Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hayden4 03/01/2023

Vampira Sáfica
O fato de ser uma leitura gótica/fantástica me deixou totalmente atraída e tentada a ler. É diferente das "lendas" atuais mesmo sendo com a mesma temática o que achei ser muito interessante. Escrita bastante culta já que é um livro bem antigo, o que achei ser o charme da leitura. Acabei ficando encantada por Carmilla e por Laura. De fato, confesso que esperava por esse final, entretanto, ansiava por outro desesperadamente.
Recomendo a leitura.

Letícia Martins 28/12/2022

Melhor do que eu esperava
A história é bem curta, mas não deixa pontas soltas. Claro que, como amante de vampiros, gostaria de ler mais do que 157 páginas, mas fiquei extremamente satisfeita com o final, achei muito bem escrita, apesar de ter encontrado um erro de português da edição que li (que não é essa, não tem aqui no Skoob ainda); escreveram "entreteu" em vez de "entreteve", foi bem brochante.
De qualquer forma, achei a leitura bem gostosa, exatamente do jeito que eu gosto. Recomendo MUITO pra quem gosta de Drácula!

paula 28/12/2022

Carmilla
Literatura gótica n é pra todos, diante das críticas em que eu observei, o livro é bem curto e não, não é um livro de romance safico e está bem longe de ser. Porém, é bem gostosinho de ler, gostaria que a carmilla tivesse um desenvolvimento maior na história, e contar um pouco mais sobre a sua família e sobre si mesma no epílogo, fora isso, eu achei o livro bem interessante.

Laysla9 23/12/2022

Carmilla
Comecei a ler essas madrugada e terminei agora, livro maravilhoso! Um dos primeiros livros sobre vampiro na literatura.

matreus 17/11/2022

carmilita
bem maneirinho taí um livro que eu nao esperava tanto e foi bem divertidow bem diboass a historia me prendeu bastante me deixou curioso mas o final foi meio noggers malz flw
matreus 24/11/2022minha estante
tinha excluido a resenha sem querer

Josy 20/10/2022

Como ela está linda sob a luz do luar
Levei esse tempo todo pra fazer a resenha após acabar a leitura, porque sempre fico mesmerizada com a potência que um livro clássico tem, de nos deixar reflexivos e ainda imersos na história por dias a fio;

Carmilla é um romance gótico sobre vampirismo, tão antigo que precede (e exerceu influência) até sobre o Drácula de Bram Stoker - o mais famoso dentre os vampiros literários.

O livro constrói um mistério sobre as ações de Carmilla, a doença que aflinge os cidadãos dos condados ao redor, e ainda com muita sutileza, pincela romance, erotismo e descobertas em uma dualidade de inocência e perversão.

Ainda que talvez deixe pontas soltas em aberto, isso não é de forma alguma um defeito, mas apenas mais um motivo para continuar pensando sobre a bela vampira de cabelos escuros que dá nome ao livro.

serena 31/07/2022

ela ta com sono bem
amei o livro pq li sabendo q nao ia ser um romaaaance só que por ter ido sem sede nenhuma ao pote as migalinhas de romance pra mim foram incríveis, é ate engracadinho quando a carmila diz algo absurdo e paga de doida falando q dormiu.

bom demais e nessa versão especificamente tem uma explicação sobre a lenda de vampiros no inicinho (q eu deixei pra ler no final) muito legal. achei que a leitura seria cansativa por ser um livro mais antigo mas é bem levinha e de boa e é muuuito interessante ver vampiros sendo descritos de uma forma diferente.

minha única decepção foi a carmila ser morena iluminada, jurava que ela teria um cabelo bem pretao (só não entendi ainda quem era a mulher na carruagem com a carmilla e quem era a mãe dela, mas talvez eu só não tenha prestado atenção)

nina 24/07/2022

bom e interessante
em primeiro lugar, essa foi uma leitura bem diferente da minha usual, mas eu gostei!
foi um livro bom e que, quando eu peguei pra ler de verdade, fluiu rapidinho.
não amei ou adorei, mas não sei dizer o porquê kkkkkkk acho que o final foi meio corrido e pouco impressionante, mas o resto do livro foi bastante bom :)
achei o texto (dissertação, redação, sei lá), que veio antes da história em si, muito interessante! pra quem tiver essa mesma edição, recomendo muito que não pule direto pra trama ;)

beatriz 28/05/2022

carmilla é misteriosa, sedutora e sem dúvida nenhuma a personagem mais interessante da novela.
apesar disso, temos muito pouco dela, assim como de todos os outros aspectos, considerando que é uma história curta, bem breve.
atualmente, não há nenhuma novidade para nós nessas páginas, porém, em sua época foi sim inovador.
queria ver mais de carmilla? com certeza. talvez um pouco mais da sua história ainda em vida antes de ser vampira...

enfim muito se fala sobre drácula, mas pouco sobre esse romance que antecedeu muitas das histórias de vampiros que temos hoje.

