Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1922 encontrados | exibindo 16 a 31

Claukalline 20/05/2020

Leitura divertida
É uma leitura muito gostosa e rápida, que faz você rir pra caramba. Além de tudo ser bem nordestino, minha terrinha. Não tem como não amar.
Geórgia 22/05/2020minha estante
Oxe....E pq vc deu 4 e não 5 estrelas?

Claukalline 22/05/2020minha estante
Tem uns Pq's rsrs.

Geórgia 22/05/2020minha estante
Ok

Eric Luiz 09/04/2022

Mesmo que tenha assistido ao filme, leia!
Por mais conhecida que a história seja, não conseguia parar de ler.

Encanta a genialidade de Ariano Suassuna ao ilustrar a cultura nordestina de forma tão bem-humorada e inteligente. Quem não leu, leia! Mesmo que tenha assistido ao filme, vale a pena a leitura!
JurúMontalvao 09/04/2022minha estante

Cris 01/05/2023minha estante
Será q só eu leio e fico rindo sozinha??? Rsss

Eric Luiz 01/05/2023minha estante
Eu também, Cris. Rsrs

Albieri 17/02/2021

Amoooo
6° Livro do Ano
??????

Auto da Compadecida -Ariano Suassuna

Não tenho palavras para descrever esse livro, escrito como uma peça de teatro. Já posso dizer que entra nos meus favoritos, afinal o filme o Auto da Compadecida é meu filme nacional preferido.

Ter a honra de ler esse livro me leva a uma série de sensações.

João grilo o amarelo safado que fez muitos de nós rir e chorar com suas peripécias, eu amei do começo ao fim.

Claro que o filme é diferente, pois acrescenta-se mais coisas e tira-se outras, mas os dois são perfeitos amei.

#AutodaCompadecida #ArianoSuassuna #literaturanacional #literaturaBrasileira #livro #amoler #instalivros #tagsforbooks #bookstation #biblioteca #cabeceira #skoob #minhaestante #kindle
Eliude 17/02/2021minha estante
Ariano é maravilhoso!

Albieri 17/02/2021minha estante
Sem dúvida.

Michela Wakami 18/02/2021minha estante
Ariano é maravilhoso!??

Li 02/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JUNHO - PEÇAS TEATRAIS *OFICIAL*
Sinopse: : Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita e em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de genero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.

Bom, por causa do colégio, onde eu era obrigada a ser atriz e ainda participar da produção (se eu não precisasse representar, não teria problemas com esta parte), tenho verdadeira ojeriza ao tema. Desde aquela época nunca mais coloquei os olhos num texto deste tipo, apesar de gostar do teatro em si.
Enfim, escolhi o auto da compadecida pois gostei do filme de Guel Arraez...

A base da história é sobre hipocrisia e corrupção na igreja, ou pelo menos eu entendi assim... Suassuna se baseou em livros de Cordel e usou elementos da cultura nordestina (apesar d´eu não conhecer alguns abordados, acho que deve ser coisa dos estados mais lá para cima, rs) para dar corpo ao texto, tudo com muita ironia.
A peça tem uma estrutura diferente e algumas coisas foram acrescentadas no filme de Guel Arraez, e falando sério, prefiro o filme por alguns motivos: O autor sugere que o cenário da peça seja como um picadeiro de circo e que tenha um palhaço como “mestre de cerimônia” e representante da sua pessoa, além de que os atores aparecem como eles mesmos no começo e no meio da peça, as mudanças de cenários são na frente do público, sei lá... Eu ficaria desconfortável e acharia a coisa toda muito bagunçada! E, fora o de soleil e o imperial da China, detesto circos e palhaços em geral, admito.

Esse trecho é do começo da peça, quando o palhaço explica o mecanismo do espetáculo:
“ PALHAÇO
Ao escrever esta peça, onde combate o mundanismo, praga de sua igreja, o autor quis ser representado por um palhaço, para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia. Ele não tinha o direito de tocar nesse tema, mas ousou fazê-lo, baseado no espírito popular de sua gente, porque acredita que esse povo sofre e tem direito a certas intimidades.”

Praticamente todos os livros que leio têm críticas à igreja católica (ou pelo menos a seus membros), é muito engraçado, porque juro que não escolho os livros pensando nisso.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Larissa 03/06/2011minha estante
Eu so' vi o filme e gostei muito, escolhi O Santo e a Porca do Ariano Suassuna para ler este mes. Boa escolha.

naomi 05/06/2011minha estante
eu li pro desafio do ano passado, gostei bastante.:)

Viquinha 10/06/2011minha estante
O filme é bom...a peça não li. Mas tenho a impressão que deva ter uma toada boa, gostosinha. Também como você, não sou uma boa apreciadora de circos, especialmente dos palhaços. Acho meio sem graça. Agora, me preocupa o fato de que as tarefas compulsórias gerem tanto ojeriza na gente e acabem por influenciar nossos gostos. Até mais ver, garotinha.
Beijões

Evy 30/06/2011minha estante
Li,
Eu também li esse livro para o desafio e gostei bastante viu! Adorei os diálogos, e as critas são ótimas e inteligentes! Esse me surpreendeu, apesar de não gostar do gênero teatro!
Bjos

Francisco240 01/03/2022

O filho de chocadeira quer me levar para o inferno?
Um livro muito engraçado, crítico, sagaz com uma escrita leve e bem humorada.
O livro vai se passar em Uma cidadezinha no interior do Nordeste, um desse vai relatar as peripécias de João Grilo, que serão narradas de ações na cidade até o pós vida com diversas críticas sociais e metáforas bem vestidas de simplicidades e acasos cômicos.
Francisco.Martins 01/03/2022minha estante
O filme é fiel ao livro? Gosto muito do filme

Francisco240 02/03/2022minha estante
É sim!

Francisco240 02/03/2022minha estante
Inclusive o livro é uma espécie de peça, então boa parte das falas presentes na peça são praticamente as mesmas que aparecem no filme sem muita modificação linguística, o Vitória o livro muito fiel ao filme

Tiago Doreia 18/06/2021

Uma das minhas leituras brasileiras favoritas
?Cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.?

Li essa incrível obra a primeira vez no ensino médio, e tenho uma recordação de ter apreciado bastante, mesmo não tendo a maturidade literária que tenho agora, que por consequência me fez apreciar muito mais nessa segunda leitura.

O auto da compadecida é uma incrível sátira social, do nosso amabilíssimo Ariano Suassuna, em formato de peça teatral que abrange um estudo muitíssimo bem humorado sobre os diversos grupos que constituem nossa sociedade.

Apesar de ser uma obra relativamente curta, aborda tantos pontos relevantes que seria necessária uma análise completa para abordar todos. Mas somente para citar algumas: a maneira como cada um age única e exclusivamente pensando em seus interesses e como tal atitude de um ou de outro vai beneficiá-lo. O interesse em lucrar, seja literal ou figurativamente é tamanho que muitos esquecem seus princípios (se é que já tiveram algum) de maneira a cegar-se propositalmente a fim de lograr êxito em extrair benefício daquela situação.

A religião entra fortemente tanto no enredo como na análise do indivíduo e da sociedade, visto que este é um elemento forte na vida das pessoas, principalmente nesse contexto de sertão nordestino do século passado.

É incrível como Ariano consegue trazer um equilíbrio pra esse elemento religioso, tanto na hora de exaltar a importância da religião como uma forma de salvação, de seguir e praticar as boas condutas; quanto pra expor suas fragilidades e sua face mundana e pecaminosa, representada pelas falhas de homens do mais baixo ao mais alto clero, todos corrompidos em maior ou menor nível.

O autor ironiza mais uma vez com um personagem, o do frade, que aos olhos de todos era um ?débil mental? mas que no fim foi o maior merecedor de honrarias religiosas.

Outro ponto muito interessante é a maneira como Ariano Suassuna quebra a 4ª parede, em um certo momento que o palhaço chama os atores para frente do plano e há um diálogo muito interessante que destaca essa questão. Vale a pena prestar atenção nessa conversa!

Um plus muito interessante é como o ilustríssimo Suassuna valoriza a cultura do sertão nordestino. Além de todos os elementos que ambientalizam a história, é interessante notar que algumas das incríveis histórias contadas na peça, como o gato que descomia dinheiro por exemplo; foi tirada de uma literatura de cordel.

