Gaian - o Reinício

Gaian - o Reinício Cláudio Almeida

Resenhas - Gaian - O Reinício

1 | 2 | 3 | 4

Calhamaço da Tati 29/07/2020

Gaian é um livro medieval com fantasia, cheio de detalhes, lições de amor, ódio, perdão, vingança, amizade.
No final do livro contém uma apêndice com todas as informações dos feitiços, com os resultados positivos e negativos, os mapas, e uma coisa que achei bem importante tem os nomes de cada personagem e a pronúncia de cada personagem.

site: https://www.instagram.com/p/CDPGI3Pjpba/

Luanatella 13/12/2020

Resenha Gaian - @livrosdamoon
Resenha Livrosdamoon 2015
Nota: ????,5

Os tempos não poderiam estar melhores na pequena cidade de Arinon: as pessoas estavam alegres, a colheita dava sinais de ser a melhor de muitos anos e um sentimento de paz pairava por todos os cantos.

Tudo conspirava a favor da continuidade de toda essa alegria, não fosse pelos estranhos e perturbadores sonhos do líder local, Ehlen. Neles Ehlen via a aproximação de uma guerra devastadora que em breve alcançaria o vilarejo. Temendo que esses sonhos fossem reais, o líder se apressa a marcar uma reunião com os conselheiros de Arinon para contar-lhes seus presságios. Ele dá a sugestão de criarem uma milícia, um Conselho de Guerra, entre outras medidas de segurança, as quais são rapidamente descartadas pelos conselheiros devido ao fato de Ehlen querer aplicá-las com base em sonhos.

Mal eles sabiam que o líder estava certo e que o exército que em breve chegaria a Arinon, havia acabado de derrubar o Reino do Norte onde bravos guerreiros lutaram até a morte.

Um dos únicos guerreiros a sobreviver a esse massacre no Reino do Norte foi o jovem Arffek, que posteriormente descobriu ser um Guerreiro Sagrado (heróis de eras passadas que defendiam Gaian de todos os perigos). Ele tinha uma perigosa e importante missão : avisar a todos sobre a aproximação da Terceira Grande Guerra e reunir os outros Guerreiros Sagrados para salvar Gaian.

Eu definitivamente não estava preparada para o fim desse livro kkk Quando cheguei a última página tentei dividi-la para ver se havia mais, porém não havia kkk Esse livro é sensacional! Tudo nele é muito bem feito : as ilustrações no começo de cada capítulo que são lindas; o guia no fim do livro que nos mostra o nome de todos os personagens e lugares de Gaian (bem como sua pronúncia e informações adicionais); o mapa que nos dá uma ótima noção de localização; tudo!

Um livro cheio de amor e surpresas que com toda a certeza vai encantar muitos leitores. Parabéns Cláudio! Adorei a leitura!

Paul Law 12/08/2015

Um mundo fantástico
Cláudio Almeida é de Brasília/DF, escritor publicado recentemente pela editora Novo Século com o livro Gaian, o Reinício. Com muito trabalho, dedicação e perseverança, o autor é exemplo de que é possível realizar o sonho de ganhar as livrarias.

Gaian é um mundo fantástico, repleto de magias, lobisomens, elfos e dragões. Como o nome sugere, é o palco para os acontecimentos narrados no livro. Em “O Reinício”, primeiro de sete planejados pelo autor, nos deparamos com a queda de um reinado e suas consequências para o resto do mundo. O subtítulo se justifica pelo ressurgimento dos guerreiros sagrados de Gaian, convocados em tempos de crise. É justamente um desses guerreiros que faz as vezes de personagem principal. Seu nome é Arffek e ele estava lá quando o Reino do Norte sucumbiu perante a investida de traidores. Naquele dia, ele próprio perdeu muito…

O cenário muda, vamos para a pacata Arinon, onde o prefeito Ehlen convoca os seus conselheiros para que novas medidas se segurança sejam tomadas. Ele pressente que algo de ruim está para acontecer. A chegada de Arffek ao local, em busca de um novo guerreiro sagrado dá indícios de que o líder está certo, embora ninguém acredite nele. Por falar no guerreiro sagrada de Eldor, após a Batalha do Grande Salão, como ficou conhecido o embate derradeiro entre os guerreiros do bem e os traidores, Arffek se tornou outra pessoa. Agora mais poderoso, violento e objetivo. Ele é o portador de Austral, a lendária espada de Gaian, chamada de Vingadora dos Céus, e vai empunhá-la para reunir todos os guerreiros sagrados e devolver a paz ao mundo, embora a vingança turve a sua razão algumas ocasiões. Estes são aos elementos iniciais que o autor utilizou para construir sua narrativa épica.

Cláudio Almeida misturou o que há de mais conhecido no gênero fantasia às próprias ideias para conceber uma história marcante. Além das criaturas fantásticas mencionadas anteriormente, o leitor vai se deparar com um sistema de magia bem construído que está à disposição dos paladinos da justiça ou dos inimigos, dependendo do conhecimento do manipulador. O próprio Arffek faz uso de muitos artifícios mágicos ao longo dos seus combates, lembrando em muitas ocasiões um personagem de RPG. Por falar nisso, Gaian, O Reinício é uma obra bastante visual, seja pela descrição de ataques mágicos ou pela narrativa dos combates, extensa. As lutas são dinâmicas, embora longas e o seu desfecho em algumas ocasiões não é propriamente o final.

De forma geral, a maneira de contar do autor é detalhada. Ele utiliza bastantes adjetivos com o intuito de dar ênfase à ação ou ao personagem. Acredito ser requisito do estilo “épico” de narrar reforçar as ideias que se quer colocar ao leitor e isso se desenrola bem em Gaian. Os personagens cumprem o seu papel. Arffek, por exemplo, possui um histórico, uma identidade. Personalidade facilmente deduzida dos acontecimentos pelos quais transpassou. Embora em alguns pontos ele manifeste poderes excessivos, em outros a sua condição emocional o torna frágil. Às vezes esta mesma condição o faz forte também. O primeiro livro de Gaian é introdutório. Há muitas batalhas ainda por vir, inclusive o confronto entre o bem e mal propriamente dito.

