Passado Perverso

Passado Perverso Gui Ribeiro

Resenhas - Passado Pervero

Antonio.Fonseca 14/09/2020

Perplexo
Eu não sei como começar a escrever esta resenha sem contar fatos do enredo... então, terei de me resumir a dizer: estou perplexo. É uma história densa, pesada, com um final difícil de digerir e que deixa um gosto amargo na boca, exatamente como se propôs a ser, pois é perto da realidade em que vivemos. Agora, olho os demais livros da série com outros olhos e entendo Harley com outros olhos. Muito, muito bom mesmo!
RobertaAdoletras 21/10/2023minha estante
Boa noite, é livro único?

kei.swifts 03/11/2023

Intenso e perverso
Que livro foi esse? Eu comecei a ler e não conseguia mais parar, a história me envolveu do início ao fim. O enredo cheio de mistérios e detalhes envolvendo a cidade fez a trama ficar ainda mais incrível, mesmo abordando um assunto muito pesado. Ainda estou impactada pelo final da história, que me deixou um gosto amargo e também um gostinho de quero mais.
Gui conseguiu fazer uma proeza em mim de realmente criar várias teorias e querer desvendar esse mistério junto com a detetive. Agora estou me preparando para ler mais livros desse universo.
Guilherme.Ribeiro 03/11/2023minha estante
Ameeeei essa resenha hehe se puder deixar na Amazon, me ajuda muuuuito, e se prepara para mais teorias hein, Medo Sublime e Obsessão Sublime já estão disponíveis na Amazon tambéeeeem

momô 05/12/2023

Demorei 19 dias pra ler esse livro (algo incomum, pois essa quantidade de páginas leio em 3 dias no máximo), porque a leitura simplesmente não fluiu.
O livro é ruim? Não. A história é legal? É.
Mas acho que eu simplesmente não sou o público certo e mesmo isso tendo ficado claro logo no início, não quis abandonar a leitura porque estava curiosa quanto ao desenrolar dos fatos.
Por esse motivo, creio que pra quem gosta desse tipo de temática, o livro vai ser muito bom e envolvente, então recomendo.
Plot twist de explodir a cabeça, surpreendente mesmo.
Guilherme.Ribeiro 05/12/2023minha estante
Owwwnt, fico feliz em ler essa resenha! Se fiz sua cabeça explodir com o plot, então fiz meu trabalho direitinho hahaha

Stephanie12 09/10/2023

Ninguém escapa do passado por muito tempo, por mais perverso que isso possa ser."
Eu li os outros livros da detetive primeiro e lendo esse agora, amei como tudo se encaixa, o plot foi muito bom e a história é muito bem narrada! Ansiosa por mais história de Harley.
Guilherme.Ribeiro 10/10/2023minha estante
Meu Deus meu Deus meu Deus eu amooo como voce leu tudo tão rápido hahaha se prepara que o último livro da Harley já chega no ano que vem!!

Stephanie12 10/10/2023minha estante
Já estou sofrendo por ser o último. Amo como a Harley foi endoidando kkkk

Josiele.Souza 12/06/2020

Realmente perverso!
Passado perverso, vamos lá...
Assim q vc começa a leitura, no prólogo, dá aquele frio na espinha e mostra uma pitada de quão sombrio vai ser esse livro.
Bom, eu estava doida para começar essa leitura, para descobrir todos os segredos contados entre linhas em Medo sublime, então eu fui com bastante sede ao pote, porém o livro é muito intenso, e eu tive que parar a leitura várias vezes, para respirar, me recompor e dormir um pouco, o problema é que vc se conecta tanto com o livro que nem dormindo eu consegui me desligar, pq eu SONHEI com cenas do livro, e sério, foi bizarro. Hahaha
O livro vai contar o que de tão assombroso aconteceu em Painswick que devastou completamente a detetive Harley Cleanwater, que a levou ao lugar mais obscuro do seu ser, fazendo com que ela se afogasse na bebida para tentar esquecer todo aquele passado sombrio e perverso.
O livro trata de temas bem delicados e é difícil ler sem se revoltar, principalmente por se tratar do assassinato de crianças.
As cenas são muito bem detalhadas, o que arranca arrepios durante toda a leitura, não tem como não imergir na história toda.
Conhecendo um pouco a mente do Gui pelos outros livros, eu pensei: Desta vez eu descubro o assassino, não será o óbvio, pq o Gui é danado, então eu fui descartando os suspeitos, e cheguei ao final convicta de quem era o bendito. Como eu fui bobinha, não tem como chegar nem perto do intelecto desse garoto! Rs
Com essa carinha doce e FOFINHA, que escreve deliciosamente bem romances de época, ele esconde um SANGUINÁRIO muito perverso! Hahahaha
Agora é sério, quem gosta de suspense e ama desvendar mistérios, leia esse livro, mas já aviso, não confie nas suas intuições, nunca tenha certeza que já descobriu quem é o assassino, pq o Gui Ribeiro vai te surpreender!
Guilherme.Ribeiro 12/06/2020minha estante
Vc é maravilhosa demaaaaais

