A Roda da Vida

A Roda da Vida Elisabeth Kübler-Ross

Resenhas - A Roda da Vida

Luiz 09/10/2010

Encantador
A médica Elizabeth Kubler-Ross, autora de "Sobre a Morte e o Morrer", desenvolveu um trabalho pioneiro. Seus estudos sobre a morte e as fases do luto tiraram aquele escuro véu sobre o assunto e, como resultado, muitos temas da área médica deixaram de ser considerados tabus, melhorando a qualidade de vida de milhares de pacientes terminais desde então.

A Roda da Vida é a sensacional autobiografia da autora, que pode também ser considerada como um livro de desenvolvimento humano, místico e que ajuda a compreender todo o trabalho de sua vida.

Vivendo uma vida cinematográfica por excelência, Elizabeth escreveu cada capítulo de forma muito tocante, como se fossem contos. Sua infância, sua passagem pela II Guerra e muitas de suas aventuras são relatadas de forma clara e doce, que me fez devorar rapidamente as páginas.

E, quando menos se espera, a história de Elizabeth Kubler-Ross dá algumas guinadas sensacionais. Uma, em particular, me deixou de queixo caído. Posso dizer que o livro adquire tons fantásticos mais para o final, o que para mim foi uma grande surpresa.

Em certo momento, a cientista cética começa a ter experiências que a fazem perceber que há algo além do que nossos olhos podem enxergar. Algumas pessoas poderiam antecipar este momento do livro, já que desde as primeiras páginas ela procura deixar claro que, em nossa vida, não existem coincidências nem acaso: tudo faz parte de um plano maior.

Definitivamente, um dos melhores livros que já li na vida, cheio de lições importantes vindas de uma pessoa que cumpriu, muito bem, sua missão na Terra.
Georgia 29/06/2011minha estante
Para mim este tambem foi um dos melhores livros que ja li na vida! Vale a pena complementar que esta deveria ser uma Leitura
Indispensavel para todos aqueles que trabalham com pacientes terminais...

Aline 11/12/2017minha estante
concordo com vc Georgia - tb um dos melhores livros que li na vida.

Ivania 31/12/2021

Intrigante
Última leitura de 2021 e confesso que essa foi um verdadeiro desafio ao meu intelecto!
A roda da vida foi um livro que fugiu e muito daquilo que eu costumo ler e principalmente daquilo que eu acredito. Inclusive, achei que me faltou isso para aproveitar melhor a vida e obra da autora, crer.
É inegável a importância que o trabalho da Dra teve no campo científico, sua pesquisa deu início a Tanatologia e sua definição dos 5 estágios da morte são tão comuns a mim que fiquei positivamente impressionada por ter sido um trabalho dela. Porém, muita coisa que ela vivei ainda é demais pra mim, demais pra minha crença limitada.
De qualquer forma, foi um ótimo encerramento para o ano, que 2022 me permita ler tanto quanto 2021.

Raq 29/07/2022

Primeira autobiografia que li...e é simplesmente incrível
Não traz apenas a vida da autora, mas também vários conhecimentos e reflexões que com certeza ficarão marcadas para sempre em quem fizer a leitura.

Traz a história de uma mulher forte e inspiradora.

Fabio Shiva 16/06/2013

“A morte não existe.”
A psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross tornou-se renomada mundialmente ao praticamente fundar a Tanatologia (estudo da morte) com o seu seminário “Sobre a Morte e o Morrer”, onde pacientes terminais eram entrevistados e falavam abertamente sobre como é estar morrendo... e até além, nos casos de quase morte, quando o paciente é declarado morto mas acaba voltando à vida. Esse estudo permitiu a Kübler-Ross elaborar a profunda teoria que ficou conhecida como “As cinco fases da Morte”, que retratam os estágios emocionais diante de qualquer processo de perda (sendo a morte a maior delas): Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação.

Como ela mesma afirma em sua belíssima e comovente autobiografia, “A Roda da Vida”, nada acontece por acaso. Por isso sei que a minha própria vida está de alguma forma ligada à de Kübler-Ross e ao seu maravilhoso trabalho, e que de algum modo a minha missão pessoal está conectada com a dela... Por isso não tenho como falar desse livro sem falar um pouco de mim mesmo.

