Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flávio 15/09/2013

Ponto de vista de um leigo.
Bom, já faz uma semana que li este livro, mas não consigo parar de matutar sobre a discussão que faz parte dele. Política. Porque não a discutimos? Porque a ignoramos? O livro foi basicamente a tentativa de se achar o motivo do desinteresse pela política por parte da população brasileira. E ainda, a tentativa de se achar uma solução que coloque a política de volta no gosto dos brasileiros.
Não quero aqui contestar o livro, mas sim, como um leigo no assunto, tentar complementá-lo do ponto de vista não de um filósofo, mas de um cidadão que está envolto por pessoas descontentes com a política e nem um pouco a fim de discuti-la.
Afinal, porque a odiamos tanto? Um dos motivos levantados foi a corrupção, que sempre existiu no meio, mas que nos últimos tempos passou a ser divulgada e de certa forma punida, mesmo que de maneira muito branda. Sim, esse me parece o principal motivo pelo asco à política, mas seria suficiente para gerar tamanho desinteresse na população? Bem, penso que não.
Outro motivo levantado foi a consolidação da democracia e dos direitos individuais, ou seja, não temos mais pelo que batalhar, brigar e finalmente discutir. De certa forma gerou o comodismo. Mas ainda assim acho que não é o suficiente para tamanho ódio pela política.
Refletindo sobre os pontos elencados no livro, cheguei também a alguns fatores que influenciam tal ceticismo político. Afinal de contas, o que é política???? Qual sua função na sociedade? É necessário saber responder tais perguntas para poder discutir sobre a famigerada política.
Quais são as grandes discussões em rodas de bar, colégios, familiares e até rodas universitárias? São assuntos diversos, mas um que sempre está presente é o Futebol. Mas qual o motivo de tamanha presença? Pelo simples fato das pessoas gostarem do esporte? Sim, é um motivo. Mas outro tão importante quanto é o fato de que as pessoas realmente entendem sobre futebol, sabem do que estão falando. Desde as regras do jogo até os jogadores da Seleção Brasileira e de diversos clubes, tanto nacionais quanto internacionais.
Quero chegar ao seguinte ponto: para que se possa ter interesse sobre algo e discuti-lo é preciso conhecer e entender ao menos um pouco sobre o assunto. Ninguém consegue discutir sobre física sem saber o que é inércia, aceleração, força, etc. Ninguém consegue discutir sobre economia sem saber o que é inflação, PIB, juros, etc. Ou seja, para discutir sobre política é preciso conhecê-la. O que é, suas partes integrantes e suas funções.
Mas no Brasil, como já citado no livro, Política é resumida em votar de 2 em 2 anos. Sequer discutimos em quem vamos votar, muitos votam no mais bonitinho ou no que pagar melhor. Ou seja, ninguém sabe o que é Política.
Então qual seria uma solução para despertar interesse sobre política na população brasileira? Uma das maneiras, penso eu, é ensinando o assunto na escola. Hoje a Filosofia está praticamente extinta do quadro escolar brasileiro. Eu pelo menos nunca tive tal disciplina, mesmo estudando em colégio público e também em particular.
O ensino da Filosofia é peça chave para que as gerações futuras consigam entender o que é Política e discuti-la.
Luan Poppe 17/12/2013minha estante
Cara, muito bom o seu comentário. Mas e como poderíamos fazer com que a política, através da filosofia por exemplo, passasse a ser ensinada numa escola onde notas valem mais do que o entendimento do assunto? Sendo assim, acho que a mudança precisa ser ainda mais profunda, começando pela mudança da educação, e a mudança na política seria consequência. O problema é como começar a fazer essa mudança :/

Jennifer.Ernesto 27/02/2014minha estante
Adorei o comentário de ambos.

Para que uma mudança drástica aconteça é preciso que lutemos por ela. E que acreditamos, de fato, que ela irá acontecer. Não é algo impossível, mas também não é fácil. O ideal (pelo menos, ao meu ver) seria a universalização da educação, que ela fosse igual para todos, com exceções e ajustes perante a necessidade de cada um. É utópico, claro. Mas é o horizonte, as utopias que nos movem.

