Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

deborat 06/01/2024

Política não é somente quando falamos de partido, de esquerda e direita, de discussão e oposição. Política é muito mais que isso, é nosso dia a dia, é poder viver em uma democracia.
O livro traz um debate muito leve e positivo sobre a palavra "política".
Super recomendo.

Emille.pravereler 26/12/2023

Política? Apoio!!
Em uma época em que quando se fala em política as pessoas falam sobre partidos (Lula e Bolsonaro), gerando dessa forma brigas absurdas entre familiares e amigos? em uma época em que politica virou time de futebol, dois filósofos discutem o seu verdadeiro significado.
Com assuntos sobre educação, saúde, liberdade, meio ambiente e outras questões super importantes para a sociedade, Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro debatem nesse livro em que aprendemos o que é política e como discutir tais assuntos.
Um livro curto, mas bem interessante sobre o tema? mesmo tendo pouquíssimas páginas, é um livro ?difícil? de ser lido, daqueles que vc não só lê, mas também precisa pensar sobre o que está lendo.
Recomendo muito para quem quer discutir alguma coisa, mesmo sem entender absolutamente nada sobre o seu real significado!

Jose497 06/12/2023

Macho alfa
Em muitas espécies de animais tem "o macho alfa". No nosso caso, em todas as instituições: casa, trabalho, consultório médico... Em tudo, temos uma hierarquia. Não escapa nem Ongs ou A.A. Então temos uma política: queira nomear como quiser.
Neste livro, algo parecido é discutido.
Claro que entendi na medida do possível, mas não posso afirmar que a medicação curou a doença de continuar com enjôo com relação a política

lidoporluana 22/11/2023

Política: para não ser idiota
Não gosto muito de livros deste formato de bate-papo, mas essa leitura realmente valeu a pena ler.

Pelo título imaginei algo diferente, mas não me decepcionei por ele não ser da maneira que achei que seria.

É um livro que traz bastante tópico a ser refletido pela sociedade e é uma leitura bem rápida. Apenas acho que poderia ter uma edição mais atualizada. Por exemplo: o número de habitantes no país já não é mais 190 milhões há muito tempo, como é descrito nessa edição.

luana 02/11/2023

Eu realmente não sei por qual razão levei tanto tempo para terminar de ter esse livro, já que é curto e de fácil leitura. gosto das coisas debatidas, por mais que não concorde com algumas, gosto da conversa e aonde eles chegam nesses debates. como eles reforçam o biocidio é muito importante, esse livro já tem uns anos, quando achávamos que as coisas que fizemos (que as grandes indústrias fizeram) eram reversíveis, é meio triste ver que agora temos certeza que vamos todos perder.

MARCELA PANDA 10/10/2023

"Os ausentes nunca tem razão."
"Agora,estamos numa época - já encontramos nela, mesmo que nem todos estejam conscientes ou convictos disso - na qual importa saber que nesse novi jogo todos todos iremos ganhar ou perder. E o que discutimos sobre consenso e acordos me convence disso. Enquanto em várias questões - trabalhistas, previdenciárias, conflitos patrão/empregado, conflitos religiosos etc. - as pessoas adotam posições divergentes, já quando o que está em jogo é a vida ( a bida no planeta, a nossa qualidade de vida nele), passamos a ter uma base mais firme pata uma aproximação entre nós, para uma nova aliança."

Hana Gabs 04/07/2023

Ah cara, eu simplesmente não tenho como dizer que esse livro é ruim, pelo contrário. Mário Cortella tem um debate muito inteligente, com argumentos muito bem relevantes; o Renato também, não o conhecia antes, ele tem interesses argumentos e visões! Eu admito que eu tinha uma visão completamente diferente de política antes, adorei às associações com os povos antigos e descobri muitas coisas!
Recomendo para quem gosta de filosofia e tem curiosidade por política de maneira inicial, esse livro é interessante e não tem uma linguagem complexa.

melmelmelmel 27/06/2023

É uma leitura bem diferente do tipo de leitura que eu estou acostumada e li achando que seria um livro mais técnico, voltado mais para explicar a política e seu funcionamento. O conteúdo foi diferente disso, o livro se propõe a falar mais sobre a política de forma geral, sobre como nós como cidadãos enxergamos e lidamos com a política.
Como alguém que nunca teve muito costume e gosto por política antes, eu gostei sobre como eles falam justamente sobre como nós vemos a política, muitas vezes de forma negativa e associando diretamente com a corrupção e os políticos; sendo que a política envolve muito mais categorias do que só isso, a política rege a forma como vivemos, o que consumimos... Eu espero que todos nós, que não temos tanto prazer na política, possamos encontrar algo que nos faça sentir prazer em participar de forma direta nos assuntos.

