Acampamento Fantasma

Acampamento Fantasma R. L. Stine

Resenhas - Goosebumps - Acampamento Fantasma

Accuratus 13/04/2024

E o fim?
Só queria saber o desfecho.
Particularmente, acho uma história simples, bem escrita, para uma leitura rápida. Se é o que alguém procura, ele é bom para isso.

Andreia Santana 06/02/2024

Acampamento fantasma é um dos volumes da série Goosebumps, de R.L.Stine, e conta a história de dois irmãos, de 12 e 11 anos, que são enviados pelos pais para um acampamento de verão, o equivalente nos Estados Unidos às colônias de férias.

E é por abordar a realidade bem conhecida das crianças e adolescentes que já frequentaram esses espaços de liberdade, longe das famílias e dos horários regrados do ano letivo, que a historinha cativa tanto. Isso, e também o fato dos elementos assustadores típicos da série, nessa história em particular, serem inseridos aos poucos, num jogo onde os leitores vão percebendo as viradas da narrativa ao mesmo tempo em que os protagonistas, na mistura certeira de conto de terror e história de detetive.

Uma das melhores características de Goosebumps, série que deita e rola no cânone da cultura pop norte-americana, é não subestimar a inteligência dos jovens leitores que são o seu principal público. Além desse respeito aos leitores, a mescla de horror e humor fazem dessa série um fenômeno, com direito a adaptações para o audiovisual e milhões de cópias vendidas pelo mundo.

As histórias de R. L. Stine são protagonizadas por crianças típicas dos subúrbios da classe média dos Estados Unidos, com as vidinhas bem no padrão de ir para a escola, praticar esportes - geralmente beisebol - ou escotismo e comemorar o Halloween batendo de porta em porta em busca de 'doces ou travessuras'. Todas moradoras de casas com sótãos, porões, lareiras e dezenas de armários que servem para estimular a imaginação e alimentar os medos do boogeyman (bicho-papão).

Mas, o que pode parecer um amontoado de clichês, inclusive muitos explorados à exaustão nas comédias family friendly, na verdade se converte em uma 'mitologia' muito própria e atemporal, que certamente tem lugar na memória afetiva das crianças e de seus pais também, que cresceram alimentados pela magia de Hollywood e imersos na cultura pop norte-americana vendida fartamente por filmes, quadrinhos e livros...

Ficha Técnica:

O acampamento fantasma - série Goosembumps

Autor: R. L. Stine

Editora: Fundamento, 2006

88 páginas

R$ 28,60 (livro físico, Amazon)

*Livro resenhado para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Acampamento fantasma foi o livro 07 do desafio #50livrosaté50anos e o 04 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Maria15406 10/01/2024

Pq Alex
Eu gostei do livro, foi bem fácil de ler , uma horinha ou meia, você já consegue terminar o livro, adorei isso. Mas....

PQ o livro tem que terminar assim, Os dois quase morrem, e no final o Alex é possuído PQ?? ?

O!!!!!

Karlla 21/04/2023

Um suspense nem tão puxado para o infantil e nem tanto para algo mais "adolescente" mas eu posso dizer que tenho um carinho por esses livros desde pequena, sou suspeita pra dizer que esse livro foi bom...

O Tolo de Amarelo 10/02/2023

Ok, nada de especial
Apesar de ser bem elogiado, esse é uma das obras do Goosebumps que eu menos consigo ter tanto apreço.

É monótono, meio cansativo.

OtAvio 14/01/2023

Revisitando a infância
Goosebumps foi uma série que despertou muito minha curiosidade pela leitura quando criança, o que me fez comprar este livro quando encontrei ele disponível e por um preço barato. Acampamento fantasma vai contar a história de Harry e Alex, dois irmãos que vão para um acampamento o qual as tradições e cenas que acontecem lá deixam os irmãos intrigados. A leitura é rápida pelo livro ser curto mas também a escrita é fluída. Gostei da escrita do autor e achei bem instigante, realmente fiquei angustiado com o rumo que a história iria tomar. O que nos traz ao final que, mesmo sendo uma reviravolta interessante, é deixada por isso mesmo e não explorada. Um final aberto demais que se tivesse maior desenvolvimento ou continuação poderia ter sido melhor. No mais, a leitura foi uma experiência agradável e que me deixou com vontade de (re)ler outros livros da série.

laura solzinho 03/01/2023

talvez o melhor dos goosebumps
eu era uma criança de 8 anos obcecada por goosebumps, li todos da biblioteca da escola, trocava livros com colegas e ainda encomendava pra ler mais. acredito que esse livro tá entre os top 3 do goosebumps ! é MUITO bom.

Mateus 06/11/2022

Bom, poderia aprofundar mais sobre a história dos fantasmas e o que aconteceu com eles depois que os protagonistas foram embora, mas é uma história bem legal.

Talia 07/06/2022minha estante
Nicoli! Nas próximas fichas tente resumir mais, pois é um resumo/resenha, deve ser algo breve. Nota: 9,5

Wikley.Ramos 05/05/2022

Poderia ter sido melhor
Olha, sendo bem sincero eu me surpreendi com o livro, o livro fala de dois irmão que no final do verão vão para um acampamento que possui acontecimentos muito estranhos, tudo isso é construído perfeitamente, o livro tbm me gerou curiosidade do que poderia acontecer depois, isso pra mim é muito bom, a leitura é fluída, de fácil entendimento e nem um pouco infantil, me assustei pq pelo conteúdo realmente parecia um livro da Darkside, msm não sendo, porém o que pra mim praticamente destruiu a obra foi o final, senti como se o autor tivesse com preguiça de fazer um final mais desenvolvido porque o final de faz em praticamente 2 páginas, então não há desenvolvimento o que acabou com as minhas considerações ao livro, com isso, o livro seria perfeito se o final tivesse sido mais desenvolvido

sanuelrs 30/04/2022

Arrepios nostálgicos!
Leitura simples e rápida, pra lembrar a saudosa época em que curtia os livros quando criança!
Saudades da nossa velha infância...

estantedogabs 18/01/2022

Esse foi o primeiro livro da série que li e foi super nostálgico voltar a ele. A história resume bem a essência de Goosebumps: movimentado, caótico e divertido.

Katsuke 10/12/2021

G. Acampamento fantasma
Na minha opinião esse livro é muito bom. Depois que eu li eu não queria entrar em uma neblina , e tem um final que ninguém esperaria.

C. Aguiar 03/10/2021

Nesse livro iremos acompanhar a história de dois irmãos. Alex e Harry estão indo para o acampamento da lua, pois seus pais demoraram muito para escolher para onde eles iriam nas férias de verão, então sobrou apenas esse acampamento com vagas.
Desde o começo da viagem algo parecia errado, o motorista era esquisito e como se não bastasse isso, seu irmão Alex ficou enjoado durante a viagem de ônibus. Ao chegarem no acampamento os irmãos percebem que o local possuí muitas tradições esquisitas, as crianças e até mesmo os monitores costumam pregar muitas peças e brincadeiras sem graça, dando a entender que existem fantasmas e que eles deveriam ter cuidado.

No começo eles não se importam e tentam ignorar algumas situações, mas Alex e Harry começam a ficar preocupados quando a cabeça de uma garota cai do seu corpo (eu ficaria preocupada no primeiro dia quando uma garota colocou a mão dentro da fogueira e saiu ilesa); talvez todas as coisas que eles escutam ou veem não sejam brincadeiras/truques, pode ser que existam mesmo fantasmas e eles não estão ali apenas para pregar peças.

Harry é o irmão mais velho, ele passa o livro todo tentando ser cético diante das situações inexplicáveis e dizendo para seu irmão que as experiências que eles estão passando não são reais. Harry também parece ter um pouco de inveja do irmão que tem uma linda voz.
Alex tenta seguir as coisas que seu irmão fala, mas vários incidentes começam a incomodá-lo e talvez fantasmas sejam mesmo reais e não são nada amigáveis.

A história tem um começo satisfatório na medida do possível, mas depois de alguns capítulos fica extremamente chata e repetitiva.
Nenhum dos dois irmãos tem um pingo de carisma e o leitor começa a ler mais por força de vontade do que por envolvimento com a história, talvez seja a esperança que o final vá salvar a trama, mas isso não acontece! Com um final rápido, aberto e sem graça, Acampamento Fantasma vem trazendo uma história fraca; infelizmente apenas a edição física é algo para elogios, mas não muitos devido ao defeito que veio no meu livro.

A trama deixou muito a desejar e foi uma grande decepção, confesso que estava com grandes expetativas, mas infelizmente não foram supridas. Mas, como sempre digo: eu posso não ter gostado da leitura, mas a sua leitura pode ser diferente, pois cada pessoa tem a sua própria experiência de leitura.
No mais gostei muito da capa e as páginas mantém o alto padrão do livro anterior.

Cynthia Lia 14/09/2021

Descobri o autor e a série por causa do filme: A rua do medo
Dois irmãos pré-adolescentes vão passar uns dias no acampamento Espírito da Lua.
Coisas estranhas começam a acontecer e os dois passam a desconfiar de que há algo de errado no acampamento. Até que num dado momento passam a duvidar de si mesmos...
O livro tem uma escrita que se comunica bem para quem tem entre 09 e 12 anos, mais ou menos, e mescla suspense e terror.