Eryck.Sammpaio 08/04/2016minha estante
Flávio, você fez um sensacional comentário! Parabéns pela forma como percebeu as questões do livro, e como expôs sua opinião. Você deveria abrir um blog para expor suas opiniões a respeito de assuntos que lhe apetecem.

Sobre o livro: Sensacional.

Forte abraço.

Luma 02/02/2023minha estante
Parabéns pela resenha !!

Victor Antônio 26/10/2023minha estante
Acabei o livro agora a pouco e suas colocações foram atuais e precisas. Vc conseguiu resumir bem sobre os questionamentos do livro!

melmelmelmel 27/06/2023

É uma leitura bem diferente do tipo de leitura que eu estou acostumada e li achando que seria um livro mais técnico, voltado mais para explicar a política e seu funcionamento. O conteúdo foi diferente disso, o livro se propõe a falar mais sobre a política de forma geral, sobre como nós como cidadãos enxergamos e lidamos com a política.
Como alguém que nunca teve muito costume e gosto por política antes, eu gostei sobre como eles falam justamente sobre como nós vemos a política, muitas vezes de forma negativa e associando diretamente com a corrupção e os políticos; sendo que a política envolve muito mais categorias do que só isso, a política rege a forma como vivemos, o que consumimos... Eu espero que todos nós, que não temos tanto prazer na política, possamos encontrar algo que nos faça sentir prazer em participar de forma direta nos assuntos.

Giovanna 03/11/2022

foi uma discussão ótima de se ler, o tema que mais ficou na minha cabeça foi quando eles citam sobre como a democracia as vezes é apenas pessoas seguindo ideias de outras pessoas, esse vai ser um tema que vai me deixar pensando por um tempo.
tanto para um livro introdutório, como um para quem ja entende mais sobre política ele é bom, adorei bastante.

luana 02/11/2023

Eu realmente não sei por qual razão levei tanto tempo para terminar de ter esse livro, já que é curto e de fácil leitura. gosto das coisas debatidas, por mais que não concorde com algumas, gosto da conversa e aonde eles chegam nesses debates. como eles reforçam o biocidio é muito importante, esse livro já tem uns anos, quando achávamos que as coisas que fizemos (que as grandes indústrias fizeram) eram reversíveis, é meio triste ver que agora temos certeza que vamos todos perder.

Viih Macêdo 25/08/2021

Saindo do analfabetismo político.
Não é o tipo de leitura que eu normalmente faria, mas, decidi sair da zona de conforto, e fui surpreendida, abriu minha mente e com certeza farei mais leituras como está.

"Os ausentes nunca tem razão"
Se isentar de tomar decisões políticas te faz omisso, e sem voz, alguém decidirá por você.

Prissscila 10/06/2020

Gostei e recomendo.
Apesar de ser um livro pequeno é recheado de reflexões e conhecimentos para quem quer começar a entender política.

Kamila156 05/11/2022

Despertou minha curiosidade sobre política.
Foi o primeiro livro que li sobre política e não poderia desejar um melhor começo.
Os debates são interessantes e nem um pouco prepotentes ou complexos, o que faz com que nós queiramos saber mais sobre assuntos que podem nos ser totalmente desconhecidos, ou que pelo menos, nunca pensamos muito sobre.
Eu recomendo para todos que queiram começar a desmitificar a política e enxergá-la com olhos mais sensatos, curiosos e questionadores, e não com repulsa como eu a enxergava.
Um livreto capaz de expandir nossos horizontes!

@leticiagritta 10/08/2022

Até agora os livros que li do Cortella são basicamente uma palestra transcrita em papel e encadernada. Pq basicamente o que a gente acompanha é sempre um debate onde ele e mais alguém fica dando sua opinião sobre alguma temática. Nada que não seja encontrado numa garimpada preguiçosa no YouTube.
Mas de qualquer forma o conteúdo sempre é útil e esclarecedor.
Mas acho que irei me manter na mídia audiovisual a partir de agora.

eriksonsr 21/05/2013

Muito bom livro!

