As Palavras de Saramago

As Palavras de Saramago José Saramago

Resenhas - As palavras de Saramаgo

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: As palavras de Saramago
“Quem mata em nome de Deus converte este num assassino.”
“Se não me interesso pelo mundo, este baterá na minha porta cobrando.”
“Tentei não fazer nada na vida que pudesse envergonhar o menino que fui.”
“Nós, os seres humanos, matamos mais que a morte.”
“Escrever é uma transfusão de sangue para o lado de fora.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/12/as-palavras-de-saramago-jose-saramago.html

Evy 10/04/2020

"Aqui jaz, indignado, fulano de tal" é como Saramago quer que coloquem em sua lápide quando morrer... E diz mais "indignado por ter entrado num mundo injusto e ter saído de um mundo injusto". Eu sou fã de Saramago desde o primeiro livro que li "Ensaio sobre a Cegueira". Depois a cada livro que fui lendo do autor, fui me apaixonando cada vez mais pelo seu jeito direto, racional, a vida como ela é de fazer literatura.

Esse livro foi um presente de uma amiga querida e é uma coletânea de citações de José Saramago recolhida de suas declarações em jornais, revistas, livros e entrevistas publicados em diversos países ao longo de 3 anos. Essas citações estão divididas em três grandes seções:

- Quem se chama José Saramago: compilando citações do autor sobre si mesmo, o ser humano, a vida, a morte, Deus, ética, razão, entre outros. Nessa seção conhecemos um pouco mais sobre o autor e suas reflexões, questionamentos e indignações sobre estes temas. Dentre as maravilhosas palavras destaco: "As vezes, o ter destrói o ser"; "A felicidade consite em dar passos em direção a si mesmo e olhar o que você é"; "Há um morrer de cegueira, que é um morrer de quem não usa a razão para viver"; "A doença mortal do homem como homem é o egoísmo".

- Pelo fato de ser escritor: que traz suas declarações sobre literatura, obras, autor-narrador, leitores, romance, história, entre outros. Aqui descobrimos o profissional escritor, como se dedica a esse trabalho de forma racional, sem rituais, sem modos de fazer, mas com dedicação, afinco e muito estudo e pesquisa. Dentre suas palavras, destaco as seguintes: "Não temos outra coisa [que palavras]. Somos as palavras que usamos A nossa vida é isso"; "Tudo pode ser 'extraordinário', se é 'extraordinária' a nossa maneira de ver e de sentir"; "Toda obra literária leva uma pessoa dentro, que é o autor"; "Dizer demais é sempre dizer de menos"; "Num romance cabe tudo, é uma tentativa de compreender o mundo"

- O cidadão que sou: trazendo palavras do autor sobre compromisso, democracia, política, meios de comunicação, direitos humanos, pensamentos críticos, entre outros. E nesta ultima seção, conhecemos os pensamentos de Saramago sobre seu compromisso como escritor em relação à sociedade, ao mundo, à vida. Ele não se vê e nem a sua obra como algo à parte do mundo. Dentre estes, os que destaco são: "Indignemo-nos"; "deveríamos viver mais incomodados. O amanhã não existirá se não mudarmos o hoje"; "A democracia não pode se limitar à simples substituição de um governo pelo outro"; "Uma bala nunca é um argumento político"; "Vivemos num sistema de mentiras organizadas"; "Estou comprometido com a vida até o ultimo dos meus dias, e me esforço para mudar as coisas".

E dizer mais o que? Praticamente marquei o livro todo. Saramago é sensacional, um dos meus autores favoritos e recomendo muitíssimo a leitura.

Sérgio Mesquita 27/12/2010

Depois de ler Globalização, Democracia e Terrorismo, de Hobsbawm, ler as Palavras de Saramago... é muita informação boa e preocupante.
Um é historiador americano, outro romancista português e cidadão atuante. Ambos possuem a mesma visão do atual processo democrático.
Aliás, é ótimo ler a biografia de Saramago por ele mesmo, mas a “sacada” dos espanhol Fernando Gomes Aguilera, em organizar as entrevistas dadas por Saramago em tópicos, vale tanto como uma boa biografia. Uma excelente leitura – aliás “excelentes” leituras.

Aninhar0 27/07/2020

As melhores frases de Saramago
Sou um camponês que se disfarça suficientemente bem para poder viver na cidade sem olharem muito para mim. ?José Saramago: A vida é um romance?, Tempo, Lisboa, 7 de dezembro de 1984 [Entrevista a Pedro Correia].

larissa dowdney 13/02/2011

Não tenho palavras. As do saramago já bastam: livro maravilhoso! Uma das melhores aquisições que tive.
Júlio 05/07/2017minha estante
Larissa, comprei ontem numa feira de livros por R$10,00 (NOVO!) e achei bem estranho, mas quando vi seu comentário fiquei tranquilo. hahaha

Tiago.Dias 11/08/2017minha estante
Também comprei em uma feira de livros, por R$ 10,00, há duas semanas. Já o li. Sem dúvida uma das aquisições com melhor custo-benefício que já fiz.

larissa dowdney 05/09/2017minha estante
Gente, que feira é essa que vende relíquias tão baratas? rs. Eu comprei assim que lançou na Bienal porque eu sou fã do Saramago e já imaginei que ia ser lindo. E vira e mexe eu tiro da estante pra reler partes, porque sempre me toca. Concordo com o Tiago! Já leu, Julio? Me conta o que achou!

