A Moradora de Wildfell Hall (eBook)

A Moradora de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Gabi.Rodrigues 23/03/2024

Helen Graham - aguentou muito e ainda foi educada!
Vamos lá, eu AMEI este livro! Amei a forma como a Anne Brontë trouxe uma narrativa assustadoramente atual, com personagens que não são perfeitos, tem os seus defeitos (acho que é por isso que eu gostei tanto, por ser uma história realista). Confesso que em alguns momentos ficava de saco cheio com a própria protagonista, mas minha opinião mudava a cada 5 minutos. A construção da protagonista é realmente impecável e Anne Brontë é uma mulher bem à frente de seu tempo. A historiadora aqui que estuda as questões de gênero adorou este livro!

Falando um pouco sobre a narrativa em si, o livro é dividido em três partes: a primeira é narrada pelo Gilbert, atual vizinho da misteriosa Helen, uma mulher (que se diz viúva) com um filho pequeno que se muda para Wildfell Hall e é surpreendida pelo seus vizinhos fofoqueiros que não medem esforços para saber qualquer coisa da nova inquilina. A segunda parte do livro começamos a descobrir sobre o passado de Helen através de seu diário e descobrimos que seu ex-esposo é um homem super babaca, patriarcal que a todo momento reforça a ideia da superioridade do homem sobre a mulher. A terceira parte do livro é o começo do desfecho da história, muito bem feito e colocado.

Não posso negar, é um livro descritivo e um tanto cansativo, mas vale MUITO a pena ler. Cada diálogo e cada descrição se encaixa perfeitamente e o fato de nenhum personagem ser perfeito deixa a história mais realista e mais sensacional. Um livro do século XIX, mas assustadoramente atual e muito bem escrito.

Amanda.Sangbusch 22/03/2024

A melhor irmã Bronte?
Seria Anne Bronte a irmã injustiçada? Como um livro tão bom desses fica a sombra do da sua irmã Emily?
Eu amei essa história! Uma personagem de forte valor moral me impressionou com sua força e coragem. Os personagens são falhos, o que torna a história mais real ainda.
Amei e recomendo.

A edição bilíngue não indico (leitura truncada)!
Se possível leiam a edição da Martim Claret com tradução de Solange Pinheiro, está muito boa.

Jovem.leitoraa 20/03/2024

Uau.
Não acredito que "paguei a língua" com este livro. Eu jurava que seria fraco, chato e maçante, mas ele é cheio de reviravoltas, sentimentos profundos e muitas emoções.

No começo do livro, fiquei bem surpresa com os personagens; a construção, as falas, o intelecto. O que mais me surpreendeu foi o REALISMO, é um livro muito realista, mostra a realidade nua e crua.

No meio do livro eu já tava surtando muito (de ódio por alguns e de amor e compaixão por outros). A narrativa da Helen foi MARAVILHOSA. A construção da Helen é INCRÍVEL, os sentimentos são profundos e eu senti alegria, tristeza, angústia junto com ela.

E o que falar do final? Estava TUDO DANDO CERTO e do nada um PLOT MARAVILHOSO!!!! Só posso dizer isso kkkkkkk se não vou dar spoiler.

Eu recomendo a leitura, é um livro para REFLETIR sobre a vida, sobre nosso caráter e nossa postura perante ao mundo.

lele 18/03/2024

Que incrível era anne brontë
Fico imaginando a recepção que esse livro teve na época. uma mulher corajosa, bem a frente do seu tempo e que queria trazer a realidade sem se importar com o que achariam, abordando temas como relacionamento abusivo e questões de gênero. senti TANTA raiva do marido que as vezes tinha que parar pra respirar, mas fiquei aliviada e feliz com o final.

Marilia 09/03/2024

A inquilina de W.H
A única coisa que vou dizer sobre esse livro é: Enganoso é o coração humano sob todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá ? Dito isto, pensem antes de se casar.

jessy :)) 21/02/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Eliza.Beth 19/02/2024

Fascinante
Muito mais do que uma história de romance, esse livro fala sobre seres humanos em uma época diversa e distante. Distante?

No livro acompanhamos basicamente a história de Helen comendo o pão que o diabo (vulgo marido dela) amassou.
Olha, que cara insuportável, manipulador, mentiroso, péssimo pai e péssimo ser humano.
É agonizante acompanhar as atitudes desse otario e as tentativas insistentes e sem sucesso de sua esposa para tentar manter firme sua família.

