Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1922 encontrados | exibindo 61 a 76

Larissa633 30/04/2021

MANUEL:
"Silêncio, João, já lhe disse que não interrompesse.

JOÃO GRILO:

"O senhor me desculpe, mas a língua fica balançando na boca que chega a me dar agonia. Eu posso ouvir um safado desses dizendo que prestava e ficar calado???"

KKKKKKK
Pepo 01/05/2021minha estante
Aaaaaaah o filme é incrível!! Sou doido pra ler o livro

Larissa633 01/05/2021minha estante
Achei muito divertido o livro também. Mas ele é um roteiro de peça de teatro. Rapidinho dá pra ler .

Be 23/07/2022

Auto da Compadecida
MUITO BOMMMMMM!! serio que livro incrível. Nunca tinha lido um nacional tão bom quanto esse! as críticas sociais são tão sutis que quase nem se percebe! leiammmm
Marcelinho :) 23/07/2022minha estante
Clássico e perfeito, aaaaaaa que bom que gostou :')

KKbarros82 07/07/2021

"Pobre tem lá senhoria, só tem desgraça!"
Não há resenha melhor do que o próprio Ariano contando um causo sobre sua peça teatral "Auto da Compadecida" informam, as más línguas, que toda vez que perguntam desse ocorrido, uma nova versão surge do próprio Suassuna. Vale a leitura da prosa.
"Reza a lenda que certa vez um crítico teatral abordou Ariano Suassuna e o inquiriu a respeito de alguns episódios do Auto da Compadecida. Disse ele: ?Como foi que o senhor teve aquela ideia do gato que defeca dinheiro?? Ariano respondeu: ?Eu achei num folheto de cordel.? O crítico: ?E a história da bexiga de sangue e da musiquinha que ressuscita a pessoa?? Ariano: ?Tirei de outro folheto.? O outro: ?E o cachorro que morre e deixa dinheiro para fazer o enterro?? Ariano: ?Aquilo ali é do folheto, também.? O sujeito impacientou-se e disse: ?Agora danou-se mesmo! Então, o que foi que o senhor escreveu?? E Ariano: ?Oxente! Escrevi foi a peça!?
Carolina.Gomes 29/08/2021minha estante
Preciso reler. Maravilhoso!

Liz 24/12/2021

Um livro que eu li pra escola, achei que seria um tédio, mas não Chicó e João Grilo, me fizeram dar ótimas risadas.
maria rita 24/12/2021minha estante
com o filme você vai rir mais ainda

Thalia58 24/07/2022

Valorização da simplicidade e cultura popular
O que mais chama atenção na obra é a simplicidade, a valorização da cultura popular e ter um caráter circense. Suassuna faz críticas à hipocrisia e desonestidade dos ricos e do clero através da comédia, humor e as artimanhas e solércia de João Grilo.
Ao longo do texto e principalmente com a intercessão da Compadecida o autor mostra que as circunstâncias, o meio social, a fome e o medo levam as pessoas a agirem de forma não tão virtuosa.
Uma das coisas que me fez admirar ainda mais o autor foi a mudança que ele fez em duas expressões do livro por ter um caráter preconceituoso.
Dentre minhas partes favoritas, estão as histórias de Chicó, as artimanhas de João Grilo que expõem a hipocrisia, o julgamento dos personagens do terceiro ato e a surpresa que a aparição de Jesus Cristo causa (não vou contar aqui porque tira esse elemento surpresa de quem ainda não leu ou vou o filme).
Este é um livro que vale a pena ser lido porque além de ser divertido e valorizar a cultura popular, como Bruno Tavares diz em sua introdução do volume de comédias no livro que reúne a obra do autor, "é um teatro de de desmascaramento e de desconstrução dos pretensiosos, dos hipócritas e dos arrogantes."
Lucas 02/09/2022minha estante
Excelente resumo. Gosto muito do filme e pelo resumo vou adiciona o livro a lista de próximos livros.

Suelli.coelho 01/03/2022

Sinto em dizer,mas a adptaçao para a televisão é muito melhor,apesar se ter sido incluido muitas outras coisas
Filippe 01/03/2022minha estante
A adaptação é brilhante

Thzoom 01/02/2022

Um Clássico
O livro acerta em tudo, desde seu humor até os sentimentos passados pelas personagens, simplesmente incrível.
may 01/02/2022minha estante

Evy 29/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Peças Teatrais / Mês: Junho (Livro 5)
Essa obra-prima da literatura brasileira foi escrita pelo paraibano Ariano Suassuna em 1955. É uma peça de teatro dividida em três atos e tem como cenário o sertão nordestino. Carrega muito forte em sua narrativa a tradição popular e profundas reflexões sobre as condições de vida no sertão nordestino mesclada com muito humor.

Eu, que na época da leitura não era muito fã de ler peças teatrais, fui totalmente arrebatada pela escrita fabulosa de Ariano Suassuna e a leitura foi super agradável e arrancou muitas risadas. O livro foi escrito com base em romances e histórias populares do Nordeste e conta a história de João Grilo e Chicó, dois empregados da padaria da cidade. Xaréu, o cachorro da mulher do padeiro, fica doente e João Grilo e Chicó são enviados a Igreja para pedir ao padre que benzesse o bichano.

