/2020

A Santidade no matrimônio ao longo dos séculos.
Uma grande obra.
Esse compilado de pequenas bibliografias mostra a vida de inúmeros casais que serve de muita inspiração. Me chama a atenção a forma de, através do livro, acompanhar também a história da humanidade, narrada pelos dos contextos históricos e sociais onde essas Santas famílias viveram.
A profunda caridade com os mais necessitados, a fidelidade e a esperança no Senhor são características de todos, mas vividas de forma particular em cada um. Isso, por fim, nos mostra o quanto é possível a santidade no matrimônio sim.

Daii 23/10/2020

Prontos para o sacrifício?
Muitos religiosos afirmam que o casamento é uma "via crucis" no sentido de que a boa convivência mutua é algo complexo, ainda mais a convivência com amor, respeito e fé.
Aqui vemos histórias de coragem, fé e acima de tudo amor à Deus. Aqui se vê a valorização da vida humana de forma ampla. Um livro que me inspirou enfim ao amor real

Willame.Andrade 03/12/2020

É possível chegar na Santidade por meio do Matrimônio?
Muitas vezes caímos na tentação de achar que a santidade só é possível através de uma vida religiosa ou celibatária, esquecemos que todas as criações de Deus são para levar a humanidade a sua verdadeira e última vocação, o amor. Inúmeros santos foram religiosos, vivendo suas vidas de penitência e sacrifício para o bem da Igreja. No entanto, inúmeros católicos não fazem ideia de que casais vivendo o matrimônio também são igualmente chamados a santidade.

Em sua obra, o Monsenhor Ferdinand Holbock reúne mais de 200 santos e beatos que viveram o matrimônio, desde São José e os Santos dos primeiros séculos, até os tempos conterrâneos. Simplesmente ficamos impressionados com o número de santos e os frutos que eles geraram.

Vemos casais que se decidiram pelo casamento Josefino, onde os dois a modelo de São José e Nossa Senhora decidiram viver o celibato dentro do matrimônio, e outros que após ficarem viúvos, seguiram a vida religiosa. Mas a maioria dos casais manifestaram seus frutos através dos seus filhos, provando que o exemplo dos pais gera filhos santos. Podemos ver diversos exemplos como a família de Santa Terezinha, mas chamo a atenção para o fato de vários autores da patrística ou doutores da Igreja são filhos de casais santos...

São Basílio e Santa Emília geraram Santa Mariana (A Jovem), São Basílio Magno de Cesareia, São Gregório de Nissa e São Pedro de Sebaste. São Gregório de Nazianzo e Santa Nona foram pais de São Gregório de Nazianzo (O Jovem) , São Cesário de Nazianzo e Santa Gorgonia. Tóxicio e Santa Paula Romana que foram pais de Santa Blesila e Santa Eustoquia. Patrício e Santa Mônica que tiveram Santo Agostinho.

Muitos dos exemplos acima foram mártires, que morreram por acreditar na existência de um único Deus. Mas também teve santos que morreram por defenderem as vocações que Deus nos deixou.

Algo que parecesse absurdo, mas temos mais de um exemplo nos tempos modernos, um deles foi o beato Pedro To Rot, marido de Paula La Varpit, quando os japoneses na segunda guerra conquistaram seu país, determinaram a legalização da poligamia. O beato Pedro foi condenado a morte por defender que o Matrimônio deveria ser monogâmico e por ser uma obra de Divino.

Acreditar em Deus e no Matrimônio é algo tão grande que vale a pena morrer por ele? O fato é que as sagradas escrituras iniciam com um casamento entre um homem e uma mulher (Adão e Eva) , e terminam com um casamento entre Deus e a humanidade (Jerusalém Celeste). A conclusão é sim, o Matrimônio é instituído divinamente e leva pra Deus.