A história muda de pontos de vista. Uma parte é narrada por um sujeito que se interessa por Helen e outra parte narrada via diário pela própria Helen.
Não existem personagens bons e perfeitos nesse livro. Achei todos falhos, o que tornou o livro sensacional.

A história me prendeu muito e cheguei a ler 120 páginas em apenas um dia.

Uma pena que em cada esquina ainda exista uma Helen e um Arthur (seu esposo).
E quase sempre entre eles, uma criança.

Um livro mais atual, impossível. Esse tem final feliz. Na vida, dificilmente.
Natália Carolina 20/02/2024minha estante
Já fiquei doida pra ler!

Carolina.Gomes 21/02/2024minha estante
Amamos ??

kl4racrds 10/02/2024

"A inquilina de wildfell hall"
"A inquilina de wildfell hall" relata a historia de vida de Helen Lawrence, seu casamento terrível, o ano que ela passou fugindo do marido e seu retorno a sociedade. A crueldade cometida contra Helen de quem ela menos esperava é tão bem descrita que eu tenho certeza que alguma mulher que leu esse livro em 1848 deve ter pensado "como é possível? Isso é literalmente a minha vida!"

Cada diálogo, cada descrição (de tamanho perfeito, na minha opinião) escrita nesse livro é absolutamente bem feito e contribui muito para o desenrolar da história. Helen se consagrou como a personagem escrita por uma Brontë que mais sofreu na vida, mas provavelmente obteve o final mais feliz de todos. A personagem me cativou e me fez sentir por ela, os momentos de alegria e os de tristeza (quase o livro todo)

Anne Brontë não merece a sua reputação como a mais esquecida das Brontë. Sua escrita se iguala a Charlotte e talvez seja até mais envolvente (em comparação com Jane Eyre) e os temas que ela quer abordar aqui estão muito mais óbvios. Anne descreve a dor de uma mulher como apenas uma mulher faria, o que me traz de volta a questionar como as pessoas acreditaram que um homem tivesse escrito esse livro. Simplesmente fantástico, e com certeza na lista de favoritos.

Samantha.Godoy 07/02/2024

Totalmente a frente do seu tempo!
Eu adorei a leitura! Fiquei chocada em perceber que Anne Brontë é a irmã menos popular das três, porque esse livro é revolucionário e muito denso.
Penso que a personagem principal, Helen, é bastante corajosa e firme em suas decisões. Ela decide casar por amor, mas apesar de algumas resenhas comentarem que ela apenas casou por amor e não levou em consideração outros aspectos, u discordo. A sensação que tive é que a personagem buscou olhar todos os pontos de vista sobre o pretendente, e seu maior erro foi achar que iria "consertar" seu pretendente, fazendo com que ele se tornasse uma pessoa melhor.
Ela acaba descobrindo no decorrer do casamento que ela nada pode fazer quando se trata de uma pessoa que não quer se desvencilhar de seus maus hábitos e comportamentos. Ela tem uma vida bastante difícil no casamento, é maltratada, humilhada e sofre os mais diversos abusos e o quão atual isso é?
Pra mim, quando ela foge da casa e foge do marido e vai viver por conta própria, vivendo de seus quadros, ou seja, da sua arte, é aí que ela passa a ser uma personagem totalmente revolucionária, em um período que as convenções sociais falavam mais alto. Anne Brontë foi incrível em trazer a tona o tema da violência contra a mulher, dos exageros das classes nobres, do quanto as mulheres sofriam diversas limitações sociais e o quanto a autonomia de uma mulher significa bastante.
Eu amei o livro. Foi uma leitura que fluiu muito bem.

Obs.: quando à Markham eu tenho minhas dúvidas sobre a índole dele.

Mezet 03/02/2024

?O que fermentaste, minha donzela, terás de bebê-lo.?
A genialidade de Anne Brontë é fascinante, muito a frente de seu tempo. Que mulher sábia, quanta inteligência emocional!
Livro sobre escolhas e consequências, que traz reflexões necessárias sobre valores.

É um tapa na cara muito bem arquitetado.

Como pode um clássico ter uma temática tão atual, que continua causando armadilhas até os dias atuais? É impressionante como o ser humano nunca para de pecar pelos mesmos erros.

Helen, minha querida; eu gostaria de abraça-la.
Arthur, tá muito quente aí no inferno? (Espero que sim! Ordinário!)

Gostaria de agradecer Anne por essa experiência; dolorosa e necessária.

Deveria ser leitura obrigatória para adolescentes, principalmente os com inclinação à rebeldia.
Mezet 04/02/2024minha estante
?Não se preocupe, minha querida! Aos loucos e patifes jamais faltarão parceiras, pois há muitas como eles entre nós.?

