David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

LadyDeMi 15/03/2024

Cativante!
Primeiro livro do Charles Dickens que eu li e achei sua escrita agradável, detalhista na medida certa e não transformou as dificuldades em dramalhões.

Dickens dosa muito bem os fatos e as emoções e me conquistou do início ao fim. Achei a narrativa um tanto lenta, mas não desanimei em nenhum momento das quase 1300 páginas.

O autor usa sua própria história para narrar a vida do protagonista, David Copperfield, um menino doce e órfão de pai que vive feliz com sua mãe e sua babá, até a chegada de seu padrasto, que chega com a irmã para infernizar a todos.

Ao longo das páginas acompanhamos a trajetória da vida de David, as pessoas em seu entorno e suas histórias cotidianas.

São apresentados personagens complexos e cativantes, em uma narrativa envolvente e rica em detalhes com temas como: amizade, amor, erros, perdas, oportunidades e conquistas.

Lançado em 1850, David Copperfield não é apenas um clássico, é uma obra-prima da literatura!

Uma leitura imperdível para todas as idades!

Mariana 15/03/2024

Virtuoso
Essa leitura foi uma das melhores da minha vida. Uma LC com amigos muito preciosos: Fabio e Vanessa??? obrigada!!

Meu primeiro contato inteiro com a obra do autor, já havia lido trechos soltos. Fiquei interessada pela obra por saber que era a mais autobiográfica do autor, logo a curiosidade aguçou para mergulhar na vida desse mestre da literatura.

Com muitos personagens estonteantes, e outros repugnantes,a história é narrada pelo próprio David em vários momentos de sua vida. Totalmente atemporal, mas de uma sincronia perfeita.

Vamos nos tornar íntimos da vida de David Copperfield e caminhar em seus picos e vales, adentrar cada quarto surdo e obscuro, cada dia tempestuoso, cada abalo sórdido, mas vamos abrir as cortinas dos dias ensolarados, sentir a essência do despertar das belas flores, a ascendência da bondade e o amor em seu estado invulgar.

Um menino que já nasce órfão de pai, porém com uma situação financeira razoável à época 1820 na Inglaterra. Contando apenas com a sua doce mãe, Clara, e uma babá que se tornará a sua âncora, Sra.Peggotty. Uma senhora simples, de costumes bons e de um coração incomum, cuida de David como se fosse sua mãe. Tenso também sua tia Betsey Trotwood, uma figura exótica, que adentra um pouco depois em sua vida, mas de forma necessária, uma vez que sua jovem e belíssima, casa-se novamente após alguns anos com o Sr. Murdstone. Um parasita, que juntamente com sua irmã, a Sra. Jane Murdstone, maléfica, mudaram o destino do menino David, após a morte de sua mãe. David se vê em uma contínua guerra com muitos inimigos e intempéries que vão além do extraordinário, submergindo esse menino em águas turvas, fétidas, mas que vão formando seu íntegro caráter.

Em suas etapas importantes, dolorosas, virtuosas e vitoriosas da vida: Blunderstone, a escola, o trabalho, a vila, a rua, Londres; ele encontra pessoas que se tornariam amigos, inimigos, amores, de uma vida, como: Steerforth, Traddles, Sr Peggotty, Emily, Ham, Sra Gummidge, Srs. Micawbers, esses são sensacionais e cômicos, Dora, Agnes, Wickfield... com certeza deixei alguém importante pra trás, perdoem-me por isso e deixei alguns ascos de propósito!

David, tem muitas perdas, muitas caixas de Pandora, muitos aprendizados e com uma grandeza de espírito de um guerreiro, ele se permite chorar, crescer, viver, cair, levantar e escrever cada capítulo de sua brava história de forma afetuosa e encantadora.

Um romance extenso e completo em várias faces, com muitas histórias maravilhosas, entrou no rol dos favoritos da minha vida. O autor desvelou com tanta beleza cada capítulo que até os enormes e lentos foram se adequando ao fim da história muito bem amarrada. E o que mais encantou meu coração e me aqueceu os sentimentos, foi a bondade do início ao fim impressa no caráter do Copperfield ou seria no do Dickens?
Fabio 15/03/2024minha estante
Mari, só tenho uma coisa a dizer....
Perfeito, minha amiga!!!!!???
Texto, claro, gracioso, belo e sutil
Adorei cada analogia, o jeito que discorreu e como mesclou suas impressões, as nuances da obra e os seus próprios devaneios líricos!
Uma preciosidade!!!
Parabéns por essa escrita elegante e precisa, minha amiga querida!!!???
Sobre a LC, que eu agradeço a ti e a Vanessa pela paciência, pela companhia e principalmente pela amizade!
Essa Leitura Conjunta foi um marco na minha vida como leitor!!!!???
Obrigado!
É assim que eu enxergo seu texto...
eu enxergo seu texto como um riacho, claro e cristalino que desce por uma montanha toda arborizada e florida, que por vezes, vaza em um pequeno lago cheio de peixes coloridos, ornamentais, e volta a correr , suavemente ... sem muitos ruidos, calmamente, como numa dança, lenta, cheia de graciosidade e acaba encontrando com o mar, sem alardes, numa perfeita harmonia

Mariana 15/03/2024minha estante
Meu amigo... você me deixa sem palavras... não sei o que dizer além de agradecer com todo meu carinho!!! Meu Deus, que preciosidade de palavras, vou guarda-las com carinho. Muito obrigada de todo meu coração, foi uma leitura incrível, um livro que vou guardar com muito carinho, e uma experiência pra lá de especial. Obrigada meu amigo, obrigada e obrigada ??????????????????

Núbia Cortinhas 17/03/2024minha estante
Mariana, minha amiga, que resenha emocionante e linda!!! Aqueceu meu coração!!

Mariana 17/03/2024minha estante
Ô amiga, obrigadaaaa. Fico felicíssima??? Esse livro é um alento de verdade e muito mais do que minhas palavras narraram.

