Um Artista da Fome

Resenhas - Um artista da fome

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Iasmin 15/02/2022

Estou gravemente abalada!
Esses contos do Kafka tem o poder de nos tirar da zona de conforto, e nos jogar em um ambiente totalmente inóspito e agonizante. Levando em conta que foram escritos no estágio terminal da tuberculose que acometia o Kafka, onde a morte era mais do que uma certeza. Não é tão improvável pensar que teve alguma relação ou influência.
Esse livro é excepcional, contém 5 contos, cada um possuí um impacto diferente no psicológico do leitor, mas " O artista da fome" e "Na colônia penal" ganham um destaque especial, por motivos justos.

pedro villar 29/04/2022

Todos os textos aqui me encantam de alguma maneira, com exceção, talvez, de Josefine, a cantora ou O povo dos ratos, que confesso ter achado meio maçante ( mas como toda a obra de Kafka pode melhorar em uma segunda leitura).

Os outros quatro são ótimos: Primeira Dor é simples e poderoso na mesma medida; Uma Pequena Mulher ecoa aquela estranheza e deslocamento tão característicos da obra kafkiana; Um Artista da Fome é um retrato tocante e triste de como o autor enxergava a sua arte e Na Colônia Penal é uma novela aterrorizante e chocante sobre "justiça" e punição, outros temas caros para ele.

Kafka nunca é demais.

Nathy 10/01/2011

Supra-sumo do Kafka
Dentre os livros do Kafka que li até hoje, este foi o que mais traduziu pra mim o significado de algo "kafkiano".
Bem fininho e quando você começar a ler chegará ao final sem nem notar.

Surpreendente, da maneira que só o Kafka consegue.

Yara 16/10/2023

Como explicar Kafka?
Respondendo a pergunta do título, simplesmente impossível, Kafka é mais que um autor ele é um verdadeiro e único sentimento. Em todas as suas obras podemos enxergar o autor e sua genialidade, a escrita é magnífica e que consegue prender a atenção de uma forma magnífica que poucos livros conseguem

Vânia 13/08/2009

Kafka tem um jeito único de mostrar o lado negro das pessoas.
Em Metamorfose ele faz com que seu personagem se torne um inseto asqueroso (ainda não consegui entender o pq "daquele inseto" e não um outro bicho...Argh!!!!! Acho q ele personificou o q o personagem pensava de si mesmo (???))

Em Um Artista da Fome o jejuador passava até 40 dias sem comer. Na verdade ele não era um artista. Ele não fazia isso como talento. Ele fazia por não encontrar o q buscava...

Daí tem-se a pergunta: por que ele não partiu em sua busca? Por que ficou ali, inerte, alvo de escárnio ou desprezo? Por que algumas pessoas entregam-se tão facilmente ao fracasso?

E vale a pena a introspecção: qual é a sua busca? Mas, o que vc tem feito para alcança-la?

Paulo Silas 19/12/2018

Uma reunião de histórias de Kafka, cada qual com a sua particularidade, que oferece ao leitor um deleite na leitura. Nessa obra, que contém alguns bons trabalhos do autor, o que se tem são relatos de aflição, de observações pontuais, de crises, de particularidades, daquilo que perturba o espírito e redobra a atenção. Cada um dos contos mexe de maneira própria com aquele que os lê, ensejando em diferentes estados a também depender da percepção do leitor. O que te se tem, portanto, é Kafka em sua expressão literária particular.

Em "Primeira Dor", é narrada a história de um trapezista que vive o seu ofício e respira a sua arte. Nada importa que não a perfeição do seu atuar junto ao trapézio. "Uma Pequena Mulher" é um relato sobre uma moça, seus jeitos, sua forma de andar, agir e se portar, e toda a insatisfação que essa tem contra o narrador. "Um Artista da Fome", um primor do livro, traz toda a angústia da decadência de um jejuador que vê definhar aquilo pelo que possui primazia - já não querem mais ver o artista, o declínio do seu grande feito é visto pelo desinteresse do público, o espetáculo já não mais é de interesse. "Josefine, a Cantora ou o Povo dos Ratos" evidencia a força do canto da personagem que é destacada e enaltecida pelo narrador, relatando o seu apogeu e o apagar de uma chama. Finalmente, em "Na Colônia Penal", outra preciosidade de Kafka, tem-se a história de um explorador que acompanha um método peculiar de aplicação de pena numa colônia penal, conhecendo todo o processo de acusação, julgamento (suprimidos e reunidos num único ato) e sanção estabelecidos contra aqueles que não cumprem com os regramentos existentes.

