Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Livinha 12/04/2024

Genial!
Esse é o segundo livro do Ken Follet que leio e eu acho que nunca vou me acostumar com a sua inteligência.
Nunca tinha lido nada sobre a Primeira Guerra e esse livro foi como uma aula!
O que mais me encanta nos livros do autor são os personagens super bem construídos. Cada um é tão peculiar que mesmo com a quantidade de protagonistas em momento algum você se confunde.
Tirei 0,5 estrela porque não me conformei do Fitz não ter sido desmascarado a respeito das traições. Do resto, impecável!

Carol 29/03/2024

Livro bom!
Gostei bastante!
Demorei um pouco pra conseguir ler porque são muitas páginas, muitos personagens e eu me perdia demais
Mas gosto do crescimento dos personagens e de como as coisas foram se mesclando com a realidade
Me fez pesquisar MUITA coisa sobre a primeira guerra que eu não fazia ideia, mas fiquei muito feliz por ter lido isso
Gostei c;

Brunny Rocha 28/03/2024

Um drama muito bem elaborado que mistura com muita sabedoria a ficção da realidade.
Depois dos 30% da história, a gente está tão envolvido com os personagens e sua trajetória que nos pegamos torcendo, ficando triste, e comemorando suas alegrias.
Além do prazer da leitura, uma fonte de conhecimento, aprendi tanto com esse livro ??

Vinícius 27/03/2024

É fascinante como Ken Follett habilmente entrelaça ficção com fatos históricos, proporcionando uma compreensão clara de eras passadas que nos faz questionar nosso desinteresse anterior por aulas de história. A trilogia “Os Pilares da Terra” foi uma imersão cativante na Idade Média, e “A Queda dos Gigantes” seguiu o mesmo caminho, sem deixar a desejar. A habilidade de Follett na criação de personagens e no desenvolvimento de uma trama complexa é notável, e apesar da extensão da obra, ela nunca se torna tediosa. Para aqueles hesitantes em enfrentar um livro volumoso, podem embarcar nesta leitura sem receios, pois é garantido que a terminarão; e para os já familiarizados com o trabalho de Follett, este livro certamente capturará sua total atenção.

Ana 26/03/2024

Uma verdadeira aula de história sobre a primeira guerra mundial. O autor descreve todas as articulações políticas até chegar na guerra propriamente dita. Misturando personagens reais com fictícios, o autor nos traz uma história completa e impecável sobre a guerra.

GeL 21/03/2024

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Senta que o papo por aqui vai ser longo rs.

E aí meu povo, tudo bom com vocês? Se a tua vibe é livros de ficção histórica, continue por aqui porque esse foi feito para você, sem sombra de dúvidas.

Ken Follet nos apresenta em sua trilogia O Século o período de guerras que mudou a humanidade, em Queda de Gigantes vamos ter um recorte histórico no período da Primeira Grande Guerra. O livro é dividido em partes e as principais vão mostrar o pré guerra, a guerra em si e o pós guerra, tudo isso seguindo personagens fictícios, afinal isso é um romance.

Bom, vamos falar um pouco sobre cada período. No começo de tudo vemos um mundo em tensão, os grandes impérios com seus governantes arrogantes e que ainda insistiam em velhos modos de governar. Cada um tinha interesses próprios e vontade de expandir seu território, porém estamos vivendo em um mundo muito mais civilizado e que respeitava minimamente a soberania do outro. Já existia uma guerra aquecendo e que precisava apenas de um estopim, que foi o assassinato do Arquiduque.

Logo em seguida a guerra é deflagrada e os aliados se unem para defender seu território. Vamos ter Alemanha em duas frentes de batalha, contra a Rússia e a França. A princípio a Alemanha se sai muito bem, porém com a força dos aliados aumentando a guerra entra em um impasse até a declaração de paz. Nessa parte vemos várias decisões tomadas por muita gente incompetente e que acabou por levar milhões à morte. A revolução Russa também acontece o que acaba por levar a saída do país da guerra. É o começo da queda dos impérios e uma nova ordem mundial se estabelecendo.

Ao final vamos ter um pouco do pós guerra, como cada país saiu ao fim de tudo e obviamente com a Alemanha sendo obrigada a pagar a conta. Ainda teremos algumas confusões e pequenas batalhas acontecendo fora do cessar fogo principal entre os países, e claro, o desfecho dos personagens.

Como eu disse, isso é um romance, e o Ken vai nos dar uma aula de história romantizada, se mantendo o mais fiel possível aos fatos históricos, mas tudo é contado através da visão de diversos personagens. Temos o núcleo galês, americano, inglês, alemão e russo, e em cada um deles temos um leque de personagens muito interessantes e grande. São famílias que vão ter suas histórias contadas e dentre eles alguns vão se destacar e eu preciso falar sobre eles para vocês.

Billy é o galês que aprendeu muito com o pai, um sindicalista, a defender o direito do seu povo. Ele tem uma ousadia e força de caráter admiráveis. Ele é um confrontador e não aceita tudo tão facilmente, definitivamente um dos meus favoritos. Ele tem uma irmã, Ethel, que começa como uma criada bem iludida e envolvida em um romance proibido, mas que tem um grande desenvolvimento ao longo do livro e o plot dela é um dos mais interessantes no livro.

Entre os ingleses nós temos Lady Maud e Fitz, ambos irmão e aristocratas, mas enquanto Maud é inclinada politicamente a entender e lutar pela causa feminina, Fitz é um direitista e defensor ferrenho da monarquia. Fitz vai te fazer passar muita raiva ao longo do livro rs. Os irmãos tem um amigo alemão, Walter, que é genial e também um dos meus favoritos. Ele auxilia na diplomacia alemã na Inglaterra e sério, é um personagem genial e que nos faz torcer com força para que ele sobreviva a guerra.

Do lado americano nós temos Gus, filho de um senador americano, ele é um personagem que vai passear bastante entre os núcleos. A maior parte da história vai focar na Europa e ter um vislumbre da América democrática é um refresco em toda a monarquia europeia rs. O Gus vai estar no centro do poder americano e através dele vamos ter a visão dos EUA nesse período.

Por fim chegamos aos russos, um dos plots mais interessantes. Sempre achei a história da Rússia muito interessante e esse livro só deixou mais interessante ainda. Vamos acompanhar Grigori e o sonho dele de viver em uma sociedade melhor. Ele é um bolchevique que odeia o Czarismo, se preparem para vê-lo atuando bastante durante a revolução Russa. O Grigori é um sonhador e ele idealiza muito o país em que ele quer viver, e logo ele vai descobrir que nem todo sonho pode se tornar realidade.

Como disse, em algum momento esses personagens vão se encontrar e ao mesmo tempo vão viver suas próprias histórias, o que enriquece muito o livro. Cheio de informações e que nos faz querer conhecer ainda mais a história mundial. Essa foi a minha segunda vez lendo e nossa, como valeu a pena!

Indico demais que todos leiam e mergulhem nessa aula de história romanceada e tão bem escrita que você vai se sentir vivendo tudo junto com os personagens.

Até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2024/03/resenha-456-queda-de-gigantes.html

Adriel Alves 20/03/2024

Romance histórico de primeira!
Ler Queda de Gigantes é ter a certeza de que irá se encantar com a profundidade dos personagens. São pessoas descritas com tanta personalidade que parecem íntimas de nós. Junto a isto, temos a habilidade de Follett na escrita, que a torna fluida e divertida de se ler. Certamente houve muito estudo para compor o livro, haja vista a minúcia com que são tratados os fatos históricos. Somos inseridos naqueles contextos como se estivéssemos lá junto com os protagonistas. Queda de Gigantes é um livro gigante, em todos os sentidos, uma obra obrigatória para quem ama ler.

Alelorencastro 10/03/2024

Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados pela Primeira Guerra Mundial
O livro conta a história de cinco famílias durante o período que envolve desde a Primeira Guerra Mundial até aproximadamente cinco anos do pós-guerra. Entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, o autor nos leva a vivenciar esse período da história de diferentes perspectivas, em função da origem e trajetória de vida de cada um dos seus personagens.

Na Grã-Bretanha, o destino dos Willians, uma família galesa de mineradores, se entrelaça em uma história de amor e ódio com a família aristocrática do conde Fitzherberts, que é casado Bea, uma princesa russa. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, vítimas da tirania da família real da princesa Bea, seguem caminhos distintos: enquanto Lev foge para os Estados Unidos, Grigori se junta à revolução bolchevique. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, a inglesa lady Maud Fitzherberts, para lutar por seu país na guerra. E ainda tem Gus Dewar, um assessor do presidente americano que, apesar de ter lutado na guerra, sempre trabalhou pela paz.

De uma forma magistral, o autor constrói uma história surpreendente, retratando um mundo em rápida transformação. A leitura é fluida, despertando o interesse do leitor a cada página.

Siqueira 24/02/2024

Primoroso
912 páginas de muito suspense, emoções. História que mescla personagens fictícios com personalidades reais. E mostra um pouco de história sobre o início e fim da primeira guerra mundial

Fred Zanitti 17/02/2024

Uma aula de história
Ler uma história tão rica em detalhes de um acontecimento tão marcante como a primeira guerra mundial é extraordinário! Ken Follett consegue misturar ficção com a realidade de uma maneira impecável. A narrativa dos acontecimentos praticamente nos transportam para o momento vivido num texto fácil e envolvente. Recomendadissimo para todos os entusiastas da história e para todos os fãs de Follett.

Nickie Dias 11/02/2024

Uma leitura envolvente
Ken Follet numa história ficcional, narra a história do americano Gus Dewar, do Alemão Walter von Ulrich, dos britânicos Conde Fitzherbert e Maud Fitzherbert, dos galeses Billy Williams, Ethel Williams e dos russos Grigori e Lev Peshkov, entrelaçadas com alguns personagens históricos e tendo como pano de fundo um dos momentos mais tristes do século XX a Primeira Guerra Mundial.
Nesse primeiro livro da trilogia O século, acompanharemos o romance entre um alemão e uma britânica, enquanto seus países travam uma guerra.

Follet conta com maestria como a ignorância e arrogância dos homens no poder, culminaram na primeira grande guerra. Da exploração a mão-de-obra feminina, ao privilégio nas hierarquias do exército e sacrifícios que homens comuns fizeram por uma guerra que não clamaram.
Enquanto isso, temas como a xenofobia, o sufragismo, as desigualdades sociais e a democracia vão sendo abordadas, trazendo a tona velhas reflexões e problemas que ainda assolam a humanidade.

LuAs.Americo 11/02/2024

Amei, 5 estrelas
Livro com excelentes passagens históricas vividas durante a primeira guerra mundial. A vida de 5 famílias de diferentes nacionalidades (EUA, Alemanha, França, EUA e URSS) se entrelaçam entre tórridas paixões e grandes conflitos.

Paulo.Biasotto 11/02/2024

Bem tramado, porém com momentos tediosos, como qualquer livro com mais de quinhentas páginas. Mas vale muito a pena ler. Recomendo. Este livro é sobre a primeira guerra mundial. O segundo livro trata da segunda grande guerra, já estou com ele.

Helder Cavalcante 28/01/2024

Surpreendentemente
O destino de cinco famílias, em cinco países, apresentados sob as mudanças que aconteceriam ao longo de uma mesma época. O encontro salutar entre ficção e realidade é fantástico.