Vanessa.Castilhos 28/03/2024minha estante
Minha amiga, lendo sua resenha... me emocionei aqui... Ameiii!!! ?? E como disse o nosso amigo querido Fabio, essa LC foi um marco na tbm minha vida de leitora!!! Que história, que encantamento!! E a companhia de vcs foi um presente dos mais preciosos!! Gratidão amigos queridos!! ??????

Lisa 14/03/2024

Um história com muitas vidas
Sobre Dickens há sempre muito a ser dito, desde sua prosa única até o debate entre separar ou não o autor de sua arte. Pai de muitos filhos (tantos livros, quanto biológicos), tem em David Copperfield seu predileto, como nunca deixou de expressá-lo. Este que é um dos seus livros em que é tanto romance de formação quanto uma memorabilia de seu protagonista como do próprio autor.

Os paralelos autobiográficos são nítidos aqui, seja pelo trabalho infantil ao qual ambos David e o pequeno Charles foram forçados e do qual o autor nunca superou ou perdoou por tal. Já adulto, Dickens ainda se referia a esse episódio como "são igualmente indescritíveis as sensações que ainda guardo na memória: a mais completa desesperança em que vivia; a vergonha que o trabalho me causava; e a tristeza que esmagava meu jovem coração... mesmo hoje, famoso e amado e feliz, eu muitas vezes me esqueço, em meus sonhos, de que tenho mulher e filhos queridos; ou de que sou um homem; e caminho, desolado e sem destino, por aqueles tempos de minha vida." palavras que seu personagem irá repetir ao longo de sua narração.

Vislumbramos também facetas de sua vida com a família Micawber e seu eterno drama perdulário, vida em prisão e etc, como uma representação de sua própria família que passara pelo mesmo. O identificamos também nas ocupações de David em se tornar estudante do Commons e então sua dedicação em aprender a estenografia, virar jornalista e então escritor famoso de artigos, romances e peças tal como seu autor. As próprias personagens femininas aqui também se remetem a suas esposas. Dora é uma face de seu primeiro e frustrado amor, Mary Beadnell (a quem anos após ao reencontrar sentiu imensa ojeriza por seu agora corpo gordo) e sua ex-esposa, Catherine Hogarth, cuja história, precisamos esquecer em prol de seguir gostando de Dickens, este que ojerizado por sua companhia, por seu constante ganho de peso, dividiu o quarto e parte da casa com estantes para ficar impedido que sua esposa tivesse contato com ele, se divorciando da mesma após após conhecer a atriz Ellen Turner e iniciar um caso com ela; não sem antes tentar internar sua esposa como louca em um manicômio, difamando-a nos jornais como má esposa e má mãe. Embora tal comportamento não tenha recebido apoio da sociedade, também não o foi rechaçado, afinal era Charles Dickens, já o nome mais influente da literatura, com todo seu rigor, humor e encanto.
Nesse sentido é preciso falar das mulheres em David Copperfield, essas que são as raízes centrais da história ao mesmo tempo as que recebem os piores destinos. A Sra. Copperfield sendo a primeira de todas a sofrer, tendo um fim de vida cruel nas mãos de um marido abusivo. Peggoty com seu poço de devoção fiel e força, pilar essencial durante toda a narrativa. Sra. Micawber com seus ataques histéricos de uma mãe de muitos filhos sem condições de criar e a ilusão de grandeza que nunca chega; a Sra. Trotwood, maltratada pelo ex-marido e amargurada por esse, e seu caráter rígido e decente. E então temos Dora, que paga um preço alto por sua frivolidade, por falhar em ser mulher, em ser dona de casa, que paga por ser um rosto apenas bonito. Seguida por Emily e sua imensa beleza que coloca em risco não somente a sua vida, mas a vida de todo o seu núcleo. Gostaria ainda de falar sobre Martha, outra boa mulher sofrida pelas mãos de homens inconsequentes. E por fim, Agnes, aquela escolhida como o anjo de toda história. mas que mesmo jogando luz sobre todos, não escapa de uma vida de martírio e penalidade.

A frase inicial desse livro, que é o primeiro do autor a ser narrado em primeira pessoa é a de "Se terei me revelado ou não o herói de minha própria vida, ou se tal posição, será ocupada por outra pessoa, caberá a estas páginas demonstrar". Não acho que David seja um herói, é digno e notável que cresceu e ultrapassou suas adversidades e as sustentou como muita dignidade desde a mais tenra infância, a contraposto, não foi ativo sobre nada que poderia sê-lo, não lutou por Emily, por sua tia, por Agnes, nunca se propôs a ajudar Traddles ou os Micawber, mas sendo apoiado constantemente por todos esses. Não se impôs sobre Urias quando poderia, sempre se reservando a dar poucas palavras de apoio e muitas de esquivas, nada além disso. Nunca sendo força motriz, mas coadjuvante.

Por fim, é preciso falar sobre dois dos aspectos que mais me agradaram nesse romance. O primeiro deles sendo a capacidade acurada e intrépida de Dickens de ler o seu tempo e suas nuances politico-econômicas, não deixando passar ileso os joguetes e as hipocrisias sociais, as meritocracias e os melindres envolvidos nesses processos. Nisso David é também um herói diferente, ele não exige recuperar um fortuna, mas construi-la do zero, representando a pluralidade da "midlle class" em que nada é dado, mas galgado, nada é garantido, mas constantemente moldado. Em segundo, justamente a pluralidade de vidas; David Copperfield transborda de personagens vibrantes, cada qual rico a sua maneira, com histórias, motivações e personalidades únicas. Não existe nada dual aqui, nada tomado e garantido como certo e bom (salvo Agnes), nada totalmente moral e imoral, mas facetas que se esquilibram entre esses polos, porque afinal é assim a vida.