As cinco histórias presentes no livro, quatro contos e o que pode ser considerado uma novela ("Na Colônia Penal"), permeiam estados de espírito humanos. Cada uma possui o próprio âmago de um algo humano que se faz presente na curta ou mais longa narrativa. Há o horror e o tom de estarrecimento em "Na Colônia Penal", assim como a angústia é percebida em "O Artista da Fome" e "Primeira Dor". Sentimentos e aflições presentes na individualidade de cada ser que podem ser observados nas poucas linhas que compõem cada uma das histórias dessa obra. Cabe ao leitor encontrá-las.

Michel 03/06/2014

Simplesmente Kafka
talvez se não fosse seu péssimo relacionamento com o pai kafka não seria kafka com uma mente brilhante expondo suas idéias e questionando a vida, o cotidiano a burocracia e a alienação da raça humana, seria apenas kafka desconhecido.
Suas obras relatam sobre a angústia do homem.

Essa com certeza é uma ótima leitura.

anarontani 07/11/2022

mais kafkaniano impossível!

o estado é a máquina e nós somos os condenados!
quem é o observador ???!!!

mainapereira 11/10/2020

Primeira vez lendo Kafka
Foi minha primeira leitura de Kafka. Gostei muito do estilo do autor e desejo ler suas outras obras.

O livro ?O artista da fome? contém vários de seus contos, além do que leva o título da obra. Não sei se quem leu também teve essa impressão de haver algo em comum entre os textos, como se fosse a mesma mensagem a ser passada, algo relacionado a insatisfação, o sofrimento e um desejo insaciável enquanto ser humano...

O conto ?Um artista da fome? e a novela ?Na colônia penal? são os melhores textos da obra em minha experiência ao degusta-la.

Me chama a atenção a proposta da espetacularização da fome e da sentença de morte (ou do próprio sofrimento?) numa perspectiva individualizada e em um contexto apresentado como ultrapassado.

Uma leitura não muito fácil de digerir, mas recomendada em uma sociedade contemporânea que vive do espetáculo de si...

Sara 08/11/2020

No conjunto de contos encontrei um texto triste logo de início, um engraçado logo depois e dois mais longos e reflexivos.
Na colônia penal e Um artista de fome tem a mesma vibe de O veredicto e se tornaram contos favoritos fácil.

Fabricia82 05/02/2023

O livro apresenta quatro contos e uma novela.
São histórias que tratam as angústias humanas. Complexo e integrante, principalmente em "Na colônia penal".

alex 20/09/2022

Um artista de fome / A construção, de Franz Kafka (1924)
Um livro composto por 2 partes: na 1a há quatro contos e na 2a uma novela.

Só consegui identificar a profundidade dos textos com o auxílio do posfácio (haveria ecos e reflexos do período em q foram escritos, 1922/1924, tanto do ponto de vista da doença terminal do autor qto da evolução do nazismo em Berlim).

Pareceu-me mais interessante depois desse complemento, mas não me empolguei durante a leitura ("O Castelo" e "O Processo", portanto, continuam imbatíveis).

Martony.Demes 08/05/2022

Singrei recentemente por esse conjunto de contos de Kafka, Um artista da fome e outras histórias.

Primeira Dor: o conto traz a história de um trapezista angustiado que tinha uma vida profissional e suas limitações e os desafios. Até acontece algo...

Uma pequena mulher é um conto que retrata as características de uma mulher pequena e que insatisfaz o narrador! Que não há uma relação entre eles. E é uma relação bem excêntrica. Ela fica boa parte do tempo em silêncio. E também ela é tida como uma juíza para decidir tudo na relação. Uma história bem curiosa!

Um artista da fome: Esse é outro curioso conto de nosso Kafka! É um homem que ganha dinheiro ficando dias sem comer em uma jaula. Depois de 40 dias de jejum, ele é bem tratado e cuidado! Depois disso, o povo não tem mais interesse por aquele show. E então ele vai trabalhar no circo com o mesmo 'show'. Só que também o povo vai se desinteressando pelo artista da fome! Até que ele vem a morrer na jaula.

Josefine, a cantora ou O povo dos ratos: o narrador, o rato, apresenta a história de Josefine e o ato de cantar! E é feito uma análise sobre o quanto é valiosa sua cantoria e no contexto de uma arte! É de fato uma arte!? É feito um cotejo entre o cantar com o ato de assobiar.

Na colônia penal: um lugar na prisão que tem um local para tortura. A pena de morte é feita por meio da tortura realziada com auxilio de uma máquina nova!

Natália Tiene 12/06/2021

Uma leitura apenas não basta para a complexidade e singularidade kafkiana
É incrível como Kafka atira milhares de reflexões na direção do leitor sem nada além de uma narrativa intrigante. Um artista da fome é denso na sua simplicidade e extremamente envolvente. Sinto que vou ter que ler no mínimo dez vezes para digerir tudo e extrair todas as referências extraordinárias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5