Em suma, a obra é um livro de fantasia, calcada em elementos já conhecidos do gênero, somados às ideias e críticas do autor. Um livro visualmente bonito, bem feito, recheado de desenhos nas aberturas de capítulos que não deve em nada ao que se vê fora do país. Dá pra imaginar uma série de TV, filme ou jogo de Gaian sem muito esforço.

Fica a resenha e a dica.

site: http://paullawblog.blogspot.com.br/2015/07/gaian-o-reinicio-de-claudio-almeida.html

Amanda Mazzei - Expresso de Ná 05/09/2015

Gaian
Gaian é um mundo grande e antigo, com milhares de anos de histórias. Há muito tempo, existiu um grupo de guerreiros lendários, que utilizava magias esquecidas e perigosas; e isso tinha ficado para trás. É difícil acreditar que uma guerra está de fato eclodindo por aí quando a realidade local é pacífica e até mesmo monótona. Na cidade de Arinon, subitamente, tudo fica estranho e perigoso.

Nenhum dos Conselheiros acredita no líder Ehlen quando ele conta seus péssimos presságios. E muito menos aceitam medidas de segurança tão extremas quanto criar um exército em um lugar em que até brigas de bar são raras. Sonhos são feitos de um material incerto, mutável, e quase nunca verossímil. Seria sensato mudar tantas coisas somente por pesadelos de Ehlen? Arinon vai descobrir em breve que existem sonhos que não são simplesmente sonhos.

Em tempos ruins, de calamidades e todo tipo de tragédia que vem com a guerra, eles ressurgem. Os heróis.

Arffek é o primeiro deles a se mostrar, e provar que Ehlen estava correto. O Reino do Norte tinha sido devastado, e o guerreiro já não era mais o mesmo desde a batalha que aconteceu por lá. A perda de Erion, sua mulher, que era uma das maiores paladinas de todos os tempos o trouxe para um lado obscuro, um lado perigoso de si mesmo. Partindo com Heim, e depois Brisrar, Arffek sai em busca dos outros guerreiros por Gaian. Com muitas batalhas, vilões cruéis, ensinamentos sábios, e seres fantásticos (dragões são quase obrigatórios ❤) o livro vai correndo.

Tive a impressão de estar imersa em um bom jogo de RPG. O prólogo começou bem animado, e até me deixou triste por Erion não ser uma personagem que continuaria durante a história. Porém, os capítulos iniciais foram bem difíceis de passar. Não me animei muito com as cenas no Conselho, e ainda estava me acostumando com o estilo do Claudio, que é super detalhista. Às vezes eram detalhes demais em partes que não me interessavam, ou diálogos meio piegas, e isso foi me brecando na leitura. Fiquei tão feliz quando o livro foi avançando! Eu descobri que seria um grande erro ter desistido dele.

Os guerreiros são cativantes e suas aventuras nos estimulam. Do meio pro fim, Gaian me conquistou.
As batalhas são muito bem descritas, é tudo visual e eletrizante. A intenção é que a cena se forme perfeitamente em nossas mentes. Infelizmente, isso pode ser muito estimulante para uns, e completamente insuportável para outros (se você não tem paciência para descrições muito grandes, nem tente). As magias são todas explicadas no apêndice, após o fim do livro. Nesse apêndice tem tudo: informações sobre Gaian, suas cidades, famílias, nomes/pronúncias/descrições dos personagens, e um mapa. Ah, e no começo de cada capítulo, existem ilustrações. Isso ajuda durante a leitura, e até ajudou mesmo aqui para fazer a resenha.☺

Brisrar foi uma das minhas preferidas. Ela é sensata mas ao mesmo tempo sensível. Além de uma poderosíssima guerreira, ela tem uma grande empatia com as pessoas, e humildade para aprender. Arffek parece estar entrando em um caminho perigoso. Ele age de forma explosiva e cruel, o que não condiz com o bom Arffek que conhecemos no prólogo... Ele realmente mudou muito pela tragédia! Perder Erion foi um grande baque, e ele se deixa levar pelo que é mais fácil: descarregar toda a sua raiva, e consequentemente acumular mais.

Heim está meio perdido, ele não estava esperando por tudo que aconteceu. Ser um dos Guerreiros Sagrados, e abandonar sua noiva e seu pai para sair por aí procurando problemas é meio esquisito para ele. Ainda mais por não possuir treinamento e nem ideia do que vai ter que fazer. Ulthigar tem bom coração e também é muito forte (acho que ele e Brisrar dariam um bom casal, aliás!). Ele aparece de forma inesperada, puxado para o seu destino. É dele uma tarefa muito importante de união do grupo e de fortalecimento.

Toda a história gira em torno dos guerreiros, e eles nos mostram a que vieram. Já reencarnaram várias vezes, e só aparecem quando algo muito grande está acontecendo. Nós esperamos que eles consigam fazer o seu trabalho tão bem quanto sempre fizeram!

Não vai ser em Gaian que você vai encontrar algo totalmente inovador (tem sim muitos clichês), mas algumas horas de divertimento para quem adora fantasia estão garantidas. É impossível não torcer por seu guerreiro preferido, e não acompanhar suas aventuras roendo as unhas.

"– [...] O problema não é a política. É um péssimo costume esse de delegar às coisas as questões da vida. Não me entenda mal, não quero defendê-lo ou desafiá-lo, mas a política não é o ponto principal, ela é só um meio. O destino final das coisas é o ser. Não é a política, ou o comércio, ou o líder que corrompe as pessoas. A corrupção ocorre porque está predisposta na mente ou no coração. Por isso, trair-se é questão de oportunidade."

site: http://www.expressodenarnia.com/2015/09/gaian-o-reinicio-claudio-almeida.html

Cleson 13/09/2015

Gaian - O Reinício
Gaian, O Reinício é um livro de fantasia surpreendente, é a famosa jornada do herói em sua melhor essência, é um belíssimo RPG nos levando a uma fantástica e incrível aventura Tolkiana.