Há ainda um elemento que retorno, pois me foi inescapável de acompanhar. Dickens e suas representações de individuos atípicos e PCDs. Temos Dowcher, uma mulher com nanismo, é desprezada, quase não reconhecida como mulher e como ser humano e a quem Dickens dedica inicialmente uma visão de ojeriza e separação e que retorna revelando nossa hipocrisia e julgamento. É Dowcher e Martha que com toda sua rejeição quem fazem as melhores boas ações. É também Dick, com seus "miolos" moles quem possui o melhor coração e leitura de ambiente.

Amei esta história, amei também a todos seus personagens, mesmo os que odiei. Esse é o predileto do autor e faz sentido que o seja, é o melhor do seu melhor. Há tanto sentimento tranbordando de suas páginas do começo ao fim. Queremos o melhor e este nunca chega. Preciso ressaltar minha indgnação com o final. sofri imensamente por Ham, que merecia melhor e não consigo aceitar o final de Murdstone, embora entenda que a mensagem seja a de que alguns males cessaram, outros serão contidos, uns remediados e outros permaneceram livres para danação e assim o aceito. E nem mesmo um grande autor está incólume de ser também fã e tiete de outros grandes artistas; David Copperfield é sem dúvidas o livro com a maior quantidade de referências a Shakespeare que ja tive acesso, são mais de 15 delas espalhadas ao longo de todo livro. Para enceraro, escolho as palavras da grandiosa Virginia Woolf: “Com tamanha força nas mãos, Dickens fez seus livros se inflamarem, não apertando a trama ou afiando a fala, mas atirando mais um punhado de gente no fogo”.

Leonardy.Negrini 12/03/2024

Uma Obra para a Vida
Charles John Huffam Dickens nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1812, na cidade de Portsmouth e faleceu na cidade de Higham, Inglaterra, em 09 de Junho de 1870, aos 58 anos. Casou-se aos 24 anos e teve impressionantes dez filhos !!!
É considerado o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana (período de Reinado da Rainha Vitória, 1837-1901). Diferentemente de outros autores, gozou da celebridade como escritor ainda vivo, sendo as suas obras lidas até os dias de hoje.
Considera-se que as suas obras, apesar da ausência do Realismo, introduzem fortes críticas sociais na literatura ficcional inglesa. Deixou 15 livros escritos, cinco livros curtos, dezenas de contos e artigos, entre outras atividades como ativista em campanhas em defesa de direitos infantis, educação e outras reformas sociais.
Em 1850 lançaria o seu romance mais conhecido, "David Copperfield". Uma singela obra com mais de mil e duzentas páginas e 63 capítulos. As suas dificuldades pessoais, o pai preso por dívidas, o trabalho em fábricas, o sistema educacional perverso e caótico são temas amplamente trabalhados na obra.
É uma obra que percorre a vida de David Copperfield desde o seu nascimento até a sua maturidade, com uma figura paterna ausente. Depois de um tempo sua mãe irá deixá-lo, logo após um segundo casamento, quando do nascimento de seu irmão, que também morrerá adoentado. Seguem-se inúmeras dificuldades, o trabalho infantil, a fome, o encontrar uma tia que o rejeitara anteriormente (mas que será sua principal apoiadora a posteriori), os criados, amigos da escola e pessoais, os amores, as frustrações, os óbitos de pessoas próximas, entre outras narrativas. É uma leitura extremamente potente, que nos arranca lágrimas, tristeza, alegrias insondáveis e que nos faz repensar nossa própria história. É como se acompanhássemos uma "Vida de Truman" da era vitoriana. Foi extasiante lê-la e, ao mesmo tempo, capaz de provocar muitas reflexões.
Quem tiver coragem para tal empreitada deve passar por ela sem dúvidas.
#leitura #lerévida #50obrasparalerantesdemorrer #davidcopperfield #charlesdickens

Alicia 10/03/2024

Um clássico maravilhoso
Uma leitura gostosa e fácil, eu amei acompanhar trajetória de David e achei toda a narrativa bem construída, contextualizada e elaborada.
De modo geral, a ideia do livro, nos traz a vida de David desde seu nascimento até a vida adulta. Se formos pensar é algo simples e não parece ser nada de mais? porém sua narrativa é tão fluída e temos uma característica, que eu chamo, de novelão que eu adoro!
Temos muitos personagens que perpassam a sua vida e cada um deles tem papel importante e impacta na sua trajetória de vida.
Para além disso, o livro é baseado, em partes, na vida do próprio autor, o que torna interessante cada passagem.
O livro é grande, porém eu me envolvi bastante na leitura, e isso fez com que eu nem pareceu ser tão grande assim.
Acho que vale a pena, é um clássico e ele me ganhou na simplicidade da história que, a meu ver, torna ele excelente e faz jus ao reconhecimento de clássico!!

Fabio 12/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Alicia!!!

Roberto.Vasconcelos 06/03/2024

Fantástico!!!
Aqui conhecemos a história de David Copperfield, desde seu nascimento até sua idade avançada, relembrando junto com ele os momentos mais significativos de sua vida.

O livro é muito envolvente com vários personagens marcantes e nos leva desde a infância sofrida , à adolescência e a maturidade do protagonista.

Uma trajetória humana de crescimento , sofrimento, medo, esperança e felicidade , podemos acompanhar tudo isso durante a obra.
A história de David não vai ser uma leitura rápida, mas cada momento é precioso, e as descrições tornam tudo muito imersivo.

Um livro muito bom mesmo que vou carregar pra vida.

Grégori Borges 04/03/2024

Deixe-se envolver pela magia de David Copperfield
Uma grande novela! Discussões, momentos de muita tensão, desenvolvimento de vários núcleos de personagens, grandes paixões, passagens um tanto quanto monótonas, vilões e um final muito satisfatório para uma obra complexa.

A jornada de David foi, para mim, bem mais interessante do que alguns outros núcleos narrativos, embora todos fossem necessários para a construção da história. Confesso que a infância dele, com seu tom pesado, me prendeu muito. A angústia e a curiosidade sobre o futuro desse menino cheio de problemas, que precisava se virar desde cedo, superando dificuldades que seriam difíceis até para adultos, me marcaram. Apesar de alguns trechos menos empolgantes, a experiência de leitura não se prejudicou. Tudo se entrelaçou e ganhou sentido no momento certo, facilitando o prosseguimento do texto a ser lido.

Inicialmente, receei não conseguir terminar o livro devido ao tamanho. Encarei-o como um desafio, estabelecendo uma meta mínima diária de leitura, sem me preocupar com a velocidade. Sabia que levaria meses e que estava tranquilo com isso. Porém, a escrita de Charles Dickens é sensacional. A perfeição e profundidade de suas descrições enriqueceram a obra, proporcionando maior compreensão das sensações, imaginação das cenas e antecipação dos acontecimentos . Sua habilidade de transitar entre tantos personagens, garantindo o bom desenvolvimento geral, é surpreendente e digna de grandes autores. Essa qualidade me fez ler incansavelmente e terminar o livro bem antes do planejado. O que me causou receio inicialmente, tornou-se um grande companheiro e deixou saudade ao final.

Recomendo fortemente a criação de uma lista com todos os personagens e suas respectivas descrições ("Traddles - amigo de escola do Davy", por exemplo). Isso facilitaria a leitura, pois são muitos participantes, e alguns desaparecem por alguns capítulos para reaparecerem depois.

Por fim, sem antecipar acontecimentos e interferir na experiência da leitura, indico este livro para todo os tipos de leitores, desde aqueles que querem se aventurar nos clássicos e buscam uma obra bem trabalhada e atemporal, até aos leitores mais experientes que desejam adicionar á sua lista mais uma grande história para guardar com carinho.

Recebi a indicação de uma pessoa que considero uma referência em clássicos e cuja opinião tenho grande apreço. Agora, é minha vez de fazer o mesmo, tentando convencer todos meus amigos a darem uma chance a essa linda obra de arte.
marianascariot 04/03/2024minha estante
Me convenceu a continuar lendo :)

Fabio 28/02/2024

"A belissima jornada da amizade"
"... como muitos pais amorosos, eu tenho, no fundo, no fundo, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield".

Charles John Huffham Dickens ou simplesmente "Boz", considerado um dos maiores e mais populares escritores de todos os tempos, nasceu em Potsmouth, Inglaterra no fim do inverno de 1812, e suas obras foram compostas entre 1836 e 1870 e durante esse período publicou mais de 40 livros, a maioria em forma de fascículos mensais publicados em jornais e revistas londrinos.

Com "David Copperfield" não foi diferente. Publicado originalmente em folhetins semanais, entre 1849 e 1850, um dos maiores romances de da história da literatura mundial, só ganhou o formato que conhecemos nos dias de hoje, seis meses após de ter sido publicado o ultimo fascículo na revista mensal de Bradbury & Evans.

Narrado em primeira pessoa, em forma de relatos e memórias, em "David Copperfield", somos convidados a uma jornada épica e extraordinária pela vida de David, desde a infância até a maturidade, e através do olhar do próprio protagonista, somos apresentados a mais de trinta personagens (todos memoráveis), que surgirão durante toda a história, e acompanharemos então, a intima relação de boa parte desse elenco na vida e história do nosso herói.

No início do percurso somos transportados para a segunda década do século XIX, na pequena cidade de Blundstone, costa leste do pais, e acompanhamos a primeira parte da infância do menino, em meio ao seio familiar. Após várias ocorrências e intempéries, David, vai para Londres, onde sofre provações de todos os tipos e durante esse período acompanhamos a o que podemos chamar de segunda etapa da infância. Porém é nessa mesma época, que sua vida converte abruptamente, e é na cidade de Dover que tudo se transforma, e David, reencontra a felicidade perdida em meio aos labirintos londrinos, e inicia a jornada que desagua nos anos da prospera juventude. Na fase seguinte, já renomeado como David Trotwood Copperfield (também conhecido pelos apelidos: "Daisy", "Doady", "Trot" e "Davy") acompanhamos a adolescência, a fase adulta e a maturidade do protagonista, onde descobre novas amizades e reencontra velhos amigos, manifesta a paixão, e outros sentimentos que, até então desconhecia, mas é na amizade que o herói se ampara, e constrói toda a base de sua vida. Em meio a todas as desgraças e infortúnios, sofrimentos e alentos, amor e ódio, que David, prova pagina após pagina que é um ser honrado, diligente, otimista e sobretudo, perseverante, que toca, emociona e conquista desde as primeiras linhas.

De caráter autobiográfico, Dickens inseriu muito de sua própria história em "David Copperfield", destarte, mesclou ficção e realidade, resultando num texto extremamente realista, repleto de alegorias e simbolismos pessoais. Dickens também utilizou dos cenários de sua infância para tecer críticas contra as convenções sociais de uma era vitoriana, em que a sociedade se apoiava totalmente na riqueza, especialmente, no que se refere aos maus-tratos dos menos abastados, em particular, as crianças de rua e os homens sem instrução, que não possuíam condições sequer da subsistência, quanto mais de almejar erudição. Com o intuito claro de imprimir realismo nas ações de seus personagens, Boz, transcreveu de forma imperceptível ao texto suas experiências, sobretudo os revezes de sua vida e as dificuldades pecuniárias e, emprestou de seres reais, principalmente do círculo que conivência, as características necessárias para compor seu prolifico elenco, personificando inclusive familiares dentro do cerne de seus personagens, e para ilustrar, Dickens, emprestou de seu pai, todas as caraterísticas, tanto físicas quanto psicológicas para criar, Wilkins Micawber, amigo íntimo do menino David Copperfield. Não importa notabilidade ou a notoriedade dos personagens no interior da obra, em algum momento, seja o protagonista, o antagonista ou mesmo os coadjuvantes, poderá vislumbrar as nuances e reconhecer o criador pela criação, através da angústia e beleza das chamas dickensianas.

