O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Tamires 28/09/2020

Lindo
Povo acostumado a ler sagas enormes, essa resenha é pra vocês!

Pense num negócio bem escrito!
tem de tudo aqui, pra todos os gostos.
Então pensem com carinho e dêem uma chance para esse autor que não sabia como fazer um livro ruim.
Segundo livro já ta na meta para o ano que vem.

Marlo R. R. López 16/01/2023

'O tempo e o vento' é uma das melhores obras que a literatura em língua portuguesa já produziu. Digo isso sem medo de parecer exagerado. Érico é simplesmente um gigante aqui. Não é à toa que já chegaram a compará-lo com Tolstói. O domínio dele sobre a construção narrativa do livro, com uma estrutura muito moderna para o seu tempo, é inacreditável. Soma-se a isso uma escrita simplesmente deliciosa, original, potente, e uma penca de personagens tão complexos e memoráveis que parecem pessoas de carne e osso.

Li uma vez uma entrevista com o filho do autor, o Luis Fernando, que disse que 'O tempo e o vento' foi um marco original em três frentes: no conteúdo (ninguém nunca tinha se proposto a escrever sobre a história do RS e do Brasil nesses termos de romance), na forma narrativa (idas e vindas no tempo, cronologia alternada, narrativa em moldura etc.) e na extensão (mais de 2.000 páginas). Imagine um livro que alcança um ineditismo desse calibre...

'O Continente' é a parte mais famosa da trilogia. É a mais cativante, mesmo, embora toda a obra seja estupenda. Tão cativante que ninguém menos que Gabriel García Márquez se inspirou nela para imaginar seu 'Cem anos de solidão' (aquele lance de contar a história de uma cidade fictícia, de contar a história de uma família, de nomes que vão se repetindo de geração em geração não é obra do acaso, o próprio colombiano afirmou isso).

Enfim, um livro para ser degustado, sem pressa, como merece todo clássico.

Helô 12/01/2021

Impressões do Continente.
O Livro é tão magnífico que me prendeu em cada acontecimento. Os acontecimentos dos fatos me levaram para dentro da história em várias passagens. Ana Terra cativou e Bibiana tornou uma amiga. Com Rodrigo Cambará vivi uma história de amor e ódio. Enfim, vou continuar mergulhada na história da família Terra Cambará no "O Continente" volume 2.

Brenda 19/10/2022

Noite de vento, noite dos mortos
Calhamaço que passou voando. O tipo de leitura que quando a gente pega não quer mais soltar o livro. Ficou na minha estante por meses, por medo de começar uma saga tão extensa, receio que se desfez nas primeiras páginas.
Érico Veríssimo vem se consolidando como um dos meus autores preferidos, ainda não li nada que esse homem tenha escrito que não tenha sido muito bom.
A saga acompanha a história da família Terra Cambará e como essa mesma história se perpassa pela do Rio Grande do Sul, terra de constantes conflitos motivados por disputas territoriais e interesses políticos. As pessoas que vivem esses acontecimentos se tornam naturalmente belicosas e ásperas. Assim Veríssimo decifra a natureza do gaúcho e compõe seus personagens, que representam boa parcela do povo brasileiro.

Leonardo 23/07/2023

O melhor nacional que já li até hoje
Neste romance histórico nós acompanhamos a trajetória da família Terra-Cambará juntamente com o processo de desenvolvimento histórico do Rio Grande do Sul. Eventos históricos como as missões jesuítas, a Guerra do Paraguai, a escravidão, a proclamação da República e a revolução federalista do Rio Grande do Sul não são somente nomes jogados ao vento, mas acontecimentos cotidianos que fazem parte da dura realidade das personagens e que os marcam como ferro em brasa.

A escrita do Verissimo é belíssima mas nem por isso difícil. A leitura caminha com fluidez ao mesmo tempo em que a gente se deleita com a prosa repleta de expressões regionalistas que o autor emprega.

Agora estou sedento por ler não só os outros dois livros da série, mas também qualquer outra coisa que Erico Verissimo escreveu!

