Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

Montemagni 27/03/2024

Tudo que é vivo morre!
Meu deus, que leitura incrível! Rápida, mas maravilhosa. Um texto engraçadíssimo (gargalhei em algumas partes) e muito perspicaz com as críticas. Só me arrependo de não ter lido antes!

Carolina 27/03/2024

Tão incrível quanto o filme. Durante toda a leitura eu fui lembrando das cenas do filme. O versinho para Nossa Senhora é a minha parte preferida ?

Leo Ferreira 27/03/2024

Confesso que espera mais.
Já conhecia a história por ter assistido ao filme, porém esperava ter alguma coisa nova e/ou mais profunda no livro, o que não aconteceu, muito pelo contrário, o filme tem mais conteúdo que o livro.
A meu ver, uma leitura chata, sem nenhuma empolgação.

Eduardo.Staque 26/03/2024

Genial!
Muito gostosa a leitura dessa peça, interessante as sugestões de cenário e andamento, e tudo me lembrou bastante A farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.
Simplicidade e contexto da região são perfeitos na obra.

O filme captou muito bem a essência da obra e transcreveu de forma impecável.

Quero muito ler os romances do Suassuna

Pedro.Gondim 24/03/2024

Tudo que é vivo morre
?Acabou-se o Grilo mais inteligente do mundo. Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.? (p. 134)

Cristiano123 24/03/2024

Auto da Compadecida
Uma leitura leve e gostosa, que se apropria de episódios da literatura de cordel, de fontes populares, com um belo toque do autor.

Tales Martinelli 24/03/2024

Rápido, divertido e emocionante
Que delícia de leitura! Livro extremamente divertido e comovente, leve e preciso nas falas icônicas dos personagens marcantes!

Geralmente eu gosto de ler o livro antes de ver as adaptações (filme ou série), mas nesse em específico, fico feliz por ter visto inúmeras vezes o filme... Porque é a coisa mais engraçada que tem é ler as falas dos personagens com a voz e os trejeitos eternizados no filme!! Isso complementa demais a leitura!

Em resumo, recomendo a leitura para todos, principalmente para aqueles que amam o filme, vocês não vão se decepcionar!!
Cyntia 24/03/2024minha estante
Um clássico!

samuelmorais 22/03/2024

Um clássico!
Como não se emocionar lendo o texto que inspirou uma das adaptações que marcou gerações e gerações como ?O Auto da Compadecida?? Ariano é um gênio e um ícone nordestino e paraibano. Já me sinto preparado pra reassistir esse clássico e a continuação que sai no final do ano!

Raquel1529 22/03/2024

? Eu sou homem, mas sou frouxo! ?
Na minha humilde opinião, pela primeira vez fizeram um filme melhor do que o livro, senti falta de três personagens, e outras cenas, a peça em si é maravilhosa, mas o restante do livro, é apenas para aqueles que gostam do gênero, criei muita expectativa.

thamaralho 21/03/2024

Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
Muito engraçado e leve, adorei. Agora reverei o filme e eu não posso morrer sem assistir a uma peça de teatro sobre esse livro.

Joyce 20/03/2024

Todos precisam ler
É um clássico contemporâneo! Chegou até mim através do filme, quando eu deveria ter uns 12 anos, em uma aula de teatro no Ensino Fundamental. Agora, mais de 15 anos depois, tive o prazer de ler a peça que deu origem ao filme.
Infelizmente, tive o primeiro contato com o filme dos anos 2000, então li tudo na voz dos personagens e com a cara dos atores do filme. O que influenciou muito minha leitura, não sei dimensionar se foi algo bom ou ruim.
O mais importante é que fiquei extremamente encantada e com vontade de conhecer mais da literatura e da arte nordestina.
Apesar de já ter ouvido muito sobre Suassuna, visto suas entrevistas, nunca tinha lido nada dele. Um pecado, para quem se interessa tanto pela literatura brasileira, mas juro que irei mudar isso e em breve ler outras de suas obras.
Acho muito interessante quando os livros vêm com informações literárias da obra e biográficas do autor. Essa versão que eu tenho fala sobre causos da peça que são comuns de encontrar em outras obras de cordel, como um bem comum que está na mentalidade popular.
Foi legal também conhecer sobre o Encourado, não sabia que tínhamos um vampiro/diabo brasileiro, além do Zé do Caixão hahah

Lucas1429 20/03/2024

Auto da Compadecida
Tinha muito preconceito com esse livro por causa do filme que achava muito sem nexo (ainda acho) mas quando fui ler até que é legalzinho
A leitura é fluida e bem rápida e da pra entender tudo, não é que nem aqueles livros do Machado de Assis (Graças a Deus)
Também é legal ele ter esse caráter religioso mas com viés cômico, o que deixa tudo melhor

Sara :) 20/03/2024

Clássico
Já se entende porque é um clássico né? Muito bom. Eu dava tanta risada lendo. A crítica por trás de tudo é genial. Goste de mais!

leioparanaocometersuicidio 19/03/2024

Li por conta que a escola passou. Pensei que fosse ser chato igual a todos os livros que já li porque mandaram, mas na verdade, me diverti muito lendo. Vale muito a pena caso queira conhecer mais da literatura nordestina.

Miguel.Sardenberg 18/03/2024

Foi uma experiência muito boa ler o livro antes de ver o filme (sim, eu nunca tinha assistido essa obra-prima). Com certeza o livro mais engraçado que já li, Ariano era um gênio que sabia o que tava fazendo!