Outro ingrediente fundamental de "David Copperfield", são os encontros e desencontros dos seus mais variados personagens com o protagonista, e esse fato, demonstra o quão incrível é a capacidade de Boz, em movimentar uma trama dessa magnitude, com dezenas de personagens, sem deixar, que um sobressaia demasiadamente ao outro, ou que, determinado personagem caia no esquecimento, ou sobreluza ao herói. Entretanto, a genialidade de Dickens é evidenciada em mais alto grau, quando passamos a nos identificar com vários dos personagens e não só ao protagonista, e que, nos imaginamos ali, participando da cena, sofrendo, rindo e chorando, odiando, ou desejando vingança aos injustiçados. E nesse quesito, a genialidade é fria e cruel, quando passamos a odiar os antagonistas, desejando-lhes as mais variadas formas de sofrimento.

Dickens nos convida a julgar os personagens com base em suas ações e características individuais, e quer provar a todo instante na sua obra-máxima, que riqueza e status social não indicam o caráter e a moralidade, e que títulos, dinheiro e bens materiais, vem e vão, e não podem ser a motivação principal de uma vida.

Trata-se de um romance de formação, onde Dickens esmiúça os aspectos morais, psicológicos e sociais do ser e utiliza da trajetória do protagonista para evidenciar a máxime, evolução e maturação, do ser humano, nos altos e baixos, provado pelas vicissitudes da vida, desde a tenra infância ao último e derradeiro suspiro. Nos primeiros capítulos, Dickens investiga com primor a infância e as inquietudes da inocência, e ao decorrer dos estágios da narrativa, as inquietações, dão lugar a outras próprias de cada fase da vida, entretanto, mantem de forma irredutível a inocência de seus heróis até o fim da vida, no intuito de assemelhar seus personagens aos heróis sem maculas das eras clássicas

O dileto filho do autor é embebecido em fontes realistas, no qual Dickens era proeminente adepto, pois valorizava no texto, as situações cotidianas, sem floreios, sem idealizações, de forma bem objetiva, chegando a imprimir em certas cenas, extrema banalidade e trivialidade, entretanto sem nunca perder autoridade ou estética. Basta ler algumas páginas de "David Copperfield", para sentir o peso do factual, peculiar aos textos de Dickens.

As habilidades de escrita de Dickens são notáveis, e indubitavelmente não existem, digressões ou imperfeições, o texto é fluido, e mantem uma constante suavidade e elegância do início ao fim. Os capítulos são extremamente curtos repletos de ritos de passagem, mudanças repentinas do decurso e viradas narrativas, característicos da literatura vitoriana, e essa técnica é proposital, somente com a finalidade de seduzir o leitor no final de cada divisão, criando uma atmosfera de expectativa e urgência, que, captura o legente a desejar o próximo capitulo. Entretanto, nessa fase, podem aparecer trechos com certas prolixidades, mas, que não causam cansaços significativos no ritmo da leitura.

"David Copperfield", nos remete olhar para a essência da palavra perseverança, que, deveria ser o subtítulo desse livro, uma vez, que é a chave para compreender obra e para decifrar os códigos socio-filosóficos que a compõem, e destarte, também alcançarmos o entendimento daquilo que o gênio propôs, nas entrelinhas dessa gigantesca obra, uma vez que somos homens falhos e incompletos, e que, só nos assemelharemos com o Criador, se possuirmos a Fé.

Em suma, "David Copperfield", é uma Obra-Prima da literatura mundial, reverenciada, pelos maiores pensadores e escritores contemporâneos a Dickens e aos que vieram depois deles, portando não há como falar de literatura ocidental, sem citar, Dickens, e não há como mencionar ele, sem pensar em "David Copperfield".

"David Copperfield, foi meu companheiro e alento durante os dias frios e amargos no cárcere da Sibéria" Fiódor Dostoieviski

“Quando lemos Dickens, reformulamos nossa geografia psicológica “Com tamanha força nas mãos, Dickens fez seus livros se inflamarem, não apertando a trama ou afiando a fala, mas atirando mais um punhado de gente no fogo” Virginia Woolf.

Se tratando de uma obra de folego (mais de 1200 páginas), inevitavelmente, pode-se perder o ritmo da leitura, mas, peço que não desanimem e sejam perseverantes como David, pois é na dificuldade que são provados os homens de fé.

Antes de encerrar, gostaria de agradecer as minhas queridas Mari, Vanessa e Aurea e ao meu brother, Fabão!
Obrigado pela companhia, pela paciência e por não largarem as mãos mesmo na dificuldade!
Gratidão meu amigos!
Karen.V 28/02/2024minha estante
Arrasou ??????

Mel 28/02/2024minha estante
Como pode ser tão bom com as palavras?? ??
Tenho paixão por suas resenhas, meu lindo!!
Você como sempre, dando show!
???

Cris 28/02/2024minha estante
Foi meu favorito do ano em que li.

Barbar@ 28/02/2024minha estante
Verdade ele faz resenhas maravilhosas, um crítico e apaixonado pelo que ler e escreve. É um talento lindo. Parabéns Fabio. Tento me inspirar em ti, mas tô longe de conseguir fazer uma como as suas.

CPF1964 28/02/2024minha estante
Parabéns, Fábio. Suas resenhas são extraordinárias. Seu talento é inegável.

CPF1964 28/02/2024minha estante
A única parte que não gostei foi quando você espinafrou Vitinho.... "Não existem digressões......"

Yasmin V. 28/02/2024minha estante
??? Muito bom!
Só discordo da parte que os capítulos são extremamente curtos hahahah eu achei a maioria longos, na verdade.. pulo de alegria quando aparece um curto, a leitura até rende! Hahaha

Fabio 28/02/2024minha estante
Obrigado, Karen, pelo carinho!?

Duda.bae 28/02/2024minha estante
Olha que resenha completinha, realmente se apaixonou pela obra né, Fabio. Ficou perfeita!!! ??????
Acompanhei seus registros desse livro também e apesar de ser 1200 páginas, parece valer muito a pena!!! ?

