Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1922 encontrados | exibindo 16 a 31

Geise 13/04/2024

"Encontrou-se com o único mal irremediável"
Com certeza minha peça favorita até agora. É divertida do início ao fim, com momentos muito bons de reflexão. Já tinha assistido o filme, mas ler o livro é outra experiência totalmente diferente, mesmo que as duas obras sejam bem parecidas. Leitura super rápida e fluida, recomendo!

Carol749 11/04/2024

Divertido e fluido o livro tem mais coisa de contador de causos do que de peça teatral, mas não perde sua força na crítica social apesar da linguagem fácil e simples que é usada

Faline.Ferreira 11/04/2024

Eu adorei a leitura
Eu verso acabou-se agora, minha história verdadeira. Toda vez que eu canto ele, vêm dez mil-réis pra a algibeira. Hoje estou dando por cinco, talvez não ache quem queira. E, se não há quem queira pagar, peço pelo menos uma recompensa que não custa nada e é sempre eficiente: seu aplauso.
Adorável tanto quanto o filme.

Hassan Jorge 10/04/2024

Política e Atual
O grande mal do brasileiro é a falta de leitura. A maior parte de nós, tivemos o primeiro contato com O Auto da Compadecida, por meio do filme. Como o livre é escrito por meio de falas do teatro, grande parte das pessoas sente dificuldade em compreender. Porém, o livro é maravilhoso. Embora escrito em um período relativamente distante, ele traz temas ainda presentes na sociedade atual, como preconceito, politica, religião, avareza, etc. Suassuna foi surreal ao escrever o livro.

Duquxx 10/04/2024

Ariano é popular
Em um dia descontraído, resolvi ler pela primeira vez a peça teatral "Auto da Compadecida", do escritor paraibano Ariano Suassuna. E foi nesse clima despretensioso, sem criar muita expectativa e com curiosidade que me deparei com uma obra prima da literatura nordestina brasileira.
Os personagens são únicos, cômicos, simples e "vivos" ? vivos no sentido de serem facilmente encontrados rotineiramente ?, enfrentando problemas banais, como a miséria, a exploração dos mais pobres, a hipocrisia e a falsa moralidade de autoridades, e alguns muito inusitados, por exemplo: um testamento deixado por uma cachorra e um gato que descome dinheiro!
Nesse cenário de tantas narrativas mágicas como o sertão e acontecimentos tão inventivos é que se passa esse maravilhoso enredo que, relacionando fé, religiosidade, cultura e tradição, história e as muitas faces da sociedade, se comunica majestosamente bem com as mais diversas esferas e pessoas do nordeste, do Brasil e do mundo; revelando nossa verdadeira identidade enquanto comunidade.
Por isso, não se pode negar que, verdadeiramente, Ariano é popular!

Thiago 10/04/2024

...só sei que foi assim
Considerado (preguiçosamente) por muitos como um dos melhores filmes brasileiros, "O Auto da Compadecida" também é maravilhoso em seu meio original. Narrativa de tantos momentos emblemáticos, torna-se um exercício divertido e satisfatório notar como a produção da minissérie/filme dirigido por Guel Arraes foi fidedigna e soube expandir os incidentes originais do conto sem perder a sua essência; na bem da verdade, dá pra ficar sentindo falta de passar mais tempo com esses personagens e suas peripécias.
De qualquer forma, a leitura é encantadora, ágil e diverte da mesma forma incluindo gravuras típicas do cordel. A única ressalva fica para a formatação das páginas que deixou o texto muito próximo das margens estilizadas.

Reynaldo15 09/04/2024

Valha-me Nossa Sra., Mãe de Deus de Nazaré!
Se trata de uma peça maravilhosa que expressa a beleza do recitar dum cordel por um sertanejo e a fé do povo nordestino, cuja confiança em Deus é aquilo que lhe dá forças pra lutar contra a dor da pobreza e ainda sorrir

Vanessa 09/04/2024

História muito divertida mas com crítica social! Eu facilmente leria mais e gostaria de continuar acompanhando as histórias do João Grilo e do Chicó. O audiobook da audible só melhorou a experiência. Fiquei com vontade de rever o filme.

whatsmaryreading 07/04/2024

Apaixonante!
Ariano Suassuna tece um retrato caricato e vibrante da vida no Nordeste brasileiro, capturando a essência da cultura popular, da religiosidade e da linguagem regional.

