O Retrato

O Retrato Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Retrato - Vol. 2

1 | 2 | 3 | 4

Camila Felicio 09/04/2024

Um bocado abaixo de O Continente e de O Retrato volume 1, no entanto é uma leitura incrível!
Rodrigo vai cada vez aumentando sua busca por prazer e por reconhecimento, se na primeira parte era de forma mais ingênua e transloucada, aqui Rodrigo age de forma racional mesmo que não perceba, inclusive quando envolve-se com Toni terminando tudo de forma trágica.

Carolina.Gomes 31/08/2023

Dorian Gray é vc?
Nesse segundo tomo, Érico traz um pouco de O. Wilde e eu fiquei mais apaixonada ainda.
A trama segue fluida, história, política, intrigas e ah! O presunçoso Rodrigo Cambará.
Sigo empolgada com a narrativa maravilhosa de Érico.
Fico deslumbrada com a capacidade de captar o leitor, envolver e nos fazer amar, odiar e depois amar de novo, o protagonista absoluto da trama.
Para mim, será difícil esquecer o Dr. Rodrigo: extremamente vaidoso, bonito, presunçoso, cosmopolita, machista, safado, envolvente e coitada da mulher que se apaixona pelos olhos de ébano do doutor.

Eu me lasquei ?
Eliza.Beth 01/09/2023minha estante
???????
Brotei aqui? pq será? Kkkkkkkkkkk
Explica esse babado direito
Dorian? Hahahahah

Carolina.Gomes 01/09/2023minha estante
Amiga, o pintor faz um retrato do personagem q é tão vaidoso quando Dorian. E bonito?

profa_ana_paula 17/08/2023

Sobre o Retrato
O Retrato II segue a mesma linha do primeiro tomo, mostrando ao público as nuances de personalidade de Rodrigo Cambará, um grande apaixonado (por quem mesmo?) pelo bom e melhor, coração infantil sem pureza, generoso e perdulário, sempre com fogo na cabeça. Muitas partes do livro namoram com O retrato de Dorian Gray. Um bom livro, trouxe discussões muito interessantes junto ao grupo Taquicardia Literária.

Andrea.Rodrigues 22/07/2023

O Retrato de Rodrigo Cambará
É preciso muito talento pra deixar esse livro interessante mesmo tendo um protagonista tão pedante.

Dr Rodrigo tem traços do pai Licurgo, que lutava pela causa abolicionista, mas queria distância das pessoas pretas; Dr Rodrigo luta pelos pobres, mas quando perto deles se sente até enjoado, pois segundo ele cheiram mal e são de uma fealdade...

Também tem traços da avó Luzia, figura nebulosa para ele, já que não se fala muito dela na família, mas quem leu sabe que ela era pura vaidade.

Dr Rodrigo em aparência lembra o Capitão Rodrigo, mas lhe falta o carisma do último.

Ao longo dos anos retratados no livro são citados: a passagem do cometa Halley, a morte de Tosltoi, estouro da 1a guerra, naufrágio do Titanic.

O retrato de Rodrigo tem um toque wildeano, uma.vez que lhe causa certa inveja por ver que o quadro conserva a juventude que o protagonista vê esvaindo-se a cada dia.

Ao final são citadas a queda de Getúlio Vargas e do próprio Rodrigo, em seu terceiro infarto.
Começamos a ser apresentados aos filhos de Rodrigo: Florêncio,escritor, Eduardo, revolucionário e que leva na cintura o punhal de Pedro missionário lá do primeiro livro.
Que venha o Arquipélago!

Antonio.Brito 15/07/2023

Ascensão e queda de um colosso
Erico consegue narrar a subida do Dr. Rodrigo Cambará, expoente da elite rural rio grandense. Entretanto, Rodrigo não é apenas mais um filho de fazendeiro que vai a cidade em busca do status, o Dr exprime a efervescência de sua época, o apreço pelo conhecimento, pelo cultismo, luxos e o ethos burgues que timidamente aflorava entre a elite brasileira. Além disso, Rodrigo reflexe acerca da vida, papéis sociais, desigualdades - grande parte delas perpetuadas por si e seus confrades - e a constante dúvida que permeava a bússola moral que carregava em seu âmago. Além do que, as personagens são ricas e muito bem exploradas dentro de seus arcos temáticos. Uma leitura necessária!

Thalita Souza 29/05/2023

É uma leitura indispensável para os amantes da literatura brasileira.
Neste segundo volume, Verissimo nos apresenta um panorama histórico e social do Brasil no final do século XIX e início do século XX, abordando vários temas. A narrativa é densa (o faz ficar um pouco cansativo)e rica em detalhes, mergulhando o leitor em um mundo de intrigas, paixões e conflitos.

A história é centrada no personagem Rodrigo Terra Cambará, através da vida de dele, o autor retrata as transformações sociais e políticas que ocorreram no Rio Grande do Sul durante o período. O protagonista, assim como os demais personagens, é complexo e com muitas facetas, com suas virtudes e defeitos, o que torna a narrativa cativante.

A escrita de Verissimo não é tão fluida mas é envolvente, com descrições vívidas (até de mais) e diálogos bem construídos. O autor utiliza uma linguagem acessível, o que facilita a imersão do leitor na trama e na atmosfera do período histórico retratado. Além disso, Verissimo apresenta um domínio impressionante da história do Rio Grande do Sul, mesclando fatos reais com a ficção de forma habilidosa.

É uma leitura profunda e instigante, que oferece uma reflexão sobre os desafios e contradições da sociedade brasileira na que lá época. Através da saga da família Terra Cambará, o autor nos convida a refletir sobre questões como poder, amor, lealdade e as consequências de nossas escolhas.

Fernanda2407 07/05/2023

Eu vinha gostando de todos os livros da coleção. Mas O Retrato II foi mais difícil de ler, pois não consegui me identificar com o personagem principal. Rodrigo Cambará é extremamente egocêntrico e com um discurso que não coaduna com suas atitudes.
Isso tornou a leitura muito mais lenta e truncada.

Darlane 06/03/2023

Continua igual o volume 1
No volume 1 reclamei muito sobre o Rodrigo não ser uma pessoa agradável e do fato de que os outros personagens do livro não têm personalidade, nesse volume continua tudo igual.
Na verdade nem tudo, Rodrigo fica ainda mais detestável.
No começo do livro eu tive esperança de que outros personagens tivessem mais destaque nessa parte, dado que tivemos um salto de tempo desde o primeiro e agora teríamos a Flora. Mas não rolou, a Flora é amável, porém sem muita participação e o restante dos personagens continua exatamente igual: Rubim só existe para falar sobre os ideais de super homem; Jairo só existe para falar sobre o positivismo; Neco, Saturnino e Chiru continuam parecendo a mesma pessoa (exceto pelo falo de que o Chiru é um folgado gigantesco)...
Nessa parte tem alguns personagens novos, mas no geral tudo continua o mesmo.
No final do livro você passa a odiar o Rodrigo muito mais do que no início dele e depois disso a história volta pro momento de onde parte o primeiro volume, so que agora narrado por Floriano (filho do Rodrigo). A história fica tão maçante contada apenas pelo ponto de vista de um personagem que não sei se quero continuar a ler O Tempo e o Vento, mesmo sabendo que os próximos livros alternam entrem Rodrigo e Floriano.

Jadna 31/10/2022

Confesso que em muitos momentos foi torturante ler esse livro. O personagem do Rodrigo Cambará conseguiu ser mais detestável que o bisavó dele, que pelo menos tinha a vantagem de ter carisma.

Rodrigo não é um personagem extraordinário, na verdade ele é um homem típico dos anos 1900. Se por um lado, o fato dele ter se formado em medicina trouxe uma bagagem intelectual pra história, por outro, ele ainda era aquele homem que cresceu no campo, apegado a ideias tradicionais de honra e propriedade.

Acho que essas duas concepções lutam dentro dele o tempo todo, por isso ele soa muitas vezes como um hipócrita. Ao mesmo tempo que ele fala sobre democracia e liberdade, em muitos momentos age como um coronel.

No geral a história foi muito boa como uma panorama político do Brasil de 1900. As discussões sobre diversas teorias políticas dos pontos de vista de cada personagem foram enriquecedoras. É uma pena que elas não tenham como base um drama mais denso, com personagens cativantes e que realmente façam o leitor torcer por eles.

Agostinho 23/10/2022

Erico Verissimo - O Retrato Vol II
Nessa continuação da história da família Terra Cambará tem-se o prosseguimento dos passos de Rodrigo na cidade de Santa Fé, personagem este que se torna mais complexo (e mais humano) com suas contradições cada vez mais acentuadas. Ao mesmo tempo que representa o futuro, com suas ideias de progresso científico e democracia plena também representa o mais arraigado preconceito elitista, tem o sonho de ajudar os mais pobres, porém em contato direto com o povo não lhe suporta a fedentina e a fealdade sem classe. Aspira a santidade e a bela caridade dos livros, os quais se emociona profundamente, não a realidade feia e crua da pobreza e miséria.

LetFelden 09/09/2022

a primeira parte é bem melhor. Agr aq mds a hipocrisia pq o rodrigo ficava puto com o pai dele e a ismalia e foi la e fez a msm coisa ??

André Vedder 02/08/2022

Um belo retrato.
A segunda parte de "O Retrato" mantém um ritmo parecido com seu antecessor, onde o foco continua em Rodrigo Terra Cambará e sua personalidade conflituosa.
Tanto na primeira como aqui na segunda parte, a história em si não evolui muito. E se não fosse a grande habilidade do autor em sua narrativa, e principalmente na construção de ótimos diálogos, o livro correria o risco de se tornar um pouco chato. Mas felizmente, Erico é diferenciado e sabe criar personagens como poucos (na humilde opinião desse leitor) e
a cereja do bolo aqui são os diálogos sobre os mais diversos assuntos (amor, casamento, democracia, religião, política...) geralmente explorados pelo autor numa forma de debate, sem impor qual lado está certo ou errado, mas sim fazer o leitor pensar no assunto e então formar sua própria opinião.

PS: A parte final do livro foi uma das melhores escritas até aqui nessa jornada de "O Tempo e o Vento". Floriano (filho de Rodrigo T.C.) refletindo sobre o horror da Segunda Guerra foi lindo, trágico e brilhante! Parabéns Erico!

"Às vezes - prosseguiu Rodrigo - tenho a impressão de que Deus, o movedor inamovível, é um jogador de xadrez e nos somos as pedras. Uns poucos reis, rainhas, bispos e torres, mas uma infinidade de pobres peões. Ele joga apenas para se distrair e, a fim de tornar o espetáculo mais divertido, dá-nos a ilusão de que nós é que nos movemos por conta própria...Agora! Nossa tendência é acreditar que Ele nos move com algum propósito certo e que o jogo todo tem um grande sentido."

" Estou cada vez mais convencido de que o amor é doença, e doença infecciosa. Uma espécie de febre. E o pior é que o doente não quer nem ouvir falar em cura."

Carla Verçoza 27/07/2022

Sigo aplaudindo o talento do autor, que capacidade de prender o leitor do início ao fim!
O segundo volume do Retrato segue contando sobre os primeiros anos de casado do Dr. Rodrigo Terra Cambará.
Aqui continua mostrando as várias facetas do médico, seus antagonismo. Ao mesmo tempo em que ele prega e se acha um exemplo de caráter e pessoa, é um rapaz egoísta, sem escrúpulos, mimado e fútil, de caráter muito questionável.
Ótima leitura! Ao Arquipélago agora.

Jessi 21/02/2022

Rodrigo é o vilão
Passei muita raiva em ?o retrato?, sinceramente Rodrigo para mim é o vilão, não sei se Érico Veríssimo fez esse personagem com intuito de a gente fazer essa crítica a ele, ao coronelismo de famílias como os terra cambará, eu sinceramente não sei, mas se foi isso me sinto muito melhor com o autor Rodrigo é intragável ?pior? do que o capitão Rodrigo, outro que detestei, capitão Rodrigo não tinha instrução nenhum foi feito através dos próprios meios, já Rodrigo, não pode estudar, ter instrução mesmo assim não se comportar menos ?coronelista? do que todos de sua família, muleke mo mimado, muito escroto fora o fato de ser muito egoísta, machista, patriarcal, enfim passei muita raiva com esse Rodrigo
Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

1 | 2 | 3 | 4