Fabio 28/02/2024minha estante
Mel, minha linda, muito obrigado pelas palavras carinhosas, e por estar sempre presente, principalmente pela paciência,!
Sabe o quão importante é sua opinião para mim!?

Fabio 28/02/2024minha estante
Cris, até agora, é o favorito desse ano, mas acho que vai perder a posição para "A Leste do Éden"!

Fabio 28/02/2024minha estante
Bárbara ,minha querida, muito obrigado!?
Lisonjeado com seu carinho!!!?
Sério, me deixou aqui sem palavras!
Longe nada, a diferença é que eu sou bem prolixo e não sei escrever sucintamente , minha querida, coisa qu você faz com maestria!??

Fabio 28/02/2024minha estante
Muito obrigado, Cassius, meu amigo!
Extremamente lisonjeado com suas palavras!?
Gratidão!!
Sobre não haver digressões, foi como foma de elogio kkkk

Fabio 28/02/2024minha estante
Yasmin, minha querida, muito obrigado pelo carinho e pela presença de sempre!?
Sobre o tamanho dos capítulos eu achei curtos, mas, confesso que durante a leitura achei um ou outro bem prolixo, então deu a impressão de serem mais longos, porém quando fui olhar , eram os menores... A cabeça, as vezes nos pregam eocas

@ Yasmin.... Pregam peças.kkk
Mas eu te entendo perfeitamente, inclusive uma amiga me falou exatamente isso kkkk

Fabio 28/02/2024minha estante
Dudinha, minha querida, obrigado pelas palavras carinhosas!
Você é um amor!?
Eu sempre fui apaixonado pela escrita do Dickens, mas depois dessa obra prima, ele realmente me arrebatou de vez!?
Obrigado por estar sempre por aqui, minha querida!

Valesca.Castelani 28/02/2024minha estante
Mais uma vez parabéns pela resenha

Mariana 28/02/2024minha estante
Duas combinações incríveis: Ler com você e ler a sua resenha ????????!! Meu amigo, que texto mais leve e prazeroso de se ler! Você foi desvelando toda a obra e posso ver cada detalhe de cada momento ali, na sua descrição!! Eu ameiii muito ler com você e com a Van, e reitero a obra magnifica e encantadora que é sua escrita! Está de parabéns ?????????????? Vamos à próxima por favor, pra eu ler mais suas resenhas ahahhaha!!!

Obrigado, Val!?
Feliz que tenha gostado da resenha!

Fabio 29/02/2024minha estante
Mari, minha grande amiga, muito obrigado!?
Suas palavras me deixaram sem palavras por aqui?
Foi maravilhoso ler com vocês, o ponto alto da leitura com toda a certeza!
Obrigado pela sinceridade, pelo companheirismo e pela paciência! ???

Cris 29/02/2024minha estante
Fábio, vixe....então preciso comprar e ler...kkkk

Fabio 29/02/2024minha estante
Cris, compre que, não vai se arrepender!!! kkkkk

Mariana 29/02/2024minha estante
Meu amigo, é sempre uma alegria poder compartilhar coisas boas??????

Obrigado Mari!!!!???

Elton.Oliveira 29/02/2024minha estante
Perfeito Fábio ! Mais uma vez .. ?????... Foi ótimo ver esse texto , ainda não li , mas é um dos que tenho vontade , pelo tanto que vejo de bons comentários. Só falta a coragem, mas lerei um dia !

Fabio.Nunes 29/02/2024minha estante
Como sempre, excepcional resenha meu amigo! Muito interessante sua abordagem sobre a inocência dos heróis (bem característico realmente). Uma jornada e tanto.

Fabio 29/02/2024minha estante
Elton, meu amigo, obrigado pelas palavras!
Eu que te agradeço a presença de sempre!
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e espero que leia em breve, e volte aqui para debatermos!
Obrigado meu brother!!!

Fabio 29/02/2024minha estante
Fabão, meu querido, obrigado pelas palavras e principalmente pela companhia na LC. Vocês todos são demais!
Engraçado, você falar sobre as características dos personagens dickensianos. Estava hoje mesmo, conversando com uma amiga sobre essa "Inocência" a todo custo., e acabei descobrindo algo que, desconhecia. Foi o próprio Dickens, que resgatou esse padrão de personagens, e que acabou sendo copiado por tantos outros, inclusive, o VIctor Hugo

RayLima 29/02/2024minha estante
Preciso ler Dickens!

Fabio 29/02/2024minha estante
Ray, leia e não se arrependerá!

Josie 29/02/2024minha estante
Amo muito David Copperfield! E sua resenha mais uma vez, sem palavras ???

Fabio 29/02/2024minha estante
Josie, minha querida, muito obrigado, pelo carinho!!!???
O David Copperfield entrou para o rol de melhores leituras da vida!

Yasmin V. 29/02/2024minha estante
Fábio, realmente! Vai muito do nosso ritmo de leitura no momento.. alguns capítulos maiores podem passar voando ou outros não fluírem nada..
Só sei que preciso retomar minha leitura! Hahaha

Fabio 29/02/2024minha estante
Estou esperando você terminar para podermos comentar sobre essa obra prima.?
Yasmin, o grande final vale cada segundo gasto com esse livraço!

GessicaL 01/03/2024minha estante
Além do prazer de conhecer a escrita do autor, depois dessa magnífica resenha tão detalhista, reafirmou minha vontade de ler essa obra. Pelas suas palavras parece ser uma leitura incrível e cheia de enriquecimento.

Camila Felicio 01/03/2024minha estante
Excelente como sempre!!!! Parabéns Fábio ?? Em abril encaro depois de descansar das digressões de Victor Hugo kkkkkkkkkkkk
Parabéns novamente, tuas resenhas são motivadoras ????

Fabio 01/03/2024minha estante
Gé minha querida, essa leitura foi realmente incrível, uma jornada e tanto. Fico feliz que tenha gostado da resenha, e espro vê-la lendo esse livrão em breve!
Gratidão minha querida!!!???

