O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Mabi21 16/09/2020

Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando.
Érico Veríssimo tem o dom de fazer com que eu me apaixone por cada detalhe de suas descrições. Não consigo me sentir digna em usar palavras para resumir os encantos de O Continente, nem descrever como me sinto cada vez que leio. Me dói, me encanta, me alegra e me machuca. O traço de cada personagem, seus pensamentos, sua maneira de falar, suas histórias. É, sem dúvidas, o melhor romance brasileiro que já li. O único arrependimento na leitura é de não ter lido antes.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

nataliagomestwd 10/03/2022

Sem sombra de dúvidas, entrou para uma das minhas melhores leituras do ano. Gostei bem mais da primeira parte, mas a segunda não fica muito a trás. Ana Terra é uma das melhores personagens femininas que eu já li, ouso dizer que seja a minha favorita da literatura brasileira. Quem ainda não leu esta perdendo uma grande obra.
Gabi 10/03/2022minha estante
ana terra é a maioral simmmm!!! icônica demais e O Continente é sem dúvidas o melhor da trilogis

nataliagomestwd 10/03/2022minha estante
Só vou esperar mais um pouquinho e já vou iniciar o segundo livro. Estou amando muito essa história ?

Milena300 04/05/2021

Eu gostei da obra, apesar de ter gostado infinitamente mais da narrativa histórica do que o romance. Érico me fez ter um misto de "amor" e ódio pela personalidade das personagens. As vezes ao mesmo tempo e outras vezes com algumas doses inferiores.

Mas no geral eu gostei, o volume 1 foi bem mais rápido e fluído que o 2. Não sei ainda se vou -imediatamente- ler a parte 2...

Eu recomendaria a obra, a linguagem é simples, tem muuuita expressões sulistas e partes bem engraçadas. Só um adendo que o livro físico deveria ter orelhas. Tem um tamanho bacana, a cor das folhas é boa, não é muito pesado, tem espaçamento bom, subcapitulos curtos até e bastante diálogos.
Tem tb muitos versos lindos e referência de outros autores. É uma obra completa!

carolina :) 30/12/2022

Veríssimo se tornando um favorito meu.
Esse livro foi uma das leituras mais imersivas que eu já fiz, tudo aqui é tão bem feito e escrito que chega a ser surreal.
Acompanhar a linha do tempo das famílias Cambará e Terra foi como me integrar à eles, senti tudo que se passou no livro de coração e alma. Temos histórias de tantas vidas que chega a ser indescritível a maestria de Érico ao criar o universo de O tempo e o vento; é um livro extremamente inteligente, com críticas sociais e pano de fundo histórico impecável.
Vamos acompanhar os primórdios do Rio Grande do Sul, jesuítas, guerras, tradição, imigração. A cada página me encantava mais e mais por tudo que envolve esse livro, me apaixonei pelos campos e por Santa Fé, me senti íntima de cada acontecimento e segredo que se passava.
Quantas vezes li o nome da minha cidade lendo, uma sensação de conforto e representatividade, um orgulho enorme da literatura do meu estado; é um sentimento que só cresce.
Veríssimo coloca camadas estruturadas em seu livro, não vamos só acompanhar a história de uma família, vamos muito além; assuntos como política, o tal conservadorismo e tradição que é tão contraditório, escravatura, machismo, o papel da mulher e seu sofrimento nas guerras, preconceitos, história. Esse livro é uma aula.
Uma escrita poética, envolvente, humorada; o jeito que sabemos de qual personagem o narrador está se referindo mesmo sem citação de nomes devido a constrição impecável de tais; é uma missão impossível não se apaixonar por essa história.
Foi uma leitura que me fez esquecer que eu estava lendo, que eu senti tudo na pele, as emoções. Amor, ódio, pena, paixão, raiva; pra mim o melhor livro é aquele que desperta sentimentos reais em mim.
Ana Terra?minha personagem feminina favorita de todos os tempos; simplesmente me apaixonei por ela. É indescritível o sentimento de se envolver tanto com uma leitura.
Tudo nesse livro tem personalidade, é diferente de tudo que já li, é autêntico. Que experiência mágica, volto logo Sobrado. Vamos viver muitas ?noites de vento e noites dos mortos?, juntos, Santa Fé. ?