Júlio 05/09/2017minha estante
Gostei muito, Larissa. Só reforçou a minha admiração por ele!

Carneiro 29/09/2019minha estante
olá, comprei por R$10,00 novinho em folha! não vejo a hora de começar a ler kkk

snekers ð 04/03/2023

"a minha posição é de constante interrogação."
Nem todas as palavras do mundo poderiam colocar sentido no que senti lendo essa coletania, por mais simples que esse livro pode parecer.

todos as opiniões e pensamentos que nunca consegui explica-las, simplesmente, saramago conseguiu e compartilhou com o mundo, nunca se limitando por achismo.

é muito estranho o quanto das palavras dele são as minhas palavras sendo ditas por outra pessoa.

Jon 07/05/2023

Enfim, dispensa títulos
Um apanhado documental bem referenciado sobre as falas e discursos de José Saramago. Uma forma fácil e rápida de conhecer a bússola moral de um dos maiores escritores de nossa era e o maior das Américas por enquanto.

Thiaguinho 25/10/2023

Ótimo
Ainda que não se concorde com tudo, as opiniões de José Saramago são sempre ótimas para refletir. Contudo, por ser um compilado de entrevistas, o livro se torna cansativo.

Michel 07/04/2019

UMA EXCELENTE RECORDAÇÃO DO MESTRE
Descobri a literatura do escritor português Jose Saramago através de um de seus mais notórios trabalhos: Ensaio Sobre a Cegueira. Obra que dispensa introdução, deu-me a precisa noção do exímio prosaísta que estava diante de minha leitura. Ensaio Sobre a Cegueira é um tapa na cara da hipocrisia social; uma metáfora para algo que há muito se perdera em nossa desgastada convivência: a lucidez.

E um estupendo romancista, autodidata, humanista, íntegro, pacifista, vencedor do Nobel de Literatura, só poderia se tratar de um sujeito cuja biografia vale à pena ser lida. Porém, muito melhor do que as já tão repetitivas biografias, quis apostar neste AS PALAVRAS DE SARAMAGO, um imenso aglomerado de muitas e muitas entrevistas que o autor deu ao longo de sua vida, e que nos ajuda a ter uma noção do que é este universo Saramaguiano de modo a não nos cansar com extensas linearidades de sua vida... Biografias enchem o saco justamente porque costumam relatar demasiadamente aquilo que não precisa ser relatado.

Sim, pois como era um racionalista sentencioso e imaginativo, Saramago falava o que pensava de modo simples e direto. Como ele próprio dizia, sustentava um desejo irrefreável de provocar as pessoas, mas sem jamais se anular pela responsabilidade do que dizia. Fica então registrado, mais uma vez, meu apreço por livros que possuem uma proximidade semelhante a biografias, mas que nos entregam um conteúdo melhor e menos enfadonho.
AS PALAVRAS DE SARAMAGO reúne o que havia de melhor no mestre português: sua opinião corajosa em diversos assuntos, deixando pequenas introduções em cada tema, que ajuda a conhecer um pouco mais a mente dilatada deste autor (isso para o raro leitor que nunca ouviu falar deste gênio).

Saramago discorre sobre diversos temas. Vai desde Azinhaga, Terra onde nasceu, fala um pouco sobre seu país, sobre ética, Deus, morte, literatura, Prêmio Nobel... Enfim. É um prato cheio para quem deseja pormenorizar assuntos a partir do ponto de vista de um escritor tão talentoso. Meus capítulos favoritos foram Mulher, Pessimismo, Escritor, Religião...

O responsável por trás dessa ótima coletânea em forma de aforismos é o ensaísta espanhol Fernando Gómez Aguilera. É um trabalho extenso que certamente careceu de extrema dedicação para ser realizado. Pois o que Fernando nos entregou aqui foi um competente trabalho de curadoria ao passar o pente fino em jornais, revistas, entrevistas diversificadas e outras mídias onde Saramago deixou suas declarações. Aqui há tanto pensamento e análise do escritor homenageado, que pode até soar um pouco cansativo para alguns leitores. Aliás, este é o único e pequeno problema da obra: tem tanta coisa reunida aqui, que hora pode soar repetitivo.

Para quem curte os romances do cara e tiver a ousadia de confrontar o universo polêmico e provocador do mestre, vale muito à pena ter essa pérola em sua estante. Exatamente como o próprio Saramago nos sugere:

“Nós somos muitas coisas, mas somos, sobretudo, a memória que temos de nós mesmos, e o diário, neste sentido, é uma espécie de ajuda à memória”.

site: Mais resenhas como esta no blog: https://dimensaoreluzente.blogspot.com/