Fabio 01/03/2024minha estante
Camila, muito obrigado, pelas palavras extremamente carinhosas!??
Vou acompanhar suas impressões de perto, minha querida!
Fico feliz que a resenha, tenha te motivado!

GessicaL 01/03/2024minha estante
Fabio é o que realmente aparenta ser. Não sei quando irei ler, mas com certeza esse livro foi para minha lista ?. Eu que sou grata por vc só estar aumentando minha lista com livros incríveis.

Fabio 01/03/2024minha estante
Não precisa me agradecer, minha querida!????
Eu que agradeço sua presença!

Gabriela_Sut 03/03/2024minha estante
Resenha incrível, Fábio. Esse é um dos próximos clássicos que pretendo ler!!

Fabio 03/03/2024minha estante
Gaby, minha querida, muito obrigado!!!?
Esse livro é incrível e vai te impactar!

Roberta 04/03/2024minha estante
Ainda preciso ler o livro? ?

Fabio 04/03/2024minha estante
Exagerei né Roberta? kkjkkkk
Um tanto quanto prolixo ?

thexanny 27/02/2024

David Copperfield
David Copperfield é um romance de formação sobre o personagem que dá nome ao livro, aqui nós conhecemos sua história desde o nascimento, literalmente, e acompanhamos sua jornada. Uma jornada muitas vezes difícil, como qualquer outra, mas autêntica e, no geral, feliz. O romance tem algumas partes e trechos autobiográficos, tanto que o autor considerava esse o seu filho preferido. Muita da vida de Dickens está no livro de forma cautelosa e não tão óbvia assim. Há questões que eu só fui saber depois que terminei o livro, por outras pessoas, já que não tenho um profundo conhecimento da sua obra.
Uma das principais coisas que mais me chamou atenção na vida de David Copperfield é o papel das pessoas, as pessoas são essenciais pra qualquer ser humano, principalmente quando se é jovem e precisa de mais ajuda. A questão aqui no romance é que sempre haverá personagens/pessoas, boas e ruins que vão ser importantes pra essa trajetória do David. É interessantíssimo chegar ao final desse livro e rememorar tudo que o David passou, percebendo que cada coisa, cada erro, amigo ou inimigos, foram importantes para a sua formação. Acredito que a jornada do herói não existe sem as pessoas. Aqui há muitas delas, todas com personalidades singulares.

Um ponto que sempre me impressionou e me agrada muito na história que o Charles Dickens construiu é como o David tem a capacidade de aprender com seus próprios erros, ser gentil e paciente. A forma como o David lida com as diversidades da vida é, no mínimo, maduro. Ele reconhece seus erros e, apesar de sentir medo, ficar aflito, ele consegue contornar e seguir em frente. Acho que isso também define muito a sua história: seguir em frente. Há muito o que aprender aqui.

Apesar de não ter se tornado meu romance de formação preferido e, nem mesmo, o livro do Dickens preferido (considero “grandes esperanças” difícil de superar), o livro foi bom, a leitura, a pesquisa, a experiência no geral. Por fim, quero apenas enaltecer a escrita do autor, ela é viciante e contagiante. O jeito que ele conta as histórias deixa o livro mil vezes melhor.

Fabio.Nunes 24/02/2024

Trot, te falta ódio!
David Copperfield - Charles Dickens
Editora: Zahar, 2021

"De todos os meus livros, este é o de que mais gosto. Seria de se acreditar que sou um pai orgulhoso de todos os filhos de minha imaginação e que ninguém seria capaz de amar esta família com tanto carinho quanto eu. Mas, como muitos pais dedicados, tenho, no mais fundo de meu coração, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield."

Eis a declaração do próprio Dickens sobre este livro, conhecido por possuir muitos elementos autobiográficos. Um clássico realista da era vitoriana que abriu muitas portas na literatura. Uma obra que mescla uma boa estória, com pitadas de humor, tristeza, redenção, amor e crítica à sociedade da época.
?Ain, mas é um livro muito grande! Dá preguiça.? Eu também pensei assim sempre que tentava ler essa obra. Por isso o melhor conselho que dou é: Organize-se, jovem! Leia pouca coisa a cada sessão de leitura. No meu caso entrei numa leitura conjunta, cuja meta diária era de um capítulo apenas. Em mais ou menos 60 dias estava tudo lido. E valeu à pena todo o esforço. Meus agradecimentos à Vanessa Castilhos e ao Fábio Junkeira pela generosidade do convite.
Neste livro acompanhamos a vida de David Copperfield, numa narrativa em primeira pessoa em que nosso protagonista, já amadurecido, nos conta sua história desde seu nascimento. É o famoso romance de formação, onde vemos a personagem crescer e se desenvolver. Ao longo da leitura, fácil por sinal, passamos a conhecer toda uma gama de personagens bem caracterizados que despertam na gente sentimentos muito diversos.
A maestria aqui reside na escolha obviamente consciente de Dickens em apresentar figuras diversas e algumas até estereotipadas para estruturar sua estória e conduzir as emoções do leitor.

Não vou falar do enredo, pois tudo pode ser ?spoiler?. Entretanto, posso garantir que você criará relacionamentos afetivos com quase todas as personagens, mesmo nas fases tediosas do livro (sim, elas existem). Deixo aqui menções honrosas à Srta. Betsey Trotwood (uma das minhas personagens preferidas), Traddles (referência de amizade), família Micawber (referência de redenção), Dr. Strong e Sr. Dick (personagens aparentemente desconectados da realidade, mas que se mostram como referências morais), Ham (referência de dignidade), e Sr. Peggoty (referência de amor, paternidade, humildade e gentileza ? outro preferido). E o David? Bem, a ele em muitos momentos eu me vi gritando ?Copperfield, te falta ódio!?

Finalizando, todo calhamaço bem escrito cria raízes na gente; nos acostumamos à companhia das personagens, nos relacionando com elas ao longo da leitura, e depois somos obrigados a nos despedir. Isso sempre deixa uma espécie de vazio, mas também saudade ? e só sentimos isso por aquilo que nos é caro.

