Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1922 encontrados | exibindo 46 a 61

Carolina 10/09/2020

Top 10 lista brasileira
Dá pra acreditar q comecei esse livro de 7 da noite de 9 já tinha terminado??

O filme que somos acostumados a ver a sessão da tarde é de uma fidelidade assustadora. Entretanto, no filme tem algumas partes a mais que no livro.

Mas super vale a pena, super recomendo!
ElaManoela 11/09/2020minha estante
Amiga, algumas partes do filme são da peça O Santo e a Porca, que é ótima também. Nela tem a personagem Caroba, que é uma versão feminina do João Grilo! Eu amo!

Carolina 12/09/2020minha estante
Já quero ??

Larissa633 30/04/2021

MANUEL:
"Silêncio, João, já lhe disse que não interrompesse.

JOÃO GRILO:

"O senhor me desculpe, mas a língua fica balançando na boca que chega a me dar agonia. Eu posso ouvir um safado desses dizendo que prestava e ficar calado???"

KKKKKKK
Pepo 01/05/2021minha estante
Aaaaaaah o filme é incrível!! Sou doido pra ler o livro

Larissa633 01/05/2021minha estante
Achei muito divertido o livro também. Mas ele é um roteiro de peça de teatro. Rapidinho dá pra ler .

Sofis 24/03/2021

Não tem nada de ruim envolvendo essa obra, eu choro de ri com esse livro, Ariano Suassuna você é incrivel
Vítor 24/03/2021minha estante
nunca li

Sofia 25/03/2021minha estante
Amoooo

Ari Phanie 04/01/2023

"Não sei, só sei que foi assim."

Eu me lembro de quando vi o filme Auto da Compadecida e ter achado DEMAIS! Era uma fábula memorável. E sobre o meu Nordeste, onde eu conseguia reconhecer os símbolos do meu povo e os elementos da nossa cultura. Mas levei um tempo até descobrir que a peça tinha sido transformada em livro. E levei mais algum tempo até perder o receio de ler a obra. Tive medo de que a edição não fizesse jus à história e de que perdesse a essência que é apresentada em filme/peça. Não era preciso me preocupar com isso, descobri assim que comecei a ler.

O texto apresentado é em formato de roteiro, é simples de acompanhar e logo a familiaridade com os personagens e as situações que eles criam nos envolve e diverte. João Grilo e Chicó são os protagonistas, e são a alma da história. Não há como não simpatizar com eles, mesmo que sejam astuciosos e aprontem bastante com as mentiras que contam. A gente rir do começo ao fim com as presepadas que os dois criam. Mas não é só de comédia que o livro trata. Na realidade, o Suassuna usou a veia cômica para falar da simonia, da soberba, da avareza e do racismo que podem corromper até mesmo aqueles homens mais santos. E ele fez isso com a mestria dos grandes contadores de história nordestina.

É impossível ler e não enxergar e amar a criatividade e genialidade do grande Suassuna. Sem dúvidas, é um grande clássico brasileiro. Ainda que eu ame mais a adaptação para o cinema, o livro simplesmente precisa ser lido. Foi a melhor leitura que eu poderia escolher para começar o ano. Recomendadíssimo.
Craotchky 04/01/2023minha estante
sem dúvida um clássico da literatura nacional. E uma gostosura de se ler

Ari Phanie 05/01/2023minha estante
Demais. ?

deivison 04/02/2023

Não sei, só sei que foi assim!
Auto da Compadecida é uma leitura bem divertida e cheia de simbolismos nordestinos, já tinha visto o filme várias vezes e até tive a honra de visitar a cidade em que foi gravado, mas fui ler o livro só agora, e eu amei demais!

Mesmo sendo uma história curtinha, Ariano Suassuna critica - de forma descontraída - os valores que eram prezados na época, como questões financeiras, sociais e a influência do Catolicismo na vida das pessoas.

