Antes que esse ano acabe

Antes que esse ano acabe Andresa Rios
Ana Yassuda
Audrey Matsumoto

Resenhas - Antes que esse ano acabe

Lauraa Machado 21/10/2021

Bom, mas queria ter gostado mais
Eu sou bastante fã da editora Duplo Sentido, então fiquei bem animada quando eles lançaram seu primeiro projeto de financiamento! Só tinha lido um livro de uma autora das quatro, um da Ana Yassuda que não gostei nem um pouco, então estava curiosa para descobrir o que acharia da escrita delas!

O primeiro conto, Dez Páginas para o Ano Novo, é o da Ana Yassuda. Gostei bem mais dele do que tinha gostado do seu livro que li, ainda que não seja muito fã de amor à primeira vista. O segundo conto, Entre Dois Mundos, foi um pouco mais sem graça. A escrita da autora, Andresa Rios, é boa, mas não tinha muito propósito no conto e a única coisa que me interessou nele, na verdade, foi sua conexão com o primeiro. Já o terceiro conto, da Sofia Neglia, Pensar no Amanhã, era o que eu mais queria ler e o que mais me decepcionou.

Já tinha ouvido falar da autora várias vezes e tinha visto um livro dela que me interessava, mas não sei se vou ler agora. Acho que o plano de fundo da história dela era muito bom, mas a narrativa é confusa, me deu a impressão de ter sido escrita com pressa e sem se organizar. A protagonista repete muitas informações várias vezes e se contradiz às vezes poucas linhas abaixo. Sua linha de pensamento é um emaranhado e, apesar da ideia do conto ser muito bacana e ter me interessado, a execução não funcionou.

O último conto, Paz, Pizza e Praia, da Audrey Matsumoto, foi de longe o meu favorito! Primeiro, porque é super fácil se identificar com as personagens! Não tem romance e o foco é no grupo de amigas, o que o destacou dos outros. Mas a melhor parte é que o enredo não é super elaborado, a ideia é simples, mas escrita com carinho e com personagens que fazem sentido e se encaixam bem na história. Adorei ver as amigas, adorei a posição da personagem em relação às outras, os conflitos reais e como a história termina. É um amor de conto!

Recomendo principalmente por causa do último, que me marcou! Além de que a edição da editora é uma coisa de outro mundo, né? Sempre impecável!

cvittm 30/08/2020

Tranquilo
São 3 contos bem curtinhos, e a leitura flui muito! Só um dos contos que não me agradou muito, mas isso vai de pessoa pra pessoa. A leitura é rápida (em todos os três, até o que não gostei) e tranquila, definitivamente uma boa pra ler num domingo ou quando tá entediada, e a ligação entre os contos é sutil e essencial.

Me deu vontade de ir pra praia.

BrunaCeotto 04/03/2021

leia antes que esse ano acabe!
sobre a antologia:

definitivamente é algo a se ler se você quer ter a sensação de passar a virada do ano na praia. os contos são super bem ambientados e têm aspectos que os interligam, dando a sensação de que as histórias todas acontecem ao mesmo tempo e que você é um espectador, sentado na areia da praia lotada e bebendo cidra na virada do ano. a duplo sentido tem as minhas antologias favoritas justamente por essa sensibilidade com a temática, que torna tudo muito coeso.

sobre os contos:

"entre dois mundos", por andresa rios
minha andy tem um talento muito distinto no quesito escrita, que é a criação de personagens que se sentem "de fora", sem muita conexão com os momentos que estão vivendo, e também o desenvolvimento de amizades que mudam isso. achei que isso aflorou bastante nesse conto, apesar de curtinho, e eu até fiquei com vontade de fugir de casa e ir cometer loucuras com desconhecidos. adorei!

"dez páginas para o ano novo", por ana yassuda
sou fã da escrita da ana yassuda e sempre serei. me impressiona a capacidade dela de incluir tantos aspectos quase poéticos em narrativas curtas, e romances fofos que te dão a sensação de que se está observando um casal muito apaixonado e fazendo caretas para a fofura (isso porque eu sou uma pessoa amargurada kkk).

