A senhora de Wildfell Hall

A senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Nath Mel 12/02/2023

?Esses escrúpulos de falsa educação e orgulho jamais o teriam perturbado. Você teria visto que as maiores distinções e diferenças terrenas de classe, nascimento e riqueza são como poeira na balança se comparadas à singularidade da harmonia de pensamentos e sentimentos de corações e almas que se amam e simpatizam de verdade.?

Esse trecho definiu muito o livro a mim, o quanto a virtude de duas pessoas definem seu tipo de relação.

Livro que me revoltou e me deixou com raiva dos homens várias vezes mas no fim nos mostra que o amor e a virtude, quando presentes, são capazes de criar lindos laços.

Valentina.Kurtz 11/02/2023

NÃO COMPREM ESSA EDIÇÃO
A Inquilina de Windfell Hall é um dos melhores livros (top 5) que já li na vida! Helen se tornou minha heroína, identifiquei relações de identidade e alteridade dela comigo do começo ao fim do livro. Na história de Anne Brontë, vemos uma mulher firme nos seus princípios e disposta a fazer sacrifícios em prol dos mesmos.

Apesar disso, não recomendo, em hipótese alguma, o livro da nova fronteira. Há erros grotescos de português e, principalmente, de recisão aqui. Um dos erros mais esdrúxulos se encontra num trecho onde a autora dos diários diz que "o céu estava lindo no céu". Sério, recomendo muito a obra, mas não a edição em que li.

Quel 11/02/2023

Críticas atemporais
Gostei muito do livro e da escrita da Anne, foi uma leitura longa, mas com diversos detalhes importantes na construção da Helen.

A influência religiosa é muito presente na personagem e na escrita da Anne e em diversos momentos vemos a personagem lutando contra seus desejos e tomando atitudes condizentes com sua fé.

Por fim, é triste perceber que a maioria dos homens continuam com as mesmas atitudes de 1848, e ao invés de evoluírem mostram uma natureza cada vez pior, também é triste perceber que a sociedade ainda julga tanto as mulheres e suas escolhas e que a igreja ainda incentiva tanto as mulheres a serem salvadoras de seus maridos.

Rosangela Max 08/02/2023

Uma história sobre devassidão e orgulho.
Gilbert Markham é obcecado pela misteriosa Helen Graham e, com isso, tem atitudes violentas e egoístas.
A Helen foi uma jovem tola, orgulhosa e apaixonada que sofreu as consequências por escolher o pior homem para se casar.
Achei admirável como a autora reuniu em uma história toda a questão do amor feminino juvenil que começa cheio de paixão (beirando a obsessão) e expectativas e depois se apaga devido as frustrações, decepções e maus tratos.
Entendi o porquê desta história ter causado tanto furor quando foi publicada. A autora foi corajosa em expôr as condições de alguns casamentos tóxicos da época, a libertinagem dos homens (e de algumas mulheres) e as convenções sociais que pressionavam estes casais a permanecerem juntos, mesmo com o fracasso matrimonial. O curioso é que muita coisa ainda é aplicada hoje em alguns relacionamentos.
A introdução do livro é excelente, porém, contém vários spoilers. Sugiro deixar para ler no final.
Recomendo a leitura.

Rebeca.Verino 05/02/2023

Atemporal
Às vezes me pego pensando em como as três irmãs Brontë foram tão geniais. Seus livros são imortais.
Faltava ler uma obra de Anne para poder afirmar com total convicção a frase acima. E que surpresa: A senhora de Wildfell Hall se tornou uma das melhores leituras que já fiz. Definitivamente a sua temática transcende o tempo e espaço.
E que o encontramos no livro? Relacionamento tóxico, assédio, traição, mulheres com fingida sororidade, fofocas, ?cancelamento?, a sociedade dizendo para mulheres o que devem fazer e uma mulher tentando tomar as rédeas da sua vida. Esses são temas suficientemente atuais para você? Para mim eles são.
Helen é a protagonista que vai morar com seu filho em uma propriedade no campo. Uma mulher com filho e sem marido é a combinação perfeita para especulações na comunidade. Através da leitura do seu diário, iremos descobrir como um companheiro tóxico e infiel moldaram seu destino.
A senhora de Wildfell Hall é um livro com fluidez admirável e quando você perceber, já terá terminado a leitura.
Indicação para todos. Leiam.

Vitoria 05/02/2023

A esperança jorra eternamente do peito do homem
Um livro maravilhoso que enfatiza a genialidade de Anne Brontë, considerado a primeiro romance feminista ?A senhora de Wildfell Hall? desafia as convenções sociais da época, desprezado pelo seu tom obscuro, o livro além de ensinar muito sobre relacionamentos e principalmente a respeito de casamentos mostra as atitudes que eram consideradas normais no século XIX.
A primeira parte da narrativa é bem leve e deixa o leitor curioso sobre o passado de Helen. Já a segunda parte é pesada e penosa, é muito conflitante ler os percalços sofridos por Helen em seu infeliz matrimônio. Depois a narrativa admite um tom mais esperançoso e somos levados a desejar todo o bem possível para a personagem principal, que diferente de muitas mocinhas de época é forte, corajosa e consegue fugir de seu lar tormentoso. O final do livro é maravilhoso, Anne consegue dirigir o leitor por uma montanha-russa de sentimentos que acabam satisfeitos por fim.
Em geral, é um clássico que vale muito a pena, conscientiza as mulheres sobre o tipo de homem que devem escolher e a se afastar dos que bebem em demasia ou são inconstantes.
Recomendo demais :))

Hellen 02/02/2023

Uma mulher à frente do seu tempo
Em a Moradora de Wildfell Hall somos apresentados a uma protagonista que é muito à frente do seu tempo, para um livro da época em que foi escrito isso é algo muito surpreendente. No início é uma narrativa que para uns pode ser cansativa, já para mim foi muito leve de ler, conhecemos a vida da Helen Graham, uma viúva que não gosta de se envolver com os seus vizinhos e por conta de seus hábitos mais reclusos é vista com maus olhos pela comunidade local. Mas quando conhecemos o passado da Helen a leitura fica mais intensa e viciante. Em muitos momentos eu não consegui deixar o próximo capítulo para depois pois tinha que descobrir o que aconteria. Já li as obras da Emily e Charlotte Brontë, mas a Anne não deixou de me surpreeender. Me admirei por ver uma mulher tão independente como a Helen e fiel aos seus valores, resiliente mesmo com os inúmeros sofrimentos e tribulações que a arremetiam... Bem, mais que isso não posso dizer. Recomendo que leiam e tenham a experiência de devorar o livro assim como eu fiz!

Maria.Eugenia 01/02/2023

Belo romance
Demorei para me conectar a história, o que só aconteceu depois de quase 250 páginas. Mas depois a história vai ganhando corpo. O livro é surpreendente pelas reflexões que a autora faz acerca da função das mulheres na sociedade aquela altura da história. Recomendo a leitura!

Pérola 01/02/2023

A Inquilina de Wildfell Hall
Eu passei um tempo pensando sobre o livro logo após ter terminado? Sempre digo que ler as irmãs brontë é um deleite e, acima de tudo, um aprendizado. Anne tem me conquistado demais e essa história merece mais reconhecimento.

Eu me apeguei muito a alguns personagens, principalmente o pequeno Arthur e sua mãe. Me vi odiando o marido de Helen como se tudo tivesse acontecido comigo, e mais do que isso, apoiando e torcendo para que tudo desse certo no final. Fiquei feliz com o desenrolar da história como um todo, e também gostei muito dessa mescla com a narrativa epistolar.

Anne nos faz refletir muito sobre a sociedade e seus pré julgamentos enraizados. Além disso, saber ouvir conselhos de pessoas que confiamos e levar isso em consideração, mas também se permitir errar e se acolher nos próprios erros e decisões que foram tomadas.

