Um Artista da Fome Franz Kafka

Resenhas - Um artista da fome

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriel 28/04/2021

Complexo e interessante
Curioso como escritores alemães, pelo menos os que já tive contato, gostam exercitar ao máximo as suas narrativas expondo análises muito curiosas através de alegorias muito inusitadas.

Com essa obra de Kafka não é diferente. O autor narra pequenas tramas de uma maneira muito profunda e pessoal, as vezes até angustiante.

Uma excelente coletânea de textos relativamente rápidos que deve ser provada por todos amantes de literatura.

Ayan_lucca 29/07/2020

Esperei mais.
Como sendo ele um dos escritores que amo eu bem que esperei mais. Porém os textos nesse livro são muito sem sentido é não dá para compreender. De outro ponto de vista, talvez fosse essa a ideia do autor.
Eric.Hirai 12/09/2020minha estante
Também boei

Ayan_lucca 13/09/2020minha estante
Então né kkk mas ainda amo algumas das obras dele. Só não indico essa kkkk

JAlia 22/09/2022

Meu segundo livro de Kafka é sinceramente, não tenho nem palavras que descrevam os meus sentimentos. Cada história nos faz refletir muito e são bem profundas. Uma leitura bem rápida, mas que nos deixa pensativos por um bom tempo. ?????

Bruna 06/05/2011

Ah, Kafka, que é isso... Gostei tanto de "A metamorfose" e de "O veredicto", que esperava muito mais de "Um artista da fome".

Não sei se foi porque não entendi os contos, ou se porque simplesmente não gostei - o fato é que, neste livro, o que valeu mesmo foi o conto do título e a novela "Na colônia penal". Ambas as histórias são ótimas, e a elas dedico as 3 estrelas da minha avaliação.

Quanto ao resto, um dia vou reler, para ver se consigo apreciá-lo.
Abdullah 29/10/2017minha estante
undefined

bruna brandl 25/06/2020

Genialidade do autor
Minha primeira experiência com o autor foi em "A metamorfose". Fiquei encantada com a forma que Kafka constrói as personagens, suas características marcantes, preocupações, simplesmente genial. Já tinha recebido uma indicação para ler o "artista da fome" e confesso que achei um conto bom, principalmente a forma como Kafka gera angústia no leitor, ao perceber que a história do artista não interessa verdadeiramente a ninguém. Mas o que mais me surpreendeu - positivamente - foi o conto "Na colônia penal". Claro que cada leitor retira uma interpretação, mas a alegoria me remeteu diretamente ao sistema penal dos dias atuais e aos entusiastas que acreditam na beleza do horror das punições existentes, que mais afligem o psicológico e físicos dos condenados do que ressocializam. Também fiquei encantada com a atualidade do conto, quando o oficial acaba "experimentando" da própria máquina e termina vítima das suas próprias crenças.
Italo 17/08/2020minha estante
SIMMM, KAFKA É CAPAZ DE FAZER QUALQUER UM SE SENTIR NA PELE DA PERSONAGEM E SENTIR A ANGÚSTIA QUE DELA BROTA!!!

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Bons contos do Kafka.
Reunião de bons contos do grande Franz Kafka. Sendo sincero, eu mal sei explicar o motivo de gostar tanto dos livros dele. Em vários momentos a minha leitura se torna arrastada até. Mas sempre fico com partes das histórias na mente, por muito tempo. Elas influenciam bastante nas coisas que escrevo.
A sensação que tenho ao ler a maioria das histórias do Kafka é a de que a vida nos esmaga sem dar chances para nos defendermos.

Recomendo esse livro pra quem gosta de bons contos e também pra quem gosta das obras do autor, pois claramente o estilo dele está estampado nessas obras.

Raul 05/08/2021

O surreal que vejo em Kafka: espelho da realidade.
Como sempre, Kafka expõe em suas narrativas um mundo imperfeito, com pessoas imperfeitas. Contudo, instiga o leitor a ansiar pelo desfecho.
Em "Um Artista da Fome", a obstinação praserosa pelo sofrimento, tanto do artista quanto dos espectadores se assemelha à realidade. Na novela "Na Colônia Penal" nos deparamos com mentes deturpadas pelo poder. Enfim, mais uma boa pedida de leitura.

moacircaetano 04/01/2023

"Um artista da fome" mostra, como é clássico de Kafka, o absurdo que a vida cotidiana nos pode trazer.
Uma bela e incômoda alegoria.
Pra refletir.

Diego 01/07/2012

8 ou 80
Quatro contos e uma novela.

Os contos são um pouco confusos, com exceção de "Um Artista da Fome", que traz um final bem reflexivo. Sendo bem sincero, os outros contos são bem chatos, especialmente "Josefine", que é cansativo pra caramba!

