O arquipélago

O arquipélago Erico Verissimo

Resenhas - O Arquipélago - Vol. 2

Rosangela Max 21/01/2021

Na reta final da Saga...
Já estou no clima de despedida da Saga, já que esta história é a penúltima da edição de 7 volumes .
A temática que predominou neste livro não difere muito do livro anterior.
O destaque aqui fica por conta do Dr. Rodrigo Cambará. Um dos personagens mais ?verdadeiros? já retratados em livros. Com todas suas manias, defeitos e fraquezas... além da personalidade marcante e da vontade enorme de viver a vida em toda a sua plenitude.
Idolatria aos livros 22/01/2021minha estante
Parabéns.

Lurdes 24/01/2021minha estante
Li quase todos, em ordem aleatória. Tenho vontade de reler na ordem.
Outra, muito bacana é A Ferro e Fogo, do Josué Guimarães. Bem mais curta, mas muito potente.

Renata CCS 01/03/2013

O TEMPO E O VENTO - Uma trilogia épica
Como começar a falar de O TEMPO E O VENTO de Érico Veríssimo? Esta não é apenas a obra mais importante deste autor, é também uma das mais importantes do país. É uma trilogia épica que narra a história da família Terra Cambará e, através dela, a história da colonização do Rio Grande do Sul.

A trilogia inicia com a obra O CONTINENTE, através da história de Ana Terra, filha de bandeirantes, que tem um romance com um índio mestiço Pedro Missioneiro. Cobre o período histórico do século XVIII até 1895, com as lutas do início da República. Neste livro, os personagens fortes são as mulheres, não somente Ana Terra mas também sua neta Bibiana, casada com o audacioso e aventureiro Capitão Rodrigo Cambará. São as mulheres que mantém a sobrevivência da família enquanto os homens lutam em infindáveis guerras. O segundo livro, O RETRATO, descreve a vida do Dr. Rodrigo Cambará, neto do capitão. Através dos conflitos de Rodrigo, o livro discute os conflitos da sociedade da época, na virada do século XIX para o XX. Rodrigo tem diversos ideais políticos, que com o tempo vão se modificando pelos interesses econômicos. O último livro da trilogia, O ARQUIPÉLAGO, é uma obra mais reflexiva sobre a sua época e chega até 1945, durante o governo de Getúlio Vargas. O personagem principal é Floriano Cambará, filho de Rodrigo e também seu grande contestador. Tentando resgatar suas origens, Floriano encontra material para finalmente alcançar a maturidade que tanto almejara como escritor e começa a escrever a história de sua família: O Tempo e o Vento. E assim a trilogia termina exatamente onde começou.

Desde a sua primeira edição de 1949 o livro encanta, emociona e surpreende com personagens como Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bibiana, Capitão Rodrigo, Licurgo e Dr. Rodrigo, entre tantos outros. Creio que todos os personagens de O Tempo e o Vento formam uma galeria das mais bem sucedidas da literatura brasileira: são poucos os romances brasileiros com um equilíbrio tão marcante entre os personagens masculinos e femininos. É na força de seus personagens que a obra se tornou mágica e imortal. Também há um painel gigantesco da cultura do Rio Grande do Sul, a exposição das tradições gaúchas, com lendas, linguajar e o orgulho de um povo pelo seu estado. A intensidade histórica também é impressionante, o fôlego narrativo do autor tornaram a obra única e inesquecível. Nenhuma mísera resenha faz justiça frente a grandiosidade de Érico Veríssimo. É o tipo de livro do qual a gente não cansa de falar, apesar de não encontrar palavras para descrevê-lo de maneira satisfatória.
Jayme 05/03/2013minha estante
O Tempo e o Vento é o principal romance histórico brasileiro: é um vasto painel da formação da cultura e da sociedade gaúchas. Parabéns pela sua bela resenha. Inspiradora para quem já leu esta obra, instigante para quem a busca.

Renata CCS 06/03/2013minha estante
Obrigada pelas suas palavras Jayme. É uma obra única e tentei passar um pouquinho da minha paixão na minha resenha. Fico feliz que tenha gostado!

sonia 28/10/2013minha estante
Leitura indispensável para quem quer conhecer o Brasil. Personagens fortes, únicos, ricos. Muito boa resenha.

Renata CCS 28/10/2013minha estante
Obrigada Sonia. Esta obra é uma verdadeira paixão para mim.

Carolina.Gomes 09/10/2023

Perto do fim?
Ainda sob a perspectiva de Floriano, mas tendo como personagem principal, seu pai, Rodrigo Cambará, vamos conhecendo a história da Revolução Federalista. A disputa entre Maragatos ou Federalistas e os pica paus , ou Republicanos.

Como toda Guerra, essa me pareceu absurda e sem sentido, mas até eles próprios pareciam perdidos e sem saber exatamente o objetivo e qual passo adotar.

Em alguns momentos me lembrou Guerra e Paz, mas sem os detalhes precisos de Tolstoi.
Os destaques, para mim, ficam por conta dos diálogos de Floriano com Tio Bicho, com os irmãos e consigo mesmo.

