O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Vini 29/04/2023

O Continente Vol 1
Por que nunca li Erico Verissimo antes?? Comecei a me perguntar isso já em meio à leitura desse capítulo marcante de ?O Tempo e o Vento?, principal obra desse autor tão renomado. As histórias presentes nesse livro fizeram parte da minha educação literária, de forma que foi uma agradável surpresa retornar à essa ambientação.
Adorei acompanhar as histórias de personagens tão marcantes como Ana Terra, Capitão Rodrigo e Bibiana. Ansioso por acompanhar a história completa dos Terra Cambará por todos os tomos dessa deliciosa trajetória.
Livro favorito da vida, com certeza!
Cadmo 29/04/2023minha estante
Maravilhoso demais e como ja comentei contigo tbm um favorito da vida????

Gio 24/04/2023

Emocionante
A escrita de Erico Veríssimo é avassaladora, te prende do início ao fim. Que maneira incrível de conhecer a história de uma região do Brasil, com sua colonização, povoamento, revoltas e guerras!
Quanta riqueza, tristeza, beleza em 400 páginas de história!
Ana Terra é talvez uma das maiores personagens femininas da literatura brasileira. Uma mulher que sofreu o pior da vida, mas que lutou pra sobreviver e criar o filho. A história da Ana foi a que mais me emocionou.
Gostei muito também de como o livro intercala entre passado e "presente", você fica ansioso pra saber o que vai acontecer com as pessoas do Sobrado ao mesmo tempo que quer entender o passado dessa família.
Ansiosa pra pegar o próximo volume.

Anna Paixão 22/04/2023

Há algum tempo desejei fazer a leitura dessa saga brasileira. E o dia de iniciá-la finalmente chegou.
Eu esperava gostar da narrativa mas não imaginei que seria tanto! As personagens femininas são maravilhosas em suas trajetórias , Ana Terra e Bibiana ganharam meu coração.
A obra foi muito bem escrita, com riqueza de detalhes históricos, personagens bem construídos e nem de longe rasos. Estou ansiosa pela continuação.

?Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando?.

Yandra.Ribeiro 21/04/2023

Amor ? Sofrimento
Todo mundo desse livro que se apaixona sofre, não é possível, se dá certo o cara morre ou acontece alguma coisa. A história da Ana Terra é muito triste de vdd, muito sofrida, quase chorei. Esse livro curou minha ressaca literária, por mais que eu tenha reclamado para ler.

Andreia.Britez 21/04/2023

Emocionante do início ao fim
Quando criança lembro de ver pelas chamadas da TV a história de "Um certo Capitão Rodrigo" mas depois cresci e nunca havia pensado em ler a saga de Érico Veríssimo.

Para minha alegria, meu caminho cruzou com o da @falafernanda e, por sua curadoria, fui levada para esse universo fabuloso.

A primeira parte do Continente é absolutamente emocionante e não vejo a hora de continuar essa história.

Leitura obrigatória ??????????

FláRocha 16/04/2023

Que história!!
Foi a literatura que me fez gostar de História. E que forma magistral Érico Veríssimo usou para contar a história de formação do Rio Grande do Sul. Impossível não ficar completamente obcecada pela família Terra Cambará. Esta foi apenas a primeira parte da saga de 200 anos desta família, contada em O Tempo e o Vento. Não vejo a hora de começar a parte 2!!
Apenas leiam!

arlete.augusto.1 01/04/2023

Magistral
Já tinha lido outras obras de Érico Veríssimo e gostado muito, em especial de Incidente em Antares, uma história bem irônica e incrivelmente atual (este país que caça o próprio rabo, rs). O Continente, que contém os dois primeiros livros da saga de O Tempo e o Vento, é muito diferente, uma leitura seca, dura, com personagens fortes, marcantes, como a vida difícil que levam num ambiente hostil, marcado pela violência, pelas muitas batalhas, batalhas pela vida, pela terra, pelas ideias, pelo próprio direito de existir, fora as guerras propriamente ditas, que me fez pensar sobre como a própria geografia influencia diretamente a história de um povo. Não posso dizer que gostei das personagens, mesmo o Capitão Rodrigo, é uma personagem que você ama e odeia, mas a história é contada de forma magistral, impossível não ler até a última página e ansiar pela continuação; fora o muito que aprendemos sobre o gaúcho, sobre o RS e sobre o Brasil, esse país tão grande e tão diverso, como se fôssemos nações completamente diferentes, obrigadas a conviver num conjunto.