"Em certas noites Ana (Terra) ficava acordada debaixo das cobertas, escutando o vento, eterno viajante que passava pela estância gemendo ou assobiando, mas nunca apeava do seu cavalo; o mais que podia fazer era gritar um "Ó de casa!" e continuar seu caminho campo em fora."

Monica.Fusco 12/04/2021

O tempo e o vento - O continente
História muito bem contada da saga das famílias Terra Cambará e da própria história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Muito bom!!

anoca 28/06/2021

só passei raiva e nervoso ai q agonia mas tudo muito lindo, li mais rápido do que eu esperava e tô ansiosa pelos próximos livros

Paula 08/04/2021

Um gênio
É um livro maravilhoso. Leitura muito fluida, as paginas passam que a gente nem sente. Uma história meio épics, muito envolvente. Ela se desenrola de forma não-linear, portanto não se assuste com o primeiro capitulo contando uma história toda pela metade. Ao longo dos capítulos o autor vai desenrolando toda a história e estes personagens serão muito bem explicados. É genial, recomendo fortemente a todos.
Alê | @alexandrejjr 08/04/2021minha estante
Ainda não terminei por aqui, Paula, mas também acho que esses dois primeiros volumes vão ficar marcados na minha vida de leitor. Erico é extraordinário.

Paula 08/04/2021minha estante
Ale eu estava pendurada pelo ultimo capítulo há semanas. li em 15 minutos hahahah. Mas é maravilhoso mesmo. Melhor leitura do ano até agora!

André Vedder 24/06/2022

Um início impecável.
Érico Verissimo já havia me dado uma aula de política e história em "Incidente em Antares", livro no qual aborda o período da ditadura. E aqui novamente, além do prazer de lê-lo, aprendo um pouco mais sobre a história, em especial, sobre o sul do Brasil.
No enredo aqui temos um vai e vem do tempo, onde somos apresentados às famílias Terra e Cambará, assim como suas origens em uma época permeada de guerras e lutas.
O autor é genial nessa mistura de ficção com fatos históricos e sua narrativa nos leva direto pra esse ambiente criado com maestria, onde o leitor sente-se próximo dos fatos e também dos personagens.
Personagens que por sinal, Érico consegue em poucas palavras, as vezes um pequeno diálogo ou uma atitude, sintetizar toda a essência daquela figura. E assim até mesmo personagens com pouca relevância se tornam únicos e marcantes de certa forma. Característica que vejo como uma virtude dos grandes escritores.

"Nossa mente, Alonzo, é como uma grande e misteriosa casa, cheia de corredores, alçapões, portas falsas, quartos secretos de todo o tamanho, uns bem, outros mal iluminados. No fundo desse casarão existe um cubículo, o mais secreto de todos, onde estão fechados nossos pensamentos mais íntimos, nossos mais tenebrosos segredos, nossas lembranças mais temidas. Quando estamos acordados usamos apenas as salas principais, as que têm janelas para fora. Mas quando dormimos, o diabo no entra na cabeça e vai exatamente abrir o cubículo misterioso para que as lembranças secretas saiam a assombrar o resto da casa. O demônio não dorme. E é quando nossa consciência adormece que ele aproveita para agir."

"Devia existir um Deus que governa o mundo e as pessoas, um ser poderoso acima do qual nada existe. Mas ninguém sabe direito o que esse Deus pretende. Pelo menos ele, Pedro Terra, não sabia. O vigário fazia sermões e falava em céu e inferno, mas às vezes Pedro se convencia de que o céu e o inferno estão aqui embaixo mesmo, neste mundo velho e triste, que no fim de contas é mais inferno que céu."

Dalsoquio 15/04/2021

O Continente
Dei início a este livro com poucas expectativas, pois, para ser sincera eu não acreditava que conseguiria termina-lo, porque muitas das vezes quando me deparo com um livro grande acabo perdendo a vontade de lê-lo, ainda mais se for um clássico, no entanto O Continente foi um livro que me emocionou e cativou de formas que eu não estava esperando, na metade da história me vi chorando pelas mortes, me alegrando pelas vitórias e sorrindo pelo carisma de alguns personagens.