Danilo546 26/12/2021

O livro reúne uma grande coletânea de história de santos que foram casados, em breves resumos sobre suas vidas e as de seus cônjuges.
Ele tem como objetivo mostrar que a santidade é possível no matrimônio e que este é uma verdadeira via de encontro com Deus. No entanto, acredito que apenas uma pequena parte das histórias nele reunidas cumpre tal meta, pois, na grande maioria delas, os esposos apenas alcançaram a santidade após o fim do matrimônio, numa vida religiosa, ou apesar do esposo, ao aguentar o temperamento difícil do(a) companheiro(a). Histórias como a de Santa Zélia e São Luís Martin, que se santificaram no e devido ao casamento, são bem raras e este livro teria mais sucesso em seu objetivo se focasse em casais como eles.
Todavia, acho que vale à pena a leitura, afinal, vidas de santos sempre têm algo a nos ensinar!
Carolina 27/12/2021minha estante
Pensei o mesmo, pois a maioria das histórias é ?triste?, principalmente para as mulheres? quase todas são mal casadas

Geane.Gouvea 01/08/2023

Em Agosto, para os católicos,
é o mês vocacional!
E o título desse livro é bem
convidativo, provocativo, "desafiativo"
(acho que inventei essa última palavra ?).

Sim, é possível não só a busca, mas a vivência da santidade, no Sacramento do Matrimônio.
Mas como?
Disposição. Comunhão. Oração.
Para muitos algo ousado demais.
Para outros, uma oportunidade riquíssima de céu.

? Sinopse:

Inúmeros santos foram sacerdotes ou religiosos, vivendo vidas de penitência e sacrifício para o bem da Igreja. No entanto, muitos católicos não fazem ideia de que os casais vivendo o matrimônio também são igualmente chamados à santidade.

O Padre Ferdinand Holbock conta as inspiradoras histórias de mais de 200 santos e beatos que viveram o matrimônio - desde a Virgem Maria e São José, passando por Santa Margarida da Escócia, São Rei Luís IX da França, São Tomás More, até exemplos mais modernos, como Santa Gianna Beretta Molla e os pais de Santa Teresinha, São Luís Martin e Santa Zélia Martin.

O exemplo deixado por esses homens e mulheres revela-se de suma importância para uma vida matrimonial verdadeiramente cristã. Que este incrível rol de biografias revele ao leitor o poder da graça sacramental quando a promessa no altar é cumprida na alma e no coração do fiel.

? Minha Biblioteca Católica, sempre se supera a cada mês, com um tesouro a ser lançado, e esta obra riquíssima, merece dedicação de tempo e atenção, pois apreciar a vida dos "Santos Casados", sem romantizar o cotidiano do casal, em que cada um com seus temperamentos, mas que não desistem um do outro.

??????? "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." (São Marcos 10,7-9)

É hora de lembrar do matrimônio,
como uma realidade de santificação! ??

É hora de exaltar a família,
como Igreja doméstica! ???

Sim, é possível! ?

Saulo115 06/07/2020

Um Coração...
"O quão essencial, para um verdadeiro teólogo, é ter não apenas uma mente clara, mas sobretudo um coração repleto de fé". "Uma mente clara e um coração repleto de fé": não é isso o necessário, especialmente entre casais cristãos, para se conduzir correta e pacificamente um bom matrimônio?

Andre.S 26/07/2020

Um documento.
Livro documental sobre Santos Católicos que foram casados. Minucioso e escrito de forma enciclopédico, torna-se um importante documento
Sobre o tema.

Andreia.Kohut 23/08/2020

História de casais cristão que se santificaram pelo amor a DEUS.

Fran 28/12/2020

Excelente livro!!
Uma história mais emocionante e inspiradora que a outra.

Todos deveriam lê-lo.

Barbara Louize 29/12/2020

Livro muito bom e inspirador. Nós dá vários exemplos de como permanecer firme na busca pela santidade.

Marília 02/07/2020

Gostei muito desse livro. Me lembrou a fonte do carisma das Equipes de Nossa Senhora