"paz, pizza e praia", por audrey matsumoto
com certeza foi meu conto favorito. acho que foi muito bem posicionado no final da antologia, porque tem uma leveza e ao mesmo tempo é muito bem desenvolvido. eu me senti como se eu estivesse na praia com as minhas melhores amigas, de tão impecável que foi o desenvolvimento do cenário e das personagens (coisa que não é fácil de se fazer em um conto de poucas páginas). como bônus, achei esse conto hilário e dei várias gargalhadas.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/
Luis 04/03/2021minha estante
Pera.. Mas fiquei confuso. Pode ser ano que vem ou é, literalmente, antes que este ano acabe? ?

BrunaCeotto 04/03/2021minha estante
dicotomia proposital haha

A. Rios 05/03/2021minha estante
essa resenha aqueceu meu coração

euthalitalves 14/07/2021

Não gostei, o livro demorou um século para acabar
a leitura(no caso eu ouvi, já que é um audiobook) foi lenta e sem emoção. Não gostei

Laine @pagesandseasons 02/11/2022

Anota a dica pro fim do ano
Uma leitura temática bacana, com conexão entre alguns contos e um cenário maravilhoso de praia brasileira.
Me diverti lendo, principalmente durante o último conto, que destaca a importância e força da amizade. O primeiro conto tem um detalhe especial para nós leitores, mas você precisará ler pra descobrir qual é.

alefszlm 22/02/2023

Leve e descontraído
Uma livro fofo, leve super descontraído . Três contos com acontecimentos cheio personagens correlacionados como histórias cruzadas ..tava precisando de algo assim.

Eloheinuh 18/07/2021

Resoluções de Ano Novo
Esse teoricamente é um livro pra ser ler no fim do ano, mas acabei lendo em Julho mesmo rsrs

A história é composta por 3 contos de diferentes meninas, todos se passam na mesma praia durante a noite de réveillon.

Achei uma história bem leve, uma indicação ótima pra quem está começando a criar o hábito da leitura.

Ass: Lívia Laila :)))

Eduda 24/07/2021

Adorei!
Um livro super rapidinho de se ler, são 3 contos muito fofos e super fluidos! Eu adorei todos, mas principalmente o casalzinho repentino do 2º conto e o 3º eu adorei as ?mil? referências de filmes/series/livros e o fato da principal ter o meu nome!! Fiquei muito feliz por isso? nunca tinha visto meu nome em um livro (Eduarda/Duda)
Achei muito fofinho e adorei ver como as historia se interligam, só me arrependo de não ter lido no ano novo, acho que seria mais envolvente, mas adorei!

sabry 29/09/2020

três contos fofos sobre o ano novo
- entre dois mundos (andresa rios)
admito que fiquei um pouquinho decepcionada, porque eu gosto MUITO da escrita da andresa (quem matou sofia vai tá pra sempre no meu coração!), achei fraco a forma como ela representou a olivia, uma garota de classe alta e infeliz, mas adorei o edu e a thais.

- dez páginas para o ano novo (ana yassuda)
eu AMEI esse conto, sério. o carlos é muuuito fofo e achei genial a forma como ele conta o tempo batendo o pé. a lena é muito fofinha, e eu AMEI a obsessão da jubs com quatro garotas e um jeans viajante. num top ele com certeza fica em segundo lugar. e eu boiolei muito quando a lena volta pra dar a marmita ao carlos.

- paz, pizza e praia (audrey matsumoto)
de todas as autoras, a única que eu nunca tinha lido nada tinha sido a audrey, e eu simplesmente amei a escrita e as personagens dela. a forma como ela desenvolveu quatro personagens completamente distintas e sólidas em poucas páginas me impressionou. eu me identifiquei muito com a duda, mas a minha personagem fav com certeza é a lissa.

Carous 07/11/2021

É uma antologia de três contos, todos passados no último dia do ano. Já li outra obra da editora Duplo Sentido, por isso esperava gostar mais da leitura e dar uma nota maior.

Escutei o audiolivro deste livro. A narradora não muda as vozes para cada personagem; ou se fez isso foi tão sutilmente que não deu para notar a diferença. Pelo fone também dava para ouvir barulhos da saliva dela, o que me incomodou um pouco. Mas as entonações durante a narração foram muito boas e combinou com o tom jovial de fim de ano dos contos.