Rafa 05/02/2024minha estante
Uau! Muito profundo, estou tão curiosa para ler, aparenta ser muito interessante

Debora.m.s 30/01/2024

Que livro ??
A história do livro é toda contada do Gilbert Markham para o seu cunhado, Halford, como se fossem em longas cartas. A história começa sendo narrada no ano de 1827, na juventude do Gilbert, quando a Sra. Graham e seu filho Arthur se mudam para Wildfell Hall.

Ao longo do livro são introduzidos vários personagens da vizinhança de Wildfell Hall e também conhecemos a vida da Helen antes de se mudar para lá.

São muitas intrigas, acontecimentos difíceis, várias humilhações e, sinceramente, a Helen me impressionou do começo ao fim. O caráter, o senso de dever, a firmeza dela mesmo nas situações nas piores situações, me fizeram pensar em muitas coisas. Ela tinha uma força moral muito grande.

Apesar de ter passado incontáveis raivas com alguns personagens, principalmente com o Arthur Huntingdon (que era um escroto), eu recomendo muito a leitura!!!

jiji.books 21/01/2024

Perfeito
Gostei muito da história, achei em partes muito dolorosa (a helen sofreu demais!) mas de toda forma muito cativante

Thamiris.Treigher 21/01/2024

INESQUECÍVEL ??
SUPER favorito! Assim como Agnes Grey, também de Anne Brontë, "A Inquilina de Wildfell Hall" arrebatou meu coração! Um fato realmente me fascina: Anne ter sido tão inteligente, perspicaz e certeira sobre um tema tão tabu naquela época (1848), e quando ela tinha apenas 28 anos!

A história gira em torno de Helen Grahan, a nova e misteriosa moradora de Wildfell Hall, uma mulher viúva, com um filho, discreta, artista, com um passado desconhecido e que prefere manter um distanciamento seguro das pessoas.

Toda essa aura de mistério mexe com a curiosidade e as emoções dos habitantes do vilarejo (pense num povo fofoqueiro), principalmente do jovem irreverente e espirituoso Gilbert Markham, que rapidamente fica afeiçoado pela moça.

As perguntas não respondidas sobre Helen (quem é? O que está fazendo ali? Como foi parar em Wildfell Hall? Quem é o pai de seu filho?) começam a gerar diversas fofocas maledicentes sobre a jovem.

Porém, uma das partes do livro é dedicada ao diário de Helen, em que finalmente descobrimos a sua longa e dolorosa história. Ela era casada com Arthur Huntingdon, um homem aparentemente charmoso e galanteador, mas que com o tempo se revela abusivo, egoísta, cheio de vícios, inescrupuloso, adúltero, mentiroso, manipulador, perverso e totalmente insensível (tudo que há de ruim?). Nessa relação, podemos ver todas as fases de uma relação abusiva, quando ainda não se falava disso! E como Anne foi perfeita em mostrar os detalhes, principalmente numa época em que as mulheres não tinham muitos direitos, opiniões ou liberdade, e estavam presas em matrimônios tóxicos!

Outro ponto interessante é que Anne aborda isso na visão de Helen, mostrando como funcionava o casamento para as mulheres, reféns de seus maridos, da sociedade e até da "educação masculina" com os filhos, em uma total impotência diante de todo esse cenário opressor.

Ler tudo que a protagonista passou é desesperador, pois a situação vai ficando cada vez mais degradante e Helen cada vez mais destruída diante de tudo que é obrigada a passar.

A leitura é fluida, extremamente necessária, cativante e inesquecível! Apenas leiam, por favor, pois esse livro é incontestavelmente INCRÍVEL! ??

Alice 20/01/2024

IMPECÁVEL. Não é atoa que o livro tem muitas avaliações. O decorrer da história totalmente compreensivo e complacente, de fácil leitura. Gilbert é um ótimo rapaz e fará bem a essa alma tristonha de Helen. O que ela passou com Arthur não foi fácil, e superar foi mais difícil ainda.
O final me surpreendeu bastante e mais. Irmãs Brontë, vocês são as mais preciosas mulheres.

Mirelle10 19/01/2024

Moderninho
Esse livro é simplesmente sensacional.
É muito interessante ver o quanto a temática é atual e o quanto a escrita é moderna.
Pra um livro publicado em 1848, não tem absolutamente nada de rebuscado.
Enfim, me surpreendeu muito. Amei.