A história já começa com uma batalha onde vemos a guerreira Erion ser derrotada por um exército de lobisomens, mas não sem antes ajudar na fuga dos outros paladinos, entre eles seu amado Arffeck, que estava ferido. A princípio imaginei ser ela a protagonista do enredo, o que seria bem legal, pois a primeira impressão que tive era de que ela era uma personagem muito interessante. E, após uma breve introdução sobre a guerra e seus guerreiros, o autor nos leva a Arinon, um pacato vilarejo que não sabe o que lhe aguarda.

O curioso nesse livro é o estilo narrativo empregado, me lembrou bastante o Tolkien e suas excessivas e detalhadas descrições do ambiente e dos personagens, sendo que a diferença básica é que o Cláudio torna essa descrição menos enfadonha, por serem mais poéticas e curtas que as do autor do Senhor dos Anéis. E quando falo “poéticas” não estou exagerando, os escritos são bem poéticos realmente.

A história toda gira em torno dos guerreiros sagrados, que são guerreiros que reencarnam quando uma grande guerra está por vir. Partindo com o camponês Heim, e depois com a guerreira Brisrar, o paladino Arffek sai em busca dos outros guerreiros por Gaian. Em certo momento eles encontram o guerreiro que, na minha opinião, é o personagem que tem as características e o nome mais interessante: o príncipe bárbaro Ulthigar. E a partir daí restam apenas mais três guerreiros, que devem surgir no próximo volume.

No decorrer da jornada em busca dos guerreiros sagrados, vemos um mundo repleto de guerreiros, magos, dragões e lobisomens. É um livro de fantasia onde o destaque fica por conta das inúmeras batalhas, todas bem detalhadas e longas, o que é bom até certo ponto, mas pode irritar alguns menos pacientes.

Com relação ao design gráfico, a capa foi bem pensada e as ilustrações encontradas a cada capítulo, que retratam partes da história, demonstram um nível de detalhamento belíssimo. E na revisão, não encontrei nenhum erro relevante. Ah, e a gente ainda encontra alguns apêndices com mais detalhes sobre a história de Gaian, os nomes dos personagens presentes no livro, as magias utilizadas e os mapas da região.

Então, no geral Gaian é um excelente livro de fantasia, vale muito a pena para quem curte o gênero e quer se divertir com uma aventura bem instigante.

site: http://papirodigital.com/literatura/livros/resenha-gaian-o-reinicio-de-claudio-almeida/

Conchego das Letras 21/09/2015

Resenha completa
O livro Gaian, O Reinício é do autor Cláudio Almeida. Por coincidência ele mora na mesma cidade que as fundadoras do blog e tive o prazer de conhecer essa pessoa rara pessoalmente.

Vocês que me acompanham sabem que não é meu estilo de leitura, sou uma romântica açucarada assumida e até falei com Mariana (a outra fundadora do blog) que iria ler. Sou daquelas que acreditam que devemos enfrentar os desafios e quem sabe eles te mostrem que podemos gostar de algo novo e diferente? E Gaian fez isso!

O começo foi bem complicado, tenho um problema sério com nomes e Gaian tem nomes bem diferentes, que nunca vi na vida (e meu nome é bem comum né? rsrs Deve ser por isso que tenho esse problema).

O autor é bastante detalhista e muitas vezes fica cansativo, mas em Gaian foi necessário. Vou explicar: como a história é longa demais e nomes diferentes, quando o autor falava de tal personagem lá no meio do livro, eu nem lembrava mais quem era ele de início (meu problema é sério rsrs); mas parece que o autor pensou em pessoas como eu e explicava um pouquinho sobre o personagem, o que facilitava minha vida.

Só não sei se para quem não tem esse mesmo problema, a história fica cansativa ou não... Depois vocês me contam, tá?

Gaian - O Reinício tem momentos eletrizantes e logo no prólogo tem uma batalha, a destruição do Reino do Norte, os paladinos (como os moradores da região são chamados) enfrentam homens que são possuidores de magia (e usam para a destruição) e outros que se transformam em lobisomens. A maioria dos paladinos morrem e o reino é destruído, os únicos sobreviventes são dois guerreiros sagrados.

"A escuridão avança, e qual destino os homens escolherão? A força indomável do espírito, a eterna espera do medo ou a traição velada da ganância? Eu já fiz a minha escolha! Eu farei o meu destino!" Pág. 156

Quando li o prólogo fiquei, "o que é isso??". Me senti aqueles meninos adolescentes que acabam de jogar uma partida de vídeo game, aqueles jogos de luta e seu personagem faz de tudo para sobreviver. Quando começa a história em si, aí que vamos entender melhor. Gaian é um mundo separado por reinos e é vivenciado no período antigo, as cidades são calmas e a população vive em total harmonia. Tudo muda quando o líder da região de Arinon, Ehlen, tem uns sonhos conturbados e marca uma reunião para contar aos Conselheiros, mas nenhum deles leva a sério e não acreditam que a qualquer momento uma guerra poderá existir.

"A busca por si mesmo é um caminho misterioso, árduo e encantador, pois cada passo significa o contato pleno com todas as preciosidades e desventuras que se traz na alma." Pág. 191

Na antiguidade, existiu um grupo de guerreiros sagrados que utilizavam magias para salvar o mundo e um dos guerreiros, Arffek, aparece na região de Arinon para uma missão; confirmando que o Reino do Norte foi devastado e que a guerra está a caminho. Depois vamos acompanhar Arffek e a sua busca pelos guerreiros sagrados por Gaian. São momentos tensos, muitas batalhas e conhecimento das magias antigas. Foi a partir daí que comecei a gostar mais da história, apareceram novos personagens como os novos guerreiros; os vilões do prólogo reaparecem; lobisomens, dragões, elfos, os mestres que ensinam aos guerreiros as magias antigas e novas descobertas sobre esse mundo cheio de fantasia.

Para mim, o final foi maravilhoso e intenso demais. Foi como se estivesse vendo um filme de guerra e cada cena é excepcional, sabe? Nem queria atender telefone, ouvir ninguém me chamando... queria só ler e saber como terminaria.

"É preciso haver dor para se alcançar a paz? É preciso sempre seguir por esse caminho?" Pág. 168

O autor tem uma mente muito fértil, sério!! Acredita que ele para escrever a história de Gaian, criou o mapa explicando como é a região? Os nomes dos personagens foram todos criados por ele e tem uma tabela explicando como pronuncia cada nome de personagem e região (detalhe, como moro na mesma cidade e devemos nos esbarrar por aí, vou decorar os nomes dos meus personagens favoritos. Não quero passar vergonha, né? rsrs).

