Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Drac 25/12/2020

LIVRÃO
Livro 10/10 ! Muito bom, o que mais me chama a atenção na história é como ela é calma, tranquila as coisas acontecem de vagar e calmamente aos poucos você vai descobrindo mais sobre a vampira, sobre a família lendas etc... E isso é muito bom! Nada de vampiros sanguinários que se vê o sol vão torrar, são vampiros lindos, calmos ( atacam sem a vítima ver ou perceber ) e aos poucos vai tomando a alma da pessoa.
Da pra ver claramente que Bram leu a obra e tirou alguns elementos da história ( e isso foi muito bom ) da até pra pensar que ambas as histórias podem se complementar e virar uma coisa do mesmo universo.

Quando eu digo que a história é lenta e calma eu não quero dizer que ela é arrastada e sim que ela é sutil, a vampira tá matando a doidado. Quando você menos espera e quando você sente você já está perto do fim da vida, não dá pra gritar chorar nem nada só aceitar! Eu adoro histórias assim

Melonda 16/11/2020

Diferente
Um livro extremamente rápido de ser lido, afinal não são nem 100 páginas, e que aborda um tema com o qual não tenho muita familiaridade literária (vampiros), mas foi muito interessante conhecê-los de um modo completamente diferente do que eu esperava.

Max 15/11/2020

Um dos melhores livros com vampiros
Embora seja um dos primeiros livros sobre vampiros, onde muitas coisas ainda estavam sendo estabelecidas e seriam usadas em outras histórias, como o fato de matar um vampiro usando uma estaca de madeira, o livro consegue ser bem melhor que muitas histórias de vampiros que vieram depois (e que se inspiraram nessa).

Fui atrás das adaptações dessa história e como é difícil achar uma que faça jus a essa obra. Sempre modificam algumas coisas que eu nem entendo o porquê da modificação, como mudar o nome de alguma das protagonistas ou não conseguir adaptar a Carmilla como ela é descrita no livro.

É um livro de literatura gótica que te deixa com mais vontade de ler sobre esse tema.

Grasielly Ricci 09/11/2020

Entendo a importância do livro na criação da mitologia de vampiros e tal, mas realmente não é pra mim. Mesmo sendo um livro curto, a leitura foi super cansativa e sem grandes atrativos (pelo menos para mim, que não tenho o costume de ler clássicos e também não ligo para vampiros).

meiri 14/10/2020

querida, vivo em ti; e morrerás por mim; amo-te demais
sheridan le fanu não poderia imaginar que ao escrever uma lésbica como um ser demoníaco e vampiresco ele agradaria tanto as lésbicas (eu).

Gabrielle 04/10/2020

Livros com vampiros gays são infinitamente superiores a livros com vampiros heteros.

Baka 26/08/2020

...
Gostei da história
Deixa o leitor curioso do início ao fim
Só que achei o final corrido.

Jessie 17/08/2020

Uma jovem começa a adoecer após a chagada de uma hóspede inesperada. Mas teria a linda Camilla e suas manias estranhas alguma coisa a ver com a doença que se espalha pelo local?

Lara Martins 09/08/2020

Um clássico pouco falado que serviu de inspiração para diversas outras obras de terror vampírico, incluindo Drácula de Bram Stoker.

A sutileza nos detalhes e a fluidez da história se diferencia de muitas obras da mesma temática que encontramos posteriormente. Destaco meu encanto pela ternura e mistério de Carmilla, uma vampira que se envolve somente com outras mulheres...

O simples que conquista o leitor.

Rob 06/07/2020

Lésbicas futuristas
Apesar de ser um conto longo (com cerca de 80 páginas), Carmilla entrega tudo que é necessário em uma boa literatura. Compõe os princípios estéticos de um cânone e ainda entrega mistério, sensualidade e drama. Atenta-se para o elemento do terror, pois há tenta tensão em certas passagens que me vi realmente assustada com q leitura.
Ao ler a sinopse, achei que haveria mais romance. Na verdade, não há nenhum. Mas há uma clara tensão sexual entre as protagonistas, que nunca chegam a consumar seu desejo (que na verdade parte somente de Carmilla).
A mitologia bem definida é diferente da que se assume atualmente nos romances de vampiro, tendo sido levemente alterada por Drácula. Mesmo assim, entrega os elementos fantásticos necessários para consolidar uma literatura mística.
Em geral, uma obra necessária e, principalmente, boa.

Hünä 05/07/2020

Carmilla é, em poucas palavras, a obra que criou os vampiros e monstros modernos. Sem o livro de Le Fanu, é improvável que clássicos como Drácula existiriam da forma como conhecemos.

michele 23/04/2020

Ótimo
é um livro ótimo e tenho certeza que inspirou grande parte de muitas histórias que surgiram depois dessa época.

Juliette 11/04/2020

A misteriosa e sedutora Carmilla
Sheridan Le Fanu é considerado por muitos como o pai da história de fantasma moderna. A sua influência pode ser percebida, por exemplo, na representação de personagens de romance gótico, como Van Helsing, e nas histórias de detetives, como Sherlock Holmes. Isso se deve à públicação da sua novela Carmilla, que foi publicada alguns anos antes do Drácula e, inclusive, foi para o próprio Bram Stoker uma importante fonte de inspiração.

Carmilla é muito mais do que uma história de mistério e de vampiro. Para começar, essa obra introduziu a questão erótica relacionada aos vampiros, mesclando isso com a misteriosidade que eles já possuem.
A partir desse livro, surgiram outros pontos importantes, como a possibilidade de se matar um vampiro com uma estaca e também a capacidade deles se transformarem em animais. Essas informações e outras tantas, encontramos no prefácio dessa edição da Hedra, que tem muitas informações interessantes relacionadas à origem dos vampiros.

O prefácio abordo várias lendas, folclores e mitologias que mostram diversas versões dos vampiros em diferentes culturas e, que consequentemente, serviram como base para os diversos elementos que compõem o universo das histórias de vampiros, entre elas, Carmilla.

As ilustrações presentes no livro são as mesmas que foram publicadas quando o livro foi lançado em formato de folhetim.

Em relação ao enredo da história, como leitora, eu tenho que dizer que não fui surpreendida pelos acontecimentos contidos nela. Não é uma história surpreendente. É uma história simples e de rápida leitura. O livro deixa algumas coisas em aberto, além da própria Carmilla ser um pouco misteriosa e sedutora. Acho que será necessário reler com mais atenção se eu quiser definir a personalidade da Carmilla.

A novidade desse livro está no fato dessa história ter fundamentado muitas coisas que conhecenos no universo vampírico, e também, no prefácio que é um prato cheio de informações para quem se interessa por esse tema.

^^
Zéh 10/12/2020minha estante
Acho que foi o meu primeiro contato real com vampiras lesbicas em forma literária. Gostei muito da personagem e do mistério que a envolvia, apesar de achar a história lenta pra terminar de repente.

GBgabi 08/04/2020

Incrível
Livro maravilhoso, com questões que superam a época em que foi escrito e sendo inspiração de várias obras maravilhosas, Carmilla deveria, em minha opinião, ganhar maior reconhecimento. Ganhou meu coração mesmo sendo, de certo, "simples" e pequeno. Recomendo com toda certeza!

Juliana @julianaaf 15/03/2020

Não espere romance, mas uma leitura bem fluída e cheia de segredos