Há inúmeros outros assuntos que valem uma ótima discussão, como a postura de alguns personagens, arrogantes e prepotentes diante de um pequeno, mas submissos e ordinários diante dos grandes, além de adultério, confiança (ou a quebra dela), suborno, calúnia, mentira, roubo, e assassinato. Mas para não me estender demais, queria deixar somente elogios pra essa maravilhosa obra que me arrancou reflexões e risadas durante todo o percurso de leitura.

Recomendo fortemente essa obra-prima da literatura brasileira!
Manuela 21/06/2021minha estante
Suassuna tem uma habilidade ímpar em abordar assuntos complexos de forma simples e, de certo modo, lúdica. Um mestre brasileiro, que exaltou a cultura nordestina de forma brilhante.

Tiago Doreia 23/06/2021minha estante
Além do maravilhoso senso de humor pra apresentar todas as questões, um verdadeiro mestre.

Manuela 27/06/2021minha estante
Definitivamente. O humor é o ponto chave de sua obra, faz a gente rir até das desgraças.

Isabelly 17/03/2024minha estante
Mas ja???

Isabelly 17/03/2024minha estante
Que bom que gostou naju

JAlia372 17/03/2024minha estante
ele é mto rápido de ler

lele 16/07/2021minha estante
Poxaa não sabia que tinha livro. Amooo o filme

ChloA0 16/07/2021minha estante
Poisé consegui online num site

Camila Da Rós 11/09/2021

Bomba nuclear da escola
Que livro insuportável!! N tem nada a ver com nada, todos os personagens são chatos e a história é péssima. Me sinto até mal por chamar isso de livro, agora vai se chamar pedregulho!
Mrs. Greenbriar 11/09/2021minha estante
Espero q a escola nunca me mande ler o pedregulho?

Camila Da Rós 11/09/2021minha estante
Tbm espero kkkkkkk

José Marques 14/08/2021

Como não ficar apaixonado?!
Já perdi as vezes que assisti O Auto da Compadecida, filme de 2000, e sempre me divirto, caindo na gaitada (risada, para os não nordestinos!).

Um filme de peso, com um elenco perfeito e insuperável, destaco entre eles @mathnachtergaele, @denisefragaoficial, @seltonmello, @limaduarte, @fernandamontenegrooficial, além do saudoso e grandioso Rogério Cardoso.

Sempre algo me deixava inquieto: precisava ler a peça do gigante Ariano Suassuna! Depois de 20 anos, finalmente li e fiz questão de fazer isso lentamente. Aproveitando cada palavra, imaginando cada situação, mesmo minha imaginação estando viciada com o filme de 2000.

Ariano traz no texto do Auto da Compadecida recortes de folhetos de cordel contendo a mais pura e fina tradição popular nordestina, nos apresentando nosso herói João Grilo e seu fiel amigo Chicó, vivendo situações únicas na cidade sertaneja Taperoá.

Qual motivo de gostar tanto? Eu, como nordestino e do sertão, me vejo em João Grilo, no Chicó, no Bispo, no Padre, no Padeiro, na Mulher do Padeiro, no Coronel e no Cangaceiro. Está ali, a nossa linguagem, nossas mungangas, nossos erros e nossos acertos. É uma cor das cores compõe a aquarela que é o Nordeste!

RECOMENDO! Leia, viva e sinta o nordeste.
Maria Clara Mendes 15/08/2021minha estante
Ariano é bom demais ? recomendo A História do Amor de Fernando e Isaura para uma próxima leitura dele. Leitura fluida e interessante de acompanhar.

José Marques 15/08/2021minha estante
Maria Clara sua recomendação já está anotada! ? Valeuuu pela dica!

Bruna Tiene 04/07/2021

Suassuna é meu muso
Eu ri... não,..na verdade eu gargalhei!!

Que leitura deliciosa, leve, simples e ao mesmo tempo rica!

Suassuna prova que menos é mais sempre!!!!!
Nathália Rabello 05/07/2021minha estante
Que resenha mais amor!!!!

Bruna Tiene 06/07/2021minha estante
Poucas palavras para não escrever um livro sobre ele!!!

Carolina 10/09/2020

Top 10 lista brasileira
Dá pra acreditar q comecei esse livro de 7 da noite de 9 já tinha terminado??

