O Holocausto

O Holocausto Sir Martin Gilbert

Resenhas - O Holocausto

César Augusto 18/05/2018

Leitura forte
A obra é referência para quem tem interesse no tema, mas exige cautela da parte de quem tem muita sensibilidade. Trata-se da cronologia da mais infame campanha genocida do século 20, quando 6 milhões de judeus e milhões de outros considerados inferiores pelos nazistas foram sistematicamente assassinados por toda a Europa ocupada pelos exércitos de Hitler na SGM.
O livro traz pormenores sobre cada etapa da perseguição aos judeus, das leis de Nuremberg e pogroms incentivados até o processo industrial dos campos de extermínio, trazendo relatos de testemunhas, sobreviventes e algozes. Há testemunhos que chocam, como o de um dos operadores dos caminhões de gás de Belzec que narrou ter visto os guardas metralharem às gargalhadas um recém nascido cigano que sobrevivera à câmara de gás móvel.
Demorei quatro meses para concluir a leitura, mas por conta do choque ao ter conhecimento de atrocidades ainda não vistas em outras obras do gênero. Uma aula de História e sobre os extremos da intolerância.
Marcelo Rissi 19/02/2022minha estante
Chegou ontem para mim. Mal vejo a hora de começar essa leitura. Parabéns pela resenha!