Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1916 encontrados | exibindo 31 a 46

Vicente Tavares 21/05/2023

Um copo d'água pra João Grilo
Quem leu o livro, ou assitiu à série, ou mesmo ao filme O Auto da Compadecida sabe o tanto que João Grilo reclamou de passar 3 dias em cima de uma cama, pra morrer, e nem um copo d'água lhe mandaram e quem me conhece sabe que eu assiti tantas vezes essa obra que literalmente decorei quase todas as falas. Ler esse livro, portanto é como corrigir um erro há muito cometido.
O livro é o roteiro de uma peça de teatro, inclusive com dicas de como organizar, momentos a revelar ou não certo ator. E agrupa três histórias que o próprio Ariano Suassuna disse ter tirado da riquíssima literatura de cordel, tão frequente no nordeste brasileiro. A série e filme da Globo se mantiveram extremamente fiéis ao texto do livro com pouquissímas diferenças, grande mudança mesmo é que a adaptação expande a história muito mais, incluindo novos personagens e situações.
Ansioso pelo filme Auto da Compadecida 2 e ansioso por outro livros da obra de Suassuna.

Mariana Dal Chico 24/06/2020

“Auto da compadecida” de Ariano Suassuna, publicado no Brasil pela Nova fronteira, que me enviou um exemplar de cortesia.

Em 1.999 me encantei com João Grilo e Chicó por causa da adaptação da peça para uma mini série exibida na rede Globo, mas só fui conhecer o texto original há poucos dias.

O que mais me encanta na escrita de Suassuna é seu humor inserido no ar de ingenuidade dos seus personagens, a crítica social inteligente apresentada de forma leve e realista. Não é algo escrachado, mas é facilmente perceptível para o público/leitor.

Segundo o próprio autor, Auto da Compadecida foi escrito com base em romances e histórias populares do nordeste.

O estilo da literatura de cordel é perceptível ao atentar-se para o encadeamento ritmado e compassado das palavras. A oralidade está presente e é um importante fator para a caracterização dos personagens.

Logo no começo da peça, temos uma situação que mostra como o distanciamento entre as classes sociais interfere não apenas ao longo da vida, mas também na morte.

A forma como o dinheiro corrompe a todos, inclusive àqueles que não deveriam se apegar aos bens materiais, me pareceu estar no centro da peça e é a partir dela que percebemos a mesquinharia, egoísmo, hipocrisia religiosa, a miséria do sertão, coronelismo, racismo. E é sensacional a forma como os mais humildes não precisam de dinheiro, e sim da inteligência, para se safarem de enrascadas.

Apesar de ter temas pesados como centrais, a peça é hilária, ri alto em diversos momentos.

Mais uma peça de Suassuna que me arrebatou, quero continuar na “descoberta” de sua obra completa.

site: https://www.instagram.com/p/CBgIP7pDdf2/

Lara.Bia 06/02/2023

Me surpreendi
História curtinha e do gênero teatral, você lê que nem percebe. Gostei bastante do livro e ainda mais do filme que nunca tinha assistido antes. É mais uma história que nós nos orgulhamos de sermos brasileiros

Annalu 28/07/2022

Tenho um carinho enorme por essa obra, creio que seja pelo fato de ter me apegado ao filme. Gostaria de poder ver uma encenação em um teatro algum dia.

Lívia GM 24/12/2022

Breves impressões sobre o Auto da Compadecida
Há certo tempo eu não me punha a fazer uma leitura tão leve e prazerosa quanto a que fiz de Auto da Compadecida. Uma peça cujo enredo suscita muitas risadas e porque não muitas reflexões? Suassuna soube partilhar do seu grande talento e conhecimento literário de uma forma singular. Apoiando-se na tradição popular, trouxe referências a tantos outros textos. Além de conseguir tecer sutis críticas de uma maneira que não ofende, mas escancara algumas das chagas presente dentro do ambiente religioso. Eis uma peça que leria novamente com satisfação.

Binaa1 23/12/2021

Como assim eu nunca tinha lido esse livro antes?
Mds, que perfeito!!!???

Eu amei o humor e ao mesmo tempo a delicadeza que o autor tratou dos assuntos abordados. Simplesmente perfeito e favoritadíssimo! ??

Glau Anjos 30/06/2023

"João Grilo
Ele diz "à misericórdia", porque sabe que, se fossemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada." Auto da Compadecida. Ariano Suassuna.

Um livro delicioso de ser lido. Emocionante, profundo em toda sua simplicidade. De se ler sorrindo e em alguns trechos se deparar chorando. Amei!

Peterrsm 02/12/2023

Bem divertido
O livro é quase um manual de como se operar a peça de teatro, mas não deixa de ser bem divertido de ler.

Tajeribeiro 23/06/2021

muito bom
No começo eu estava meio assim, não estava muito animada. Mas com o desenrolar da história, fui me apegando aos personagens, principalmente o João grilo e o Chico....
Eu recomendo MUITOOOO este livro. Vocês vão amar

JullyLobo 28/09/2023

Gostei??
Sim, com certeza eu gostei, o Auto da Compadecida é um bom livro de ler. O livro é escrito como se fosse um roteiro. Mas ainda sim é um livro rápido e um tanto engraçado.
Thaí 28/09/2023minha estante
Acho que esse foi o único livro que eu gostei mais do filme kkk

Larissa633 30/04/2021

MANUEL:
"Silêncio, João, já lhe disse que não interrompesse.

JOÃO GRILO:

"O senhor me desculpe, mas a língua fica balançando na boca que chega a me dar agonia. Eu posso ouvir um safado desses dizendo que prestava e ficar calado???"

KKKKKKK
Pepo 01/05/2021minha estante
Aaaaaaah o filme é incrível!! Sou doido pra ler o livro

Larissa633 01/05/2021minha estante
Achei muito divertido o livro também. Mas ele é um roteiro de peça de teatro. Rapidinho dá pra ler .

Cami 27/04/2021

Uma excepcional peça dividida em três atos, com pano de fundo do sertão nordestino e com uma forte tradição popular, conta a história de João Grilo e Chicó, dois amigos inseparáveis, que  usam de sua esperteza e inteligência para tentar sobreviver num ambiente hostil e miserável e contornar seus problemas.

Essa é aquela história que fica marcada por gerações, um clássico brasileiro, um livro com comédia, ação, amor, amizade e carregado de cultura popular. Sem falar na escrita do Ariano que é sensacional, uma peça muito bem escrita, com personagens cativantes.
É um livro que está no meu coração, ainda me lembro de quando eu era criancinha e assisti ao filme na sessão da tarde na globo, a história e os personagens me cativaram tanto que fiquei os meses seguintes relembrando cenas e falas com a minha família, sempre rindo e ficando feliz quando lembrava de que tinha visto uma história tão interessante, essa foi uma leitura tão maravilhosa, que me relembrou das risadas de felicidade que aquela menininha deu tantos anos atrás quando conheceu essa história tão incrível pela primeira vez.

Ferreira 06/06/2021

Correndo o risco de ser clichê. Este livro traz a aventura de dois amigos inseparáveis driblando às adversidades presentes no sertão nordestino de forma leve e cômica. É possível vivenciar nesse livro a importância da fé, da positividade e a crença em um amanhã melhor.

Abduzindolivros 05/06/2022

Essa história é genial de um jeito que eu não sei, só sei que foi assim
Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete ?

... 21/03/2021

Clássico
Não costumo ler muitos autos ou roteiros teatrais, mas quando decidi entrar nesse projeto solo de ler um livro clássico de cada estado brasileiro eu não poderia deixar Ariano de fora.
É uma leitura muito gostosa, principalmente porque é uma revisita uma vez que tenho na memória de minha infância as falas icônicas do filme.

1916 encontrados | exibindo 31 a 46