O Amor é um Cão dos Diabos

O Amor é um Cão dos Diabos Charles Bukowski

Resenhas -

Dávila 08/01/2023

Bukowski poeta? Sim!
Pra quem não sabe Bukowski além de escrever contos sensacionais tb escrevia poemas.
Mas não se engane, continua a mesma tosqueira imbuída de lirismo (?) das narrativas curtas.
É aquele escritor estilo ame ou odeie e acredito que nos dias de hj até mais odiado que amado.
Os temas se repetem à exaustão, e chega um determinado momento q toda essa coerência dá nos nervos.
São poemas cheios de ironia, perversão, desencantamento e sarjeta.
Bom demais.
Se é a sua praia, aconselho humildemente a leitura dessa pérola do cara.

Samira_santos 13/04/2021

O melhor poeta da América, segundo Sartre
O que dizer de Charles Bukowski? O amor é um cão dos diabos é o primeiro livro dele que termino de ler, Mulheres ainda está em andamento, causou-me muita estranheza no início, não estou acostumada a uma literatura tão crua. Porque é isso que a escrita de Bukowski é, crua. Não consegui encontrar outra forma de descrevê-la.
Li O amor é um cão dos diabos intercalado com Mulheres, de modo que ficou muito claro a intertextualidade do primeiro em relação ao segundo. Não foi proposital ler os dois ao mesmo tempo, mas foi bem conveniente, entendi bem melhor as referências dos poemas. Isso me possibilitou identificar sobre qual mulher falava cada poema.
Pois é, a maioria esmagadora fala de mulheres, de vários tipos, sob vários aspectos e pontos de vista, por exemplo, há aquelas que ele considera putas, há aquelas que são consideradas mulheres de classe e por aí vai.
Em alguns momentos ele faz alusão a relações não totalmente consensuais, como quando a mulher só quer ir até certo ponto "na cama" e ele vai além fazendo uso da força, o que caracteriza estupro, essas partes em específico muito me desagradaram e causaram desconforto em ler aquilo escrito com tanta naturalidade.
A fora isto, eu gostei de ler Bukowski, não era nada do que eu esperava. Não sei porquê, mas eu achava que Bukowski era quase um filósofo, o que ele anda longe de ser. Ele aborda temas tão crus quanto sua escrita, como, apostas, sexo, alcoolismo, vícios, desavenças e a lista segue...

Beatriz3345 17/01/2024

Um dos meus livros favoritos da vida.
Por muito tempo, a poesia pra mim, sempre foi um terreno delicado de se pisar. Difícil de entender e até um pouco inacessível. Buk muda meu olhar sobre isso com esse livro. Poemas bem escritos e fáceis de serem entendidos. Certeiros e viscerais. Sempre me pego abrindo uma página aleatória para reler.

cherry.pie 01/09/2023

Como a prosa, cada poema de Charles Bukowski corta como aço de navalha. Ele expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano, e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade. Algo como um saxofone gemendo na noite fria.

Louisa 15/02/2024

Charles, Charles
Como saber se o amor é duradouro? Como saber se é um para sempre !? Todos os amores são amores? Charles tem uma visão bem específica de como é o amor, em meio a tantos poemas dos quais ele fala de si e das vivências (experiências), o amor é como um instante de prazer, de entrega, que acaba....pelo menos aconteceu várias vezes. Em instantes a ruiva diz que o ama, logo em seguida que o odeia. Ele guarda lembranças de uma mulher extraordinária, que queria estar nos braços dela novamente. Logo, já está tendo relações com outra que o faz um b*quete. É tão complexa as leituras de Bukowski que às vezes parece que ele é um homem solitário, outras que já desistiu da vida.....outras que é apenas uma pessoa com estruturas acabadas, uma infância ruim, um pai desalmado. Cada instante de leitura uma reflexão sobre o amor, vida, e as paixões. Uma das coisas mais interessantes é como Charles vê a si mesmo, por mais que tenha milhares de mulheres atrás dele, ligando vinte e quatro horas, ele sabe bem que tudo isso é por conta da fama que alcançou pelas publicações dos livros. Você pode pensar: "Mas ele era um bêbado que tratava as mulheres mal". Cada um com seu pensar (pesar), pois Bukowski talvez não via o mundo com os olhos. Boa leitura!

Tsuki 27/05/2024

Sendo sincera
Não acho que Bukowski seja um poeta pra mim no momento, não tô muito nessa vibe tão extrema de mediocridade que ele exala em seus poemas com desprezo e desamor atrás de álcool e mais desamor.
Acho que em algum momento tentarei ler de novo livros de poema dele, mas já conhecendo o viés do seu estilo, preciso estar bem preparada.
(Não leiam Bukowski com expectativas de poemas tradicionais, não rola).