Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1911 encontrados | exibindo 16 a 31

May 05/04/2024

Universo de situações hilárias e reflexões profundas
Ariano Suassuna nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras culturais e nos envolve em um universo de humor e crítica social. Em "O Auto da Compadecida", somos apresentados aos inesquecíveis João Grilo e Chicó, cujas aventuras nos conduzem por uma jornada repleta de situações hilárias e reflexões profundas.

A escrita acolhedora de Suassuna nos faz sentir em casa, mesmo quando explorando tradições e costumes regionais que podem ser estranhos para alguns leitores. A narrativa é permeada pelo humor maravilhoso do autor, que encontra espaço até mesmo nos momentos mais sérios e nas críticas sociais afiadas.

Ao longo da história, somos convidados a refletir sobre as lutas diárias pela sobrevivência em meio a um cenário adverso, enquanto nos encantamos com a complexidade dos personagens e seus dilemas morais. A comparação entre o bem e o mal é habilmente explorada, revelando que nenhum indivíduo é totalmente bom ou totalmente mau.

Mesmo para aqueles que já estão familiarizados com as adaptações cinematográficas e televisivas, a leitura do texto original é uma experiência enriquecedora que não perde o seu encanto. A cada página, somos cativados pela maestria com que Suassuna constrói seu mundo fictício, repleto de cores, sabores e personagens inesquecíveis.

"O Auto da Compadecida" se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano, pela sua capacidade de nos fazer sorrir, refletir e nos emocionar ao mesmo tempo. É uma obra que eu recomendo fortemente a todos, e que certamente merece ser apreciada em suas diversas formas, inclusive em sua versão teatral, como o próprio autor desejava. Como me apaixonei tanto pela obra, eu não sei, só sei que foi assim.

Natalia Oliveira 04/04/2024

Um dos poucos filmes que assisti mais de uma vez... E ler o livro foi tão bom quanto, me arrisco a dizer que foi melhor...Que delicadeza de livro... Chicó e João grilo tem todo o meu coração ??... Relerei todo ano sem dúvidas ???

Vit 03/04/2024

é uma história tão nostálgica e gostosa que até o áudio do audiobook te remete as momentos específicos como se eu estivesse vendo o filme

Maria.Gabriela 01/04/2024

Vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer...
Gostaria de ter lido com mais tempo. Os personagens são deliciosamente engraçados. Particularmente não tenho experiência com peças, mas achei muito bem descrita, o autor deixa claro os sentimentos que quer repassar a quem assiste.

A história em si é curta e muito rápida, não tem nada que faça o texto ser de difícil compreensão. Os personagens tem características muito humanas e cada um com seus defeitos são defendidos e acusados. Sem dúvida merece todo o reconhecimento que tem.

Kamila347 31/03/2024

A compadecida
Já tem uns anos que eu estava procrastinando para ler esse livro, que realmente é incrível.
Tão curto mas melhor que muitos livros longos. Achei impressionante o filme ter colocado tanta coisa que não estava no livro.

Lafayette! 31/03/2024

O Auto da Compadecida é praticamente um clássico da literatura nacional. A história do livro não só relata a vida difícil das pessoas no interior do nordeste (cenário que vem mudando desde a época de publicação do livro), fazendo críticas a exploração a qual essas pessoas são submetidas e a facilidade com a qual são manipuladas, como também apresenta um grande peso cultural e religioso.
Embora que Ariano narre uma história cheia de injustiças e misérias, seu bom humor, que pode ser presenciado em suas aulas-espetáculo, faz com que tudo vire uma grande comédia, trazendo leveza e facilidade na compreensão do que quer debater.
O Auto da Compadecida, por mais simples que seja, é genial no que se propõe a fazer. Não atoa é constantemente lembrado quando falamos do cinema e da literatura nacional. Se já não é, creio que futuramente se tornará leitura obrigatória tal qual Machado de Assis.

manuela222 31/03/2024

Auto da Compadecida ?????
Auto da Compadecida é um clássico brasileiro o qual tem o intuito de resgatar a comédia popular tradicional nordestina. apesar da leitura não ter me prendido tanto, no geral eu gostei do livro.

a história é bem divertida e interessante, e faz boas críticas sociais: as pessoas que se consideram cristãs muitas vezes são egoístas, interesseiras, mesquinhas e preconceituosas, deixando de praticar as coisas boas que Deus pregou na terra.

o problema para mim é que o livro na verdade é o roteiro de uma peça de teatro do ariano suassuna, e ler esse tipo de texto não me agrada muito. por isso achei cansativo em uns momentos. a história não foi feita para ser lida como um romance comum, e sim encenada nos palcos.

os três atos narrados são bons, principalmente o terceiro. eu amei o texto do braulio tavares no final do livro, esclareceu várias coisas e me fez pensar e refletir sobre cultura popular, inspiração artística, literatura, plágio e tradição.

Auto da Compadecida é um livro fácil, prazeroso e rápido de ler. enfim, recomendo!!!

addie larue's gf 30/03/2024

Divino, sagrado e nordestino
Esse é de sentir todo o peso de séculos de tradição, e de se orgulhar da existência de uma terra tão preciosa em seu povo e seus costumes quanto àquelas que são mais comumente prestigiadas. é arte que enche o peito de gargalhadas e a mente de pensamentos. o uso popular dos cordéis, não como plágio, mas como tradição, como forma de contar a mesma história com autenticidade - coisa que os melhores dos artistas esbanjam - e ainda de representar o lugar que para nós é sagrado. suassuna deixou uma herança imensa para o mundo.

LiaJu. 30/03/2024

O auto da compadecida
É um livro bem diferente do estilo que leio e gostei muito. O livro traz aspectos nordestinos e é bem humorado. Li o livro em 2 dias, é um livro que prende, dá vontade de ler.

Tori Rios 30/03/2024

Leitura magica
A estranha sensação de que ler livros nacionais é como amar ainda mais essa terra incondicionalmente. Nenhum Shakespeare chega aos pés de Suassuna. Nenhum Homero entende a complexidade de uma boa reza para Nossa Senhora da Compadecida. Dante Aliguieri foi destronado quando Ariano escreveu o próprio purgatório Tupiniquim.

Que ano incrível de leitura eu tive até agora!

Manuela28 30/03/2024

Minha opinião!
?porque tudo o que é vivo morre!?

Um obra genial! Uma leitura leve e muito fluída, lia que nem sentia o tempo passar.
Ariano utiliza episódio de narrativas de cordel populares e faz uma adaptação na sua peça o que eu achei genial, pois além de pegar referências claras de outros cordéis ele conseguiu ainda assim manter sua originalidade. A peça faz críticas muito boas a exploração que o povo nordestino sofre e a desonestidade de boa parte dos personagens, mesmo aos que não devia estar ligado à coisas materiais. Um elemento muito importante e que Ariano faz o seu uso de forma inteligente (ao meu ver) é a linguagem popular fazendo o uso humor assim se comunicando tanto com o leitor quanto com a própria cultura e ao mesmo tempo nos trazendo reflexões sobre a realidade social e tanto a cultura do nordeste brasileiro.
Amei o livro! Recomendo muito! Uma leitura que é sempre bom fazer!

indyr 30/03/2024

Notas de rodapé
Comecei um desafio para me instigar a conhecer mais clássicos da literatura e senti que não poderia ter começado de forma melhor.

Claro que conheço o filme e já havia tentando ler o livro, porém não entendi muito bem a estrutura da narrativa (por se tratar de uma peça teatral) e desisti. Dessa vez ouvi o audiobook, o que tornou a experiência muito mais prática e emocionante. Isso porque ao ter um narrador, consegui organizar melhor na minha cabeça o que cada parte daquela peça significava.

Agora sobre a história. Além de ser muito engraçado, extremamente bem contruído e muitíssimo intelegente, é cheia de significados e, principalmente, de compaixão. Compaixão por essa gente sofrida, que não tem ninguém além da Compadecida que rogue por eles!!! E aqui temos um grande ponto...

Eu nunca havia refletido sobre o porquê do título do livro ser "Auto da Compadecida". Em um primeiro momento, eu acreditava que a história girava em torno de Chicó e João Grilo, mas agora, eu vejo que todo o enredo do texto é construído para nos levar ao grande momento que Nossa Senhora aparece. E que momento precioso, a escrita de Ariano Suassuna é impecável!

Eu tenho extremo apreço pelo autor, pela construção da história e pelo assunto. E amo que posso ler essa OBRA DE ARTE tal qual como ela é, sem precisar de uma tradução que não remete exatamente o que o autor quis dizer. Fico muito feliz de consumir textos nacionais e reconhecer o poder que eles tem!

yasmine 29/03/2024

Extraordinariamente bem escrito e infinitamente engraçado, ao mesmo tempo em que retrata nossa cultura, tece críticas sociais que infelizmente ainda são atuais.

Camila 28/03/2024

Que livro Bom( nem gosto de livros desse gente, mas amei), foi muito bom, me envolvi com os personagens. Uma história que dá vontade de rir, pelos personagem, e o contexto muito importante. Primeira vez que leio livro de teatro ?

Montemagni 27/03/2024

Tudo que é vivo morre!
Meu deus, que leitura incrível! Rápida, mas maravilhosa. Um texto engraçadíssimo (gargalhei em algumas partes) e muito perspicaz com as críticas. Só me arrependo de não ter lido antes!

1911 encontrados | exibindo 16 a 31