O capítulo intitulado Major Toríbio, diz mais sobre Rodrigo, mas me emocionou demais.

Já sinto uma nostalgia e uma saudade por perceber que estou concluindo essa maravilha que, certamente, revisitarei, ao menos para reler meus trechos preferidos.

Sigo amando fortemente a escrita de Érico, sua singularidade para envolver o leitor e seus personagens incrivelmente carismáticos.
Fabio 10/10/2023minha estante
Adorei a resenha Carolina!!!

Carolina.Gomes 10/10/2023minha estante
Estou amando essa leitura, Fabio! Queria q todo mundo lesse. ?

Fabio 10/10/2023minha estante
Amos os escritos do Erico, mas sou mais fã dos escritos do Luis Fernando!
Me convenceu, vou ler a serie!

Dem 17/09/2021

Esse foi maravilhoso...
Rodrigo ficou menos chato nesse, e o foco foi dividido com o seu filho, Floriano! Érico Veríssimo traz nesse volume, uma nostalgia com alguns personagens maravilhosos dos livros anteriores, ficamos triste em alguns momentos em lembrar de tudo que ocorreu até agora...
Uma pena que está chegando ao fim...
Vamos para o próximo e último livro da série e esperar que o final seja maravilhoso!

DIRCE 20/11/2009

De volta à sala de aula
Levei meses e meses para concluir a leitura da trilogia de O Tempo e o Vento, mas acreditem que não há nisso nenhum demérito, apenas eu não consegui controlar minha ansiedade, pois tinha vários livros a minha espera e como, apesar de termos 2 olhos, infelizmente, eles se ocupam de 1 só coisa de cada vez ( já pensou se conseguíssemos ler 1 livro com cada olho? risos), eu me vi obrigada a ler esta vasta obra em doses homeopáticas.
Eu adquiri a trilogia do Tempo e o Vento em um Sebo e ela é composta de 4 volumes:
O Continente, O Retrato, O Arquipélago I e O Arquipélago II e deixarei neste último as minhas impressões de todos os 4.
Durante a leitura me senti transportada de volta à sala de aula. Sim porque E. Veríssimo ao escrever o tempo e o Vento abandonou a ficção urbana se dedicou a escrever um romance ficcional de uma possível formação do Rio Grande do Sul por meio da família Terra, Cambara, Amaral e Caré (aqui abro um parênteses para dizer que sabia da importância histórica da minha cidade Sorocaba, mas daí a fazer parte de um romance de É.Veríssimo..Uau!!!) e se estendeu a urbanização desse Estado e à realidade política até 1945( data em que houve a extinção do Estado Novo).
O romance conta com personagens fortes, ou melhor, fascinantes que são as mulheres (Ana Terra, Bibiana, Maria Valéria e, ouso incluir Sílvia, esta, por meio de seu diário nos permite relembrar a II Grande Guerra e suas implicações). Já, os homens, são sedutores como os 2 Rodrigos Cambará: o capitão Rodrigo e o Dr. Rodrigo, este, se torna deputado e, há ainda, Floriano; filho do Dr. Rodrigo que se mantém à margem de qualquer ideologia política.Ele, além de um contestador, é um escritor e se compromete a escrever a história da sua família.
A minha preferência recai sobre o volume I: O Continente, já que nele estão os protagonistas Ana Terra e o Capitão Rodrigo que "roubam a cena" e sobre volume IV: O Arquipélago II, pois além do conteúdo histórico político, que diga-se de passagem é atemporal (desde aquele tempo só havia politiqueiros?)eu também gostei muito do diário de Silvia no qual ela confidência o amor por Floriano e faz, como ela mesma diz, uma autóposia do seu casamento com Jango ( irmão de Floriano). Entretanto, compete a cada leitor descobrir a sua preferência, pois O Tempo e o Vento não é nada mais nada menos que uma obra de GRANDE RESPEITO e, portanto, imperdível.
Cris Paiva 20/11/2009minha estante
Meu sonho de consumo é ler esses livros. Desde que eu assisti a minissérie que passou na TV no século anterior que eu tenho fascinação pela historia da Ana Terra. Os livros eu tenho, só me falta a coragem!

Renata CCS 27/06/2013minha estante
Creio que são poucos os romances brasileiros com um equilíbrio tão marcante entre os personagens masculinos e femininos.

Carla Verçoza 11/09/2022

Esse segundo volume segue a mesma fórmula do anterior. Diálogos muito bem escritos, discussões políticas em alta, muitas questões filosóficas e existenciais. Ainda acompanhamos o Doutor Rodrigo já doente e seu filho Floriano, que é a grande personagem desse volume.
Agora ao último volume da saga!

"Construir pontes e outros meios de comunicações entre as ilhas do arquipélago - não será mesmo o supremo objetivo da vida?"