Josiele.Souza 13/06/2020minha estante
Vc meu bem, VOCÊ é maravilhoso!

Juliana.Magaldi 13/06/2020

Pesado e necessário
“Passado Perverso” de Gui Ribeiro é um livro forte, ousado e inquietante. Um suspense eletrizante com doses de drama e pitadas de humor sarcástico. Este é o terceiro livro que leio da série da detetive Harley Clearwater. Todos são excelente, mas este por ser uma prequel ilumina vários aspectos que já conhecia dos dois primeiros livros. Caso queiram podem começar a leitura por aqui, ou fazer como fiz e iniciar em “Medo Sublime”. Serão percursos distintos, mas igualmente envolventes, assustadores e comoventes.
O Prólogo do livro me causou tamanho impacto que precisei interromper a leitura para respirar. A investigação em tela tem como foco o desaparecimento de duas crianças, Lucas de 10 anos e Ursel de 12 anos. Um assunto que aflige o coração de qualquer um associado a uma narrativa pesada e detalhista faz com que algumas partes sejam de difícil digestão.
A atmosfera religiosa do condado onde a trama se desenrola enriquece a narrativa e permite que sejam construídas inúmeras teorias sobre o que está acontecendo naquele local que de pacato só tem a aparência. Em meio a uma sequência de descobertas relações interpessoais são expostas, fantasmas do passado tomam as ruas e a inveja e a vingança queimam nos discursos.
O autor conduz esse tornado de informações de tal forma que nos coloca dento do livro: sentimos as poças d’agua sob os pés, o frio do banco de cimento, o cheiro do travesseiro, o paladar da vodka. A alternância entre memórias e o presente também contribui para essa experiência cinematográfica.
Um desfecho completamente inesperado fecha com chave de ouro a história e nos deixa na ardente expectativa do quarto livro da série.

site: www.facebook.com/avessoju

Vilma.Paim 28/09/2020

Empolgante
Uma leitura muito envolvente, rica em detalhes que te transportam para o mundo dos personagens. Um assunto muito pesado e delicado, mas mesmo assim um ótimo livro. No final consegui desenvolver uma empatia pela Harley. Mas ainda não gosto de como ela e Eldric deixam como às tragédias em suas vidas os influenciem, e os arrastem para decisões questionáveis.
Uma ótima leitura
Guilherme.Ribeiro 12/10/2020minha estante
Aaaaa muito obrigadooo, Vil!!! Que bom que conseguiu ter uma empatia pela Harley, e te digo que ainda tem camadas dela a conhecer em "Obsessão Sublime"!!! Se puder deixar essa avaliação na Amazon também, eu adoraria!!

Vilma.Paim 12/10/2020minha estante
Minha resenha aqui é sempre uma cópia da feita na Amazon. Sucesso

Arkelarrr 25/09/2023

?Eu quero que você vá pro inferno.?
Eu não sei como começar sem parecer repetitiva, mas superou meu senso de crítica em achar ?tudo? que é suspense e cia bons, esse supera de longe. Eu vou panfletar esse livro pra quem perguntar como se não houvesse amanhã

Eu fiz anotações pq eu quero escrever uma resenha de respeito e tentar passar o que eu senti.

