Para Todos os Tipos de Vermes

Para Todos os Tipos de Vermes Kione Ayo

Resenhas - Para todo os tipos de vermes

Perigor 01/11/2020

Uma HQ pra quem tem estômago forte!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CGKpFSBhR8_/?utm_source=ig_web_copy_link

Pandora 16/07/2020

Kione Ayo foi muito ousada nesse trabalho. Ela criou um futuro inteiro para nossa espécie e dentro desse futuro uma aventura de descoberta e amadurecimento para seus protagonistas, Ékteon e Anokye.

Em "Para todos os tipos de vermes" mergulhamos em um futuro distópico no qual a humanidade vive dentro de grandes vermes no fundo do oceano depois de finalmente ter destruido a superfície do planeta. Mesmo depois de tantas tragédias ecológicas, no futuro imaginado pela Kione, nos não superamos nossas questões de desigualdades depois de perder sua figura materna, Ékteon e Anokye vão desbravar a geografia física do verme no qual vivem e descobrir a geografia social e a História do sistema na qual estão inseridos.

Afrofutirismo, distopia, reflexão sobre a estrutura da sociedade na qual vivemos, são muitos os assuntos pertinentes no qual a história toca enquanto conta a aventura dos protagonistas. Gostei bastante, achei complexo e ousado. Melhora numa segunda leitura, sem a ansiedade para descobrir os segredos da história e conhecendo os personagens a gente consegue perceber melhor as sutilezas dos caminhos pelos quais estamos sendo levados.

Gabriela Costa | @leia_preta 07/03/2021

Uma ficção apocalíptica sobre os dias de hoje
Comecei esse livro pensando que seria apenas uma história sobre amizade e superação mas me deparei com uma baita narrativa punk e uma ficção apocalíptica sobre o meio ambiente. A obra constrói um mundo dividido entre humanos e vermes, trazendo uma discussão sobre preconceito, racismo e violência.

Achei muito interessante como Kione subverte a lógica da narrativa racista, utilizando outros exemplos e um mundo distópico. O quadrinho é muito bonito, com ilustrações maravilhosas, retratando diferentes personagens negras. Em algumas páginas os balões de fala estão mais claros que eu gostaria mas isso não atrapalha a leitura. A história é leve, fluida e promete um segundo livro.

Três amigos vivem juntos e trabalham no submundo, aparentemente o intestino. Quando uma deles morre a vida dos dois vira de ponta cabeça ao descobrir os podres daquela sociedade em que vivem, a estrutura de sua organização e mais ainda: como destruí-la.

Tô esperando a continuação!
Vitoria.Jales 08/03/2021minha estante
Que tudoo, a newsletter desse mês ta incrível e fiquei super curiosa nesse livro!

João Vicente 28/09/2021

Bah, não rolou.
Tirando uns recursos narrativos/visuais bem interessantes pra contar a história, além do design dos personagens, achei qualquer notissímo. A arte as vezes é poluída, confusa (e não num sentido bom, de te deixar propositalmente confundido com aquilo); os personagens e as relações entre eles - bem como a construção de mundo- são bem genéricos e rasos. No início eu tava mais instigado, mas depois ficou bem desinteressante.
Uma pena. Torço pra que, depois desse primeiro quadrinho, a autora publique mais outros no futuro, e que ela consiga evoluir como artista.