O arquipélago

O arquipélago Erico Verissimo




Resenhas - O Arquipélago - Vol. 2


39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Carolina.Gomes 09/10/2023

Perto do fim?
Ainda sob a perspectiva de Floriano, mas tendo como personagem principal, seu pai, Rodrigo Cambará, vamos conhecendo a história da Revolução Federalista. A disputa entre Maragatos ou Federalistas e os pica paus , ou Republicanos.

Como toda Guerra, essa me pareceu absurda e sem sentido, mas até eles próprios pareciam perdidos e sem saber exatamente o objetivo e qual passo adotar.

Em alguns momentos me lembrou Guerra e Paz, mas sem os detalhes precisos de Tolstoi.
Os destaques, para mim, ficam por conta dos diálogos de Floriano com Tio Bicho, com os irmãos e consigo mesmo.

O capítulo intitulado Major Toríbio, diz mais sobre Rodrigo, mas me emocionou demais.

Já sinto uma nostalgia e uma saudade por perceber que estou concluindo essa maravilha que, certamente, revisitarei, ao menos para reler meus trechos preferidos.

Sigo amando fortemente a escrita de Érico, sua singularidade para envolver o leitor e seus personagens incrivelmente carismáticos.
Fabio 10/10/2023minha estante
Adorei a resenha Carolina!!!


Carolina.Gomes 10/10/2023minha estante
Estou amando essa leitura, Fabio! Queria q todo mundo lesse. ?


Fabio 10/10/2023minha estante
Amos os escritos do Erico, mas sou mais fã dos escritos do Luis Fernando!
Me convenceu, vou ler a serie!




Fernanda2407 14/05/2023

O mais interessante dos livros dessa coleção é acompanhar os acontecimentos históricos.
Por outro lado, as discussões ideológicas entre os personagens acabam sendo um pouco cansativas e deixam a leitura mais lenta.
comentários(0)comente



Andréia 25/12/2022

Incrível
Mais um pedaço da história dessa família fictícia incrível...
Continuamos com a história sendo contada pelo ponto de vista de Floriano, filho mais velho de Rodrigo Cambará, ele, que é um autor de romances frustrado, que está de volta a Santa Fé, não apenas por vontade de seu pai, mas também para se reencontrar como pessoa.
Nós aprofundamos um pouco na questão política da época de Getúlio Vargas, o que em alguns casos foi difícil para acompanhar todos os acontecimentos históricos, mas ao mesmo tempo, o livro é de uma riqueza de detalhes que muitas vezes me peguei de fato acreditando que a família Cambará fez parte do plano político da época!
A história de passa em duas partes, acontecimentos pós queda de Getúlio e volta ao tempo em que ele assumiu o poder. O auge de Rodrigo Cambará como amigo de Getúlio e parte de seu governo, e o declínio e doença dele após a queda do governo. Para mim, um livro incrível como todos os demais e que começa o fim da Saga com chave de ouro.
comentários(0)comente



Agostinho 23/11/2022

O Arquipélago Vol II - Erico Verissimo
No penúltimo livro da obra, assim como no volume anterior, tem-se a divisão da narrativa em momento passado, onde são abarcados fatos históricos marcantes como a Revolução de 23 no Rio Grande do Sul, bem como todo o desenrolar da Coluna Miguel Costa-Prestes (iniciada, por esse último, por meio de um levante em Santo Ângelo); e o momento presente, onde acompanha-se o retorno de Rodrigo Cambará a cidade de Santa Fé após a queda de Getúlio Vargas em 45, por meio dos olhares de Floriano, seu filho mais velho.

A paixão foi o sentimento que moveu as revoltas/revoluções. Sentimento este ligado a posse da terra, ao patrão, a liberdade, ao "fazer-se homem".

É nesse contexto, inserido na cultura regional gaúcha, que o autor também da mais espaço para o questionamento (e consequências) dos fatos históricos mundiais. Tem-se a interpretação das personagens sob os acontecimentos bem como a influência que estes exercem em cada um deles.

E, assim como o mundo exterior é visto pelo nosso prisma, também o oposto é verdadeiro: "I don't like you negro boy. Go back to where you belong".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carla Verçoza 11/09/2022

Esse segundo volume segue a mesma fórmula do anterior. Diálogos muito bem escritos, discussões políticas em alta, muitas questões filosóficas e existenciais. Ainda acompanhamos o Doutor Rodrigo já doente e seu filho Floriano, que é a grande personagem desse volume.
Agora ao último volume da saga!

"Construir pontes e outros meios de comunicações entre as ilhas do arquipélago - não será mesmo o supremo objetivo da vida?"

"A mim me impressiona muito menos uma carga de cavalaria dos Farrapos - continua Floriano - do que a coragem das mulheres desses guerreiros que ficaram em suas casas esperando os maridos, os filhos e os irmãos que tinham ido para a guerra. As mulheres que durante horas incontáveis de agonia ficaram ouvindo o uivar do vento no descampado e o lento arrastar-se do tempo."

"O vento hoje anda correndo e uivando como um desesperado por céus, ruas e descampados. Atrás de quem? Talvez do tempo. Diz a Dinda que o vento e o tempo têm uma briga antiga, que vem do princípio do mundo."
André Vedder 11/09/2022minha estante
Vai ser difícil desvencilhar da atmosfera e personagens de Santa Fé.