O padre a princípio não concorda e para convencê-lo João Grilo diz que o cachorro pertence à Antonio Morais, um homem poderoso da cidade. Aí a confusão está instalada. Quando o padre já está quase convencido em ir benzer o animal, chega Antonio Morais à paróquia para pedir pelo seu filho. O diálogo entre ele e o padre é hilário e muito bem desenvolvido por Ariano.

"É verdade, o cachorro morreu. Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, quele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre!"

É incrível notar como Suassuna traz temas e características muito brasileiras em sua narrativa. A identidade cultural é marca registrada, principalmente quando nos apresenta a questão da desigualdade social através das falas dos personagens e situações cotidianas que vão surgindo. Como o Padre que não ia enterrar o cachorro por preguiça achando que era da mulher do padeiro, mas que acaba fazendo o enterro em latim quando João Grilo mente que o animal é do Coronel.

A partir dessa primeira confusão, outras se seguem num ritmo super empolgante. Aparecem o Bispo, o Sacerdote e até um Cangaceiro com seu capanga entram na história. João Grilo consegue ir contornando as situações de forma impressionante e acabam todos no céu para a hora do Juízo Final. Aparecem para o julgamento, Jesus e o Diabo e nesse ponto os diálogos são simplesmente geniais e hilários. É impossível não rir, principalmente dos argumentos absurdos, mas inteligentíssimos, de João Grilo. Num determinado momento, João chama Nossa Senhora, a Compadecida, para ajudar no julgamento e acaba ajudando a todos, e se safando com a melhor da enrascada.

"Se a senhora continuar a interceder desse jeito por todos, o inferno vai terminar como disse Murilo: feito repartição pública, que existe, mas não funciona".

O final da peça é muito engraçado e tiro meu chapéu para o mestre na arte de contar histórias, Suassuna. Com sua narrativa agradável e empolgante, traz toda a riqueza cultural e popular do Nordeste para as páginas, criando identidade e mostrando as agruras pelas quais o povo dessa árida região sofre, mas sem perder a linha do humor, tão característico. A obra traz inclusive elementos de cordel e aborda tradições dos romanceiros e narrativas nordestinas, propondo enfoque regionalista, além das lindíssimas ilustrações de Romero de Andrade Lima nesta edição da Nova Fronteira.

Impossível não se encantar e se apaixonar. Super recomendo a leitura!

eusouwalrus 14/08/2021

o auto da compadecida
o livro é sensacional, a minha versão é em forma de teatro, grande parte dele é só com fala (leitor só curte mesmo os diálogos) o que fez do livro perfeito. tem umas narrações do palhaço mas é tudo muito bem construído. gostei demais, dei umas risadas, quem diria, hein?
fefeslibrary 14/08/2021minha estante
eu amo esse livro

Thiago 10/08/2021

Apaixonado
Assisti ao filme inúmeras vezes, porém, ao ler a obra, senti como se fosse o primeiro contato com ela.

Durante a leitura, me peguei rindo e refletindo sobre os "pequenos" absurdos, além de conseguir visualizar e "ouvir" a voz de cada personagem interpretada no filme, podendo sentir aquele gosto suave de infância e inocência.

E como isso é possível? Não sei. Só sei que foi assim!

Incrível.
Taty 11/08/2021minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Ri muito.

Sophia1534 23/09/2021

Obra leve, engraçada e surpreendentemente moderna. Ótimo para ler em ressaca literária rs
Deu muita vontade de assistir à peça :)
Matheus656 23/09/2021minha estante
Ja quero ler

Cauan 21/03/2022

Muito divertido, criativo e genial. Uma obra prima brasileira; foi um grande prazer ler uma obra tão rica e singular, culturalmente.
Thalia58 22/03/2022minha estante
Recomendo a leitura do Romance da Pedra do Reino, ainda não terminei, mas já é um dos meus livros favoritos. Suassuna é genial.

Aliluz 10/04/2022

Eu gostei muito do livro, mas como eu já tinha visto o filme muitas vezes já sabia o que iria acontecer. Porém é um clássico muito bom! Recomendo a todos, muito importante todos conhecermos.
Kelly.Souza 14/12/2022minha estante
Que livro incrível!

Luiza.Alcantara 30/07/2022

Simplesmente espetacular! É difícil não se identificar com pelo menos algum dos trechos. Atemporal e super atual. Ariano Suassuna, além de nunca decepcionar, se supera!
Nikki 30/07/2022minha estante
Quero leeeeer

Vittor 16/06/2022

Maravilhoso
A história do Auto da Compadecida já muito famosa no Brasil inteiro, já assisti ao filme várias vezes mas nunca havia lido o livro, e me surpreende a obra adaptada ser tão fiel ao livro, é incrível, leitura rápida, nem da para sentir, a forma como a história se desenvolve é genial, houveram algumas alterações do filme para o livro que ao meu ver foram bem positivas, recomendo bastante a leitura desse clássico da literatura brasileira!
Douglas Finger 16/06/2022minha estante
??