Quer ver outras resenhas como essa, feita por Daya Maciel!? Então entre em nosso blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/09/resenha-gaian-o-reinicio.html#more

Khrys Anjos 14/11/2015

A batalha mais mortal é travada dentro de nós mesmos
Entramos nesta história diretamente no meio de uma feroz batalha que acontece no Grande Salão de Eldor no Reino do Norte em Gaian.

Os últimos guerreiros deste reino tentam deter o avanço do exército de lobisomens comandado por Thane um dos “trigêmeos” que desejam o poder total sobre o planeta. Para isso eles simplesmente levam a destruição absoluta por cada local que passam.

Assim conhecemos Arffeck e sua esposa Erion. Apesar de serem guerreiros formidáveis não tiveram como impedir que o Thane saísse vitorioso deste embate.

Estamos agora em Arinon em uma missão especial. Arffeck precisa usar todo o poder adquirido ao ser “escolhido” para se tornar um Guerreiro Sagrado, para encontrar e proteger mais um guerreiro.

Heim no começo reluta em aceitar tal condição, mas diante dos fatos percebe que não tem outra escolha. Ele parte com o Arffeck ao encontro da terceira guerreira, a Brisrar.

Porém eles são pegos numa emboscada arquitetada por um dos irmãos do mal. Desta vez se trata do Cypron. A luta é ainda mais horrenda. Arffeck faz de tudo para proteger o Heim, mas acaba por exaurir suas forças. Somente com a ajuda da Brisrar é que a fuga se torna possível. Mas os guerreiros acabam se separando. Heim fica com o elfo que aparece misteriosamente para ajudar no combate.

Brisrar e Arffeck seguem para o Reino Bárbaro e outro guerreiro sagrado é escolhido. Ulthigar parte com a dupla rumo a ilha Uchi Ryuu. Lá ele finalmente encontra sua espada e seu poder é despertado o tornando Mestre dos Dragões.

A jornada até este acontecimento é recheada de ação, magia, reflexão, revelações e traições.

Na Batalha do Grande Salão Arffeck fica gravemente ferido. Ele é escolhido pela espada Austral e salvo pelo guerreiro Hylen.

Ao chegar em Arinon mostra o quanto ficou modificado pela batalha e pela perda. Seu poder é inimaginável, mas com um preço alto a se pagar. Arffeck se deixa dominar pelo ódio que acaba o cegando para as consequências dos atos impiedosos que pratica.

Brisrar tem a sabedoria como maior qualidade. Isso a torna cada vez mais poderosa pois faz com que a Luz se expanda e alcance as pessoas. Ela é uma guerreira estupenda. Está dominando o poder da sua espada e absorvendo o conhecimento que veio junto com ela. E não perdeu a sensibilidade.

A diferença entre os dois guerreiros está exatamente nesta habilidade. Arffeck adquire o poder, mas está com a alma tão ferida pela perda que se deixa levar pelo ódio nos momentos onde a batalha contra o inimigo ficam mais perigosas e tornando possível ser quase derrotado.

Somente ao conhecer um velho camponês na ilha Uchi Ryuu e receber dele as lições mais valiosas é que Arffeck percebe o caminho perigosos que está trilhando.

Ulthigar quase acaba seguindo suas pegadas. Porém a sensibilidade da Brisrar toca sua alma e o traz de volta à Luz.

Nosso inimgo mais poderosos e mortal reside dentro de nós. Esta luta é a mais difícil que travamos pois temos que vencer a nós mesmos. Como podemos obter a vitória? Dominando os sentimentos negativos e impedindo que eles nos dominem.

O ódio é o pior dos conselheiros. Por mais dolorosa que seja a ferida causada por uma outra pessoa em nós temos que mantes este monstro sem alimentação. É uma tarefa extremamente difícil pois nosso sangue clama por vingança. Mas ela pode nos trair, abrir uma rachadura na nossa armadura, nos deixar vulneráveis e nos levar a destruição.

E é exatamente isso que o Arffeck aprende. Ele está trilhando uma estrada que pode leva-lo a própria aniquilação. Será que ele conseguirá se dominar?

Teremos que aguardar a continuação da história para descobrir. E quem serão os outros guerreiros? Até agora só conhecemos quatro. Quantos mais serão escolhidos?

O Cláudio conseguiu reunir duas lendas pelas quais sempre fui fascinada: lobisomens e dragões (estou louca para ver como será a batalha entre eles). Além de ser em um ambiente medieval com guerreiros e magia (não preciso dizer que me encantou né?).

O que mais me impressionou foi a sua força na escrita. Ele escreve de forma intensa. As emoções vivenciadas pelos personagens são captadas em cada palavra. Cheguei ao final da leitura completamente sedenta por mais. Um desejo absurdo de continuar lendo um livro atrás do outro até chegar ao desfecho da história.

Por enquanto estou tentada a escolher o Ulthigar como meu guerreiro favorito entre os rapazes (a Brisrar é o exemplo que seguiria caso pudesse entrar nesta Ordem dos Guerreiros Sagrados e como pessoa também) e estou torcendo para o romance, que foi sutilmente sugerido, aconteça logo.

Só tenho a agradecer o cuidado que alguns autores, como o Cláudio, estão tendo ao incluir no final da história mapa, apêndice e explicações extras. Neste quesito o Cláudio se superou pois ainda incluiu a pronuncia certa dos nomes dos personagens e lugares. Fiquei maravilhada já que isso me ajudou muito no entendimento dos fatos.

Recomendo esta leitura para quem está querendo uma história mágica, forte, reflexiva e com o poder de fazer mudanças.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/10/resenha-gaian-claudio-almeida.html

Fran 14/11/2015

UMA AVENTURA EMPOLGANTE
A escuridão avança, e qual destino os homens escolherão? A força indomável do espírito, a eterna espera do medo ou a traição velada da ganância? Eu já fiz a minha escolha! Eu farei o meu destino! — Arffek.

O prólogo começa muito bem, com uma batalha de tirar o fôlego (aêeeeee... ação \o/), então começa o capítulo I, cheio da típica “enrolação” das obras de Fantasia (quem é fã ama, e quem não é...) e você pensa: “Que hora vai começar a história?”.

Tá! Depois do capítulo I vem o segundo, e você começa a desacreditar que as coisas vão mudar (putz! O prólogo foi tão bom, o que aconteceu com todos aqueles personagens fodões?); mas você insiste na leitura (o autor tem muitos textos legais, com certeza isso vai render...). Vem o capítulo III (Cadê a históooooria???), você se dá por vencido, mas o capítulo é pequeno, e (já cheguei até aqui, né!) você continua.

Então, eis que começa o capítulo IV, a trama começa a mudar de ares, mas não muito, e você pensa: “É... vou desistir.”; mas, de repente... surge o tal Arffek, um personagem misterioso, que te conquista imediatamente. Por causa do Arffek, você começa a ter esperança novamente e segue a história... Ainda bem! A partir daí a história REALMENTE começa, e você (enfim) está diante do Universo de Gaian. *-*

Gaian, o primeiro livro de A Saga do Infinito, nos conta a história de uma grande guerra, que está prestes a acontecer após um longo período de paz. É uma aventura que envolve Guerreiros Sagrados, uma Espada Mágica, Paladinos, Reinos encantadores e... LOBISOMENS! Nessa obra, Claudio Almeida transporta o leitor para um lugar onde a Fantasia reina, um lugar em que nossa imaginação voa e acompanha essa aventura mágica.

Os fãs de livros de Fantasia não terão nenhuma dificuldade em acompanhar essa história do início ao fim, mas para quem não tem muita afinidade com o gênero — como é o meu caso  — basta ter um pouquinho de paciência até o capítulo V, pois, daí em diante, muita ação e aventura os aguarda.

Claudio Almeida tem trabalhos em outros gêneros, como a Ficção Científica (❤), por isso me aventurei a ler Gaian, aventura que se mostrou árdua no início, mas se tornou bem prazerosa no desenrolar da história.
O livro também conta com belas ilustrações e muita informação extra ao final, incluindo um mapa e um guia de personagens — que apresenta até a pronúncia correta dos nomes.
Destaque para os personagens Arffek, a paladina Brisrar e o Elfo misterioso ( elfos ❤ ).
Embarque nessa empolgante aventura, em que Gaian é só o início...

“Essencialmente, somos nós que decidimos quem vamos nos tornar” — Gaian.

site: https://franceliapereira.wordpress.com/2015/11/13/resenha-gaian/

Kaio 15/11/2015

Fantástico!
Gaian - O Reinício retrata um mundo fantástico, dotado de magia e seres míticos. De tempos em tempos, em momentos de guerra, foi profetizado que guerreiros sagrados voltariam e combateriam o mal. No livro, há foco em Arffek e Brisrar, dois desses grandes guerreiros, mostrando os caminhos e percalços de seus destinos.
Logo no prólogo, já há uma grande batalha entre paladinos e lobisomens, mostrando a queda de Eldor, capital do Reino do Norte. Logo depois a história em si começa.

O livro é pura fantasia, bem no estilo Tolkien ou C. S. Lewis, e vai agradar muito os fãs do gênero, assim como eu. Cláudio explora muito bem uma nova mitologia, há vários personagens, lugares e relatos sobre a história de Gaian. É tudo muito bem detalhado, o que pode ser cansativo para alguns leitores, mas quase necessário por causa desses pormenores. Facilmente se vê, durante a narrativa, um jogo ou uma animação sobre Gaian.

"Posso ver a tempestade no horizonte e sentir toda sua força. Ouço ruídos estrondosos no céu. É a vida lutando contra a morte. São aqueles que combatem os terríveis - implacáveis e cruéis - que os desafiam com raios e tormentas. Eis nobres guerreiros - livres e heróis - que carregam o ideal e a força em seus corações."

O que me chamou a atenção no livro é Arffek, um dos personagens principais. Ele é um dos guerreiros sagrados, extremamente habilidoso e dotado de grande capacidade em magias. Sendo assim, se espera aquele personagem clichê, que faz o bem sem olhar a quem, cheios de boa intenção. Nobres cavalheiros (Particularmente eu os chamo de bundão, mas cada um é cada um). Acontece que aqui não é bem assim. Arffek é um rapaz amargurado e enfurecido, que em várias ocasiões se deixa levar pelo calor da batalha ou pelos sentimentos advindos do passado. Ponto pro livro. Os outros personagens também são bons, bem caracterizados, cada qual com sua personalidade.

O livro é cheio de ação. Várias batalhas com boas lutas, uso de magias, lobisomens e cabeças voando. Eu amo isso! Outro ponto positivo é que simplesmente não dá pra saber o que vai acontecer. Nada aqui é previsível. Nem nas batalhas nem no que acontecerá na trama em si. O autor consegue prender o leitor nos acontecimentos, instigando-os para saber o que acontecerá depois. Em compensação, as lutas tendem a serem longas, ainda que dinâmicas.

Este livro é o primeiro de uma série, portanto introdutório. O fim é bem aberto, mesmo sendo a conclusão desse ciclo que é o início da guerra e a volta dos guerreiros sagrados. O final do livro é pura adrenalina. Duas lutas vão acontecendo, narradas paralelamente. É emocionante.

A edição é belíssima. Uma linda capa com orelhas, folhas grossas e amareladas, ilustrações no início dos capítulos e no fim do livro há um apêndice com personagens, lugares, magias e até um mapa. Se há algum erro de português, me passou despercebido. Os capítulos são muito grandes, o que me incomodou um pouco.

Em suma, um baita de um livro. Ótimos personagens, trama bem presa e imprevisível. Ação do começo ao fim e, mesmo assim, Gaian não é uma obra rasa, muito pelo contrário. Consegue aprofundar nos sentimentos de cada criatura presente no livro. Preciso urgente desse volume dois. Mais uma grande obra para a literatura brasileira.

site: http://osdragoesdefogo.blogspot.com/2015/10/livro-gaian-o-reinicio-claudio-almeida.html

Autora Nadja Moreno 18/11/2015

Excelente!!!
Se existem níveis, ou escalas de complexidade para a literatura, penso eu que fantasia épica está lá no topo desta pirâmide. Por isso então, o autor que se aventura nesta vertente tem de ter uma imaginação que foge à regra. E o leitor que se propõe a gostar do gênero tem de ser sagaz. Caso contrário detalhes passam despercebidos no emaranhado de especificidades, tanto de ambiente, quanto de personagens, quanto de jogos de interesses ou ainda de relações entre pessoas, tribos, clãs ou raças. Caso o autor não seja inventivo ao extremo, pode perder uma excepcional oportunidade de inserir elementos únicos e inusitados. O campo da fantasia épica é magnanimamente fértil. Não se pode tratá-lo de qualquer forma.

Gaian foi escrito por uma destas mentes. Férteis e cheias de elementos. Apesar de não ser excepcionalmente grande – 370 páginas – o livro traz tudo aquilo que é essencial ao gênero. Há combates, magia, reinos sendo ameaçados, guerreiros e vilões, seres incríveis, segredos e mistérios, traições, morte e surpresas, lugares mágicos e lindos, que fazem o leitor viajar.

A história já começa com o relato de um combate de peso. Em seguida um capítulo rápido em primeira pessoa que soa como que um pensamento, uma sensação… faz uma abertura para o que pode vir em seguida. A partir daí a história se desenvolve. Tudo corre bem em Arinon. É uma cidade pacífica e tranquila. E se comemora o período da colheita, extremamente fértil. Mas é claro que esta calmaria não vai durar muito tempo. Em dado momento surgem rumores de guerra, e rapidamente a calmaria se desfaz e batalhas, muitas batalhas se travam. Guerreiros se apresentam, a magia se mostra e a coragem se torna a mais forte arma de muitos. Percebe-se que há muito o que fazer, para que a paz e tranquilidade possam retornar. A “Profecia de Gaian” começa a se fazer presente.

A escrita de Cláudio, o autor, é fluída, mesmo que detalhista. Notei nele um “quê” de leveza, de “escrita pensante”, uma leve divagação poética em determinados pontos que gera uma sensação de maciez à obra. Ao mesmo tempo ele busca alimentar os detalhes para que tudo fique claro, real, facilmente observável ao leitor. É bastante descritivo, mas sem ser moroso, coisa que notamos vez ou outra nas publicações dos célebres autores do gênero.

Outra característica é a, também comum, inserção de vários personagens. Conhecemos vários e nenhum insignificante. Todos eles doam ao leitor a sensação de “este tem alguma coisa a acrescentar aqui”. Se tenho ressalvas neste sentido, seria apenas pelo fato de não enxergar muito sentimentos entre eles, tais como amor profundo, ou ainda um mal-estar extremo, ou mesmo uma relação de amizade arrebatadora. Note bem, estes elementos existem, Arffek, por exemplo, é um personagem de sentimentos, além da dureza de combatente, mas o que senti é que isso não era o foco do autor e o “sentimentalismo” foi posto de lado. Não desabona, mas senti falta.

A ambientação é incrível. Os detalhes descritos praticamente fazem o leitor sentir o cheiro de terra ou a aspereza das pedras. A princípio as magias que precisam ser pronunciadas podem soar pouco imagináveis, porque nem sempre dá pra saber logo de cara as consequências que dada magia gera. Mas depois tudo fica claro, se não pela própria descrição na sequência, se esclarece pelo apêndice, que traz explicações detalhadas de vários pontos da trama, inclusive das magias. Inclusive, ponto mega interessante da obra… tá lá no finalzinho. 😉

A história possui muitas batalhas, muitos confrontos. Muitos mesmo e todos bem detalhados. Riqueza de detalhes em cada um dos confrontos é algo que não vai faltar ao leitor de Gaian. Posso dizer que um ou outro me soou detalhado demais, poderia ter sido descrito com menos palavras… porém em alguns há que se ler letra por letra, absorvendo cada detalhe da narrativa. Quando se inserem seres como dragões, por exemplo, a vontade é de ler e reler, para visualizar cada detalhe descritos ali, apaixonante para que se interessa por estes seres incríveis.

Fios soltos são deixados para dar o link do próximo volume. Nada tão grande que deixe a sensação de corte brusco no livro 1, mas instigantes o suficiente para dar água na boca. É preciso que o autor seja rápido no lançamento do livro 2. Fiquei muito curiosa!

Em se tratando da publicação, gostei muito da capa e a revisão está boa, notei que passaram alguns erros que provavelmente na próxima edição serão corrigidos. Eles não me incomodaram. A diagramação segue o comum no gênero, fonte um ponto menor que o comum – eu nunca li uma aventura épica que tivesse fonte maior, juro! rsrsrs. As margens não são generosas mas dá para abrir sem precisar forçar o livro, mantendo-o “imaculado” após a leitura.

Enfim, recomendo! Sem dúvida. Nacionais se destacando… não sabem como isso me alegra!!!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/11/gaian-o-reinicio-de-claudio-almeida-novo-seculo.html

Roberto Faria 12/01/2016

Resenha Gaian - O Reinício
Autor: Cláudio Almeida
Editora: Novo Século
Páginas: 337

Na pequena cidade de Arinon, os cidadãos se preparam para uma grande colheita e para o Festival Anual.
Gaian é um planeta pacato, onde seus habitantes geralmente vivem em harmonia.
O líder da região de Arinon, tem alguns sonhos meio conturbados e acredita que uma guerra se aproxima, ele tenta convencer os Conselheiros para todos mudarem de cidade, mas todos acham a ideia de Elhen desnecessária.
Então Elhen, decide marcar outra reunião que ocorrerá um dia após a Festa, porém, nesse pouco tempo, várias coisas acontecem: uma batalha em um campo de trigo entre quatros homens e um poderoso guerreiro, a antecipação da reunião, a temida Guerra no Reino do Norte, que foi ocasionada por um antigo e terrível mal, pela aparição dos guerreiros sagrados e a chegada do guerreiro misterioso à Arinon.