Entre dois mundos- Andresa Rios |Nota: 2,5
A princípio, fiquei curiosa com o monólogo de Olívia sobre sua família. A personagem desfia o rosário sobre seus parentes - pessoas com quem ela tem uma relação amistosa, podendo-se dizer que não gosta deles, com exceção do irmão e do pai - por causa da mentalidade elitista e metida à besta deles enquanto caminha pela praia privada do condomínio de luxo em que mora.
Mas isso não vai a lugar nenhum, logo outros personagens entram e a dinâmica muda.
Isso meio que separou o conto em duas partes pra mim; duas partes que não se encaixavam bem. Além disso, foi aí que percebi que a história toda não tinha propósito.

A autora podia nos mostrar de uma maneira mais curta que Olívia não era esnobe como sua família ou não nos mostrar em momento algum porque não combina com a história e não fez o menor sentido. Pareceu que foi só para atingir o número de palavras para o conto.

Ademais, nada aqui tinha cara de Ano Novo, podia ser uma história que se passa em qualquer época do ano.

Nunca li nada desta autora, mas ela escreve bem. Seu texto tem fluidez e você é logo é envolvido na narrativa.
Pelo menos aqui foi assim comigo; eu estava interessada pelo drama familiar de Olívia. E estava interessada pela interação dela com o casal que apareceu. Mas as duas mini histórias eram avulsas uma da outra.
Fiquei meio desapontada.

Dez páginas para o Ano Novo - Ana Yassuda |Nota: 4
O conto que estava mais apreensiva pra ler. Tentei ler um livro da mesma autora, mas nem consegui terminar. Achei bobo, confuso e desinteressante.

Mas curti bastante esse conto. Bom, não muito a parte em que Lena fala sobre sua família, as tradições de Réveillon e o restaurante que seus pais são donos. Essa parte foi meio tanto faz pra mim, mas necessária ao conto, admito.

Porém o que se destaca mesmo aqui é o romancinho entre Lena e Carlos. Achei fofo, todo inocente como ele é. A interação deles foi perfeita e suficiente para aquecer o coração. Queria ter mais cenas dos dois.

Também gostei das interações entre Lena e as amigas via Whatsapp.

Paz, pizza e praia - Audrey Matsumoto |Nota: 5
Meu conto favorito. Engraçado, dei até umas risadas, e me passou a vibe de fim de ano, férias escolares e verão brasileiros. Até senti saudades dos meus tempos de colegial.

Este conto foca na amizade de 4 garotas que alugam uma casa de veraneio para passar a virada de ano. Elas estudam juntas, mas têm personalidades diferentes que acabam colidindo quando o clima fica tenso.

É aqui que a narração de Luana Mallet se mostrou bem capaz. Acredito que parte d'eu ter ficar tão cativada foi por causa da interpretação dela. Embora a falta de vozes diferentes tenha me obrigado a prestar ainda mais atenção ao que era narrado.

Não tenho muito a dizer de um conto que adorei. Achei muito bem escrito, bem natural.
Os contos são diferentes, mas têm uma mini correlação um com outro. Não é nenhum spoiler, mas não faz mal deixar para o leitor descobrir a correlação.

Mel @_escrevieagora 26/11/2020

Do tipo que deixa sorriso no rosto!
Uma antologia cercada de magia? Pode ser.. A magia do ano novo, a poucos minutos para as badaladas da 00:00 esses personagens vão nos mostrar sobre amizade, família, amor, realizações e de quebra várias referências que trás aquela conexão sabe? Muito fluído e com um design lindo a Duplo Sentido Editorial e suas autoras arrasaram!

Clari 22/01/2021

Saudades da praia
Eu gostei bastante desse livro, me identifiquei muito com as personagens. Leitura leve e rápida, me deixou com coração quentinho.

Audoeme.Veras 28/01/2021

Situações de ano novo
As,3 histórias são curtinhas, bem escritas e descrevem algumas situações próximas da virada do ano. As histórias abordam temas como família, amizade e os desejos de mudança que cerca esse período do ano. Um livro bom para ler num fim de semana.

sara440 10/09/2021

Ok
"? Sabe, o universo é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar."

(10/09/2021)

izabelbelbel 18/12/2022

Ganhei a versão física (147 páginas) tem uns 2 anos, mas só agora peguei pra ler de fato. São 4 contos e particularmente gosto muito do "pensar no amanhã", da Sofia Neglia, é um conto sáfico e esse ganhou muito meu coração (sou suspeita pra falar kkkkk).
Enfim, gostei bastante de um modo geral, além da impressão ser lindissima.