? Vamos lá: o ponto alto de tudo foi o livro ter ?só? 450 páginas e ter tudo o que é necessário dentro dele. Cada personagem que é essencial pra história em algum momento é contada a parte necessária do passado ou de ações pra que seja entendido todo o plot e acontecimentos e o melhor que não é repetitivo, não senti aquilo de ?encher linguiça? pro livro parecer maior. Ele tem o tamanho necessário pra tudo acontecer

? O tema do livro, pra mim, foi bem pesado. Nunca tinha sentido gatilho com nenhum livro mas esse me pegou, inclusive foi um dos motivos de ter postergado tanto a leitura que no final valeu a pena. Envolve crianças e afins, eu não tenho trauma com isso mas é aquilo ?NÃO MEXE COM CRIANÇA NÃO QUE POR CRIANÇA EU DOU MINHA VIDA?

? Agora sobre a detetive Harley: li o livro 2 então já conhecia e gostava dela, mas nesse tem um a mais dela; eu me senti mais conectada com ela.
O humor dela é bem ácido, ela é bem direta e desde o início eu já pensei que poderia ser um tipo de trauma que ela passou fazendo disso como uma blindagem e no fim tudo se encaixou.

? Falando ainda da detetive e dos demais, é uma escrita que flutua muito bem entre o crime e o que precisa ser mostrado. Acredito que talvez falasse só do crime seria monótono pra mim.
Não gosto muito de livro que o foco é 100% no crime e resolução, pode me envolver mas me sinto curiosa pra saber mais das pessoas

? Sobre traumas POR DEUS QUE CIDADE É ESSA? Cheguei a chorar, me doeu muito um certo passado, é perverso (?). Com isso vem a parte que eu fiquei indignada todo mundo, seja nesse ou no segundo livro, nutre uma raiva da Harley que pelo amor, eu tava em tempo de ter um ataque. Eu entendo que o caso é grave mas não justifica, muito sofrimento.

Enfim, eu gostei muito do livro. Se não fosse esse assunto pesado leria em menos de uma semana, fiquei curiosa demais e no fim fui tapeada por quem eu menos esperava. Desconfiei de alguém e em certa parte fui certa. Final mais que merecido não mudaria nada

Amei descobrir esse escritor num grupo do facebook, a escrita me encantou muito.
Preciso ler mais livros dele
Guilherme.Ribeiro 26/09/2023minha estante
OLHA A PERFEIÇÃO DESSA RESENHA, LARISSAAAA!!! Hahaha eu senti seu surto, seu carinho e o quanto se apaixonou por esse livro, obrigado, de coração, foi uma das histórias mais complexas que já escrevi e eu realmente sinto que ela é necessária para podermos entender porque a Harley é como é todo o ódio que sentem sobre ela. Ela precisou tomar a escolha de ser odiada para que quem merecesse o final realmente o tivesse. Que bom que te surpreendi mais uma vez, agora prepara o coração e o psicológico que Obsessão Sublime já está disponível hehe

Arkelarrr 26/09/2023minha estante
Não vejo a hora de começar o próximooo. Tô amando seus livros ??

Flavia1332 25/01/2024

Passado sombrio
O livro tem gatilhos, personagens duvidosos e repletos de secretos obscuros. Tive dificuldade de me envolver com a história por isso demorei um pouco a terminar a leitura. A história é pesada e a maldade humana se apresenta com veemência em cada página.

Comenta Livros 29/06/2021

Incrível
Um livro sensacional, pesado porém esclarecedor para essa detetive tão intensa.

site: https://comentalivros.com/passado-perverso-gui-ribeiro/

Guilherme.Ribeiro 20/04/2023minha estante
Ahh muito obrigado pelo carinho dessa resenha! De verdade! Se puder avaliar na Amazon, também, me ajuda muuito!! E agora tem que ler "Medo Sublime" hehe para saber mais sobre Harley Cleanwater!

Baggio 05/06/2023

Uma ótima surpresa nacional! Aqui o autor soube como criar e desenvolver seus personagens, acredito que por isso esse livro me cativou, não foi só um mero: policial na cidadezinha, teve toda uma construção dos suspeitos, da polícia e da própria cidade!
O final me surpreendeu na medida certa sem parecer mirabolante, e também o fim foi mais realista, sem o felizes para sempre que vemos em muitos livros policiais.
Adoraria ver o autor se aventurar em um livro policial em um cenário e com personagens totalmente brasileiros
Guilherme.Ribeiro 05/06/2023minha estante
Owwnt hehe obrigado mesmo por esse carinho! Fico muito feliz de ter te cativado e espero fazer ainda muito mais!! Quem sabe me aventuro em terras brasileiras para um livro policial hehe