Quando eu estudava Psicologia na UERJ, matriculei-me na disciplina eletiva de Tanatologia, com o incrível professor Celso Lugão (se me lembro bem, o desejo de estudar Tanatologia foi um dos fatores determinantes para que eu cursasse Psicologia). O contato com a pesquisa de Elisabeth Kübler-Ross me impactou tanto que junto com meu irmão decidi fazer uma ópera-rock inspirada em seu trabalho. O resultado foi o disco “VIDA – The Play of Change”, da banda Imago Mortis, lançado em 2002 e que recentemente me trouxe a alegria de ser considerado um dos 60 melhores álbuns do heavy metal nacional. Na época, o resultado imediato de mais de um ano pensando noite e dia na morte foi que eu mesmo fui parar numa UTI, com a vida por um fio, onde pude constatar por mim mesmo a veracidade da pesquisa da Dra. Kübler-Ross... uma experiência pela qual sou muito grato e que redefiniu completamente as minhas prioridades desde então.

Mais de dez anos depois, minha amada amiga Elda Araújo, uma grande médica que admiro imensamente, insistiu para que eu lesse esse livro, sem mencionar o nome da autora. Que surpresa a minha ao ler aquele nome tão familiar na capa do livro! Realmente, nada acontece por acaso!

Demorei um pouco na leitura, pelo simples motivo de que é difícil ler com os olhos marejados de emoção... Um livro que mexeu profundamente comigo, me fez refletir muito e me sentir mais perto de Deus. Só lembro de um único livro que calou tão fundo em minha alma, que foi a “Autobiografia de um Iogue” de Paramahansa Yogananda. Comparar o livro de Kübler-Ross com o livro que mais amo no mundo é a minha maneira de expressar o quanto o considero fundamental para a evolução da humanidade!

Recomendado com muito entusiasmo para todos os viventes!!!

“A morte não existe.” – Elisabeth Kübler-Ross

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Fe 18/08/2021

Interessante
Cheguei a essa leitura sem saber ao certo o que esperar, mas fui positivamente surpreendida. Além da rica história de vida de Elisabeth, o livro é recheado de reflexões interessantíssimas sobre a morte e, principalmente, sobre a vida. Confesso que no final, quando a autora começa explorar a parte espiritual, eu, assim como toda boa cética, me senti levemente incomodada. Contudo, não tiro o mérito do livro, pois acredito que o desconforto faz parte da construção do conhecimento e da evolução individual. Recomendo para todos que tem interesse no estudo de cuidados paliativos, morte e pós morte. Aprendi imensamente com essa leitura, gostei dos capítulos curtos e diretos e me apaixonei pela história de obstinação e coragem da autora. Acredito que saí dessa leitura mais convicta que a vida tem a importância que damos para ela e que nossos maiores propósitos são o amor incondicional e a doação sem medidas.

Jacqueline.Katheri 01/01/2021

A unica lição que fica é o amor...
Ler a biografia de Elisabeth Kübler-Ross foi uma aventura que apreciei demais, não me recordo de ter lido anteriormente um livro autobiográfico do qual gostei tanto como foi nesse caso. Ao longo da história pode-se perceber que a própria Elisabeth sabia que sua jornada seria árdua porém seria algo que somente ela poderia realizar.
Filha de suíços e irmã mais nova de trigêmeas, Elisabeth, que vivia em um lugar grande, belo e aconchegante viu de perto tudo mudar devido a destruição e o terror causados pela Segunda Guerra Mundial, inclusive as consequências e devastação do pós-guerra. Ela também, conforme relata no livro, abriu caminhos no trato de pacientes psiquiátricos na América (local onde conheceu o marido e teve seus dois filhos) e de paciente com AIDS, doença que na época era totalmente desconhecida e fatal. Sua maior professora foi a vida, seus companheiros, além de médicos, foram religiosos e guias espirituais. Admiro muito a contribuição desta mulher para a área da saúde e do trato de pacientes terminais, como também a criação das fases do luto, elaborada após muito estudo, entrevistas, pesquisas e de enfrentar homens que tinham um ego maior que o dever de sua profissão.
Ao final só consigo ser grata por todo seu trabalho e legado! E por favor, leiam esse livro com respeito e mente aberta, obrigada!

P.S.: mais alguém aí que leu ficou mal/triste/fulo da vida com aquela parte do coelho no começo do livro? Fiquei na bad por isso e também por outros acontecimentos ao longo da narrativa...

Mi Hummel 08/09/2013

Tudo passa. Menos o amor.
" A única coisa que vive para sempre é o amor."

