Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1916 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Lucas1429 20/03/2024

Auto da Compadecida
Tinha muito preconceito com esse livro por causa do filme que achava muito sem nexo (ainda acho) mas quando fui ler até que é legalzinho
A leitura é fluida e bem rápida e da pra entender tudo, não é que nem aqueles livros do Machado de Assis (Graças a Deus)
Também é legal ele ter esse caráter religioso mas com viés cômico, o que deixa tudo melhor
comentários(0)comente



Sara :) 20/03/2024

Clássico
Já se entende porque é um clássico né? Muito bom. Eu dava tanta risada lendo. A crítica por trás de tudo é genial. Goste de mais!
comentários(0)comente



leioparanaocometersuicidio 19/03/2024

Li por conta que a escola passou. Pensei que fosse ser chato igual a todos os livros que já li porque mandaram, mas na verdade, me diverti muito lendo. Vale muito a pena caso queira conhecer mais da literatura nordestina.
comentários(0)comente



Miguel.Sardenberg 18/03/2024

Foi uma experiência muito boa ler o livro antes de ver o filme (sim, eu nunca tinha assistido essa obra-prima). Com certeza o livro mais engraçado que já li, Ariano era um gênio que sabia o que tava fazendo!
comentários(0)comente



Aline Zuim 18/03/2024

Quer rir? Então venha!
João Grilo e Chicó nos fazendo chorar...de rir! Revisitar essa história, que já tinha assistido em filme, foi muito interessante. Gostei de ver a simplicidade da escrita, mas ao mesmo tempo de uma grandiosidade maravilhosa. O filme exagera muita coisa, o livro é mais simples. E acabei gostando mais do que o livro coloca. No filme inventaram muita coisa.
comentários(0)comente



Joyx 18/03/2024

A MAIOR COMÉDIA NORDESTINA!
Passei parte da minha infância (falo como se eu mesma fosse velha) assistindo "o Auto da Compadecida", e eu amava (e ainda amo) a forma que os atores interpretavam, as gracinhas de João Grilo, a frase cômica de Chicó: "não sei, só sei que foi assim".
O livro foi uma experiência deslumbrante, na qual com toda a certeza vou carregar comigo para o resto da vida.
Não tenho mais o que dizer desta obra, apenas que: leiam, não iram se arrepender!
comentários(0)comente



Chrysaora 17/03/2024

Leitura rápida e descontraída
Auto da compadecida é simplesmente uma maravilha de leitura. Lembro que quando mais nova eu li e adorei, lembro de rir muito e de achar muito interessante o formato de roteiro que o livro possui.

Recomendo pra todo mundo que quer ter uma leitura rápida e descontraída, vcs não vão se arrepender.
comentários(0)comente



Pamela.Cristina 17/03/2024

Sátira
Pra que não conhece a história fala sobre sobre dois homens que usam a mentira como ferramenta, Chicó mente apenas por diversão, pra se mostrar alguém interessante porém inofensiva, já João grilo menti para benefício próprio, essa dupla é engraçada e nos faz dar algumas risadas... Acredito que trata de uma sátira social a respeito da corrupção humana em grande escala. Uma leve e bem humorada de tratar de um assunto grave e de grande importância.

A corrupção está em todo lugar, cabe a nós sempre escolher de forma consciente de acordo com nossos princípios.
comentários(0)comente



Karoliny29 15/03/2024

Clássico da literatura nordestina brasileira
Amo o filme e o livro nossa o áudio book e totalmente imersivo adorei. As aventuras de chicó e João grilo devem ser passadas de geração em geração. Muito bom!
comentários(0)comente



iwantedtobeabird0 12/03/2024

João Grilo é patrimônio brasileiro!
Ariano Suassuna mandou muito bem compilando contos nordestinos e escrevendo essa peça. Sou suspeita a falar pois o filme é um dos meus favoritos, entretanto é de uma enorme sensibilidade a forma que os personagens são descritos, não são irreais, são tão comuns que você se apega a todos.

A pobreza sempre dominou o sertão, o bom humor e o amor é o que sempre deu esperança para o povo continuar lutando, e em o Auto da Compadecida, não é diferente.
comentários(0)comente



Mayara 11/03/2024

Como não amar esse clássico?

Quando resolvi ler essa obra de Suassuna, não esperava nada menos que cinco estrelas. É as expectativas foram atingidas.

João Grilo e Chicó são alguns dos personagens mais emblemáticos e carismáticos do cinema e da literatura brasileiros,e mal posso esperar para vê-los nas telas novamente.
comentários(0)comente



Juliana 11/03/2024

Auto da compadecida
Obra teatral de Ariano Suassuna conta o embate entre o bem e o mal na figura de personagens caricatos do sertão. Por se tratar de conteúdo já consumido em outras mídias não foi uma leitura surpreendente, visto que as adaptações foram bastante fiéis ao original.
comentários(0)comente



Vanu 11/03/2024

Auto da compadecida
Eu amo amo amo a adaptação desse livro para o cinema então eu imaginei que seria apenas natural amar o livro também, e sim, eu gostei bastante mas acredito que por ter sido escrita como uma peça eu tive uma certa dificuldade em acompanhar, mas conhecer a versão para o cinema me ajudou a entender melhor os cenários
Auto da compadecida consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
comentários(0)comente



Pe. Jeferson 11/03/2024

Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
Com certeza o Auto da Compadecida é a obra mais conhecida de Ariano Suassuna, em muito por causa do filme de 2000.
A peça conta a história de João Grilo que, no sertão da Paraíba do início do Século XX, usa da esperteza para levar a vida, superar os sofrimentos e se dar bem sobre a burguesia urbana, a elite rural, o clero corrupto, os bandidos e até o diabo.
Uma das diferenças marcantes entre a peça e a adaptação cinematográfica é a presença do Palhaço, personagem é a manifestação do próprio autor em cena. É ele que já nas primeiras falas dá a linha mestra para o entendimento da obra: “Ao escrever esta peça, onde COMBATE O MUNDANISMO, PRAGA DE SUA IGREJA, o autor quis ser representado por um palhaço para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia... Auto da Compadecida! O julgamento de alguns canalhas, entre os quais um sacristão, um padre e um bispo, PARA EXERCÍCIO DA MORALIDADE”.
Fica claro que a obra não tem um caráter anticlerical, como alguns chegaram a entender. Ela se usa da comédia para denunciar a péssima atitude dos maus clérigos. Ora, isso é defender a santidade da Igreja! Infelizmente a “praga do mundanismo” segue pervertendo muitos corações ainda hoje.
Cada personagem traz um pecado dominante latente em si: o padeiro a avareza, sua mulher a luxúria, o padre a preguiça, o bispo a vaidade, o cangaceiro Severino a ira... todos dignos da condenação no Tribunal da Justiça Divina, e é isso que aconteceria se não fosse a intervenção da Compadecida.
Nossa Senhora se compadece da triste condição humana e intercede por todos alcançando verdadeiros milagres da Misericórdia.
Façamos como o esperto João Grilo e confiemos na intercessão daquela que está mais perto de nós, Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isabelly 17/03/2024minha estante
Mas ja???


Isabelly 17/03/2024minha estante
Que bom que gostou naju


JAlia372 17/03/2024minha estante
ele é mto rápido de ler




1916 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR