O arquipélago

Resenhas - O Arquipélago - Vol. 3

1 | 2 | 3 | 4

Paulo 14/12/2020

O fim de uma jornada
Haveria tanta coisa a ser dita sobre essa obra. Eu nem sei ao certo como escrever uma resenha ao nível da grande saga que eu acabo de ler; talvez o que eu escrevo agora não é sequer uma resenha, mas um relato da experiência.

Chego ao fim de uma longa história com personagens que certamente deixaram suas marcas em minhas aventuras literárias, e deixaram também saudades; vou sentir falta de acompanhar as histórias da família Terra Cambará, que por séculos acompanhei a ponto de me sentir agora alguém de casa, ou melhor, alguém do Sobrado. Vou sentir falta dos finais de tarde de discussões no círculo social de Rodrigo, da Dinda, das paisagens serenas do Angico, das aventuras de Bio, das filosofias de Floriano, do diário de Sílvia, das superstições populares antigas e das memórias que guardei dos antepassados da família desde a época que Ana Terra era ainda uma moça. Por fim, sentirei saudade de Santa Fé como quem deixa uma cidade e leva na mala a saudade dos tempos em que lá viveu. Mas aqui é diferente, pois deixo agora uma cidade que acompanhei desde o dia da fundação, passando por todas as brigas de famílias, as gerações de pessoas e o lento desenvolvimento da cidade e seus habitantes.

Não sei se voltarei a ler essa obra no futuro, pois tenho outras tantas, mas caso não ler eu posso dizer que soube aproveitar o momento único de ter passado por essas páginas, eu soube aceitar essa eterna contenda entre o tempo e o vento, que nunca param.

Érico Veríssimo foi genial ao se jogar de corpo e alma na construção dessa obra tão vasta.

Por fim, recomendo essa saga a todos que gostam de literatura brasileira, de histórias longas, de discussões, de romances históricos e, claro, recomendo a todos os nossos conterrâneos do belo Rio Grande do Sul.
Jamile.Almeida 15/12/2020minha estante
Começo essa jornada em março! Espera ter uma experiência tao boa qnt vc!

Rosangela Max 27/01/2021

Vai deixar saudade!
Foi um prazer enorme ler a saga ?O Tempo e o Vento? e este último livro fez bonito ao encerrar esta história linda da família Terra-Cambará.
Érico Veríssimo me encantou tanto com esta série que estes livros se tornaram os meus livros favoritos da vida.

Carolina.Gomes 15/11/2023

Um livro da vida?
Hoje chego ao fim da leitura dessa obra fantástica que me acompanhou, ao longo desse ano?

Coração repleto de gratidão e orgulho de ter concluído a leitura dessa maravilha da literatura brasileira.

Érico é um gigante. Digo É pq, para mim, os grandes escritores nunca morrem. Estão eternizados em suas obras.

Meu amor por Érico nasceu da leitura de Olhai os lírios? a partir dali, soube que teria que ler tudo que ele escreveu. Tinha a impressão de que ele falava diretamente à minha alma.

Eu posso dizer com certeza, que sou outra Carolina após essa leitura.

Como foi maravilhoso fazer uma autoanálise, junto com Floriano! Como foi emocionante acompanhar o difícil diálogo entre pai e filho, tão semelhantes e distintos e pensar no medo que tenho de nunca ser capaz de dizer tudo que sinto ao meu próprio pai.

Vou levar para sempre as lições do Tio Bicho, sobre bem viver e conviver, respeitar as diferenças e ser você mesmo.

A dinda, com sua resignação e firmeza, sustentando o Sobrado e a família. Me fez refletir sobre a nossa capacidade de resiliência. A coragem q a vida requer de nós ( já dizia Guimarães Rosa)?

Toríbio, forte, corajoso, um homem tosco, porém, coerente em suas convicções, me encantou, me divertiu e me emocionou.

Ana Terra, Bibiana, Capitão Rodrigo são lendas da literatura nacional.

Rodrigo Terra Cambará ícone da passionalidade, da vaidade, do cabotinismo, contraditório em si mesmo e, absolutamente apaixonante. Eu, com certeza, passei pano para ele e o MOP, tb!

Essa resenha é uma declaração de amor ao Érico e aos seus personagens marcantes e maravilhosos.

Foi lindo e eu espero revisitá-los um dia desses, em Santa Fé.

"Existir é estar aberto a todas as paixões do mundo e às suas consequências..."
Craotchky 15/11/2023minha estante
Belíssimo texto, Carolina. Dá pra sentir seu carinho pela obra e pelo autor.
Espero que outros mais livros do Erico lhe encantem; embora você tenha começado justamente com os mais consagrados... heheeheheh

13marcioricardo 15/11/2023minha estante
Também as tuas resenhas são literatura ?

Carolina.Gomes 15/11/2023minha estante
Ah! Fico feliz Craotchky

Carolina.Gomes 15/11/2023minha estante
Marcio, vc é suspeito ?

Yasmin V. 15/11/2023minha estante
Ahhh que resenha linda!! ? Pretendo começar ano que vem!! Incidente em Antares talvez venha primeiro rs

Eliza.Beth 18/11/2023minha estante
Acompanhar sua leitura foi um deleite! Com certeza lerei um dia.

Leonardo.H.Lopes 14/05/2021

Uma declaração de amor
Quando ler vira um hábito e você já leu tantas coisas na vida, acaba que ler algo que realmente te surpreenda se torna algo raro. Não que ler se torne alguma coisa que a gente faz por fazer, quem é leitor sabe do prazer de simplesmente ler, mas quando a leitura vem acompanhada de emoção, paixão, êxtase, estupor, respeito, admiração, a literatura é elevada a outro patamar. Nesse exato momento, acabo uma jornada de três meses por uma obra que nem sei ao certo como descrever, há tantas coisas a ser ditas e contempladas nesse texto que esse é apenas um breve relato de uma experiência.

Cheguei ao fim dessa história homérica com personagens que deixaram marcas indeléveis na minha vida literária e que com certeza deixarão saudades. Sempre me lembrarei, naqueles momentos em que meus olhos brilham longe porque estou contemplando aquelas cenas que só existem na minha cabeça e que me foram dadas pelos livros, de cada personagem, desde Pedro Missioneiro até Floriano Cambará. Me recordarei do Angico, do Sobrado, de um certo Capitão Rodrigo, de Ana Terra, Dinda, Luzia, da figueira da Praça, das paisagens serenas gaúchas, das revoltas e revoluções, das aventuras de Bio, das superstições e folclores, dos ideais, d’O Retrato. Sentirei saudades de Santa Fé, uma cidade fictícia onde eu morei nesses três meses enquanto percorria essas duas mil e quinhentas páginas e que agora me sinto como um morador que fez as malas e se foi, sempre disposto a recordar de cada pedacinho como se fosse seu lar no mundo dos fatos. Toda vez que ventar, lembrarei da contenda entre o tempo e o vento, recordarei da velha Bibiana se balançando em sua cadeira e de todas as situações que as mulheres daquela família tiveram de suportar e o representaram, muitas vezes de modo anônimo, na história de um povo, tanto intra como extranarrativamente.

Com toda certeza, essa obra literária fez de mim uma pessoa melhor, uma pessoa capaz de sentir mais as nuances e sutilezas da vida, alguém com uma habilidade melhor de tentar traçar, nas medidas de minhas possibilidades, pontes entre as ilhas que cada ser humano representa no arquipélago que é a humanidade. Verissimo sai do desconhecido para se tornar um dos meus escritores preferidos, um dos que eu mais respeito, admiro, e um dos que escreveu algo que me fez recordar do poder da arte literária. O Tempo e O Vento é uma declaração de amor do Erico Verissimo para o Rio Grande do Sul, para esse país e para nossa literatura.

Daniel 14/05/2021minha estante
Fico até ansioso por me aventurar logo nessa saga também :)

Leonardo.H.Lopes 14/05/2021minha estante
Eu também queria ler faz anos, finalmente finalizei. Muito bom!!

Helder 14/05/2021minha estante
Linda resenha. Estou nesta empreitada este ano também e sentindo exatamente o que vc descreve.

Dem 20/09/2021

Final perfeito!
Enfim chego ao final da saga dos Terra-Cambará! Os diálogos nesse último livro foi de uma nostalgia em relação aos primeiros livros...
Teve lembranças dos personagens antigos, reconciliações, brigas, mortes, amores... praticamente, teve de tudo nesse livro. Não iria conseguir falar mais sem spoilers!
Que jornada magnífica!
Recomendo que leiam totalmente essa saga, terá momentos chatos (são poucos),persistam que não vão se arrepender! Nota 11/10!

Vitor Dilly 16/07/2023

A antiga briga do vento e do tempo
Tal como refletiu Floriano, o personagem desta saga dos Terras e dos Cambarás, a mim também me impressionou muito menos as tensas cargas de cavalarianos Farrapos, do que a coragem das mulheres desses guerreiros que ficaram em suas casas esperando os maridos, os filhos e os irmãos que tinham ido para a guerra. As mulheres gaúchas que durante horas incontáveis de agonia ficaram ouvindo o uivar do vento no pampa descampado e o lento arrastar-se do tempo.

Mulheres testemunhas de uma briga que vem do princípio do mundo...

Ouviram solitárias a antiga briga do...

O tempo e o vento.

Lili 28/07/2023

Encruzilhada das emoções
Terminar essa saga, trouxe-me diversos sentimentos e sensações; angústias, tristezas, felicidade.

O livro foi sendo construído aos poucos por Erico Veríssimo, e eu li ele aos poucos, ao total foram anos lendo ele, e ele finalizou no momento certo em minhas mãos.

Os capítulos de o diário de Silva e encruzilhada tem uma marca muito grande, principalmente o último onde realmente sabemos que a história está numa encruzilhada e que o fim chegará.

Foi muito bom relembrar tantos personagens que passaram, e como me vi tendo carinho e apego ao doutor Rodrigo Cambará, como se fosse uma pessoa tão viva.

Floriano nas últimas páginas foi uma alegria com um misto de medo, das decisões que tomará.

Sentirei saudades, confesso, me apeguei aos personagens sem nem perceber.

Recomendo a leitura, para fazer ela no seu tempo, absorvendo o máximo que conseguir.

Erico Veríssimo brilhante como sempre .

caroukruger 31/03/2021

O final da série O Tempo e o Vento não poderia terminar de maneira melhor. Conhecemos novas faces de Floriano e Sílvia que leva o livro para um novo rumo.
Amei conhecer o diário de Sílvia e o seu ponto de vista sobre a vida. Percebemos uma evolução linda na personagem que antes como menina tímida que buscava no Sobrado uma casa, até o final onde a mulher se torna referência de amor e acolhimento com os homens da casa.
Erico evolui Floriano de uma forma delicada e sincera, me vi bastante nele quando pensamos demais em tudo para fazer buscando sempre um significado para a vida. O personagem que busca aceitação, amor, carinho sem antes conseguir mostrar sua vulnerabilidade diante daquele que mais admira e odeia.

16/06/2021

Eu nem acredito que acabou! Ah, Érico. Eu queria tanto tanto tanto te agradecer. Acho que ninguém poderia deixar um presente maior ao mundo. Que obra fantástica! Sou sua fã. Obrigada por todos os momentos vividos. Por todos os personagens. Por todas as reflexões políticas, filosóficas, existenciais, econômicas. Que riquezaaaaaaaa de saga! Apaixonada pra sempre.

Kaiã 30/04/2021

Acabar uma série tão grande é sempre um momento de saudade e eu já estou com saudade. Por ser o último volume já começou com um clima de despedida que só foi aumentando até os 3 últimos capítulos que são nostalgia pura.
Dentre esses capítulos, o diário Silvia e a conversa entre Floriano e Rodrigo me marcaram demais. O plano de fundo histórico da era Getúlio Vargas e segunda guerra mundial foram excepcionais.
O tempo e o vento é um livro para a vida. Todos deveriam ler um dia.

Ediane.Siqueira 25/04/2021

Que saga!!
O que falar sobre essa saga?? Aqui não faço resenha apenas uma anotação sobre o que senti enquanto li a obra e uma memória para o futuro.
Me despeço da família Terra Cambará na certeza que sentirei saudades, sinto-me como se fosse uma simples moradora de Santa Fé prestes a se mudar, deixando para trás os antigos vizinhos com suas histórias, o Ângico, o cheiro do pão quentinho, as festas do Clube Comercial e tudo mais que aquela cidade proporciona.
Por muitos momentos não queria ler longos diálogos sobre política no sobrado, mas aprendi muito com eles, foram uma aula da história desse país.
Que história, que família... "Era mundo velho sem porteira".

Leila 14/03/2023

Eis que cheguei ao fim da amada saga O tempo e o vento do maravilhoso Érico Veríssimo, e que delicia foi ler todos esses volumes acompanhando a vida da família Terra Cambará por gerações. Houve momentos de tensão, de risadas frouxas, de amor e de um certo ódiozinho também, rs. Eu me apaixonei pelo Rodrigo Cambará malandrão mulherengo e político fervoroso, defensor de Getúlio Vargas e o Estado Novo até à sua morte. Foram tantos casais que acompanhei durante essa experiência excepcional de leitura que nem sei dizer qual foi meu favorito. Mas posso apontar muitas mulheres fortes e aguerridas, como a quase imortal Maria Valéria. Homens broncos, dedicados à família, mas com gana de guerras e conflitos também foi o que mais teve durante toda a Saga e tenho que concordar com as falas finais de alguns personagens, outros tempos. Tempos que ficaram para trás realmente e resta saber se foram bons, melhores do que os atuais em alguns aspectos. Para as mulheres sempre muito sofrido, quase todas com as vidas dedicadas à familia, aparecendo alguma ou outra fora da curva (como é normal acontecer mesmo). Enfim, uma verdadeira aula de história do Brasil também pegando um gancho até mesmo na Segunda Guerra Mundial e os rumores e humores que circulavam na época por aqui, em terras tupiniquins. Eu posso afirmar que tive uma experiência de leitura completa e muito satisfatória. Orgulhosa de termos tido escritores como Érico Veríssimo por aqui. ❤️ Vale cada minuto dedicado à essa obra extensa, a recompensa é certa. Pode cair dentro sem medo. #ficaadica

Carla Verçoza 15/09/2022

Encerro essa belíssima saga já com saudades da história, das personagens. Que experiência magnífica.
Aqui seguimos com os relatos de Rodrigo e Floriano. Como diferencial, temos a perspectiva de Sílvia, através de seus diários.
O final do livro é arrebatador, com um acontecimento importante e um encerramento que se volta para muitas personagens da obra.
Recomendo muito a todos que não deixem de ler essa obra prima da literatura brasileira.
Érico se torna um dos meus autores favoritos, já quero ler tudo dele.

Wallas Felippe 23/07/2009

Dedicado à obra!
Tempo...

Às vezes o tempo é nosso maior inimigo,
Outras vezes é nosso maior aliado.
Nada melhor do que dar tempo ao tempo,
Pois tempo é remédio para tudo

A única coisa que sinto nesse momento é o vento lá fora.
O vento sopra e o tempo passa...
O tempo e o vento...

É noite,
Só encontro você em meus pensamentos.
Meus únicos companheiros são:
O tempo e o vento...

Tudo passa,
A morte chega quando você menos espera.
Só restarão duas coisas:
O Tempo e o Vento...

(Wallas Felippe)

André Vedder 25/09/2022

Finito
Com olhos lacrimejados e um sorriso satisfeito. É nesse estado de espírito que chego ao término da série, e que já considero uma das leituras mais marcantes até então.
Nessa última parte da saga, além de todas as qualidades já descritas em resenhas anteriores, destaco o capítulo voltado ao diário de Sílvia, onde o autor esbanja sensibilidade e nos brinda com lindas passagens.
Érico entrega um desfecho a altura de toda a obra e após alguns meses imerso na cidade de Santa Fé e no mundo dos Terra/Cambará, me sinto como um vizinho próximo e íntimo do Sobrado, e desde já sinto saudades. Acredito que não me esquecerei tão cedo de Rodrigo, Floriano, Tio Bicho, Maria Valéria, Toríbio e tantos outros personagens brilhantemente trabalhados pelo autor.
O Tempo e o Vento é tão maravilhoso e tão rico em seu conteúdo, que é impossível descrever toda sua grandiosidade. Por isso só me resta agradecer. Obrigado Érico!

"(a vida não será um pouco isso - um repetido mudar de identidade, numa tentativa de despistamento dos outros e de nós mesmos? Quantos pseudônimos e máscaras usamos no decorrer de uma existência?)"

"Ora, um dia vais compreender que essa separação entre nós e os outros não é tão nítida quanto parece. Não descobriste ainda que para os outros nós somos os outros?"
Carla Verçoza 25/09/2022minha estante
Foi realmente uma das melhores leituras que já fiz. Que final excelente! Já terminei há alguns dias e ainda estou sob impacto dessa obra.

André Vedder 25/09/2022minha estante
Pois é Carla, um sentimento de orfandade toma conta da gente.

1 | 2 | 3 | 4