Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juju.esteves 03/03/2024

?Você é minha, você deve ser minha??
Carmilla é um livro para as bichonas góticas, e eu adorei.

Uma dica: leiam ao som de alguma playlist com músicas clássicas góticas, foi uma experiência incrível, me deixou completamente submersa na história!!

Pensava que a linguagem seria um empecilho por ser um livro bem antigo, mas a escrita é super fluida e bonita, principalmente nas falas da vampira.

Acredito que muitos tenham uma expectativa frustrada por não ter nenhuma consumação de algum ato sáfico mas eu penso que o jeito que foi escrito está perfeito com a mensagem que o autor quis passar! Carmilla não desejava Laura ou Bertha, desejava apenas seu sangue, e a ambiguidade de suas falas expressa esse desejo de forma plena e satisfatória.

Os anagramas com o nome da condessa me deixaram supresa e bem intrigada. Apesar de ser previsível, acredito eu por ser uma das primeiras histórias sobre vampiros e por isso não ter muito desenvolvimento na trama, a história me deixou entretida e imersa durante toda a leitura.

Senti falta de um aprofundamento nos personagens em si, seria muito bom saber mais sobre a família Karnstein. Mas apesar disso é uma leitura ótima e bem rápida, recomendo a todos que se interesse por leituras sobre vampiros!!

lwzans2 28/12/2023

Definitivamente um clássico (não entendi
Nem sei o que dizer sobre esse livro pois não entendi nadica de nada do que eu li ! eu só sei que é safico, tem vampira e é um clássico de resto não sei mais nada pq não entendi uma palavra do que eu li mas eu li sem atenção um dia quem sabe eu releio e vejo se entendo algo
mas eu adorei o livro super legal e fluido (mais ou menos

ariane169 23/11/2023

Carmilla
A história é simples, de fácil entendimento e de rápida leitura. Carmilla é muito misteriosa e sedutora. É muito interessante lê-lo por ser um pioneiro nas histórias sobre vampiros. Gostei e acho um livro indispensável pra quem gosta de livros mais góticos e sobrenaturais :))

MissCaixeta 31/10/2023

E com esse livro encerro meus lidos no mês de outubro, 7 no total, e estou completamente feliz com essa leitura. A primeira história de vampiros sendo do sexo feminino, (por mais que seja mais no sentido s3xu4l), e publicada em 1872. A história é boa, os personagens, tem um ar de mistério, pq não fala sobre a família de Carmilla, ou sobre seu passado, Oq deixa o enredo bem misterioso. O livro tem a pegada gótica, e por ser de época é uma leitura bem rápida e fluida.

Marcos606 26/09/2023

Novela gótica narrada pela jovem Laura que detalha seu relacionamento com uma vampira Carmilla. O primeiro acontecimento é um episódio da infância: Laura, de seis anos, tenta dormir quando é visitada por uma misteriosa jovem (mais tarde revelada ser a vampira Carmilla, ou pelo menos uma representação de Carmilla) que a morde no seio. A narração então avança treze anos. O pai de Laura recebe uma carta de seu amigo, General Spielsdorf, onde o General revela que sua pupila Bertha morreu. O General dá a entender que algum tipo de monstro matou Bertha.

Mais tarde naquele dia, uma carruagem que transportava Carmilla e sua mãe bate perto do castelo de Laura e a mãe convence o pai de Laura a cuidar de Carmilla por alguns meses enquanto ela cuida de negócios importantes. Laura fica animada por ter Carmilla como visitante, e as duas logo se tornam 'amigas'. Logo após a chegada de Carmilla ao castelo, camponesas locais são encontradas mortas e começa um boato de que há um vampiro rondando a área.

Ambientado na Áustria no final de 1800, Le Fanu baseia-se claramente em questões contemporâneas da era vitoriana. Foi uma época que se destacou pela reforma social e industrial. Além disso, o período vitoriano deu forte ênfase à moralidade doméstica, combatendo a proeminência da prostituição e das doenças sexualmente transmissíveis, o que levou a uma maior ênfase na pureza e castidade feminina, tornando particularmente notável a sexualidade feminina retratada.

Há uma ênfase na simetria, que parece unir duplos, padronizados em uma sequência repetida. O encontro de infância de Laura com Carmilla é acompanhado por sua chegada à idade adulta, e seu susto no quarto quando criança é reproduzido quando a vampira aparece em seu quarto – o mesmo quarto – quando ela já uma mulher jovem.