Mas o esforço de passar pelas páginas maçantes de "Josefine" é recompensado com "Na Colônia Penal". Doentio! No fundo até te deixa pensando: "será que o oficial tinha razão?". Recomendo!

RafaelM 19/01/2023

"Tudo o que não é literatura me aborrece"
Um dos maiores escritores do século e certamente um dos meus favoritos, Franz Kafka teve seu sucesso reconhecido apenas postumamente, e essa em particular ainda me faltava o conhecimento dela.
Um artista da fome é uma coletânea de quatro histórias, escolhidas na ordem cronológica pelo próprio autor, deixando sua marca até mesmo na seleção (não queria que os dois artistas se tocassem no corpo do livro), fazendo um "intervalo" entre as histórias.
Já em A Construção, não tem como não ver a referência de sua vida pessoal (ascensão do nazismo e a luta contra a tuberculose) sendo figurada no protagonista, em seus receios, paranóias, preocupações e vontade de largar e de não largar tudo e recomeçando após breves períodos de paz e aflições.
Já era fã. Fiquei ainda mais.
Vale a leitura!

Deghety 13/12/2023

Um Artista da Fome
Esse pequeno livro de Kafka reúne alguns contos que exploram a psicologia humana de forma pouco convencional.
Conforme vamos lendo, até entendemos às razões, mas não as compreendemos por serem fora do senso comum.
As sensações de todos os contos são uma confusão de sentimentos geradas por apresentar ideiais, personalidades e visões de mundo e outras coisas mais que envolvem a unicidade psíquica.
As aflições dos personagens e as incógnitas dos andamentos e desfechos  absorvem o leitor para dentro das peculiaridades dos contos e de seus personagens.

Jonas.Doutrinador 06/08/2021

Preciso e Profundo
Este foi meu primeiro contato com a obra de Kafka e indico pra quem quer optar por algo mais curto mas com toda a potência do escritor. O livro trás contos e uma novela ( Na Colônia Penal).

São histórias inspiradas na vida de Kafka e ele as escreveu já em fase terminal. Diálogos diretos, fatos dinâmicos mas sem perder uma consistência mais profunda. Todos os textos abordam temas atuais ligados às relações entre nossa consciência com a sociedade.

Dos contos eu gostei mais daquele que dá título ao livro e também Josefine, a cantora Ou o povos dos ratos. Se estiver a fim de uma viagem curta e muito proveitosa, leia esse livro também.

Francinni 18/04/2013

Um Artista da Fome
O conto 'Um Artista da Fome' de Franz Kafka, publicado em 1922, relata a vida de um artista que ganha a vida a jejuar. O artista não jejua apenas para atrair o público em suas performances, para ele jejuar significa vida e morte. O artista da fome é vigiado por uma grande quantidade de espectadores implacáveis que contam os dias de jejum, que não entendem a natureza artística de jejuar.

Entretanto, quando suas atuações deixam de ser populares, o artista é abandonado dentro de suas grades e se transforma num pobre-diabo. Trocado por uma pantera que foi colocada em sua jaula, o artista da fome leva o seu desejo de jejuar até o limite passando desapercebido pelos espectadores que se esquecem de contar os dias de jejum. Para o artista o ato de jejuar se faz necessário, quando está agonizando admite que jejua porque nunca conseguiu encontrar um alimento que o satisfizesse. Sua arte é um modo de existir, e a perfeição para ele nessa arte significa a morte.

O artista da fome pode ser comparado ao próprio Kafka, que na época em que escreveu este conto estava com o organismo fragilizado por uma forte tuberculose e laringite e se alimentava com muita dificuldade.
Além da projeção pessoal, Kafka trata de conceitos atuais, como a mudança dos gostos e hábitos da sociedade. Assim como o artista da fome deixou de ser uma atração, a sociedade moderna define novos objetos que aos nossos olhos pareçam aceitos. kafka descreve o modernismo.

Nathy 10/01/2011

Supra-sumo do Kafka
Dentre os livros do Kafka que li até hoje, este foi o que mais traduziu pra mim o significado de algo "kafkiano".
Bem fininho e quando você começar a ler chegará ao final sem nem notar.

Surpreendente, da maneira que só o Kafka consegue.

pedro villar 29/04/2022

Todos os textos aqui me encantam de alguma maneira, com exceção, talvez, de Josefine, a cantora ou O povo dos ratos, que confesso ter achado meio maçante ( mas como toda a obra de Kafka pode melhorar em uma segunda leitura).

Os outros quatro são ótimos: Primeira Dor é simples e poderoso na mesma medida; Uma Pequena Mulher ecoa aquela estranheza e deslocamento tão característicos da obra kafkiana; Um Artista da Fome é um retrato tocante e triste de como o autor enxergava a sua arte e Na Colônia Penal é uma novela aterrorizante e chocante sobre "justiça" e punição, outros temas caros para ele.

Kafka nunca é demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5