Fico feliz que depois de tanto sofrimento Helen pôde voltar a sonhar e ser feliz novamente. ?

P.S.: Será que ainda se encontram homens como Gilbert nos dias de hoje?

Oliver9 31/01/2023

Perfeito
Esse livro é incrível, apesar de que em algumas partes se torna arrastado. Creio que a escrita da Anne é bem mais afiada em comparação a de suas irmãs, o que torna essa obra um espetáculo de leitura.

CAcera3 26/01/2023

Bronte injustiçada sim!
Anne é a mais nova das três irmãs Bronte que ganharam fama por suas obras literárias. Vemos que ela é a menos comentada e lida, porém já ao começar esse que foi seu segundo e último romance eu comecei a questionar o porquê. Gostaria de não me utilizar de comparações, mas chega a ser quase impossível quando temos Jane Eyre como uma obra considerada precursora do feminismo e A inquilina de Wildfell Hall é muito mais transgressor para a época. Não que eu não goste de Jane Eyre, gosto bastante e inclusive tem resenha dele aqui no perfil. Mas o livro de Anne Bronte me conquistou completamente.

O romance é dividido em duas partes sendo uma escrita em formato epistolar e outra em forma de diário. Nas cartas temos a visão do herói do romance, o Sr Gilbert Markhan. Ele nos conta sobre a chegada de uma jovem mãe e seu filho ao lugarejo em que mora e todas as fofocas que circundam essa novidade. A nossa heroína se apresenta como Helen Graham. Ela é muito bonita, decidida e muito honrada. Porém é justamente essa honra que vai ser questionado pelo habitantes locais. Em determinado momento, o nosso herói se apaixona pela heroína, porém ela resiste a esse amor mesmo com um sentimento correspondente. Após alguns desdobramentos ela resolve lhe contar (mostrar) o porque de sua decisão ao entregar seu diário para Gilbert. É nesse momento que iremos conhecer a triste é corajosa história de Helen.
Esse é o tipo de romance que te prende, que te deixa com vontade de ir com o livro para onde você for, porque ele é repleto de reviravoltas, personagens cativantes e outros enormemente detestáveis. É um incrível o que a Anne faz ao nos arrebatar com um romance nesse formato.
Após ler esse livro ela se tornou minha favorita das três. E se você ainda se pergunta porque ler A inquilina de Wildfell Hall, leia o prefácio a segunda edição do livro que provavelmente ele já vai ter deixar no mínimo intrigado com o livro e com sua autora.

Instagram @ciceramorim

Mari M. 22/01/2023

A caçula Bronte
Incrível como Anne( autora) conseguiu desenvolver tanto sobre relacionamento, sem jamais ter vivido de fato um casamento! Morreu tão novinha, tanto ela como suas irmãs, eram geniais! Recomendo ler sabendo o mínimo possível, sem saber o que esperar vale mais a pena!

Talita 20/01/2023

Leitura lenta e que exige paciência
Achei a leitura bem arrastada, mas gostei de ter conhecido a história da Helen. Anne Brontë é uma escritora bem a frente do seu tempo e mostrou em sua obra como as mulheres sofriam no casamento. Por diversas vezes senti muita pena da Helen e muita raiva do Arthur. Agora entendo o porquê da obra não ter sido bem aceita na sua época. Podemos dizer que trata-se de um espelho horrendo dessa sociedade que, por razões óbvias, não queria se ver de forma tão desnuda. Dei apenas 2 estrelas porque a leitura é muito enfadonha, lenta e arrastada. Durante muitas páginas do livro, nada acontece e parece uma grande enrolação. Mesmo assim resisti bravamente ao desejo de abandonar a leitura, pois quero em 2023 sair totalmente da minha zona de conforto literário.
acosmma 25/01/2023minha estante
Achei a escrita tão arrastada que abandonei esse

Talita 29/01/2023minha estante
O livro é mt arrastado. Só terminei pq era uma leitura coletiva.