Ele é bem curtinho e é do gênero teatral, então é bem interessante lê-lo imaginando como se fosse uma peça mesmo. Eu como Paraibano me sinto bastante feliz em ver que a literatura Brasileira é honrada por um nome tão ilustre como Ariano Suassuna!
Clara.Oliv 04/02/2023minha estante
Que resenha boa amg, deu até vontade de comprar o livro pra ler!!

deivison 04/02/2023minha estante
@Maria4286 muito obrigado??! e é ótimo, você não vai se arrepender dessa leitura

laurasantana 24/11/2023

Auto da compadecida
O auto da compadecida foi uma das coisas mais deliciosas que tenho lido em vida minha, desde que sei ler.
Victor 24/11/2023minha estante
É tão bom quanto o filme, ou melhor?

laurasantana 24/11/2023minha estante
eu acredito que seja melhor do que o filme, porque o livro tem muitas partes que o filme não mostra

não 06/01/2024

Foi assim.
(4,25)
Confesso que nunca vi o filme, mas definitivamente vou assistir ainda hoje. E quando tiver alguma peça, COM CERTEZA irei ver.
Acompanhei em audiobook e égua foi maravilhoso, sério. Se puderem, ouçam, porque a experiência fica muito melhor, acho que só gostei o tanto que gostei por causa dos atores que fizeram as vozes, deram muita vida à história.
É engraçado e confesso que fiquei triste de chegar ao fim, queria continuar acompanhando os personagens. Sensacional.
Thaí 06/01/2024minha estante
O filme é maravilhoso!

Iolanda 06/01/2024minha estante
Tanto o livro, quanto filme são perfeitos!

Alexandre 08/08/2023

Incrível
Como a maioria das pessoas, conhecia a história apenas pelas adaptações, então, quando vi o audiobook no Skeelo, achei que seria uma boa experiência. E como estava certo. A história é deliciosa do início ao fim. E os atores que gravaram essa versão foram um espetáculo à parte. Amei.
Priscila 10/08/2023minha estante
Esse audiobook é maravilhoso!
Amei a leitura e com certeza esse é um clássico da língua portuguesa.

Alexandre 11/08/2023minha estante
Gostei tanto que ouvi de uma vez só, kkkkkk

Ju Harue 25/01/2024

Que obra maravilhosa, sou fã do filme (e agora, conhecendo a obra original, soube que foi uma adaptação maravilhosa e bem fiel, impossível não vincular os atores aos personagens), e preciso ressaltar a qualidade de narração e ambientação do audiobook, que ouvi na Skeelo.
Com um jeito bem característico, Ariano Suassuna nos transporta ao Brasil nordestino com sua peça, maravilhoso por natureza, com misturas de histórias vivas e cordéis. Que privilégio poder ter contato com a nossa cultura, brasileira, tão simples e tão grandiosamente, como essa obra foi e é. Me fez querer ler mais, conhecer mais, do regionalismo e do autor, já que este, deixa saudade - podendo ser amenizada ao assistir cada entrevista que já concedeu, vale a pena demais. Sempre com algum ensinamento, reflexão e tirar gargalhadas gostosas.
Ele com certeza passou direto e foi com Emanuel e Maria, prosear no lado de lá.
Caio 25/01/2024minha estante
Que resenha bonita. Parabéns!

Ju Harue 25/01/2024minha estante
Obrigada ???

Ceci Moura 22/10/2023

Um clássico da literatura brasileira
Uma leitura divertida que explora aspectos culturais do nordeste brasileiro. João Grilo é uma graça, assim como Chicó.
Algumas coisas são bem diferentes do filme de 2000, mas nenhum dos dois se torna ruim por isso.
As críticas escondidas por Ariano Suassuna são bem colocadas em meio à vida dos personagens.
Eu recomendo para todos, exceto àqueles que querem ler com o objetivo de encontrar um livro bobo. Este é um livro engraçado com muito mais por trás.
duda 23/10/2023minha estante
Uma mulher de clássicos, uma diva acessível

duda 23/10/2023minha estante
Que uso de crase, meus amigos!

Lanah 04/08/2022

Uma obra de arte
Do começo ao fim da leitura eu fiquei imaginando o quanto deve ser incrível assistir uma peça dessas ... Eu ja Conheçia a história por causa do filme, mas foi muito gostoso ler esse livro,acompanhar esses personagens eu simplismente amei e super indico
Beca 04/08/2022minha estante
Que legal! Não sabia que era baseado em um livro

Lanah 05/08/2022minha estante
Vale muito a pena ler

Antonio.Brito 03/03/2022

Não preciso dizer nada
Todo mundo conhece pela adaptação, mas ler ele é maravilhoso. Sabe aquele livro engraçado do começo ao fim, pronto meu fi, compre o seu exemplar e venha mangar.
Alfa 03/03/2022minha estante
Adaptações... Livros... Estilos... Um show de narrativas!