Creio que leituras como estas são algumas das que realmente deviam ser cobradas na escola bem como se fazer trabalhos e discutir sobre.

Os autores falam como o sentido original da palavra idiota, aquele que não se interessa por política, é desconhecido, bem como a importância da mesma, de se debater e participar da política.

Uma citação encontrada no mesmo:
"Liberdade é algo natural para o ser humano, tanto é assim que não percebemos quando esta presente, mas logo nos damos conta da sua ausência."

Mark Nascimento 30/08/2020

E vamos de deseidiotização
E não poderia deixar de ler Cortella. O daddy literário traz um livro com uma temética que para muitos é chata, e desenrola tudo com exemplos e facilidades. O formato de diálogo com Janine Ribeiro deixa tudo melhor.

Afegc 01/04/2020

Idiota
Política para não ser idiota é um livro filosófico e, assim como os livros filosóficos, esse se dá num diálogo entre cortela e um outro filósofo. É um livro legal, aprendi nele que idiota vem do grego e significa aquele que não participa da política. Um sujeito Político é o indivíduo que cuida da cidade, logo, aquele que não participa da assembleia para discutir questões políticas, é um idiota.

Michel.Garcia 08/06/2023

Um chamado ao engajamento político verdadeiro
Um diálogo que desmistifica a ideia de política dos ditos politizados de hoje.
Eu tinha um expectativa diferente em relação ao rumo que o diálogo teve, mas se desenvolveu muito bem.
Em vez de conceituar a política, discutir as diferentes correntes, o diálogo se preocupa com a visão que se tem de política, principalmente no Brasil, desinteresse pela política, visão de cidadania, para citar alguns pontos.
Alguns assuntos poderiam ser discutidos mais a fundo, mas poderia deixar o livro mais pesado.
Uma leitura recomendada para aquele que não quer ser mais um na multidão das opiniões vazias.
PS: Esse diálogo é de 2010, portanto não tem referência à maluquice de hoje.

Rafa 04/02/2015

Política Societária
O livro é estruturado em um diálogo destes dois filósofos contemporâneos, sobre temas cotidianos relacionados à importância da política no dia a dia das pessoas, sendo todos nós responsáveis pela péssima política que vivemos, nos passando a ideia de que o Estado e nem os governantes deste, fazem política sem sua nação, nós é quem compomos a política e quem a definimos de acordo com a nossa ação ou omissão. Os filósofos dialogam e repercutem, que na Grécia antiga, a inserção na política era o ápice da vida de um ser humano, e hoje quando se fala que é político, é motivo de vergonha. Os autores dialogam relatando que em Atenas se eram feitas inúmeras assembleias por ano, com as pessoas sentindo prazer em participar dos discursos. Questionam também, se naquela época a política não era também ligada a religião, se eles louvaram a algum "Deus" com afinco, para serem bastante participativos, como é hoje com as pessoas indo à missa terça e quinta.

Uma frase que Cortella utiliza e que eu particularmente me identifiquei muito é " Os ausentes nunca tem razão", um dos fatos citados pelo autor, é quando se ausenta em uma reunião de condôminos, e depois quer dar "pitaco" em algum problema resolvido na assembleia. Consigo fazer uma relação com a votações nas urnas de 2014, onde os números votos nulos e brancos foram assustadores. Entendo que exercer política também é se abster, mas a maioria das pessoas mal sabe o preço que se foi pago e quantas pessoas morreram para se pleitear o direito ao voto, e o pior depois querem reclamar da política, mas como Cortella diz "Os ausentes nunca tem razão"

Uma parte que gostei bastante também é quando se é retratado a diferença do cidadão americano e do brasileiro , o que ao meu ver é bastante procedente. O brasileiro quando confrontado com alguém ele pergunta "Você sabe com quem está falando?" o brasileiro se sente beneficiário do Estado, já o americano perguntaria "Who do you think you are"(quem você pensa que é), o americano se vê como cidadão americano, " eu pago imposto".
Keylla 14/03/2015minha estante
Cortella é fantástico. Arrisco dizer que dos brasileiros é o meu filósofo preferido. Com ele aprendi a questionar :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6