A obra mescla humor ácido com crítica social, expondo as desigualdades e injustiças presentes na realidade nordestina.

Suassuna utiliza uma linguagem rica em regionalismos e expressões populares. A narrativa oscila entre momentos de humor e drama, explorando os diversos lados da natureza humana.

Apesar das dificuldades e sofrimentos, os personagens demonstram fé e esperança, buscando a redenção e a felicidade. A obra convida o leitor a refletir sobre a vida, a morte, o amor, a fé e o sentido da existência humana.

Auto da Compadecida é uma obra imperdível para quem deseja conhecer a cultura nordestina e mergulhar em uma história emocionante, repleta de humor, drama e reflexões sobre a vida.

Bluesrings 06/04/2024

Extraordinário, realmente um clássico da literatura brasileira que faz até quem detesta esse gênero se apaixonar pelo livro !!!!

May 05/04/2024

Universo de situações hilárias e reflexões profundas
Ariano Suassuna nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras culturais e nos envolve em um universo de humor e crítica social. Em "O Auto da Compadecida", somos apresentados aos inesquecíveis João Grilo e Chicó, cujas aventuras nos conduzem por uma jornada repleta de situações hilárias e reflexões profundas.

A escrita acolhedora de Suassuna nos faz sentir em casa, mesmo quando explorando tradições e costumes regionais que podem ser estranhos para alguns leitores. A narrativa é permeada pelo humor maravilhoso do autor, que encontra espaço até mesmo nos momentos mais sérios e nas críticas sociais afiadas.

Ao longo da história, somos convidados a refletir sobre as lutas diárias pela sobrevivência em meio a um cenário adverso, enquanto nos encantamos com a complexidade dos personagens e seus dilemas morais. A comparação entre o bem e o mal é habilmente explorada, revelando que nenhum indivíduo é totalmente bom ou totalmente mau.

Mesmo para aqueles que já estão familiarizados com as adaptações cinematográficas e televisivas, a leitura do texto original é uma experiência enriquecedora que não perde o seu encanto. A cada página, somos cativados pela maestria com que Suassuna constrói seu mundo fictício, repleto de cores, sabores e personagens inesquecíveis.

"O Auto da Compadecida" se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano, pela sua capacidade de nos fazer sorrir, refletir e nos emocionar ao mesmo tempo. É uma obra que eu recomendo fortemente a todos, e que certamente merece ser apreciada em suas diversas formas, inclusive em sua versão teatral, como o próprio autor desejava. Como me apaixonei tanto pela obra, eu não sei, só sei que foi assim.

Natalia Oliveira 04/04/2024

Um dos poucos filmes que assisti mais de uma vez... E ler o livro foi tão bom quanto, me arrisco a dizer que foi melhor...Que delicadeza de livro... Chicó e João grilo tem todo o meu coração ??... Relerei todo ano sem dúvidas ???

Vit 03/04/2024

é uma história tão nostálgica e gostosa que até o áudio do audiobook te remete as momentos específicos como se eu estivesse vendo o filme

Maria.Gabriela 01/04/2024

Vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer...
Gostaria de ter lido com mais tempo. Os personagens são deliciosamente engraçados. Particularmente não tenho experiência com peças, mas achei muito bem descrita, o autor deixa claro os sentimentos que quer repassar a quem assiste.

A história em si é curta e muito rápida, não tem nada que faça o texto ser de difícil compreensão. Os personagens tem características muito humanas e cada um com seus defeitos são defendidos e acusados. Sem dúvida merece todo o reconhecimento que tem.

1922 encontrados | exibindo 16 a 31