Queda de Gigantes

Ken Follett

Resenhas - Queda de Gigantes

Erika 21/09/2020

QUEDA DE GIGANTES
Não sei o que dizer, esse é o quarto livro de Ken Follett que leio, e sério que autor é esse? Esse livro é incrível
Marcela 21/09/2020minha estante
Começar a ler Ken Follet é um mundo sem fim rsrsrs

Alelorencastro 10/03/2024

Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados pela Primeira Guerra Mundial
O livro conta a história de cinco famílias durante o período que envolve desde a Primeira Guerra Mundial até aproximadamente cinco anos do pós-guerra. Entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, o autor nos leva a vivenciar esse período da história de diferentes perspectivas, em função da origem e trajetória de vida de cada um dos seus personagens.

Na Grã-Bretanha, o destino dos Willians, uma família galesa de mineradores, se entrelaça em uma história de amor e ódio com a família aristocrática do conde Fitzherberts, que é casado Bea, uma princesa russa. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, vítimas da tirania da família real da princesa Bea, seguem caminhos distintos: enquanto Lev foge para os Estados Unidos, Grigori se junta à revolução bolchevique. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, a inglesa lady Maud Fitzherberts, para lutar por seu país na guerra. E ainda tem Gus Dewar, um assessor do presidente americano que, apesar de ter lutado na guerra, sempre trabalhou pela paz.

De uma forma magistral, o autor constrói uma história surpreendente, retratando um mundo em rápida transformação. A leitura é fluida, despertando o interesse do leitor a cada página.

Thais 02/07/2021

Sobre quando eu aprendi a não julgar um livro pela capa
Se você gosta de romances históricos, este livro é para você!

Meu primeiro contato com Ken Follett e foi diferente de tudo o que imaginei. A capa não é lá muito atrativa, me lembra livros didáticos, o que já me deixou com um pé atrás. Mais de 900 páginas que falam sobre história, me deu medo de ser algo maçante. Mas ao fechar esse livro me encontrei completamente encantada.

Queda de Gigantes é o primeiro volume da trilogia - O Século, e é uma verdadeira aula de história, mas não é um livro de historia. É um romance maravilhoso que vai contar a trajetória e evolução de 5 famílias: duas britânicas, uma russa, uma americana e uma alemã, durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Os personagens são diversos e pertencem às mais diferentes classes e realidades sociais. Desde um jovem minerador galês, até um importante assessor da Casa Branca. De um conde britânico e sua esposa princesa russa, até mulheres sufragistas. Todos estão ligados pela guerra que mudou o mundo.

Os episódios bélicos são abordados pelos diferentes pontos de vista dos países envolvidos, a gente sabe como cada um resolveu agir, o porquê e as consequências para a população. A narrativa misturando personagens reais e fictícios me fez entender, sem nem sentir, muita coisa que não aprendi na escola, de uma maneira muito simples e agradável. Todos esses fatos reais servem de plano de fundo para os desenvolvimentos pessoais dos personagens, que são tão interessantes quanto a trama histórica. É um livro que fala sobre se apaixonar, casar, sobre a tensão de esperar um ente querido voltar da guerra vivo ou não, viver na miséria em países em guerra, a luta por melhorias da classe trabalhadora, mulheres que batalham pelo direito de serem livres, de votar e ter mais participação política.

A história toda é muito bem construída. Os personagens possuem uma complexidade psicológica intensa e, ao acompanhar suas evoluções, motivações, ideologias, sinto como se fossemos amigos próximos, ao ponto de eu me pegar com saudades e ansiosa para saber seus destinos nos livros seguintes. As 912 páginas passaram voando.

site: https://www.instagram.com/soprosliterarios/

Renata.Santos 03/05/2021

Romance rico em história
Se você gosta de ler romances de cunho histórico, Queda de Gigantes é pra você!
As histórias de cinco famílias, cada qual com suas origens e peculiaridades, vivendo os anseios do pré guerra e 1ª guerra mundial, se cruzando de forma inacreditável em meios a fatos históricos com um toque da ficção, é realmente incrível. Ken Follet acerta muito no balanço do que é real e o que é ficção, te imergindo mais ainda nas distintas realidades da época.
É uma leitura grande, intensa, mas super prazerosa!
Mandis 03/05/2021minha estante
Pronto, agora depois da resenha tenho mais um livro pra ler. Obrigada kkkkk

Lucianoarantes 12/07/2021

Me surpreendi
Gente que maravilha de livro , nunca imaginei que uma história com a primeira guerra mundial como plano de fundo seria boa, apaixonei , odiei lev entre outros , amei muitos personagens , fascinante , doido para ler o próximo livro, e o bom que no fim fala de Adolf Hitler quero ver como os personagens vão agir diante deste demônio em pessoa.

Giro Letra 04/06/2011

Queda de gigantes
"- A Alemanha agora ficou sem alternativas - disse Walter. - Não podemos lutar contra a Rússia com uma França hostil atrás de nós, armada e ávida para recuperar a Alsácia-Lorena. Então devemos atacar a França. O Plano Schlieffen já foi acionado. Em Berlim, as multidões estão cantando o Kaiserhymne nas ruas.
- Você vai ter que se juntar ao seu regimento - disse ela, sem conseguir segurar as lágrimas.
- Naturalmente.
Ela enxugou o rosto. Seu lenço era pequeno demais, um retalho idiota de cambraia de linho bordada. Em vez do lenço, usou a manga da roupa. - Quando? - indagou. - Quando terá que ir embora de Londres?
- Vai demorar alguns dias. - Maud notou que ele próprio estava contendo as lágrimas. - Existe alguma chance de a Grã- Bretanha ficar de fora da guerra? - perguntou. - Assim eu pelo menos não estaria lutando contra o seu país.
- Não sei - respondeu Maud. - O futuro dirá. - Ela o puxou para mais perto. - Por favor, me abrace forte. - Então, recostou a cabeça em seu ombro e fechou os olhos."

Queda de Gigantes é o primeiro livro da trilogia O século, que pretende narrar os acontecimentos mais marcantes do século XX, mas com um diferencial em relação a muitas narrativas históricas que conhecemos: os personagens que vivenciam esses acontecimentos não são apresentados como heróis ou malfeitores, são pessoas com sentimentos, interesses, paixões e diversas outras emoções intensas. São essas emoções que as levam a participar dos fatos históricos, a fazer História, que, assim, não aparece no livro como um mero pano de fundo da vida dos personagens. Nessa interface entre o real e o imaginário, à medida que conhecemos os personagens, com seus sentimentos e motivações, somos envolvidos pela História e nela penetramos por uma perspectiva humana. Sobretudo, humana.

A trama se desenvolve em torno de vários personagens em países diferentes. Na Grã-Bretanha, conhecemos Billy William, um rapaz cuja ingenuidade pouco a pouco será perdida, à proporção que é submetido ao trabalho desumano em uma mina de carvão. Perseguido pelos patrões, que nele enxergam um perigo, já que é filho do presidente do sindicato dos trabalhadores, Billy rapidamente terá que se transformar em um homem forte, a fim de que possa sobreviver aos desafios que surgirão em sua vida.

Enquanto isso, sua irmã, Ethel Willians, trabalha como governanta na casa do conde Fitzherbert, dono da mina em que Billy trabalha. Casado com Bea, uma princesa russa, Fitz não está plenamente satisfeito com seu casamento e, quando conhece Ethel, fica encantado com sua inteligência, sagacidade e senso crítico. Ela, por sua vez, também apaixona-se pelo patrão. Mas o destino reserva surpresas para o conde e a governanta.