Lelouch_ph 26/03/2023minha estante
Amo demais Continente um e dois são obras primas brasileiras. O problema é o resto.

Juliana 23/03/2023

Eu lembro de uma época que eu era muito nova e encontrei um livro chamado "arquipélago" e li ele todinho na biblioteca e no fim eu descobri que tinha muito mais antes daquela história. Hoje, depois de anos, eu finalmente conheci e pude ler a história de onde tudo começou.
E é maravilhosa, não vejo a hora de ler a segunda parte!

Mariana Rodrigues 12/03/2023

O Tempo e o Vento
O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia ? formada por O Continente, O retrato e O arquipélago ? percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado ? as Missões, a fundação do povoado de Santa Fé ? e o tempo do Sobrado sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes, eternamente vivos na imaginação dos leitores de Erico Verissimo: o enigmático Pedro Missioneiro, a corajosa Ana Terra, o intrépido e sedutor Capitão Rodrigo, a tenaz Bibiana.
NadiaCibele 19/03/2023minha estante
Tenho a minissérie antiga em DVD, é incrível....quero muito ler os livros!

Darlane 06/03/2023

Excelente
Vim comentar o livro um tempinho depois de ler, mas a história é incrível com personagens incríveis.
Ana Terra uma das melhores personagens que já vi.

Fernanda2407 28/02/2023

Que história! Já vou começar o segundo volume. Como não rir com Capitão Rodrigo, não sofrer com Ana Terra e não torcer por Bibiana?!
Érico Veríssimo é mestre!

Tomás Chiaradia 25/02/2023

O Continente I
O Continente I é a primeira parte do romance "O Tempo é o Vento", umas das maiores obras literárias em Língua Portuguesa. Por meio dessa saga, Érico Veríssimo conta a história do Rio Grande do Sul, tendo como protagonista da história a família Terra Cambará, por meio de diversas gerações.
A poesia de Érico Veríssimo encanta a qualquer um... Um detalhe interessante do livro são as personagens femininas, sempre fortes e influente, além de serem as figuras centrais da Famílias... A história de Ana Terra e de sua neta Bibiana Terra toma o coração de qualquer um. Na obra, o autor fala muito das mulheres, sofridas e esquecidas, que passavam suas vidas a fiar, chorar e esperar (esperar pelos filhos e maridos, que iam para as guerras e, por vezes, não voltavam).
É uma obra singular, que retrata as dores e feridas que fundaram o Continente de São Pedro (Rio Grande do Sul), na pauta histórica o leitor encontrará retratos sobre a catequização jesuítica, as invasões Gaúchas, a imigração europeia (açoriana, alemã e italiana), a escravidão e, principalmente, o sangue derramado pelas guerras, revoluções e conflitos que deram base à sociedade gaúcha dos pampas.

Gilda 27/01/2023

Um clássico para ler sempre
Um clássico que conta a história do Rio Grande do Sul com um romance lindo e muitas passagens históricas. Cinco estrelas ainda é pouco para essa obra incrível do Erico Veríssimo.

Eduardo.Silva 24/01/2023

Um pouco decepcionante.
A única parte que realmente gostei do livro foi a "Um Certo Capitão Rodrigo". As partes do Sobrado são interessantes, mas a divisão dos dois tempos narrativos a prejudica demais. É um momento tenso e interessante, mas tão pouca coisa acontece e quando acontece tem um espaço tão grande entre a parte interior que perde a empolgação. É um retrato muito fiel do espírito masculino sulista e gosto como o autor não romantiza isso e deixa muito claro, principalmente a aversão masculina de algumas personagens mulheres.