Aliceð¼ 30/10/2023

"A descoberta trágica de Lucas Yard em uma caixa de areia aos dez anos marcou o início de um mistério arrepiante, que se intensificou quando uma segunda criança desapareceu. Harley Cleanwater, foi recrutada pela mãe que estava insatisfeita com o trabalho da policia local , para desvendar o caso. Mal sabia ela que essa investigação sombria a mergulharia em uma escuridão profunda, expondo a sinistra realidade por trás de sorrisos aparentemente inocentes"

O livro entrega uma história carregada de tensão e peso, culminando em um desfecho profundamente perturbador. A cada novo personagem introduzido, surge um suspeito diferente, deixando os leitores apreensivos.
Não deveria ter subestimado o aviso de que esse livro me levaria à terapia;

Gui Ribeiro cumpriu suas promessas de proporcionar uma experiência única a cada página. A cena do picolé é particularmente angustiante, a leitura desse livro exige estômago, mas a habilidade do autor em envolver o leitor na história e transmitir os sentimentos dos personagens é notável
Guilherme.Ribeiro 01/11/2023minha estante
Ahhh muito obrigado pelo carinho dessa resenha! Espero que a terapia te ajude,a gora que terminou kkkkk, e que logo embarque nas próximas investigações da detetive Cleanwater. Ah! Se puder avaliar na Amazon, também, me ajuda muuuito

Uma Leitora Qualquer 05/11/2023

Premissa foi ótima, mas a execução nem tanto
Vamos lá
Eu amei a premissa da história e a forma como as coisas foram se encaixando no final. Nesse quesito o mistério foi bem construído. No entanto, cheguei nesse livro por um vídeo do tkk onde o autor comparava o livro dele com outro (playground), dizendo que cenas X e Y eram mais pesadas que a página 40. Bom, talvez isso tenha sido um erro, pq eu fui ler como uma expectativa, mas recebi outra coisa. Só deixando claro que isso não deixa a história ruim, mas que talvez posso frustrar alguns leitores.

Uma coisa que falta no livro é leitura crítica. Tem muita descrição desnecessária, muita interrupção de diálogos. Chegou ao ponto que eu só fazia leitura dinâmica e pulava quase todos os parágrafos de descrição. Entendo a importância da descrição para ambientação, porém, tudo precisa de uma media. Acredito que se limpasse o texto, a leitura ficasse mais fluída.

A leitura crítica tbm daria um jeito nos erros de continuidade. Tinha bastante coisa que começava com uma descrição e terminava de outra. As vezes descrevia personagem loiro, mas nós capítulos seguintes tava moreno, ou o personagem pedia vodca e o garçom servia conhaque. (Somente exemplos)

A história tbm precisa de uma boa revisão, há muitos erros de gramática e de digitação. Tinha muitas palavras incompletas que demorou pra mim entender oq queria dizer.

Uma coisa que me irritou um pouco foi a protagonista, Harley, os únicos traços de personalidade dela era o alcoolismo e ser grossa com todo mundo e na maioria das vezes, essa grosseria, fazia ela sair com as mãos abanando.

Gostei da forma que algumas pautas sociais foram inseridas no enredo, mas tbm senti que em alguns momentos foi uma militância forçada.

Apesar dos pesares, ainda acho uma história boa. E reforçando, gostei do mistério. Tive várias teorias, mas no final me surpreendi muito. E isso foi muito bom.

aruivva 24/01/2024

Agonizante?.
Já aviso que realmente tem MUITO gatilho rs tem partes que dá muita agonia de ler, talvez até por isso eu tenha demorado um pouco mais.
Mas a história é boa e surpreendente, tanto que minha teoria estava ERRADA kkkk mas parabéns ao autor. As histórias da Detetive Cleanwater são muito boas. Ansiosa pelo próximo livro ?
Guilherme.Ribeiro 25/01/2024minha estante
A teoria estava erradaaaa, olha só kkkk conte-me: o que havia pensado? Se prepara que o último livro da Harley já está quase saindo do forno hehe

aruivva 25/01/2024minha estante
Eu JURAVA que era o padre. Mas tinha coisa ali então não errei TAAANTO ?