Muitas surpresas também ocorrerão para Maud, irmã de Fitz. A aristocrata inglesa é uma moça que, aos 26 anos, de acordo com os padrões da época, já está velha demais para ser solteira. E o fato de ser feminista e lutar pelos direitos dos mais pobres não é algo que desperte o interesse dos aristocratas com quem Maud convive. Isso, no entanto, não impede que ela e um amigo de seu irmão, o jovem alemão Walter von Ulrich, apaixonem-se. Trabalhando para a embaixada alemã na Grã-Bretanha, Walter sabe que o relacionamento trará dificuldades para sua carreira e sofrerá a resistência de seu pai, que está disposto a tudo para separá-los. Mesmo assim, os dois estão decididos a enfrentar o que for preciso para viver esse amor.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o jovem americano Gus Dewar descobre não ter muita sorte no amor. Assessor do presidente Woodrow Wilson, Dewar, que já tem uma carreira brilhante, dedica-se ainda mais ao seu trabalho, como uma forma de esquecer a decepção amorosa pela qual passou. Até que, um dia, ele reencontra uma amiga de infância, Olga Vyalov, por quem Dewar se apaixona e a quem pede em casamento. Será o fim das decepções amorosas de Dewar? Terá o jovem americano, finalmente, encontrado o amor verdadeiro nos braços da jovem filha de um imigrante russo?

Pai de Olga, o russo Josef Vyalov havia prosperado bastante nos Estados Unidos. Seu primeiro emprego fora expulsar bêbados de um bar, mas havia crescido o suficiente para se tornar um importante mandachuva, cujos negócios nem sempre eram feitos por vias legais. Graças aos negócios (e a essas vias nem sempre legais), Josef conhece Lev, seu conterrâneo.

Lev e Grigori Peshkov são irmãos. O pai deles foi morto quando ainda eram crianças, a mando da princesa Bea e de seu irmão, Andrei. A mãe dos dois jovens também foi morta quando eram crianças, assassinada a tiros pelos soldados do czar, por participar de uma passeata pacífica. Marcados pela tragédia, os dois irmãos, unidos, passavam por muitas adversidades para sobreviver como operários na Rússia. Eles alimentavam o sonho de ir tentar uma vida melhor nos Estados Unidos. Contudo, a vida deles se transforma a partir do dia em que conhecem Katerina, por quem ambos ficam interessados. Ela terá que escolher entre Grigori, o rapaz bondoso, trabalhador e sério, e Lev, o irmão irresponsável, imprudente e sedutor.

Além dessas, muitas outras tramas se desenvolvem nesse romance. Vidas que se entrecruzam e serão indelevelmente marcadas pelo início da Primeira Guerra Mundial, pela Revolução Russa e por outros acontecimentos desse início de século.

Com uma narrativa envolvente, na qual se misturam ação e romance, Queda de Gigantes mostra como acontecimentos políticos se refletem na vida de todos, de presidentes e reis a mineradores e operários; como acontecimentos históricos, tais como a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, afetam amizades e relacionamentos amorosos; como esses fatos promoveram transformações político-sociais, levando, por exemplo, mulheres ao mercado de trabalho e à luta pelo direito ao voto. Narrando o dia a dia, nas trincheiras, de soldados lutando por lados opostos, é capaz de apresentar tão bem as motivações de ambos que somos levados a torcer, numa mesma batalha, pelo sucesso de tropas galesas, americanas, francesas, russas e alemãs.

Sem dúvida, uma obra fascinante, que, mesclando personagens fictícios e reais (como o presidente norte-americano Wilson, o parlamentar Winston Churchill, os revolucionários Lênin e Trótski, o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, entre outros), vai nos enredando na teia histórica que constitui não apenas os fatos reais de um dado contexto, mas também a tessitura em que se organiza o romance. Um livro apaixonante e imperdível, o melhor que li nos últimos tempos.

Marcela Vasconcelos
Laura 12/02/2015minha estante
Marcela, devo te dar os parabéns, li Queda de Gigantes a uns dois anos atras e iniciei hoje o segundo livro da Trilogia (Inverno do Mundo) e como já fz um tempo, a história não estava mais clara na minha cabeça e sua resenha foi sem dúvidas, a melhor que li. Me fez recordar o livro praticamente inteiro. Muito bom mesmo!!!!

Patresio.Camilo 10/01/2023

REPITA COMIGO: ESTE NÃO É UM LIVRO DE HISTÓRIA
Em primeiro lugar repita: este não é um livro de história, mas um livro de literatura que se passa na história. E lembre-se que Ken Follet é britânico.
Não se esquecendo disso, estamos diante de um ótimo livro.
Tendo como principal pano de fundo a primeira guerra mundial, o livro se passa num período de 13 anos.
Começando no País de Gales, passando pela Rússia Czarista, com paradas no EUA, vendo a chegada a URSS, Follet fez no geral um excelente livro.
Como todo calhamaço, tem páginas que são cansativas.
Como exemplo no começo, as passagens de guerra são legais, mas depois começam a ficar cansativas.
Outro exemplo é o tanto de página que ele gasta com a história de amor de Maud, ela é uma personagem interessante, mas fica cansativo.
Outro personagem que deveria ter sido mais bem explorado é Billy Williiams, bem como seus pais Da e Mam.
Outros personagens que valem muito a pena são os do núcleo russo, que poderiam ter sido bem explorados.
Mas mesmo assim, é um livro que vale a pena, e os finais foram bem interessantes, e fica o questionamento que o segundo volume conseguirá se sair bem com novos personagens e se veremos estes mais velhos.
Enfim, uma leitura que vale muito a pena, mas não se esqueça é um livro com pano de fundo histórico e não um livro de história.

Luiz819 23/05/2020

Um novo recomeço
Depois de um doutorado lendo só leituras técnicas tive o prazer de conhecer Ken Follet. Esse livro me fez redescobrir o prazer da leitura. Eu adoro o tema da Primeira Guerra Mundial e ver os acontecimentos pela ótica de pessoas comuns é sensacional. Os personagens são maravilhosos e apaixonantes. Recomento.

Bruna 11/09/2022

Superei todos os meus receios literários com esse livro. Sempre tive problemas com obras muito longas e com muitos personagens e Ken Follet me mostrou que o problema nunca foi realmente esse, mas sim a qualidade contida nessas muitas páginas e personagens. Manter o interesse do leitor por mais de 900 páginas é um assombro. Em momento nenhum a história se torna desinteressante, muito pelo contrário. Ainda bem que esse é só o primeiro livro da trilogia e já estou ansiosa pelas 1.800 páginas que ainda virão.

Leo 28/05/2021

Livro um
Brilhante, envolvente e memorável. Já li 3 vezes esse livro e nunca me canso dele. Super recomendo.

Sah 20/04/2020

Este livro é o primeiro da Triologia O Século. Partindo desta história passei a ser fã do autor Ken Follet. Romance incrível! Baseado em fatos reais da Primeira Guerra. O interessante é que Ken narra suas histórias buscando sempre apresentar cenários de guerras e disputas históricas reais. Recomendo demais está Triologia.

Karen 29/03/2020

Ótimo livro, todos os personagens são envolventes , cada uma das suas histórias prende o leitor até o final

Santana 20/05/2020

Sem palavras
Coleção mistura fatos históricos com ficção, na trama 5 famílias na ficção distintas envolvidas em fatos reais, na época de guerras
São livros com muitas páginas, mas recomendo vale muito à pena

Bella 15/07/2020

Sem explicação!
Um livro incrível narrando fatos históricos com personagens reias e fictícios, onde os fatos vão se encaixando.
É até difícil decifrar.
Perfeito!

Katielly1 03/08/2021

Muito interessante!
Narrativa espetacular. Personagens muito bem construídos, a ponto de você apoiá-los ou odiá-los. Além de que, a política abordada nesse livro é surreal. Faz você querer entrar nos debates e falar por horas.
A conexão entre os seis países e seus representantes foi muito bem feita. Eles foram tão bem interligados e construídos a ponto de parecem pessoas que já vimos ou ouvimos falar em algum momento, desde os aristocratas, com a defesa dos seus privilégios, aos trabalhadores, com o desejo de não serem mais esplorados.
O que eu mais gosto nos livros do Ken Follett, é que você aprende momentos da história que realmente aconteceram e você não imaginava. Muitas coisas ditas ou comportamentos feitos pelos personagens históricos realmente aconteceram. É todo um cuidado e pesquisa para ser o mais fiel possível. Simplesmente perfeito!