As vítimas de Carmilla, Bertha e Laura, são duas (como espelhos uma da outra), e suas outras vítimas são relatadas como duas; até o tempo é comprimido em um quadro binário, com Laura esperando “dois meses” pela chegada de Bertha ao castelo. Tudo é medido em casais – detalhe que serve, mais uma vez, para enquadrar e enfatizar o casal central, cuja relação reproduz a união de amantes românticos. Estranhamente relacionadas, com Laura se perguntando se elas são parentes, tudo parece ter seu seu duplo. Laura e seu pai, Carmilla e sua acompanhante de carruagem.

nflucaa 22/07/2023

Destaque para a edição da Hedra.
Li no início do ano e esqueci (rsrs) de colocar aqui no Skoob.

É um ótimo livro! Nele se tem a fundação de alguns clichês do universo vampiresco, a gênese desses clichês, então é ótimo. LeFanu inspirou todos os que resolveram criar fantasias sobre vampiros depois dele, incluindo o Bram Stoker, autor de Drácula.

A leitura vale a pena, é rápida e gostosa. Intrigante também. Destaque para a edição da Hedra que tem um texto introdutório traçando um panorama sobre todo o universo vampiresco, desde suas origens remotas e antiquíssimas, rico em detalhes e curiosidades.

Mirian127 26/06/2023

Curto, interessando e esquecível
O Livro Carmilla, de Sheridan Le Fanu, foi fundamental para a criação da mitologia do vampiro e para o grande livro de Bran Stoker, Drácula. No entanto, a história deixa muito a desejar, devido ao número curto de páginas que mesmo com textos de apoio interessantes, - Tanto que me pegaram mais o foco e serão mais memoráveis que a história em si - o livro nos diz que falta algo.
Falta profundidade na história e nos personagens, informações e sal. A sensação de mistério, misturada com a magia de um clássico gótico, não é o suficiente para deixar a história interessante. Claro, é um livro antigo, mas mesmo para mim, uma pessoa com fascinação por vampiros e suas histórias, achei uma perda de tempo, um livro totalmente esquecível e parece até mal escrito.
Sinto que Carmilla podia ter dado respostas sobre ela, queria saber a sua história e de sua família, mas o livro é como se fosse apenas um relato de experiência da protagonista, que nem lembro o nome, sobre como foi de atraída por uma vampira, que se alimentava dela e se hospedava em sua casa.

E por fim tenho a disser que o não é romance, não a paixão, apenas atração.

Larissa633 26/02/2023

"vida e morte são estados misteriosos, e pouco sabemos acerca de suas particularidades."
...........

Renata 16/02/2023

A vampira sexy original
Carmilla é um livro pioneiro de seu gênero, uma obra tão clássica que serviu de inspiração para o próprio Drácula. De leitura rápida, porém instigante, Carmilla nos conduz pela história de Laura, uma jovem vitoriana seduzida pelos encantos da bela vampira.
Por mais que tenha sido concebida como uma ameaça aos valores morais de sua época, hoje em dia, Carmilla pode ser encarada como uma exploração da sexualidade feminina e desejos reprimidos, estando o livro recheado de passagens com subtexto erótico e constantes menções à beleza mortal da condessa de Karnstein.

Charly.nunes 14/02/2023

Que livro fantástico, um dos meus favoritos vampirescos. Ele como o primeiro conto de vampiro apresenta um vampiro mais em construção, vemos que não há muita explicação sobre como a personagens ficou assim de maneira bem explicada, mas as personagens são muito bem construida, o romance delas o sentimento delas são bem colocados, a persuasão e a manipulação psicológica que a Carmilla faz é bem inteligente, todo fato romântico que ela usa de forma sutil que vc só vai percebendo aos poucos, em sertos momentos vc até cai na labia dela. A família da Carmilla tbm é muito interessante, vc fica na ansiedade para tentar entender essa família de onde ela veio, e quando o mistério é desvendado vc fica chocado. O final achei muito bom comoarado com o Dracula do Bram Stoker, achei que seu final fez juz a sua força, não foi nada forçado, a personagem já estava em maus lençóis, foi pega desprevenida faz todo sentido ser morta por um humano. Apesar da natrativa não despertar tanto interesse como o de Dracula, Carmilla é um conto muito bem feito e bom

artemisia0 02/02/2023

É completamente diferente do que eu imaginei baseado no que falavam da obra e foi uma surpresa positiva.
Devido a época em que foi escrito a imagem da vampira é bem diferente do que conhecemos hoje em dia mas é igualmente fascinante. Gostei de como a história é contada e fiquei totalmente imersa na história, me senti como se quisesse ser uma pessoa da época passando pelo mesmo só para poder conhecer a Carmilla.

Enfim, é um ótimo livro que eu recomendo demais a todos que gostam de vampiros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5