emy 23/02/2022

Me surpreendi com o livro, gostei mais do que achei que gostaria. A escrita é bem gostosa e fácil de ler, a não ser por algumas expressões gaúchas (mas nada que uma pesquisa rápida no Google não resolva). O que eu mais gostei na história é que ela é narrada pela perspectiva feminina, mostrando a importância e o sofrimento das mulheres durante as várias guerras. ?Não se trata apenas de fortalecer a voz feminina, mas de narrar um romance de conquistas e instalação de uma sociedade machista do ângulo dos perdedores, as mulheres que veem seus filhos e maridos partirem para a luta que os consumirá; que se dobram aos desígnios dos mais fortes; que, apesar de fracas, resistem e garantem a subsistência e o futuro de seus descendentes.? Ansiosa pra ler o volume 2.
Jessi 23/02/2022minha estante
Vc vai gostar muito do continente, já não posso dizer o mesmo de o ?retrato?, o Rodrigo terra cambará ninguém merece, mas a forma de escrita do Érico é muito envolvente

emy 23/02/2022minha estante
Sim, eu amei a escrita dele. E que ódio que eu senti do Rodrigo, bem que a Bibiana devia ter escutado o pai dela

Jessi 23/02/2022minha estante
Simm, mas querida vc não viu nada ainda o filho da Anna terra é o único macho sensato dessa tribologia, aguarde vc não viu nadaaa

emy 23/02/2022minha estante
Medo kkkkk

Cesar Garcia 22/01/2023

Uma linda história
O Tempo e o Vento conta a história da formação do Rio Grande do Sul e do Brasil com a história da família Terra Cambará.
Com uma profundidade e uma riqueza de detalhes e personagens inesquecíveis, essa é uma obra prima da literatura brasileira.

Renata 07/10/2023

"O Continente" é um livro do escritor brasileiro Érico Veríssimo. Ele conta a história da família Terra Cambará ao longo de gerações, mostrando as mudanças no sul do Brasil. O livro fala sobre amor, lutas, tradições e como o tempo afeta as pessoas e o lugar onde vivem. É uma viagem no tempo, revelando a vida e os desafios dessa família e da região onde vivem.

Talita 20/01/2021

Eu nem sei o que dizer sobre esse livro! Foi uma viagem tão deliciosa. Erico Verissimo tem uma escrita única, fluida e envolvente. Os personagens são cativantes e de personalidade forte, com destaque para as mulheres do enredo, em especial a Ana Terra; esse é o livro das mulheres! Ansiosa pela leitura dos próximos volumes!

_beatrizo 23/05/2021

Demorei um tempo pra ler esse livro incrível e não foi porque eu não curti mas sim justamente porque é um livro pra ser apreciado, cada personagem, cada fase do livro é igualmente especial.
Se você tem duvida se deve ler ou não, leia! leia!
Virou favorito da vida, com esse livro eu ri, chorei, refleti, fiquei brava em alguns momentos, parecia que eu também estava vivendo com cada um no livro.
Enfim, por esse livro e por outros que meu amor pela leitura só cresce.

Marina 14/09/2022

Um livro essencial para a compreensão do senso de identidade sulista e também para entender mais profundamente a cultura dessa região do país. Erico, sem dúvidas é meu autor favorito!

Marquinhos28 21/01/2024

Parte 1
Difícil comentar sobre o primeiro volume de uma obra composta por 7 volumes, pois o melhor seria falar da obra como um todo.

Posso dizer que foi uma leitura surpreendente, e que não fã nenhum sentido essa obra não ser uma leitura obrigatória nas nossas escolas. Não sei se no Rio Grande do Sul ela é, mas tenho certeza que deveria ser em todo o país.

Não encontro palavras pra descrever esse primeiro volume.

Todas as histórias contadas em diferentes épocas, abordando diferentes personagens, são todas muito cativantes e todas muito amarradas.

Sensacional!

Thamiris60 27/11/2023

Um novelão, mas a história é ótima, por ser um livro antigo, tive medo de ser aqueles livros chatos, cansativos, repetitivos, mas muito pelo contrário, todos os personagens muito bem construídos, uma leitura gostosa e fluída, mesmo com tanto sofrimento, vale a pena ler demais, vale a pena passar todos os livros da série na frente dos outros. Faz muitos anos que eu li um livro do Érico Veríssimo, não deveria ter ficado tanto tempo sem ler algo dele, que homem incrível!
Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Ta na minha lista tbm ??

Thamiris60 29/11/2023minha estante
Eu já quero ler todos! Hahaha

Andreia.Britez 21/04/2023

Emocionante do início ao fim
Quando criança lembro de ver pelas chamadas da TV a história de "Um certo Capitão Rodrigo" mas depois cresci e nunca havia pensado em ler a saga de Érico Veríssimo.

Para minha alegria, meu caminho cruzou com o da @falafernanda e, por sua curadoria, fui levada para esse universo fabuloso.

A primeira parte do Continente é absolutamente emocionante e não vejo a hora de continuar essa história.

Leitura obrigatória ??????????