Vá em frente e encare esse livro. Dê a si mesmo(a) a oportunidade de se emocionar, quem sabe até derramar algumas lágrimas, como eu o fiz.

"Pra minha filha querida, meu amor invencível. Eu te perdôo."

"Eram tantos quilômetros de estrada aberta diante de meus pensamentos; e, atravessando-a bravamente, vi um menino maltrapilho, rejeitado e desamparado, que viria a chamar de seu aquele coração que batia contra o meu."

Obrigado Fabão e Van!
Jorlaíne 24/02/2024minha estante
Que linda resenha, Fábio. Já vou colocar ele aqui na fila??

Obrigado Jorlaine!

Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Bela resenha, Fábio! Aliás? Não é uma resenha, é uma experiência afetiva! ??????
Eu que sempre tive receio de ler?já quero mergulhar numa leitura como essa, só pra conhecer esses personagens.

Fabio.Nunes 24/02/2024minha estante
Ah Flávia, esse fã clube da amizade é parcial demais rsrs. Mas obrigado pelas palavras. Acho esse livro a tua cara viu. Talvez converse bem com tua sensibilidade. Os últimos 4 capítulos podem trazer lágrimas até quem está em coma.

Flávia Menezes 24/02/2024minha estante
Palavras sinceras? você sabe! ???
Poxa! Agora que estou mesmo interessada em ler. E saber que tem toda essa sensibilidade, me conquista. É o que mais amo nas leituras. Obrigada pela dica!
Obs.: isso quer dizer que você também se emocionou, não é? ?

Fabio.Nunes 24/02/2024minha estante
Sim. Não deu pra segurar rsrs

Aaaawn ????
O poder do Dickens! ?

Regis 25/02/2024minha estante
Que resenha instigante, Fábio! ?
Minha hora de fazer essa leitura vai chegar e espero me apaixonar por esse livro.

Fabio.Nunes 25/02/2024minha estante
Obrigado Regis. Esse livro tem suas fases tediosas, mas valeu a pena pra mim.

Fabio 25/02/2024minha estante
Fabão, que resenha!
Arrebentou!???

Fabio.Nunes 25/02/2024minha estante
Valeu meu amigo

Lari ... 25/02/2024minha estante
Que resenha linda!! Que livro maravilhoso, com certeza virou um dos meus preferidos.
Betsey Trotwood minha personagem favorita. ??

Fabio.Nunes 26/02/2024minha estante
ôh Lari, mto obrigado por suas palavras! Betsey é demais msm.

Gabriela.Andrade 22/02/2024

Livro lindo
No início eu fiquei um pouco frustrada por não estar achando tão incrível quanto a maioria das pessoas que leem acham

Mas, quando chegou na metade do livro eu comecei a DEVORAR, de tão conectada que eu fiquei com a estória!

Srta betsey trotwood virou meu personagem favorito da vida (até então), se eu me tornar 1% do que ela é estarei satisfeita. Ser humano incrível!

David é encantador e o charles dickens mais ainda por ter escrito esse livro tão lindo!

Até a Dora que eu detestei a maior parte do tempo teve seus encantos!

E pra Agnes: um beijo no seu coração ??

Lari ... 21/02/2024

Simplesmente fascinante!
O livro é um romance de formação publicado no meio do século XIX que aborda temas importantes como trabalho infantil, prisões por dívidas, abandono, desigualdade social entre outros.
Ao decorrer da história somos apresentados a personagens bem construídos com tramas bem definidos e fechando cada arco sem deixar nada para trás.
Com uma linguagem fácil e muito gostosa de ler, podemos acompanhar o personagem David Copperfield em sua trajetória desde o nascimento até a vida adulta, suas dificuldades, amigos que faz pelo caminho, amores, decepções, perdas e aprendizado.
A cada capítulo somos envolvidos e cativados que ao final do livro já estamos apaixonados e com saudades como se cada personagem existisse de verdade.
Para quem gosta de uma boa história estilo filme/novela temos aqui um prato cheio e sem dever em nada.

Marcos.Gonçalves 16/02/2024

David sofreu mais que a Juliette
Uma das maiores obras da literatura mundial, aqui é um calhamaço na qual me desafiei a ler e foi uma das melhores escolhas que fiz. Esse é um dos primeiros romances sobre a jornada do herói na qual a gente acompanha Copperfield desde quando nasceu até seus cinquenta e poucos anos.
David sofreu mais que a Ju. Perdeu o pai ainda quando estava na barriga da mãe. A mãe morreu anos depois, teve um padrasto horrível e uma adolescência sofrida. Tudo isso a gente acompanha e dá vontade de ir lá abraçar nosso protagonista.
A escrita de Dickens é incrível e totalmente dinâmica. Quando vi que tinha mais de mil páginas, eu pensei que seria uma escrita mais erudita, mais difícil, mas felizmente me enganei. É uma literatura divertida e viciante, cheia de fofocas, intrigas, tragédias e muita, mas muita fofoca.
Apesar disso, sinto que Dickens do meio para o fim (mais ou menos 60% para os 90%) começa a ficar enfadonho e creio que fez isso para encher linguiça e ganhar mais dinheiro já que era publicado em forma de folhetim. Dava pra ter cortado um pouquinho que não iria atrapalhar a essência incrível dessa obra.
David Copperfield foi uma leitura longa, mas foi incrível acompanhar a história desse cara por mais de 30 dias.

Lina 12/02/2024

Simplesmente amei
O que falar deste livro maravilhoso. Começa com a contação da história de seu nascimento e vai até quando está mais velho. Infância triste, adolescência entre perdas e conquistas, maturidade se desenvolvendo e um final majestoso. Todos os personagens tem o seu final, e detalhe, tem muitos personagens. Um livro grande em tamanho porém leve no desenrolar da leitura. Recomendo muito.