"A mim me impressiona muito menos uma carga de cavalaria dos Farrapos - continua Floriano - do que a coragem das mulheres desses guerreiros que ficaram em suas casas esperando os maridos, os filhos e os irmãos que tinham ido para a guerra. As mulheres que durante horas incontáveis de agonia ficaram ouvindo o uivar do vento no descampado e o lento arrastar-se do tempo."

"O vento hoje anda correndo e uivando como um desesperado por céus, ruas e descampados. Atrás de quem? Talvez do tempo. Diz a Dinda que o vento e o tempo têm uma briga antiga, que vem do princípio do mundo."
André Vedder 11/09/2022minha estante
Vai ser difícil desvencilhar da atmosfera e personagens de Santa Fé.

Carla Verçoza 11/09/2022minha estante
Vai, André, essa história fica com a gente. Não quero que acabe.

Kaiã 14/04/2021

Nem acredito que está acabando, o clima já é de despedida. Me surpreende alguns personagens ainda estarem vivos, pode vim último livro!

16/06/2021

Meu livro preferido dos 7! A mágica dos romances é fazer com que a gente realmente passe a viver nesse mundo. Me vejo falando, pensando, sonhando e despertando com o SOBRADO, com Rodrigo, com Floriano!

Ediane.Siqueira 11/04/2021

Mas um livro com o Érico brilhando na construção dos diálogos e na vida de Rodrigo Cambará. Assim como o volume l este também é de fácil leitura, fluído.. Ansiosa para dar início ao último livro da saga.

Jessi 09/09/2022

Ohhh Érico vc encanta é deixa saudades
Ohhhhh my good o que eu vou fazer quando acabar o último livro que está por vir!! Não sei como ficar sem Érico Veríssimo ele me encanta me fascina

Geraldo 31/03/2021

Prepare-se para Rodrigo Cambará!! Parte 2
Floriano com suas anotações da família vai desenrolando a historia.
Aqui; mostra seu pai bem debilitado na cama, recebendo seus amigos e o medico para conversas de cunho filosóficos, que ocupam paginas e paginas.
Toríbio, seu tio; irmão de Rodrigo Cambará tem um capitulo dedicado a ele.
Machão, xucro, resolve se alistar para ajudar num conflito, afinal um Cambará macho jamais morre numa cama.
Dona Maria Valéria é de longe a personagem mais carismática.
Contimue no proximo volume...

Amanda 12/12/2020

[Impressão da Obra Completa]
Finalizei a saga da família Terra-Cambara com lágrimas nos olhos. Que orgulho de tê-lo em nossa literatura! Foi uma imersão dentro da história do nosso país que me levou até estudar na busca de relembrar o contexto onde a narrativa se encontrava. E os personagens? Quanta profundidade! Diálogos e momentos que me levaram a refletir sobre o ser humano e nos incríveis debates políticos de cada período.

André Vedder 28/08/2022

O fim se aproxima...
E já sinto saudades dos ótimos diálogos políticos e filosóficos que Erico nos fornece durante toda sua obra.

"Meu velho, na minha opinião, amadurecer é aceitar sem alarme nem desespero essas contradições, essas...essas condições de discórdia que nascem do mero fato de estarmos vivos. Não escolhemos o corpo que temos (olha só o meu...) nem a hora e o lugar ou a sociedade em que nascemos...nem nossos pais. Essas coisas todas nos foram impingidas, digamos assim, de maneira irreversível. O homem verdadeiramente maduro procura vê-las com lucidez e aceitar a responsabilidade de sua própria existência dentro dessas condições temporais, espaciais, sociológicas, psicológicas e biológicas. Que tal? Muito confuso?"

" - É que ninguém ainda se lembrou de inventar uma droga para curar a maior doença da humanidade.
- A tuberculose?
O velho sacudiu a cabeça negativamente.
- Não. A estupidez."
Carla Verçoza 28/08/2022minha estante
Ainda bem que ainda tem mais um volume! ?

André Vedder 29/08/2022minha estante
Verdade Carla...mas já lerei com um aperto no coração.

Carla Verçoza 29/08/2022minha estante
Verdade, vou sentir muita falta dessa leitura

Maria 30/08/2022minha estante
Diálogos esplêndidos! Um dos nossos melhores escritores!

André Vedder 31/08/2022minha estante
Sem dúvidas Maria :-)

Paula1735 30/06/2021

A Conclusão
O melhor livro de O Tempo e o Vento é com certeza um jeito incrível de fechar essa história que nos fez pelear, amar, chorar e principalmente lutar por tudo e todos!
Você acaba o livro, com aquele gostinho de quero mais, imaginando o que aconteceu em seguida. Esse é o livro que mais bem retrata a vida na sua forma mais pura, sem filtros nem enfeites. Como consequência acaba se sentindo parte do livro e as vezes tem ímpetos de dar um chega pra lá nos personagens hahaha!

Carla.Cristine 08/05/2021

Incrível
A finalização incrível dessa história que acompanha 200 anos da família Terra Cambará! Super trágico, emocionante, polêmico, engraçado, histórico...tudo junto misturado e ao mesmo tempo. Érico Veríssimo absolutamente magistral em sua escrita!