Poesias

Resenhas - Fernando Pessoa Poesias

readingwsabi 25/07/2023

"NÃO SOU nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo".
muito bom, muito mesmo.

Apesar de ter demorado pra ler, por preguiça e falta de tempo, o livro em si me proporcionou uma boa experiência, fora que a escrita dele também é muito interessante o que me prendeu bastante, cada poema lindo lindo lindo, me identifiquei com alguns (preocupante, mas iremos relevar) num geral foi uma boa leitura, recomendo.

Katia Rodrigues 18/11/2021

Caleidoscópio poético
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."

"Ah, na minha alma sempre chove.
Há sempre escuro dentro de mim."

"Hoje sou a saudade imperial
Do que já na distância de mim vi...
Eu próprio sou aquilo que perdi..."

"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer! ?"
Israel.Berbigier 18/11/2021minha estante
Tenho uma memória afetiva um pouco pesada desse livro.?

Katia Rodrigues 18/11/2021minha estante
Sinto muito, Israel ?

Alberto 09/01/2022

Boa seleção de poemas
O livro traz uma breve seleção dos melhores poemas de Fernando Pessoa, incluindo as quadras e os heterônimos. Por ser muito curtinho e Pessoa ter muitos poemas, é fácil sentir falta de alguns, mas acho que direciona bem para os tipos de poemas dele. Por exemplo, quem gostar da seleção de poemas do heterônimo Alberto Caeiro pode procurar mais deles em outro livro.

Jessie 30/01/2023

Versos selecionados
Alguns versos coletados por mim:

"O teu silêncio que me embala é a ideia de naufragar"

"BOIAM LEVES, desatentos, Meus pensamentos de mágoa, Como, no sono dos ventos, As algas, cabelos lentos Do corpo morto das águas."

"O POETA é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que leem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm."

"Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa! E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos "

"Serei sempre o que não nasceu para isso; Serei sempre só o que tinha qualidades; Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta, E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira..."

"NO TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos, Eu era feliz e ninguém estava morto."

.GABI. 20/04/2024

Um bom começo
Diferente de Clarice, a escrita de Pessoa me fez raciocinar ao invés de sentir, me fez entrar na realidade, tudo que ele queria, era fazer o que gosta e um pouco tranquilidade. Seu jeito de falar do amor, do amar e ser amado foi algo bem inusitado pra mim.

"Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca."

Lua 11/07/2021

Me estimulou a voltar a escrever poesias para a vida: fantástico, rápido e com uma leitura que te faz querer ler mais e mais?.

Alessandra.Adams 09/02/2022

Maravilhoso!

"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente"
Roberto 13/11/2022minha estante
Genial, para dizer o mínimo, mesmo caindo em redundância.

Gabriela_Sut 16/12/2023

Ótima leitura
Ótima leitura essa. Primeiro livro de poesia que leio de cabo a rabo e realmente gosto. Talvez por ter sido escrito e pensado para funcionar na língua portuguesa. Acredito que poesias funcionem melhor em sua língua original.

Fernando Pessoa pareceu bastante melancólico e eu acho que gostei principalmente disso. Achei algumas poesias excepcionalmente boas, bem pensadas e marcantes. Outras nem tanto. Mas nem só de altos se vive a vida né kkk

Gostei da leitura e essa foi uma experiência muito interessante. Já me sinto ansiosa para conhecer algum outro autor de poesia clássico ou conhecer mais algum trabalho do Pessoa!

RickardoMoura 25/11/2023

A essência do humano
O Fernando Pessoa é espetacular em nos mostrar toda imensidão e mistérios de nossa alma, nossos anseios, angústias, medos, esperança.
"(...) Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender (...)"

A grandeza de um trecho simples como esse é incalculável. O resto é spoiler...

tortajulia 29/05/2022

"E comecei a morrer muito antes de ter vivido."
Eu amei tanto esse livro. Acho que o Fernando Pessoa já se tornou um dos meus autores favoritos, pois cada página era tão impactante e supreendente que eu senti tudo que ele sentia também. Quero muito ler mais obras dele. Achei sensacional e recomendo demais, até para aqueles que não são muito próximos da poesia.

"Como alguém distraído na viagem, Segui por dois caminhos par a par. Fui com o mundo, parte da paisagem; Comigo fui, sem ver nem recordar.

Chegado aqui, onde hoje estou, conheço
Que sou diverso no que informe estou.
No meu próprio caminho me atravesso.
Não conheço quem fui no que hoje sou."

"Uma vez amei, julguei que me amariam,
Mas não fui amado.
Não fui amado pela única grande razão Porque não tinha que ser.
Consolei-me voltando ao sol e à chuva, E sentando-me outra vez à porta de casa.
Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados
Como para os que o não são.
Sentir é estar distraído."

isabel_fmelo 04/03/2023

Primeiro lido do autor.
Algumas poesias são bem confusas e me deixaram com tédio no início, mas outras muito me tocaram e até abalaram, viu (kkcry). Muito bom!

Lea.0 20/02/2022

Primeiras impressões
Esse ano na escola vou estudar sobre Fernando Pessoa e decidi que já iria adiantar meus estudos em relação ao mesmo!
Gostei muito dos poemas dele, achei muito profundos e expressivos. São diversos e podem conter vários tipos de interpretação. Tudo depende da realidade daquele que o lê.

Gabrielle 25/04/2023

Sentimentos reais
Foi surreal o tanto que eu me identifiquei com os textos que estavam aqui. Já fazia muito tempo desde a última vez que eu tinha chorado lendo um livro e nesse a emoção foi tão grande que chorei mesmo estando num ônibus lotado. Inacreditavelmente muitos questionamentos e sentimentos meus nesse mês foram verbalizados de uma forma linda. Eu definitivamente preciso ler mais poesias, ou talvez Fernando Pessoa.

Bia 31/12/2020

As várias faces de Fernando Pessoa
O talento literário e a imensidão da obra de Fernando Pessoa são inquestionáveis. Esse livro, para meu agrado, consiste num pacotinho introdutório para um universo de heterônimos que, por meio de perspectivas distintas (quase distintas demais, quando consideramos que todos eles são fruto da mesma mente brilhante), experimentam o mundo. Do zen-budismo ao quase niilismo, atravessando contentamento e angústia existencial, "Poesias" viaja pela vivência de um autor que nos prova, poema após poema, que não existe uma verdade que seja absoluta, tampouco há forma de escrever que seja imperatriz.

Tiago.Costa 26/12/2021

Uma leitura boa, Fernando Pessoa um dos maiores escritores da língua portuguesa. Vale a pena se aprofundar em sua obra.