A História da Luta pela Terra e o MST

A História da Luta pela Terra e o MST Mitsue Morissawa

Resenhas - A HISTORIA DA LUTA PELA TERRA E O MST

Erick 27/08/2012

A luta pela terra e o MST é um livro imprescindível para os que desejam conhecer a história desse movimento social que luta por um direito funadamental e constitucional: a moradia.

É dividido em quatro partes, a saber:

-Mundo: essa primeira parte constata um panorâma histórico que levou a atual situação de grande parte da população camponesa. Analisa a gênese do capitalismo e suas relações de propriedade, que culminaram nas circunstâncias de expropriação a que estamos submetidos a muitos séculos. Também relata algumas lutas camponesas da antiguidade (Espartacus, por exemplo), quando as relçoes de produção ainda não estavam bem definidas, mas a luta de classes já havia se instaurado.

- Em terras brasileira: este capítulo foca na conjuntura nacional, analisando as revoltas populares nos sistemas políticos que o Brasil viveu: a colônia, o império e república. Todos com a mesma característica de dominação da classe econômica e política do latifúndio, relegando a população desterrada à miséria.

- MST: história e pespectivas: a partir deste capítulo, o MST se transforma em objeto central de pesquisa do livro. Aqui, é estudado a situação de alguns estados nas décadas anteriores a formação do movimento, a importância das ligas camponesas do nordeste, com a atuação do líder camponês Francisco Julião, e a intensa repressão da ditadura militar aos movimentos que lutavam contra a hegemonia das elites políticas e econômicas. Além de explicitar os primeiros passos da organização e seus objetivos: a conscientização das massas, passando por educação e dignidade através do trabalho e o cambate as discriminações, a ocupação de terras improdutivas, ou via assentamentos, ou acampamentos, e a construção, junto com outros movimentos similares, como a CPT, de uma sociedade justa e igualitária.

- A luta continua: o movimento é um dos mais respeitados fora do Brasil e atua em diversas vertentes. Várias ocupações foram realizadas, ora reprimidas violentamente, como no caso de Eldorado dos Carajás, quando 21 camponeses foram aassassinados com a atuação da Polícia Militar e a anuência do Governo do estado do Pará, ora com sucesso e o estabelecimento de assentamentos e a posterior desapropriação das terras e entrega aos camponeses. A partir dos assentamentos, deversas formas de expressar o viés do movimento são organizadas, como o Setor Nacional de Educação, a organização das cooperativas e agroindústrias, a formação do Setor de Meio ambiente, a inclusão das crianças no processo de transformação social e a luta pela libertação da mulher e igualdade de gênero, raça, religião.
Luara 27/08/2012minha estante
Pela resenha do livro me pareceu ser bem interessante.

Um livro como esse é fundamental para nós jovens de esquerda que procuram se esclarecer quanto ao movimentos sociais de forma geral!

Erick 27/08/2012minha estante
Concordo. O esclarecimento é a melhor forma de construir uma sociedade mais justa.