Antonio.Brito 03/03/2022minha estante
Exatamente!!!!

Mr. Jonas 04/02/2018

Auto da Compadecida
A peça é narrada pelo palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal. João Grilo diz ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim. Quando o bispo descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não arrumasse problemas.

Depois de toda a confusão sobre o enterro do cachorro, João Grilo arma com Chicó para também tirarem vantagem da situação. Manda Chicó enfiar moedas em um gato e esconder uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.

Como havia perdido seu animal de estimação e também era interesseira, João resolve vender o gato que ?descomia? dinheiro para a mulher do padeiro, o gato no qual Chicó tinha colocado moedas. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Neste momento, estão reunidos todos na igreja, pois João estava entregando o dinheiro prometido ao padre, ao bispo e ao sacristão.

Ouvem-se tiros e uma gritaria do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher. Na hora de matar João Grilo, este lhe dá de presente uma gaita abençoada por Padrinho Padre Cícero que teria o poder de ressuscitar as pessoas.

Para o cangaceiro acreditar, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue; Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Severino, então, ordena a seu capanga que lhe dê um tiro e depois toque a gaita para que ele possa ir encontrar com Padre Cícero e depois voltar. O capanga obedece, atira, mas quando toca a gaita nada acontece. Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo.

No céu, todos se encontram para o juízo final. O diabo e Jesus apresentam as acusações e defesas. João então chama Nossa Senhora para interceder por eles. É o que ela faz. O padre, o bispo, o sacristão, o padeiro e sua mulher são mandados para o purgatório. Severino e o seu capanga são absolvidos e enviados ao paraíso. João simplesmente retorna a seu corpo.

Quando retorna, vê Chicó lhe enterrando, levanta e dá um susto no amigo. Depois de conseguir fazer Chicó acreditar que está vivo, os dois se animam e fazem planos para o dinheiro do enterro. Até que Chicó se lembra da promessa que fez a Nossa Senhora, que daria todo dinheiro caso João sobrevivesse. Depois de uma discussão, decidem entregar todo o dinheiro à Igreja.
Vanuza.Dias 11/05/2021minha estante
Amooo!

Mr. Jonas 12/05/2021minha estante
Sim, é hilário e sensacional!!!

Gusta . 30/08/2022

Legalzinho.
Não vou mentir, esse livro foi legalzinho KSKSKSKSKS

Foi uma história interessante... Gostei dos personagens, todos tão... Pecadores?

João Grelo é um safado, o mais safado de todos, com certeza.

O resumo dele é:

Mentira tem perna curta, dinheiro e coisas materias não são nada comparado à uma amizade e tenha fé que Deus perdoa.

Enfim, trabalho de literatura feito. ???

Falta agora eu ver o filme.
aninha_08 29/05/2023minha estante
eu vi o filme na escola a mto tempo, so agr q fui ler o livro. confesso q achei o livro mais lgl do q o filme

Gusta . 29/05/2023minha estante
nunca vi o filme, e estou sem vontade nenhuma de ver ?

Dábyne 23/10/2020

Só sei que foi assim... Maravilhoso!
Sempre tive curiosidade nesta leitura, pois adoro a adaptação feita à tv. Ah, e que delícia, enfim, ter esse encontro. Essa história super cômica, traz como pano de fundo a cultura nordestina e as dificuldades que o povo do sertão sofre. Traz a lição de que julgar o próximo nos exige uma conduta incorruptível em todas as áreas da vida, o que ninguém consegue manter o tempo todo. Por isso deixo esse trecho em destaque, recheado de muita ironia e reflexão: "Espero que todos os presentes aproveitem os ensinamentos desta peça e reformem suas vidas, se bem que eu tenho certeza de que todos os que estão aqui são uns verdadeiros santos, praticantes da virtude, do amor a Deus e ao próximo, sem maldade, sem mesquinhez, incapazes de julgar e falar mal dos outros, generosos, sem avareza, ótimos patrões, excelentes empregados, sóbrios, castos e pacientes." (p. 137)
LG 08/11/2020minha estante
Eu nunca li, acredita? Eu queria começar a obra de Suassuna pelo romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue Vai e Volta. Parece ser um romance e tanto. Suassuna também tem um livro sobre Estética, acho que vale a pena conferir.

Dábyne 12/11/2020minha estante
Nossa, vou conferir sim!!! ??

1922 encontrados | exibindo 46 a 61