Na Guerra no Reino do Norte os paladinos enfrentam homens que possuem magia e outros que conseguem se transformar em lobisomens, porém, o reino do Norte é brutalmente destruído e poucos conseguem se salvar, a partir desse momento a história começa a fluir.

Arffek, Ulthigar e Brisrar embarcam em uma jornada, onde Ulthigar os guiava através de uma ligação com a sua espada, na qual ele tinha que encontar para acabar de se aperfeiçoar como guerreiro sagrado. Ao chegar na ilha de Uchi Ryuu,Arffek acaba se separando de Ulthigar e Brisrar.
Arffek era um antigo guerreiro sagrado, que ficou muito abalado após a morte de sua mulher. Enquanto isso Ulthigar e Brisrar ainda seguindo a força que ligava Ulthigar a espada,eles acabam entrando em um salão onde haviam sete maravilhosos dragões e a espada que eles estavam em busca.

Gaian é um livro que envolve: magia, mistério, destruição, mortes, batalhas e sobretudo sabedoria.
E o que dizer de como a história foi narrada?
O autor é muito detalhista, o que facilita para o entendimento da história, enfim, tudo muito perfeito.

KpopBrasil 25/01/2016

Gaian - O Reinício
"Cativas meu coração e terás o maior dos aliados; cultivas minha raiva e terás o pior dos inimigos."

Arinon, a cidade com a melhor colheita que existe e onde os habitantes vivem tranquilamente. Gaian é dividido por seis reinos: Reino do Norte, Reino Bárbaro, Reino do Leste, Reino do Deserto, Reino do Oeste e Reino do Sul.

Ehlen é líder de Arinon, e ele acaba tendo alguns presságios, em alguns sonhos ele vê que uma guerra acontece, então ele reúne todos os conselheiros e conta pra eles o que se passa e que quer tomar algumas atitudes, para assim proteger os moradores da cidade. Mas eles não acreditam no que Ehlen diz e acabam não aceitando.

"São poucas as pessoas que podemos afirmar que são amigas."

Arffek é um dos Guerreiros Sagrados, eles tem magias super poderosas e cada um tem sua espada, Austral é a espada de Arffek, a mais poderosa. Ele vai para Arinon, em busca dos outros Guerreiros, chegando lá ele encontra Heim em perigo e assim acontece uma luta contra lobisomens. Ele descobre que Heim é um dos Guerreiros e eles vão em busca do próximo, encontrando Brisrar. Mas acontece outra luta, onde só Arffek e Brisrar seguem em frente.

Com quase todas as cidades tomadas pela guerra, eles chegam em Krenak, capital do Reino Bárbaro, onde encontram o príncipe Ulthigar e descobrem que ele também é um Guerreiro, então os três seguem caminho. Os três Guerreiros vão em busca de quem está causando as guerras, do livro Tempus e da espada de Ulthigar, mas Arffek vai em busca de vingança, ele quer vingar a morte de sua esposa Erion.

"Algumas pessoas carregam dores que não podem ser compreendidas pelos outros."

A história é totalmente diferente das outras com essa mesma temática, que tem muita guerra, guerreiros com suas armaduras e espadas lutando contra o inimigo, essa história não tem apenas isso, nela tem lobisomens, elfo, e guerreiros com magias. Então a luta não é só corporal, com as espadas, tanto os guerreiro quanto alguns inimigos conseguem usar magias para derrotar o outro, então isso acaba sendo um diferencial enorme.

Tenho que falar sobre a edição, ela está incrível, no começo de cada capítulo tem ilustração e uma frase, esse é o livro mais completo que eu já li e que tenho na minha estante. Como os nomes dos personagens e lugares são totalmente diferentes, no final do livro tem algumas tabelas com o nome dos personagens, sua pronúncia e o que ele é, também tem o nome dos lugares, sua pronúncia e de qual reino faz parte, também tem todas as magias com sua pronúncia e seus efeitos tanto positivo quanto negativo. Também no final tem algumas informações adicionais, onde o autor fala mais sobre alguns reinos, quando ele foi criado, porque, como ele se chamava antes etc.

Tudo isso faz parecer que não é um livro de ficção, parece que realmente é um lugar que existe ou existiu e que alguém resolveu escrever tudo que aconteceu nesse lugar, parece ser muito real, mesmo com magias e lobisomens, faz você acreditar que essas criaturas realmente existem. Esse é todo diferencial do livro, e é claro que eu amei e quero muito a continuação.

"Essencialmente, somos nós que decidimos quem vamos nos tornar."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Lari 27/01/2016

Resenha | Gaian - O reinicio
"Essencialmente, somos nos que decidimos quem vamos nos tornar." (Pág. 257)

Gaian o reinicio já começa com uma cena épica, em meio a uma guerra que está devastando o Reino do Norte e destruindo suas cidades. Enquanto o Reino do Norte cai e suas cidades são devastadas, Arinon uma pequena cidade comemora o que parece estar sendo um ano muito bom, onde a colheita esta muito melhor do que o esperado, tudo indica que será a melhor já vista e os moradores não poderiam estar mais radiantes, com uma felicidade e paz que esta reinando na cidade, exceto Ehlen o líder de Arinon que a algum tempo vem tendo sonhos sobre uma possível guerra que está acontecendo e promete chegar para destruir toda a paz que esta ocorrendo.

Ehlen resolve marcar reuniões com seu grupo de conselheiros, que não apoiam as decisões tomadas por ele ao descobrirem de onde surgiram os presságios do líder.A chegada de Arffek a Arinon trás grandes noticias que trouxeram aos conselheiros uma visão diferente quanto aos sonhos de Ehlen.Arffek que está em busca de outro guerreiro sagrado como ele, acaba encontrando Heim e os dois partem para cumprir suas missões.

Uma historia repleta de mestres sábios e grandes guerreiros que além de possuírem espadas super poderosas, conseguem utilizar magia antiga e a cada nova pagina existe uma nova batalha a ser enfrentada.
Gaian o reinicio é repleto de personagens apaixonantes, uma historia que não se trata apenas de guerreiros contra seus inimigos usando armaduras, mas sim de luta contra lobisomens, de elfos que ajudam os guerreiros e para quem é fascinado por dragões (criaturas maravilhosas ❤), a historia tem em seu enredo a participação de alguns dragões, mas para descobrir mais sobre isso terá que ler.