Carla Verçoza 11/09/2022minha estante
Vai, André, essa história fica com a gente. Não quero que acabe.




Jessi 09/09/2022

Ohhh Érico vc encanta é deixa saudades
Ohhhhh my good o que eu vou fazer quando acabar o último livro que está por vir!! Não sei como ficar sem Érico Veríssimo ele me encanta me fascina
comentários(0)comente



André Vedder 28/08/2022

O fim se aproxima...
E já sinto saudades dos ótimos diálogos políticos e filosóficos que Erico nos fornece durante toda sua obra.

"Meu velho, na minha opinião, amadurecer é aceitar sem alarme nem desespero essas contradições, essas...essas condições de discórdia que nascem do mero fato de estarmos vivos. Não escolhemos o corpo que temos (olha só o meu...) nem a hora e o lugar ou a sociedade em que nascemos...nem nossos pais. Essas coisas todas nos foram impingidas, digamos assim, de maneira irreversível. O homem verdadeiramente maduro procura vê-las com lucidez e aceitar a responsabilidade de sua própria existência dentro dessas condições temporais, espaciais, sociológicas, psicológicas e biológicas. Que tal? Muito confuso?"

" - É que ninguém ainda se lembrou de inventar uma droga para curar a maior doença da humanidade.
- A tuberculose?
O velho sacudiu a cabeça negativamente.
- Não. A estupidez."
Carla Verçoza 28/08/2022minha estante
Ainda bem que ainda tem mais um volume! ?


André Vedder 29/08/2022minha estante
Verdade Carla...mas já lerei com um aperto no coração.


Carla Verçoza 29/08/2022minha estante
Verdade, vou sentir muita falta dessa leitura


Maria 30/08/2022minha estante
Diálogos esplêndidos! Um dos nossos melhores escritores!


André Vedder 31/08/2022minha estante
Sem dúvidas Maria :-)




Marjory.Vargas 16/11/2021

“Marcando seu itinerário glorioso com as sepulturas dos companheiros que tombavam no caminho.”

O sexto volume traz, logo no início, o encerramento da Revolução de 1923. A coluna formada por Licurgo consegue tomar a Intendência, porém, em um ataque a uma estância, Licurgo acaba sendo ferido e nos despedimos desse personagem.

O período de paz pós-Revolução de 1923 foi curto. As guarnições militares das Missões se rebelam e Toríbio, irmão de Rodrigo, se junta a tropa na formação de uma coluna revolucionária liderada por Luiz Carlos Prestes.

No plano pessoal, continuamos acompanhando a derrocada moral do Dr. Rodrigo Terra Cambará. Ele se afasta cada vez mais dos filhos e da esposa. Rodrigo já nem tenta mais esconder suas escapulidas, e Flora está cada vez mais fria e distante com ele. Quando a história retorna à 1945, esse distanciamento entre o casal fica claro, quando, com Rodrigo morrendo, Flora mal aparece para vê-lo.

Conhecemos um pouco melhor Floriano, o filho mais velho de Rodrigo, que tem um acerto de contas pendente com o pai. Apesar de ser fisicamente uma cópia do pai, os dois não poderiam ser mais diferentes ideologicamente. Porém, Floriano tem um segredo: é apaixonado pela cunhada Sílvia, e esse sentimento pode incendiar ainda mais os ânimos já em polvorosa da família em conflito.

Tem bastante coisa para ser resolvida no último volume, e eu confesso que já estou com saudades dessa família. Apesar das raivas que o dr. Rodrigo me faz passar, ele é um dos personagens mais icônicos da literatura.
comentários(0)comente



Dem 17/09/2021

Esse foi maravilhoso...
Rodrigo ficou menos chato nesse, e o foco foi dividido com o seu filho, Floriano! Érico Veríssimo traz nesse volume, uma nostalgia com alguns personagens maravilhosos dos livros anteriores, ficamos triste em alguns momentos em lembrar de tudo que ocorreu até agora...
Uma pena que está chegando ao fim...
Vamos para o próximo e último livro da série e esperar que o final seja maravilhoso!
comentários(0)comente



Paula1735 30/06/2021

A Conclusão
O melhor livro de O Tempo e o Vento é com certeza um jeito incrível de fechar essa história que nos fez pelear, amar, chorar e principalmente lutar por tudo e todos!
Você acaba o livro, com aquele gostinho de quero mais, imaginando o que aconteceu em seguida. Esse é o livro que mais bem retrata a vida na sua forma mais pura, sem filtros nem enfeites. Como consequência acaba se sentindo parte do livro e as vezes tem ímpetos de dar um chega pra lá nos personagens hahaha!
comentários(0)comente



16/06/2021

Meu livro preferido dos 7! A mágica dos romances é fazer com que a gente realmente passe a viver nesse mundo. Me vejo falando, pensando, sonhando e despertando com o SOBRADO, com Rodrigo, com Floriano!
comentários(0)comente



Carla.Cristine 08/05/2021

Incrível
A finalização incrível dessa história que acompanha 200 anos da família Terra Cambará! Super trágico, emocionante, polêmico, engraçado, histórico...tudo junto misturado e ao mesmo tempo. Érico Veríssimo absolutamente magistral em sua escrita!
comentários(0)comente



Kaiã 14/04/2021

Nem acredito que está acabando, o clima já é de despedida. Me surpreende alguns personagens ainda estarem vivos, pode vim último livro!
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR