Vida à venda

Vida à venda Yukio Mishima

Resenhas - Vida à Venda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rosie 24/02/2024

VENDO MINHA VIDA. USE-A COMO QUISER.
Essa é uma obra do Mishima que mais me deixou viciada.
Sou suspeita à falar desse autor, pois tudo o que li dele até agora foram de uma experiência única, ao ponto de se tornar meu autor japonês favorito.

O formato de escrita nessa obra é diferente - algo que sempre me surpreende nas obras do Mishima é que ele tem vários meios de montar uma história, nenhuma até agora é parecida com a outra. É um jeito único para cada uma.

Passei muitos momentos apaixonada pelo Hanio, o que se tornou um dos meus personagens favoritos do autor - meu primeiro é o Shinji de "Mar Inquieto". Além disso, vemos os personagens que "compram" a vida dele e o que gosto de chamar "maldição" que segue cada personagem que Hanio precisa lidar após a venda de sua vida.

Devo dizer que achei surpreendente a personagem "vampiresca" nessa narrativa. Não estava cogitando que Mishima escreveria algo um pouco, talvez, "sobrenatural??". A última personagem desse livro me deixou um tanto quanto "ansiosa??", talvez Hanio realmente precisasse dela para entender sua própria relação com a vida.

Não estava esperando o final que nos foi dado, mais surpresa pois achava que teríamos o final que a Leiko estava à comentar diversas vezes. Eu já tinha até esquecido e descartado o real motivo para esse final. Achei um pouco ilógico, mas Mishima era um homem fanático na questão de política, então não se deve ignorar pequenos detalhes de sua verdadeira face em suas obras.

Ao mencionar esse ponto, não percebi mais facetas do autor-personagem nessa obra em específico como nas demais já lidas. Tivemos mais o personagem, algo que só acredito ter visto em "Mar Inquieto" seu único romance. Além disso, pequenas partes onde o autor menciona o sensual + dor (famoso sadomasoquismo que está bem presente em suas obras desde o começo) aparecem e são de certa forma muito bem escritas e profundas.

Aqui também deixo um comentário, quem leu outras obras do autor irá conseguir entender pelo menos um pouco essa pulga atrás da minha orelha: Mishima tinha algum vínculo com gatos. Um vínculo meio para o lado agressivo, mas mesmo assim tinha algum. Fotos antigas também mostra o mesmo com alguns gatos... Enfim, delulu da minha cabeça.

"Noite que ruge à distancia sem fazer o que é dormir. Monstruosa frustração da grande metrópole de dez milhões de pessoas que ao se encontrar proferem sempre à guisa de cumprimento: "Que tédio, que tédio, que tédio, não há nada interessante?" Multidão de jovens da noite que se agita feito plâncton. A insignificância da vida. A extinção da paixão. A inconstância da alegria ou tristeza, tal como goma de marcar que, mastigada, perde logo o sabor, prestando-se apenas para terminar cuspida à margem do caminho..."

Obrigada por ler tudo até aqui!
Se cuide, bjss

jafnaldo 18/02/2024

Se Camus tivesse lido esse livro, acho que ele diria que seria uma das grandes representações da experiência do sentimento do absurdo

Olgen 18/01/2024

Um livro divertido e cheio de reviravoltas. Sem uma grande profundidade filosófica por trás, o texto bem conduzido faz a leitura ser rápida e agradável.

As histórias absurdas de sociedades secretas e espionagem, juntas de repetidas cenas de sexo, transformam a história em algo muito mais cômico e próximo da sátira.

jasmineteaclub 09/01/2024

Vende-se vida
Foi uma leitura muito muito interessante e apesar de ao decorrer dela ter tido comentários que me deixaram desconfortável, foi muito legal ler a evolução do protagonista durante o livro e ver como as suas emoções e visões sobre a vida mudaram ao longo da trama.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 27/12/2023

Gostei e me diverti
Tenho a percepção de que livros do leste asiático são sempre diretos, uma escrita crua e sem floreios e que impacta de maneira diferente.
Vida à Venda fala sobre uma rapaz que após tentar e fracassar se suicidar decide colocar sua vida a venda, pois nada mais importa. Contudo no decorrer da leitura vemos um mudança de perspectiva através dos trabalhos aos quais participa.
O fato do autor ter cometido suicídio ( como parte de uma tradição japonesa) mostra que esse livro já era uma demonstração de suas emoções 2 anos antes.
Recomendo mas com cuidado.

Igor.Banin 27/12/2023

Gostei da leitura dessa segunda obra de Mishima. Formato interessante já que se tratam de capítulos curtos em geral.

Joao Felipe 30/11/2023

Muito Além
Das obras magistrais que já li do Yukio Mishima, essa aqui não deixa faltar nada para com os outros, pelo simples fato dele nos mostrar o quanto pode desenvolver uma narrativa do absurdo e inserir nela muitos elementos dos quais ele sempre foi bom, a alma, as duvidas, os questionamentos.
Grande escritor.

vrido 22/11/2023

Uau!
Foi o primeiro autor oriental que eu li,
a maneira filosófica, lotada de metáforas e exageros em que o Yukio Hishima retrata a maneira hodierna em que damos um preço e etiquetamos as vidas é fenomenal.

malu 21/10/2023

Não é ruim mas tbm nn é aquele livro UAU. pra que gosta de literatura japonesa vale a pena ler (até pq é um clássico) mas pra quem nn ta acostumado não recomendo. a leitura é meio parada e talvez entediante em alguns momentos.

Carolina 03/10/2023

Eu esperava um pouco mais.
"Vida à Venda" foi um dos últimos romances de Yukio Mishima e a obra retrata a vida de Hanio Yamada, um publicitário que, acometido por um tédio mordaz, decide se matar. A tentativa de suicídio é malsucedida, mas Hanio não consegue se libertar do vazio e do desprezo que sente pela vida. É então que ele decide anunciá-la em um jornal: "Vendo minha vida. Use-a como quiser."

A escrita do Yukio é bastante fluida e foi bom de acompanhar, no sentido de ler e sentir os capítulos, acabou passando de uma forma bem leve. Mas a história em si não me prendeu. Em alguns pontos eu fui ficando um pouco entediada, assim como Hanio em relação a sua vida. Consegui pegar as referências, entendi todos questionamentos sobre a vida e a morte, desde o significado da mesma. Mas pra mim, pelo menos agora, não funcionou muito bem.

Aline330 04/09/2023

Foi um pouco diferente do que eu tinha em mente. O livro tem uma pegada meio surrealista, as coisas vão acontecendo numa sequência muito irreal. Lá pelas tantas parece que é um suspense policial. As personagens femininas também me incomodaram, já que eram todas iguais. É uma obra que fala muito sobre o significado da vida, então não há como desvincular das ações posteriores do autor.

Emerson Dylan 31/08/2023

Hanio decide viver
Poucos livros que eu li são tão imprevisíveis como este. Que caminhos tortuosos e deliciosos Mishima inventa. A cada passagem na sobrevida de Hanio, uma viagem completamente diferente, que leva a resignificação constante da vida.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/08/2023

Yukio Mishima, nome de grande importância para a literatura japonesa, com uma extensa obra publicada, e alguns inéditos no Brasil, traz ao leitor, em Vida à venda, uma viagem ácida e divertida sobre o valor da vida. Ou, mais do que isso, sobre a vida e a morte à margem dos dias e do desencantamento. 2020 marca o cinquentenário da morte de Mishima, e é a morte, tema constante na obra do autor, que aparece em Vida à venda como um acinzentar da alma, sem que seja, necessariamente, um pesar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574483146

Giovanebla9997k 08/08/2023

Vida a venda - Yukio Mishima
Início está resenha recomendando essa maravilhosa obra de Yukio Mishima, e assim vos pergunto "O que é realmente viver?, se não tem por quê viver você está vivendo ou apenas existindo?, quanto a moral e os objetivos sociais idealizados afetam a sua vida?". É um livro leve de linguagem estranha a geração dos anos 2000 em diante além do choque cultural afinal o autor é japonês e teve uma vida diferente da maioria de nós brasileiros.
A forma com que descreve tudo no livro é muito imersiva, trazendo ao máximo o público a cada cena como se fosse um filme lido, em suma gostei muito do livro e recomendo para pessoas que não gosta de livros com histórias padrões de drama simples, mas de histórias diversas bem construídas.

Guto 01/08/2023

Daria uma ótima série!
Hanio tentou se m*tar e não conseguiu. por isso ele acha que a melhor maneira é deixar outra pessoa fazer isso por ele e coloca sua vida à venda.

é um ótimo thriller que te prende e faz você acompanhar a dor e o crescimento do Hanio.

vale muito a pena!

só não dou 5 estrelas porque tem dois capítulos no meio que são sofridos demais pra terminar, ainda bem que Mishima volta à prender o leitor depois, porque senão...

1 | 2 | 3 | 4 | 5