Eu relutei em começar a ler este livro. Levei cerca de um ou dois anos para decidir dar início a tarefa. E, devo dizer que não lamento.
Fiz no momento certo.

Elisabeth Kubler-Ross é uma lutadora.
Sobreviveu a si mesma.
Há lições muito belas em todo o livro...E é quase impossível não sentir-se tocada.
A morte é uma fatalidade.
A única diferença é que a maioria de nós pode viver sem pensar muito nisso.
Mas, chegará o momento em que um de nossos entes queridos estarão diante dela. Ou nós mesmos. E, o melhor que podemos fazer é tirar lições valiosas deste importante ciclo.

O estudo da tanatologia ( estudo da morte) é algo novo para o período da Dra Ross. A maioria dos médicos e pessoas a temem e tentam a todo custo evitá-la ou ignorá-la.
Então, a mais mirrada das trigêmeas Kubler-Ross decide "botar" a questão em pratos limpos, lutando contra a ignorância e a carência humana.

É um livro que trata da transitoriedade da vida que conhecemos e da necessidade de nos tornarmos borboletas, deixando para trás um pesado casulo.

O casulo do medo, do ódio, da dor, da posse...
Elisabeth revitaliza a epístola do apóstolo Paulo que em sua bela carta à Igreja de Corintos escreve:

"Agora, pois, permanecem a fé,
a esperança e o amor, estes três;
mas o maior destes é o Amor."

Felipe 24/10/2020

A roda da vida - resenha
A autora escolheu o símbolo adequado para representar seu livro (borboletas) um livro marcante que mostra o potencial humano de fazer o bem aos que necessitam e precisam acreditar na vida além da morte.

MellNavarro 20/01/2023

"A única coisa que vive para sempre é o amor."

É livro é a biografia da médica Elisabeth Kubler Ross e mostra como sua vida parece diretamente saída de um filme
Embora eu não concorde como todas as ideias dela, ela não deixa de ser uma inspiração para mim ao mostrar que sim, todos nós merecemos uma morte digna, sem sofrimento e com todas as nossas pendências resolvidas.
Ela trouxe um legado absurdo para a medicina e os cuidados paliativas e sua obra com certeza é eterna

ladyhugo 28/05/2023

????
Ótima reflexão sobre a morte e o morrer, acho que é uma leitura essencial a todos para entendermos a importância de enxergar o outro como ser humano e ajudá-lo sem olhar ao o quê.
As vezes meu ceticismo me fez crer que a autora estava falando nada com nada, por isso é preciso estar com a mente e o coração abertos para receber as mensagens que esse livro traz. Ainda estou digerindo e refletindo sobre tudo o que acabei de ler.
Mesmo sendo uma biografia da jornada da autora ao estudar a morte, não é uma leitura pesada. Na verdade, é leve até demais. Leve e necessária!

Rafa 27/08/2020

Pra quem gosta de espiritualidade
Adoro a Elisabeth, é incrível como ela é tão dedicada e sensível com os pacientes.

Lud 02/09/2023

Que leitura incrível! Adorei conhecer mais da história da autora. Já havia lido o livro mais famoso dela e gostado bastante, porém as reflexões que ela traz neste livro sobre a morte e o morrer são ainda mais incríveis, mais profundas. E quanta coisa essa mulher viveu! Para quem tem interesse em refletir sobre o assunto, a história da autora é realmente um convite para pensarmos a morte de uma maneira diferente do que costumamos pensar (ou até evitamos pensar).

Marília Medeiros 17/06/2021

Ufa!!!
Livro que é surpreendente do início ao fim.
Fala, principalmente, sobre seguir adiante mesmo com os destroços, muros, guerras e batalhas que a Vida nos impõe.

Dois fatos foram surpresas para mim: a autobiografia e o misticismo da narrativa.

Extraordinário.

Augusto 27/03/2015

3 estrelas
Sem dúvida é um daqueles casos de (auto)biografias de pessoas que realmente tem algo para contar de suas vidas. No entanto não gosto do gênero. Não concordo e não creio em muita coisa exposta pela autora, sobretudo no que diz respeito as suas experiências sobrenaturais, mas respeito a crença de Elizabeth, assim como de qualquer outra pessoa. Gostei muito da parte sobre a infância e adolescência dela, o livro vale a pena por isso.

Cecilia 17/10/2020

De camundongo à águia
"Depois de passar por todas as provas para as quais formos mandados à Terra como parte do nosso aprendizado, podemos então nos formar"

Um livro lindo que comove a cada capítulo