O Continente estará para sempre marcado no meu coração, com Anna Terra destemida, Pedro Missioneiro com seus sorrisos, Bibiana sempre acreditando no amor e o Capitão Rodrigo com sua vontade de viver. Todos esses personagens me ensinaram um pouco sobre o que somos, o que queremos, o que sonhamos e o que conquistamos. Sempre irei atrás das minhas Rosas Místicas, mas, sempre me lembrando que, é o vento...

Isadora 05/07/2020

Especial para os gaúchos
Sempre quis entender mais sobre a revolução farroupilha e este livro é absurdamente riquíssimo sobre todo o desenrolar da revolução. A história deixa de ser "o povo que brigou por 10 anos por causa do imposto do charque" e torna-se o que ela realmente é: complexa, com idas e vindas e os mais variados motivos para incitar tal revolta. Érico desenvolve os personagens de modo que retrata o gaúcho de antigamente, nos faz entender os costumes, o que é certo e errado dentro da época, realmente nos transporta para o Rio Grande do Sul antes, durante e depois da independência. O livro tem uma narrativa especial, que conta ora capítulos do Sobrado, ora livros inteiros sobre outros personagens. Isso nos faz entender ainda mais a história, os costumes e o passar do tempo. Livro incrível que me trouxe memórias da colônia e me deixou entusiasmada quando vi publicados costumes que minha família tem. Poderia fazer uma resenha enorme de tudo que amei e odiei neste livro de tão rico e gostoso que ele é, mas não vou me estender. Apenas recomendo, porque é rico e muito bem desenvolvido.

Larissa Tabosa 25/01/2021

"Para Erico, os livros escolares não faziam ninguém amar a história do Rio Grande do Sul e de sua gente. Eram, em geral, versões decoradas cujo estilo lembrava um 'relatório municipal'.

Animado pela descoberta de que o brilho de alguns personagens brasileiros nada ficava a dever aos melhores espadachins do romance europeu, o escritor conclui que descortinar o passado devia ser muito mais interessante do que ficar preso às versões da mitologia oficial. Portanto, é de um impulso de apaixonar-se pela história de sua terra que nasceu este romance, hoje considerado um dos clássicos da literatura brasileira".

Nossa história é rica. E nesse livro ela é muito bem contada! ??????

Perfeição, apenas leiam!
Roni 25/01/2021minha estante
Sonho no dia que vou ter coragem de enfrentar esses livros kkkkk

Larissa Tabosa 26/01/2021minha estante
Por incrível que pareça a leitura flui muito bem. E é uma história muito interessante. Certeza que você vai gostar.

Cristiano 18/04/2013

Incrível!
Livros como "O continente" trazem em si um problema: depois de lidos, tornam todos os demais muito pobres e sem-graça. É daquelas obras em que você imerge na cena, se envolve com os personagens, se emociona, sofre e fica ansioso.

Érico Veríssimo toma como cenário o Rio Grande. A história, narrada através de capítulos alternados nos conta a saga da família Terra Cambará desde o nascimento de Pedro Missioneiro em uma redução jesuítica em meados do séx XVIII até o cerco ao sobrado onde resistem sitiados durante a Revolução Federalista, já no final do séc. XIX. E durante esse período nos envolvemos com a sofrida Ana Terra, o incontrolável capitão Rodrigo Cambará, Bibiana Terra, Padre Lara, Juvenal e tantos outros personagens marcantes.

As virtudes de O Tempo e o Vento dispensam maiores comentários. É merecidamente referenciada como uma das (senão a maior...) obra da literatura brasileira.

Estou ansioso para ler o segundo volume. O primeiro valeu cada página e já deixou saudades.

Cristiano Tavares
Claudia 06/11/2013minha estante
Sempre tive vontade de ler o livro e a leitura não me decepcionou. Super recomendo!