A escrita do Cláudio prende o leitor e faz ter vontade de ler mais e mais para descobrir o que vai aconte4cer no decorrer da historia. Algo que gostei bastante foi que no livro tem o nome de todas as magias, cidades e personagens e a maneira correta de pronunciar (confesso que estava lendo maioria errado rsrs).
O livro, a historia, a escrita são incríveis adorei conhecer o mundo de Gaian. Para quem ama esse universo de guerreiros e confrontos épicos essa com toda certeza é uma ótima leitura.

"Alguns tolos se dizem sábios, mas o verdadeiro sábio não se revela como tal, porque ser sapiente significa exercitar a sabedoria em palavras e, principalmente, em atos, que devem ser imbuídos pela humildade." (Pág. 56).

site: https://www.instagram.com/universodaspaginas/

Kah 01/02/2016

A guerra pelo poder
Arinon é uma cidade pequena e tranquila - que fica localizada no vale Grion - onde os habitantes não tem o que reclamar, pois a paz transborda naquele lugar. O verdadeiro paraíso.

Mas "paraíso" é uma palavra perfeita para qualquer lugar em que os pés humanos pudessem pisar.

Até que algo inesperado acontece: as cidades do Norte pararam de se comunicar com Arinon, o que deixou os líderes preocupados. Diante dessa falta de informação e o sumiço dos homens que foram enviados e não voltaram, Ehlen o líder de Arinon convocou uma reunião com objetivo de discutirem o que estava acontecendo, e para contar um pressagio de uma possível guerra está acontecendo no Reino do Norte.

O que Ehlen e os conselheiros não sabiam, é que realmente a guerra está acontecendo. Com a chegada da Festa Anual Fennit - uma tradição há 10 anos - os habitantes não se importaram tanto com as notícias, deixando-a para os líderes. No dia da festa uma felicidade e calmaria estava pairando naquele lugar, como se tudo estivesse em ordem. Mas, não tão longe dali estava acontecendo uma guerra, onde Heim - um cara comum e que estava noivo - se encontra em perigo, enquanto "seres humanos" estão tendo uma luta sobrenatural na sua frente, onde um cara estranho com habilidades extraordinárias estava defendendo ele sem razão.

Arffek é um jovem guerreiro sagrado que perdeu a esposa amada, Erion, na guerra do Grande Salão. Em busca de outro guerreiro sagrado e avisar outras cidades da guerra que está avançando, Arffek vai para a pequena cidade de Arinon e revela tudo que está acontecendo.

Depois de avisar o perigo iminente que a cidade estava correndo, Arffek vai para uma jornada até o Reino do Leste. No meio do trajeto ele e o outro guerreiro sagrado se encontram com Brisrar, guerreira sagrada, amiga de Arffek e dona de uma linda sabedoria e delicadeza. Juntos eles partem para uma aventura cheia de mistério e combates. Segredos são revelados e novos surgem.

Os personagens são cheios de sentimentos que ficam visíveis a todo instante. Arffek sempre deixa suas emoções lhe dominarem, fazendo ele realizar coisas bizarras. Em busca de vingança pela morte da amada, que morreu de um jeito cruel.

— As atitudes dele conduzem a tal pensamento. O desejo de vingar a perda da mulher agora conduz Arffek.

A maioria dos personagens tem o mesmo perfil de vingança. É incrível como todos tem seus motivos, as perdas, as frustrações que levaram eles a chegarem aquele nível de cólera.

Uma história de como as emoções podem destruir ou construir uma pessoa. Onde esse ódio pode nos levar fazer coisas horripilantes e nos cegar. Mas, os sentimentos não é o ponto principal da história, apesar de ele sempre estar ali.

Claúdio tem uma escrita diferenciada, sua marca é sua escrita. Por mais que a história se passe no futuro ainda assim me senti como se estivesse na era antiga. Sua imaginação passou dos limites ao criar um novo continente e uma nova história para os seres humanos.

Gaian tem uma leitura envolvente, cheia de características que uma boa história contém.

Logo no inicio dos capítulos, havia imagens e ilustrações. É tão rico em detalhes que consegui imaginar perfeitamente cada cena. Sem contar com o desfecho final do livro, que me deixou completamente encantada - é um livro que eu releria quantas vezes fosse necessário, só para relembrar das aventuras que passei.

Indico para os amadores de novos mundos, como eu. Aos apaixonados por uma boa fantasia ❤

site: http://cupcakelandsz.blogspot.com.br/2016/02/resenha-gaian-o-reinicio-claudio-almeida.html?m=0

Fogui 09/02/2016

Série: A Saga do Infinito 01 - Gaian, o Reinício - Cláudio Almeida
Título original: Gaian, o Reinício
Autor: Cláudio Almeida
Série: A Saga do Infinito 01
Editora: Novo Século
Ano: 2015

Estou a horas tentando encontrar as palavras para descrever muito sentimentos que estão em conflitos dentro de mim, sentimentos estes despertados com o fim da leitura de Gaian. Muitas palavras me vem a mente como: maravilhoso, fantástico, inovador, impressionante, surpreendente, e muitas outras que não posso mencionar porque são improprias para este texto.

Não me leve a mal, mas estou me sentindo desvirginada, sei que é uma palavra forte, mas é a única que encontrei para descrever meu sentimento. Nunca havia lido um épico desta magnitude, na realidade devo admitir que é o meu primeiro livro de fantasia, se não contando fantasia romântica ou fantasia erótica.

É tanta informação, mas não se preocupe, o autor foi detalhista e preciso, houve momentos que me imaginei dentro das batalhas observando o combate sentindo o cheio de sangue, da terra, da grama molhada. Sério, pirei em alguns momentos, principalmente com Arffek, guerreiro sagrado, que tem conhecimento de magia antiga. Fiquei brigando com o coitado, ele me deixa nervosa, me enlouqueceu, entendo que ele sofreu um grande golpe, que ainda está sofrendo a perda de sua amada, que é um homem amargurado...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/02/serie-saga-do-infinito-01-gaian-o.html

1 | 2 | 3 | 4