Angel 01/05/2022

Essencial para o universo vampiresco
Essa é uma leitura obrigatória no universo vampiresco
Le Fanu foi um dos escritores mais populares do século XIX do Reino Unido, com 14 romances e aproximadamente 30 contos, é considerado como pai da história de fantasma moderna.
Uma das inspirações para a criação de Carmilla foi Elizabeth Bathory, um condessa nascida na região onde hoje se encontra a República Eslovaca no século XVII. Ela atraiu e matou cerca de 600 jovens em um período de 6 anos para usar o sangue delas para manter sua beleza.
Carmilla trouxe para o universo vampiresco, além de inspiração, itens e formas nunca vistas antes. Foi nesta obra que foi estabelecido a morte de um vampiro pela primeira vez, através da estaca de madeira, também foi visto pela primeira vez o vampiro se transformar em algum animal. A obra foi papel chave para elaboração de inúmeras outras, dentre elas, a mais famosa: Drácula de Bram Stoker.
Quanto à narrativa, tem um mistério envolvente e a própria Carmilla deixa tudo mais misterioso e sedutor. Mas é necessário atenção aos detalhes para perceber o quão subversiva Carmilla foi descrita.
A edição da Hedra é muito boa, contando com várias curiosidades e um prefácio incrível. Com certeza uma edição que eu recomendo.

amendoao 13/04/2022

leitura rápida e leve de levar. admito que o ar misterioso de Carmilla me envolveu completamente e de fato com uma vontade enorme de querer mais, o que infelizmente não veio. é uma personagem intrigante e enigmática e talvez no desígnio de seguir esse propósito tenha escondido em demasia.

@fabio_entre.livros 11/01/2022

Resenha originalmente publicada no blog "Sangue Antigo"
Não se ignora que a figura moderna do vampiro foi claramente influenciada pelo "imortal" Drácula de Bram Stoker, representante exponencial das chamadas narrativas góticas europeias, que tiveram destaque no século XIX. Mais tarde, já na segunda metade do século XX, foi a vez de Anne Rice reinventar o gênero (mantendo, entretanto, suas características básicas) ao lançar suas Crônicas Vampirescas. Contudo, antes mesmo de Bram Stoker houve uma obra relativamente modesta, em termos de extensão, mas de uma riqueza e beleza narrativas extraordinariamente sólidas: "Carmilla", de J. Sheridan Le Fanu.
A obra lançou as bases literárias nas quais a maioria das produções vampirescas (ao menos aquelas dignas de nota) se inspiraria, inclusive o próprio Drácula. Antes de "Carmilla" o vampiro era um personagem pouco conhecido na literatura, mas bastante presente na mitologia e no folclore das regiões remotas da Europa. Foi justamente nessa mitologia que o autor se inspirou para esboçar sua personagem, acrescendo elementos que se tornariam icônicos na literatura vampírica, como o erotismo, a força sexual e a beleza (elementos tais que são amplamente abordados nas obras de Anne Rice, por exemplo).
Narrado em primeira pessoa por uma moça que conhece Carmilla em estranhas circunstâncias e passa alguns dias em sua companhia, a narrativa de Le Fanu possui os ingredientes clássicos de uma história gótica: há o castelo medieval situado em uma região remota numa floresta, há os pesadelos e a misteriosa doença que passam a assolar Laura (a narradora) após conhecer Carmilla, há o personagem espectral que some no ar e se transforma em um "animal grande e negro", há as clássicas mordidas que acontecem em meio a delírios que trazem dúvida sobre o que é realidade e o que é sonho; há, por fim, de modo sutil, o discurso de bem e mal, com o vampiro simbolizando as forças das trevas que precisam ser destruídas.
A narrativa é simples e direta, de modo que o texto parece uma novela curta dividida em pequenos capítulos. Não há floreios linguísticos nem adjetivação abundante ou qualquer outro recurso que eventualmente poderia ser utilizado para esticar a história e enrolar o leitor. Evitar excessos parece ter sido a intenção fundamental do autor ao escrever "Carmilla". E faz isso com louvor.

site: http://vampirosnastelasenasletras.blogspot.com/2018/05/livro-carmilla-sheridan-le-fanu-1872.html
Geórgea 11/01/2022minha estante
Olha! Li no fim do ano e adorei!!!

@fabio_entre.livros 11/01/2022minha estante
E o Drácula, leu? Amo demais! Inclusive, tem releitura em 2023! ?

Geórgea 11/01/2022minha estante
Drácula ainda não!

Sílvia 31/12/2021

Autor interessante
Segundo texto do autor que eu leio e confesso que gostaria que ele fosse mais conhecido e difundido em terras tupiniquins. O outro texto dele me fez chorar de tanto rir, o nome é O fantasma e o consertador de ossos. Em Carmilla temos uma história bem macabra com jovens lindas, doenças misteriosas, coisas inexplicáveis e explicações inverossímeis. Gostei !

1 | 2 | 3 | 4 | 5