Michel.Garcia 08/06/2023

Um chamado ao engajamento político verdadeiro
Um diálogo que desmistifica a ideia de política dos ditos politizados de hoje.
Eu tinha um expectativa diferente em relação ao rumo que o diálogo teve, mas se desenvolveu muito bem.
Em vez de conceituar a política, discutir as diferentes correntes, o diálogo se preocupa com a visão que se tem de política, principalmente no Brasil, desinteresse pela política, visão de cidadania, para citar alguns pontos.
Alguns assuntos poderiam ser discutidos mais a fundo, mas poderia deixar o livro mais pesado.
Uma leitura recomendada para aquele que não quer ser mais um na multidão das opiniões vazias.
PS: Esse diálogo é de 2010, portanto não tem referência à maluquice de hoje.

gioooouu 06/05/2023

Bom?
Apesar de ser bemm curto e o vocabulário ser muuuuuito fácil, a leitura não foi tão fluida. talvez isso se dê ao fato de que li poucos livros nesse estilo
mesmo assim, gostei pela proposta que ele apresenta
a discussão é muito inteligente, e em alguns momentos eu fiquei (literalmente) boquiaberta

Haime 22/11/2022

Política
Cortella, Janine e Renato se envolvem filosoficamente sobre tema política. Talvez não saibamos a importância de se fazer política no cotiano e os reflexos das nossas escolha na sociedade. Uma conversa dinâmica que nós mostra o quão como cidadão não sabemos fazer política e nem nos atentamos na escolha de qual política é produtiva e trará resultados benéfico.( Fica em aberto para leitor o que ele mais acredita, socialismo, liberalismo, conservadorismo) os conceitos não são detalhados mas abre margem de como é importante para Democracia sabermos quais princípios acreditamos. Ser político e entender além das aparências as linhas de princípio e deveres dos partidos. Cortella tbm aborda pensamentos políticos como corrupção, impostos e como isso interfere diretamente nos anseios do que queremos para nosso país.

Dois pontos abordados no livro que foi marcante e vou deixar aqui registrado a pergunta que tem resposta clara no livro.

O quão disposto você está para pagar de imposto para ter uma saúde melhor e educação melhor ?

É benéfico para sociedade ter corrupção como algo normal? E como o voto pode mudar esse cenário e trazer o comando para povo?

Leitura fácil, indico principalmente para leitores iniciantes de política.

Agostinho 14/11/2022

Cortella e Janine Ribeiro - Política para não ser idiota
"Viver é conviver", essa frase do livro resume uma das suas principais ideias, bem como dá clareza a palavra política, "a discussão dos assuntos da cidade". Durante o livro, os autores se referem a ideia de con-domínios, onde cada ser humano possuí o seu domínio, porém vivemos em "con", ou seja, domínios concomitantes. E, por isso, a política se exprime justamente nessa reunião social, de modo a gerir a con-vivência entre todos. E é exatamente nesse sentido que a democracia se exprime, como direito de cada um dos "domínios" ter seu lugar de fala, de modo a criar um consenso harmônico.

Kamila156 05/11/2022

Despertou minha curiosidade sobre política.
Foi o primeiro livro que li sobre política e não poderia desejar um melhor começo.
Os debates são interessantes e nem um pouco prepotentes ou complexos, o que faz com que nós queiramos saber mais sobre assuntos que podem nos ser totalmente desconhecidos, ou que pelo menos, nunca pensamos muito sobre.
Eu recomendo para todos que queiram começar a desmitificar a política e enxergá-la com olhos mais sensatos, curiosos e questionadores, e não com repulsa como eu a enxergava.
Um livreto capaz de expandir nossos horizontes!

Giovanna 03/11/2022

foi uma discussão ótima de se ler, o tema que mais ficou na minha cabeça foi quando eles citam sobre como a democracia as vezes é apenas pessoas seguindo ideias de outras pessoas, esse vai ser um tema que vai me deixar pensando por um tempo.
tanto para um livro introdutório, como um para quem ja entende mais sobre política ele é bom, adorei bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6