Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

Monica Quintal 04/02/2024

"Auto da Compadecida representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel.
É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.
Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Em 2000, inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes. Por muito tempo, a adaptação audiovisual foi a maior bilheteria do cinema brasileiro."

Que preciosidade, que coisa mais linda. Eu AMEI a peça do início ao fim: leve, divertida, porém complexa e repleta de significados, é um tesouro nacional. Fiquei feliz por não lembrar tanto do filme, tornou a experiência ainda melhor - porém agora vou precisar assistir!
Perfeito, quero conhecer mais obras do Suassuna!
Não sei, só sei que foi assim!

Yasmim 04/02/2024

Um filme clássico da TV Brasil
Um livro curtinho sobre a pessa do alto da compadecida
É muito interessante como o autor pensou em TUDO sobre os personagens.
Deu saudade de assistir o filme na tela quente ou na seção da tarde.

Maria 04/02/2024

"Não sei, só sei que foi assim."
Uma obra excepcional do Mestre Ariano Suassuna, com o humor característico e a simplicidade desse excêntrico dramaturgo. As raízes brasileiras são retratadas através de personagens com certeza icônicos, trazendo também uma visão bela a respeito de figuras cristãs.

Danilo546 31/01/2024

Nome: Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
País de origem: Brasil
Período de leitura: 01/01 a 03/01/2024

Comentário SEM SPOILERS: O primeiro livro do ano foi esse clássico da literatura nordestina, que ganhou o coração do país todo com a adaptação cinematográfica (que inclusive vai ganhar continuação no fim desse ano)! Sobre o livro, trata-se de uma peça, o que significa que não textos e narração, mas apenas as falas das personagens, com breves indicações de ações para os atores. Gostei bastante do enredo, dos fortes elementos nordestinos, das histórias contadas por Chicó e João Grilo e da oralidade que deixa impossível ler em voz alta sem usar o sotaque paraibano, que tenho tanto carinho! Foi um excelente modo de começar o ano! Recomendo! ???

Ramon 30/01/2024

Afago.
O livro é como um roteiro de teatro e não é paralelo ao filme por completo, mas a essência da história que conhecemos está presente. Claro, o filme contou com o Suassuna no roteiro, o que abriu espaço para expansão da história. Queria que o "equivalente literário" fosse como um folheto de cordel mas, se não me engano, o Suassuna é dramaturgo então era de se esperar que fosse o livro como é. Mas isso não são críticas, são apontamentos que não diminui a excelência.
O filme tem um espaço de afeto muito grande na minha vida, uma nostalgia infantil e é até uma forma de laço no meu núcleo familiar, fico muito feliz de ter um equivalente literário na minha coleção.

WILDTIGERSTAN 28/01/2024

Auto da Compadecida
A qualidade da peça é impecável. Tanto na construção de personagens quanto no quesito de expressão da moral desejada, tudo é muito bem amarrado e prendeu a minha atenção completamente. Sempre será relevante.

Beatrizfc 28/01/2024

?Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.?

Eu sou apaixonada pelo filme desde pequena, então eu amei!

eu.lino_ 28/01/2024

Para um filme que foi bem engraçado, achei o livro muito sem sal, não consegui sentir a mesma emoção. Em pucos momentos me tirou alguma risada

Fernanda Menon 27/01/2024

Rápido e divertido
O Auto da Compadecida é um livro muito rápido de se ler, com personagens comuns que nos fazem sentir mais participantes da história. Me peguei rindo em alguns momentos pois o autor soube trabalhar as críticas muito bem!

Majú 26/01/2024

De longe, um dos meus livros nacionais favoritos. A forma como a Fé nordestina é retratada, com toda sua simplicidade, seriedade e gaiatice, me comove de uma maneira singular.

Ariano Suassuna é um gênio.

Ju Harue 25/01/2024

Que obra maravilhosa, sou fã do filme (e agora, conhecendo a obra original, soube que foi uma adaptação maravilhosa e bem fiel, impossível não vincular os atores aos personagens), e preciso ressaltar a qualidade de narração e ambientação do audiobook, que ouvi na Skeelo.
Com um jeito bem característico, Ariano Suassuna nos transporta ao Brasil nordestino com sua peça, maravilhoso por natureza, com misturas de histórias vivas e cordéis. Que privilégio poder ter contato com a nossa cultura, brasileira, tão simples e tão grandiosamente, como essa obra foi e é. Me fez querer ler mais, conhecer mais, do regionalismo e do autor, já que este, deixa saudade - podendo ser amenizada ao assistir cada entrevista que já concedeu, vale a pena demais. Sempre com algum ensinamento, reflexão e tirar gargalhadas gostosas.
Ele com certeza passou direto e foi com Emanuel e Maria, prosear no lado de lá.
Caio 25/01/2024minha estante
Que resenha bonita. Parabéns!

Ju Harue 25/01/2024minha estante
Obrigada ???

Amanda.Lima 23/01/2024

Não sei, só sei que foi assim
Um clássico da literatura brasileira. É muito divertido ver a brasilidade com que Ariano conta essa história. Assim como o filme, o livro é bem cômico, mas que traz algumas críticas sociais.

Lorenadexx 23/01/2024

Uma leitura rápida e rica, principalmente para idealizadores, atores e diretores de teatro.
não darei 5 estrelas pois não é uma obra feita para ficar no papel, é uma obra que depende de cenários, gestos, sons e atuações que lhe faltam no papel. Mas não deixa de ser genial a junção tão bem colocada de comédia e drama, juntamente com nosso herói, um sertanejo desgraçado pela vida e da literatura de cordel.
Vou logo procurar peças gravadas dessa obra e reassistir o filme, que considero um dos melhores que nosso país já produziu.
Amanda S 23/01/2024minha estante
Amo o filme!

Lorenadexx 23/01/2024minha estante
É bom dimais ne amiga

Marcos Aurélio 21/01/2024

Ariano Genial
Demorei muito para ler este livro porque assisti várias vezes o filme. Raramente tenho interesse em ler depois que assisto. Neste caso sugiro que seja feito. Não importa quantas vezes você tenha assistido. Leia!

Ariano Suassuna é genial, poético, encantador. A cultura nordestina é riquíssima. Ariano expõe as dificuldades do povo sofrido que não tem ninguém por si. Que é explorado, assassinado, judiado, vencido pela fome, e achincalhado.

Um povo que tem fé, que sobrevive como pode, e se puder. Mas Suassuna não vitimiza o sertanejo, antes, mostra claramente os problemas, com um toque genialidade e humor.

Chicó e João Grilo são apaixonantes. O cenário, o enredo, os personagens, o Jesus que causa espanto. A peça é fantástica.

Valha-me Deus. Valha-me Nossa Senhora.
Valha-me eu, para varrer do meu coração, e dos corações dos meus, todo o preconceito com este povo sofrido, e lutador.

"Isto, João. Tenha coragem, não desanime, que estou aqui..." (Compadecida)

Raquele.Oliveira 21/01/2024

Preferi o filme ao livro
A astúcia de João Grilo e a inocência de Chicó ganham vida nesse clássico. Entre situações hilárias, a peça explora dilemas morais e a linha tênue entre o certo e o errado. Confesso que prefiri o filme, pois é fiel a essência da obra e tem um toque especial da genialidade do elenco.