O filme que somos acostumados a ver a sessão da tarde é de uma fidelidade assustadora. Entretanto, no filme tem algumas partes a mais que no livro.

Mas super vale a pena, super recomendo!
ElaManoela 11/09/2020minha estante
Amiga, algumas partes do filme são da peça O Santo e a Porca, que é ótima também. Nela tem a personagem Caroba, que é uma versão feminina do João Grilo! Eu amo!

Carolina 12/09/2020minha estante
Já quero ??

Dábyne 23/10/2020

Só sei que foi assim... Maravilhoso!
Sempre tive curiosidade nesta leitura, pois adoro a adaptação feita à tv. Ah, e que delícia, enfim, ter esse encontro. Essa história super cômica, traz como pano de fundo a cultura nordestina e as dificuldades que o povo do sertão sofre. Traz a lição de que julgar o próximo nos exige uma conduta incorruptível em todas as áreas da vida, o que ninguém consegue manter o tempo todo. Por isso deixo esse trecho em destaque, recheado de muita ironia e reflexão: "Espero que todos os presentes aproveitem os ensinamentos desta peça e reformem suas vidas, se bem que eu tenho certeza de que todos os que estão aqui são uns verdadeiros santos, praticantes da virtude, do amor a Deus e ao próximo, sem maldade, sem mesquinhez, incapazes de julgar e falar mal dos outros, generosos, sem avareza, ótimos patrões, excelentes empregados, sóbrios, castos e pacientes." (p. 137)
LG 08/11/2020minha estante
Eu nunca li, acredita? Eu queria começar a obra de Suassuna pelo romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue Vai e Volta. Parece ser um romance e tanto. Suassuna também tem um livro sobre Estética, acho que vale a pena conferir.

Dábyne 12/11/2020minha estante
Nossa, vou conferir sim!!! ??

Mr. Jonas 04/02/2018

Auto da Compadecida
A peça é narrada pelo palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim. Quando o bispo descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não arrumasse problemas.

Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo arma com Chicó para também tirarem vantagem da situação. Manda Chicó enfiar moedas em um gato e esconder uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.

Como havia perdido seu animal de estimação e também era interesseira, João resolve vender o gato que ?descomia? dinheiro para a mulher do padeiro, o gato no qual Chicó tinha colocado moedas. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Neste momento, estão reunidos todos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido ao padre, ao bispo e ao sacristão.

Ouvem-se tiros e uma gritaria do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, este lhe dá de presente uma gaita abençoada por Padrinho Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.

Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue; Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Severino, então, ordena a seu capanga que lhe dê um tiro e depois toque a gaita para que ele possa ir encontrar com Padre Cícero e depois voltar. O capanga obedece, atira, mas quando toca a gaita nada acontece. Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo.

No céu, todos se encontram para o juízo final. O diabo e Jesus apresentam as acusações e defesas. João então chama Nossa Senhora para interceder por eles. É o que ela faz. O padre, o bispo, o sacristão, o padeiro e sua mulher são mandados para o purgatório. Severino e o seu capanga são absolvidos e enviados ao paraíso. João simplesmente retorna a seu corpo.

Quando retorna, vê Chicó lhe enterrando, levanta e dá um susto no amigo. Depois de conseguir fazer Chicó acreditar que está vivo, os dois se animam e fazem planos para o dinheiro do enterro. Até que Chicó se lembra da promessa que fez a Nossa Senhora, que daria todo dinheiro caso João sobrevivesse. Depois de uma discussão, decidem entregar todo o dinheiro à Igreja.
Vanuza.Dias 11/05/2021minha estante
Amooo!

Mr. Jonas 12/05/2021minha estante
Sim, é hilário e sensacional!!!

Vane 30/06/2021

Minha obra preferida.
Já li e reli. Amo o livro. Amo o filme.
Que graça! E que desgraça!
Livro crítico com humor.
Humor único.
A criação do personagem João Grilo é um presente para o mundo. Tão único.

Essa obra é brilhante. Além do tempo. Inesquecível. E que vale ser apreciada sempre e para sempre.
skuser02844 30/06/2021minha estante
"Num sei... só sei que foi assim!"

Erica 30/06/2021minha estante
Viva Ariano!! orgulho de ser nordestina e ter esse ilustríssimo como conterrâneo.

1922 encontrados | exibindo 16 a 31